"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, dezembro 28, 2015

Palavras para quê?

É sempre um "orgulho" para os adeptos de um clube, ver o seu presidente ser lembrado na crónica de um jornalista do Expresso pelas piores razões, figurando ao lado de gente de "respeito"...

"Mas não confundamos os políticos e o polícia com os bandidos, com os que levaram a banca portuguesa ao tapete. E para isso nada melhor do que ler o excelente texto que o Pedro Santos Guerreiro e a Isabel Vicente escreveram na revista do Expresso da semana passada com um título no limite mas que é um grito de alma: «O diabo que nos impariu» – ou como os bancos nacionais destruíram 40 mil milhões desde 2008. Aí se prova que houve seguramente muitos problemas, mas que a origem de tudo está no verdadeiro conúbio lunar que se viveu entre a banca e algumas empresas e alguns empresários do setor da construção. Perguntam os meus colegas: «Sabe quem é Emídio Catum? É um desses empresários da construção, que estava na lista de créditos do BES com empresas que entretanto faliram. Curiosamente, Catum estava também na lista dos maiores devedores ao BPN, com empresas de construção e imobiliário que também faliram». E como atuava Catum? «O padrão é o mesmo: empresas pedem crédito, não o pagam, vão à falência, têm administradores judiciais, não pagam nem têm mais ativos para pagar, o prejuízo fica no banco, o banco é intervencionado, o prejuízo passa para o Estado». Simples, não é, caro leitor?

A pergunta que se segue é: e o tal de Catum está preso? Não, claro que não. E assim, de Catum em Catum, ficámos nós que pagamos impostos com uma enorme dívida para pagar que um dia destes vai levar o Governo a aumentar de novo os impostos ou a cortar salários ou a baixar prestações sociais. Mas se fosse só o Catum… Infelizmente, não. Até as empresas de Luís Filipe Vieira deixaram uma dívida de 17 milhões do BPN à Parvalorem, do Estado, e tinham ainda por pagar 600 milhões de crédito do BES. O ex-líder da bancada parlamentar do PSD, Duarte Lima, deixou perdas tanto no Novo Banco como no BPN. Arlindo Carvalho, ex-ministro cavaquista, também está acusado por ilícitos relacionados com crédito concedido pelo BPN para compra de terrenos. E um dos homens fortes do cavaquismo, Dias Loureiro é arguido desde 2009 por compras de empresas em Porto Rico e Marrocos, suspeita de crimes fiscais e burlas. Mas seis anos depois, o Ministério Público ainda não acusou Dias Loureiro, nem o processo foi arquivado.".

Nicolau dos Santos
Expresso Opinião
    Sangue LEONINO


11 comentários:

  • At 28/12/15 15:40, Anonymous Anónimo said…

    Quando o BdC apareceu, não era a Academia do SPORTING a melhor de Portugal e uma das melhores do mundo???? Aguenta Sporting que o homúnculo vai-te afundar completamente....

     
  • At 28/12/15 16:48, Blogger Maria said…

    Alguém ignorava? E a Estória do Kadafi dos pneus deve ser limpinha,limpinha!
    A Academia do Sporting é umas das melhores do mudo, referenciada por gente a sério.
    O resto é virtual das Doyens e dos Nenucos!
    SPORTING HOJE e SEMPRE.
    Sem frutas ,nem farinhas!

     
  • At 28/12/15 17:56, Blogger Liondamaia said…

    Na questão da dívida do Vieira (e sócio) ao BPN, creio que há uma imprecisão: a Parvalorem recusou a dívida, por entender que reunia aspectos fraudulentos - ou seja, o Estado e, portanto, os contribuintes que paguem!

    Sobre "a melhor academia do mundo": é completamente diferente ser considerada a 4 ª ou 5ª melhor pela UEFA, ou ser chamada de "a melhor" ...no Dubai. Esta classificação é tão séria, mas tão séria, que o sr Mendes não teve vergonha nenhuma em afirmar qualquer coisa como isto: "Cristiano Ronaldo no Real Madrid é a demonstração objectiva de que por trás do Benfica e do Porto há o trabalho ético e um plano preciso de uma grande escola de futebol".
    Se o anónimo das 15:40 comunga das palavras de Mendes, então só posso repetir o que já li por aí: "Qualquer dia o Figo, como nasceu no Seixal, também foi formado na academia carnidense".
    Ele há cada um !...

