"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, fevereiro 17, 2016

Recebi há pouco um mail do Coates

Começo por vos dizer que o Coates não engana, parecendo claro que encontrámos aqui o tal central patrão que procuramos há anos, com o extra de ter apenas 25 anos.
O preço de 5M€ para adquiri o passe poderá ser perfeitamente justificável até final da época.
Se a aquisição do Naldo já se tinha revelado um excelente negócio na relação entre preço vs. performance, o Coates ultrapassou as minhas expectativas.

E se olharmos para outra excelente performance como tem sido a do, em boa hora regressado, Ruben Semedo, e lhe juntarmos a qualidade dos já existentes Paulo Oliveira e Ewerton, então temos aqui um belo leque de centrais para atacarmos a fase final do campeonato e nos destacarmos da concorrência como melhor defesa deste campeonato.

Jorge Jesus e Bruno de Carvalho estão a demonstrar formar uma bela dupla (outros opinarão também), no que a contratações diz respeito, pois fazer um plantel com a qualidade crescente que vamos apresentando e sem necessidade de investir milhões como os nossos adversários fazem, não está ao alcance de todos.
Isto faz toda a diferença esta época mas fará ainda mais nas épocas futuras onde os milhões tenderão a escassear em certas casas.

Olhar para os plantéis rivais e ver como esta parte nevrálgica (defesa) foi descuidada no mercado de Inverno, vendo-se agora em dificuldades para encontrar alguém disponível para fazer os lugares centrais, vai com certeza ter efeito nos resultados das equipas neste último terço da prova.

Mas o mail do Coates alerta-nos para outro problema, com  o qual já nos deparámos em Novembro e Dezembro na fase de grupos da Liga Europa:
- Metemos amanhã a carne toda no assador ou resguardamos a equipa ao máximo para o jogo com o Boavista?

Não custará lembrar que a "carne toda no assador" poderá ter-nos custado o apuramento em Braga na Taça de Portugal, onde a condição física não foi a melhor e essa derrota teve certamente reflexos no jogo seguintes onde perdemos com o União da Madeira.

A avaliar pela conferência de lançamento do jogo de amanhã, JJ introduzirá alterações, pois ele, tal como eu, concordamos que o campeonato é realmente o mais importante dos objectivos:

"...Mas não deixará de haver rotatividade. Estamos a pensar no grande objetivo que é o campeonato. E nada me muda disso. Para o Sporting eliminar esta equipa terá de estar numa qualidade muito grande. Vamos defrontar um adversário que nos vai criar problemas. E para fazer equilíbrio, temos que estar fortes. E acredito que temos capacidade para discutir esta eliminatória. Vamos defrontar um adversário com muito valor.".

Mas ao mesmo tempo também está a pensar em lançar Jefferson, e aí já não posso concordar com o forçar de um jogador que poderá fazer falta para o próximo jogo (mesmo que Zeegelaar tenha cumprido até aqui).

Julgo que seria também sensato sentar no banco outros que entendo serem de resguardar do ponto de vista físico como Adrien, Brian Ruiz e Slimani.

E esta dúvida ainda mais se realçará dentro de uma semana quando nos deslocarmos ao terreno do Bayer, em véspera de jogo decisivo em Guimarães...

Qual a tua opinião sportinguista?

SL
José
    Sangue LEONINO


10 comentários:

  • At 17/2/16 22:02, Anonymous Anónimo said…

    José, não concordo com esta mentalidade de poupança de jogadores. Olhe-se para o futebol inglês onde os jogadores estão habituados a jogar duas vezes por semana. É uma questão de se orientar a preparação da equipa para se poder fisicamente aguentar esta cadência de jogos. Faltam 12 jogos para acabar o campeonato e pelo menos 2 para a Liga Europa, que poderão ser 9. Não me acredito que jogadores profissionais, habituados a competir regularmente não aguentem este número de jogos até final. Mesmo, tendo em conta que ainda se jogará o Euro, creio que os jogadores estão conscientes do trabalho físico que lhes permitirá estarem em boas condições.

    Lion King

     
  • At 17/2/16 23:49, Blogger Sporting até morrer said…

    Lion King,

    Em Inglaterra, os planteis que os principais clubes possuem, permite-lhes rodar jogadores sem afectar muito o nível futebolístico, já em Portugal isso não é possível e sobretudo no caso do Sporting, isso não é possível pois o nosso plantel não é assim tão extenso em qualidade.

    Já tivemos no passado recente problemas com o excesso de utilização dos habituais titulares que nos conduziram a resultados (derrotas com Braga e União)no final de um ciclo muito difícil com 8 jogos em 29 dias (média de 2 jogos por semana).

    O mesmo já acontecera o ano passado sob a liderança de Marco Silva quando em igual período de 29 dias, jogámos 8 jogos em que enterrámos as nossas aspirações no campeonato (empates com Benfica e Belenenses e derrota com Porto em 5 jogos) e eliminação da Liga Europa frente ao Wolfsburg.

    O discurso de Jesus é realista e já nos alertou aquando do jogo com o Besiktas que a Liga Europa não é prioritária , apoiando eu esta ideia.

