"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, janeiro 24, 2017

Já não há espaço para erros



Se Bruno Carvalho bater Madeira Rodrigues (e Mário Patrício?) nas próximas eleições, terá claramente um derradeiro voto de confiança por parte da maioria dos sócios. voto esse que dirá a Carvalho para manter e consolidar aquilo que de bom tem feito (revitalização da marca Sporting, reaproximação do clube aos sócios, afirmação da instituição nos orgãos decisórios nacionais e internacionais, saneamento das contas, maior rigor na gestão económico-financeira...), mas também um mandato dos sócios para travar a fundo nesta nova página de política desportiva encetada com a contratação de Jesus.

Carvalho não se pode deixar fazer refém de um treinador que se caracteriza pela postura do 'quero, posso e mando' e que gosta de contratar contentores de jogadores nos vários campeonatos que no recato do seu lar passa horas a visionar na TV. E em paralelo, 'borrifando-se' completamente para os jovens talentos produzidos na Formação dos clubes que representa. Foi assim em Belém, Braga e Carnide. É assim em Alvalade.

É certo que na época passada, embora só ganhando uma Supertaça, o saldo foi positivo, conseguimos o apuramento para a Champions, lutámos pelo título até ao fim e ainda se conseguiu a rentabilização de dois activos (Slimani e João Mário) no mercado internacional, arrecadando-se muitos milhões. Coisa há bastante tempo rara para as bandas de Alvalade. E essa talvez tenha sido a base da ilusão de Carvalho, vendo em Jesus o Midas que transformava em ouro tudo aquilo em que tocava, tal como tinha feito ao longo de 6 épocas em Carnide.

No entanto, havia um 'pormaior': é que na Luz JJ beneficiou de uma estrutura profissional montada e consolidada há vários anos e da protecção de um emblema que domina os bastidores dos orgãos reguladores do futebol. E, mais grave, Carvalho também se esqueceu do lastro de flops que Jesus trazia consigo do outro lado da Segunda Circular: César, Patric, Djavan, Luís Felipe, Michel, Emerson, Keirrison, Kardec, Cortez, Djuricic, Melgarejo... e tantos outros.

A diferença é que enquanto na Luz ainda houve folga de tesouraria para suportar todos estes barretes patrocinados pelo treinador, o qual teima em dar 10, 20, 30 tiros, para ver se pelo menos um é certeiro, em Alvalade teria sido avisado recordar que tínhamos saído há muito pouco tempo de uma situação aflitiva de corda na garganta e por isso sem qualquer espaço de manobra para errar!

A triste e dura realidade é que as contratações falhadas de Jorge Jesus já nos custaram cerca de 24 milhões de euros, e tudo isto após apenas um ano e meio de permanência do 'cérebro' em Alvalade. Enquanto que em 2015/2016 a coisa andou mais ou menos à volta de 5 milhões de euros, com destaque para Bruno Paulista e Hernán Barcos, esta temporada foi claramente o descalabro. Oito milhões por Ruiz, 3 milhões por Castaignos, mais uns quantos por Douglas, Meli, Petrovic, e por aí fora.

Ora, se há coisa à qual não nos podemos dar ao luxo é precisamente de desperdiçar um cêntimo que seja, por isso, ou Carvalho retoma a política desportiva que levou a cabo com Leonardo Jardim e Marco Silva no banco, sujeitando-se Jesus a trabalhar com a mão-de-obra que a Direcção lhe der, ou então as coisas ficarão bem negras para Jesus, para Carvalho e sobretudo para o Sporting Clube de Portugal!

Nuno M Almeida
    Sangue LEONINO


11 comentários:

  • At 24/1/17 15:43, Anonymous Anónimo said…

    No Benfica ganhou deu tantos resultados desportivos e financeiros que ofereceram-lhe uns patins. E vai o Bruno e duplica-lhe o ordenado. E as contas hoje são muito fáceis de fazer. Para não ser gestão danosa, só contando com o apuramento para a Champions no cu da galinha todas as épocas.

     
  • At 24/1/17 15:50, Anonymous Anónimo said…

    último voto de confiança uma ova. Quem o decide são e serão sempre os sócios que nao vao mais votar em aventureiros, o clube esta muito bem entregue, nao ha ca mais juvenais e companhia limitada de bimbos que achavam que isto era a quinta deles e assim

    Viva o Bruno Viva

     
  • At 24/1/17 16:28, Anonymous Anónimo said…

    Bom post. Este sim,imparcial e ao nivel da qualidade deste blog!

     
  • At 24/1/17 17:25, Anonymous Anónimo said…

    JJ aproveitou um Bruno de Carvalho que queria a todo o custo ser campeão. E vai daí aumenta o orçamento para valores próximo dos 80 milhões. Era de 25 milhões. Agora que nada vão ganhar, limitando-se a jogar para um lugar na Champions, vai de vender a qualquer preço os bons jogadores. Porque pode acontecer fracas assistências em Alvalade, venda baixa de merchandaising e os sócios a não pagar quotas. Portanto dias difíceis se aproximam.

     
  • At 24/1/17 19:02, Anonymous Anónimo said…

    "A triste e dura realidade é que as contratações falhadas de Jorge Jesus já nos custaram cerca de 24 milhões de euros..."

    E se entretanto o Sporting vender alguns desses jogadores e recuperar parte do investimento, faz alguma diferença para ti ou é como se simplesmente não contasse?

     
  • At 24/1/17 19:18, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Já imagino o Petrovic a ser vendido por dez milhões, o Meli por sete, o Douglas por cinco. Estão valorizadíssimos, sobretudo todos estes que não jogaram. E nestes meses a relação entre a massa que receberam face ao contributo que deram foi equilibradíssima. Às tantas JJ e BC ainda merecem um louvor.

     
  • At 24/1/17 19:57, Anonymous Anónimo said…

    Um louvor não digo mas mais um aumento no fim da época nunca se sabe.

     
  • At 24/1/17 21:30, Blogger Sporting até morrer said…

    Terá claramente um derradeiro voto de confiança?

    A isso chama-se futurologia ou um wishful thinking Nuno.

    Não será Jesus e o seu provável insucesso a fazer mossa em Bruno de Carvalho.

     
  • At 24/1/17 22:04, Blogger Nuno M. Almeida said…

    SAM, acho que os sócios vão dar mais um mandato a BC mas não acredito que lhe passarão cheques em branco ad eternum. Esta fase negra da equipa de futebol está a causar mossa e BC tem evidentemente culpas no cartório. Se no próximo mandato não registar títulos ou troféus nem BC nem qq outro no lugar dele resiste. Não acredito em Homens Providenciais nem em D. Sebastiões. Nem BC é um iluminado que será reeleito e reeleito, consecutivamente, sem troféus.

     
  • At 24/1/17 22:28, Blogger Sporting até morrer said…

    Ninguém é ad eternum num clube, especialmente no Sporting, mas o que se constata é que a oposição que existe se restringe a gente demasiado conotada com o passado recente.
    Estes estão e estarão sempre condenados a ser derrotados em eleições.

    BdC só poderá ser destronado por uma figura que faça questão de se distanciar dessa gente.

    Com esse perfil só vejo João Benedito e só daqui a 4 anos.

    E resta também saber se BdC quererá manter-se ad eternum como presidente se, como dizes, não alcançar o desejado título no futebol.

     
  • At 26/1/17 22:43, Anonymous Anónimo said…

    Parece que desta vez brifaram bem o cérebro. Até já sabe o que é uma estrutura. Daquelas que não ganhavam campeonatos no Benfica. E um bronco destes a treinar o SCP...

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home