     
  • At 28/12/15 22:22, Anonymous Anónimo said…

    Uma coisa é a Academia Sporting com 2 melhores jogadores do Mundo (Figo e Cristiano Ronaldo) e reconhecida pelo mundo do futebol como uma das 3 melhores academias do mundo, outra coisa é uma votação na internet feita por internautas classificar o Centro de Estágios do Seixal como a melhor Academia. Não tem comparação é a mesma coisa que comparar ouro com pechisbeque. Desde sempre até hoje o único bom jogador de nível internacional que o slb formou foi Rui Costa que fez a maior parte da sua carreira no modesto Fiorentina. SL

     
  • At 28/12/15 22:24, Blogger fanático said…

    O Figo nasceu em Lisboa.
    Quanto a academias de futebol... ainda dão conversa?

    fanático

     
  • At 28/12/15 22:29, Blogger fanático said…

    Quanto à "melhor academia do mundo"... aquilo é só dar jogadores e jogadores. Reconhecidos internacionalmente. Reconhecidos em todo o mundo. Enfim. Sempre ouvi dizer, e tenho constatado ao longo da vida, que não se deve contrariar os malucos.

    fanático

     
  • At 28/12/15 22:35, Blogger fanático said…

    Quanto à "melhor academia do mundo"... aquilo é só dar jogadores e jogadores. Reconhecidos internacionalmente. Reconhecidos em todo o mundo. Enfim. Sempre ouvi dizer, e tenho constatado ao longo da vida, que não se deve contrariar os malucos.

    fanático

     
  • At 28/12/15 22:35, Blogger fanático said…

    O #LeaodePlastico não entende porquê, mas aparentemente os Dubai Global Soccer Awards tiveram um protagonismo mediático muito acima do que os tradicionais Picheleira Globe Soccer Awards mereceram. Como prefiro "viajar na maionese cá dentro" aqui ficam as distinções deste ano:

    Melhor Treinador 2015: Manuel José
    Melhor Jovem Treinador: Chalana
    Treinador Revelação: Rui Vitória
    Prémio Carreira - Treinador: Rui Vitória

    Melhor Jogador 2015 (actuar em Portugal): Eduardo Salvio
    Melhor Jogador (internacional): Nelson Oliveira
    Melhor Jovem Jogador: Bryan Cristante
    Jogador Revelação: Filip Djuricic
    Prémio Carreira - Jogador: Renato Sanches

    Melhor Dirigente 2015: Luis Filipe Vieira
    Melhor Jovem Dirigente: Luis Filipe Vieira
    Dirigente Revelação: Luis Filipe Vieira
    Prémio Carreira - Dirigente: Luis Filipe Vieira

    Academia de Formação 2015: Caixa Futebol Campus Benfica

    Melhor Restaurante 2015: "O Barbas"
    Melhor Restaurante Revelação: "Museu da Cerveja"
    Melhor Churrasqueira com BTV: "O Sampaio dos Frangos" - Pombal

    Melhor Vinho: Adega de Poiares - Garrafão 5 Lts Encomenda
    Melhor Bagaço: Dona Esmeralda - "A Branquinha" - Silves

    Melhor Casa Alterne: "A Pérola" - Quinta do Conde - Setúbal
    Melhor Alternadeira: Shirley - "Night Whispers" - Leiria

    Melhor sueca de jardim 2015: Jardim da Parada - Campo de Ourique
    Melhor sueca revelação: "Os Amigos da Mina de S.Domingos" - Sacavém

    Melhor Taxista 2015: Jorge Máximo (Lisboa)
    Melhor Taxista Revelação: Zé Fojo (Santarém)

    Melhor colar de ouro com pendente em corno de marfim 2015: Ourivesaria Atlântica - Loures

     
  • At 28/12/15 22:37, Blogger fanático said…

    Em cima só faltou a porta 18, o melhor paraíso,

    Rapaziada BOM ANO.

    fanático

     
  • At 28/12/15 23:00, Anonymous Marco Rebelo said…

    Tanta azia por aqui vai... Eh pá, vão em primeiro!!! Ups...

     
  • At 29/12/15 00:31, Blogger Sporting até morrer said…

    Curioso como depois do Global Soccer Awards levar com uma série de reclamações, efectuou a alteração do texto que anunciava o prémio para o Benfica:

    Até ontem era:
    "An Award for this historic European club which has always been in the mix thanks to the quality of its home-grown players. Eusebio’s club constantly turns out talented footballers and this enables it to always be competitive in international tournaments and its own championship. The Award for the best academy confirms the quality and the love for football of a country, Portugal, which has exported players to every championship. Cristiano Ronaldo at Real Madrid is the concrete demonstration that behind Benfica and Porto there is the work ethic and precise plan of a great footballing school."

    Hoje passou a ser:
    "An Award for this historic European club which has always been in the mix thanks to the quality of its home-grown players. Eusebio’s club constantly turns out talented footballers and this enables it to always be competitive in international tournaments and its own championship. The Award for the best academy of 2015 confirms the quality and the love for football of a country, Portugal, which has exported players to every championship.".

    Perceberam finalmente que Ronaldo é made in Alcochete.
    gente que percebe de futebol, sem dúvida...

    SL

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home