    SL

     
  • At 18/2/16 09:46, Blogger ana said…

    Uma época desportiva é uma maratona. Há que preparar os jogadores para isso. Sou completamente contra a rotatividade quando ela implica mexer em mais de meia equipa. Que se poupem dois ou três, vá que não vá. Não faço a mínima ideia da equipa que vai entrar logo em campo, mas que chegue para representar o Sporting Clube de Portugal com dignidade. Já me chegou levar 3 de uma equipa albanesa de que ainda hoje não sei dizer o nome. O jogo a seguir é só na segunda-feira. Dá bem para recuperar do esforço. É o nome do Sporting que está em causa. Para a história não vai ficar os nomes dos que etiveram em campo, mas, sim, os resultados. Já chega de humilhações esta época, não?

     
  • At 18/2/16 10:05, Anonymous Anónimo said…

    José, olha para os principais campeonatos europeus tendo em conta as equipas desses campeonatos que estão nas competições europeias e verás que algumas delas têm um plantel inferior ao nosso e fisicamente não se vê receio dessas mesmas equipas. A questão para mim prende-se com a mentalidade e o tipo de trabalho que é planificado para os jogadores. Existem equipas que têm mais jogos efectuados do que a nossa e não se vislumbram quebras físicas. Olha para o que aconteceu no jogo com o Rio Ave que tivemos jogadores em défice e quem tinha jogado a meio da semana para a Taça tinha sido precisamente o Rio Ave. No entanto, creio que mais do que físico o desgaste verificado nesse jogo foi no plano emocional. Estamos inseridos num campeonato onde existem equipas a tentarem desgastar-nos com tácticas usadas na guerra, tendo em conta cansarem-nos psicologicamente. Cabe a quem trabalha a equipa a nível psicológico, prepará-la para isso.

    Lion King

     
  • At 18/2/16 13:20, Anonymous Anónimo said…

    Lion King..hahahaha !!!
    Só mesmo em Portugal e portugueses pequeninos. O R.Madrid rota, o Barcelona rota... O que ?? Quantas vezes ??
    O Bayern (para eles nao é suficiente o campeonato) por muito rotar à espanhol(do género Lopetegui) , está constantemente na crítica..Por isso estao os alemaes fartos do Guardiola e aplaudem a saída dele..
    Os ingleses que ?? Sim, planteis mais curtos!!! Alemaes igualmente !!

    Mentalidade de perdedor, isso é que é!!
    Em Portugal a maioria dos jogos em Portugal jogam-se em camara-lenta e cansam-se. Hahha!!
    É o metodo de treino, recuperacao, mentalidade e a bendicta farmácia !!sim senhor.........aqui a explicacao !!

    A sede de ser campeao, apaga o cérebro a muitos sporguinguistas!!
    O J.Jesus, pode dizer o que seja e tudo está na boa...
    Até oferecer-se ao FC Porto e nas entrelinhas dizer que o Benfica é que é !!!..

     
  • At 18/2/16 14:54, Blogger Relva said…

    Claro que vai existir rotatividade e bem. Não muita, mas no ruyz, adrien, e sli, além do joão pereira, penso.

     
  • At 18/2/16 15:09, Blogger Sporting até morrer said…

    Ana,

    Concordo totalmente com a parte em que dizes:
    - "Sou completamente contra a rotatividade quando ela implica mexer em mais de meia equipa".

    Até diria mais, Adrien, Slimani e Ruiz no banco é essencial, todos os restantes podem e devem dar o seu contributo.

    Sobre os 3 que acho que devem descansar:
    - Ruiz não teve descanso este ano.
    - Adrien e Slimani, pelo desagaste acumulado nas funções que desempenham em campo mas também porque são os 2 jogadores a quem JJ exige mais no seu modelo de jogo.


    King,
    Por muito que goste de noites europeias e de futebol de grande qualidade, o nosso foco é o campeonato e o nosso plantel continua a contar com poucos mais de 14 ou 15 jogadores de qualidade para recuperarmos o título que nos foge há 14 épocas.

    O exemplo que referes do Rio Ave só prova que os nosso índices físicos oscilam com muita facilidade.

    Os exemplos que te dei de Novembro/Dezembro passado, bem como a época passada com Marco Silva, deviam ser evidências para não nos propormos a atingir algo que muito dificilmente será concretizável.

    JJ, pela sua experiência à frente do SLB, onde perdeu tudo numa única época, saberá melhor que qualquer um de nós como dosear o esforço do plantel.
    Espero que as suas palavras tenham correspondência nas peças que escolher para esta noite europeia e, quem sabe, para outras noites europeias.

    SL

     
  • At 18/2/16 22:21, Blogger fanático said…

    Vi o jogo contra os alemães e a sensação com que fiquei foi que o bayer é melhor que a equipa do Sporting no que diz respeito a preparação física e disposição tática.
    Não concordo que não se dê importância às competições europeias. O SPORTING TEM UM PRESTÍGIO A DEFENDER. Estou zangado com o Jesus por não dar importância a esta competição. Mas se calhar tem razão, pois o Sporting não tem um plantel nada de especial para competir com Boas equipas europeias.

    fanático

     
  • At 18/2/16 22:22, Blogger fanático said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 19/2/16 22:05, Blogger RFM said…

    Fico aterrorizado quando vejo o SPORTING jogar sem ser para a LIGA-NOS

    OH JASUS...olha que em Maio fazem-se as contas e se não ganhas o Campeonato..cuidate

    NB: Os nosso jogadores tem muita culpa pela atitude com que abordam os jogos.
    Vamos ver contra Boavista e V. Guimarães

    SL e Viva oh SPORTINGGGGGGGGGGGGGGGGG

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home