"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, maio 08, 2015

Crise na formação?

Não deixa de ser curioso, neste final de época, verificar que as equipas de futebol do Sporting que este ano mais tempo estiveram sob olhar crítico, sejam também aquelas que nesta fase apareçam a conseguir resultados mais positivos ao nível da formação (incluo aqui a equipa B).
 
Analisando cada um dos nosso viveiros:
 
Equipa B
Na equipa B, onde todos sabíamos que existia qualidade, reinou numa primeira fase da época um caos incomum a nível técnico, com a substituição de última hora de Abel e uma aposta claramente falhada em Barão.
A par disso, o excesso de jogadores no plantel B, inflacionado pelos suplentes da equipa principal, em nada ajudava a estabelecer rotinas ou a dar minutos a quem deles precisava para se impor no futebol leonino.
A entrada de João de Deus, pouco excitante para os sportinguistas à data, acabou por ser fulcral para a reorganização do plantel e consequente recuperação na classificação e no futebol praticado.
O actual treinador pegou na equipa no início de Outubro, num altura em que a equipa ocupava o 12º lugar da classificação, com 14 pontos e a 8 pontos do líder.
 
Os primeiros jogos não foram fáceis e a equipa demorou a assimilar as novas ideias, tendo pelo meio sofrido uma goleada expressiva na Tapadinha por 0-5 numa série de 6 jogos sem ganhar.
O final da 1ª volta faria regressar novamente os maus resultados, mas já nessa fase se sentia claramente que o arrumar da casa podia estar a ter os seus efeitos positivos.
 
Pode dizer-se que a segunda volta do Sporting é em crescendo e demonstra claramente que temos equipa e temos treinador.
No final da 1ª volta, o Sporting ocupava a 14ª posição, com 30 pontos, a 11 pontos do líder.
Decorridas 20 jornadas e faltando apenas 3 para terminar o campeonato, o Sporting ocupa a 3ª posição, a 6 pontos do líder Tondela.
No capítulo da luta entre as Bs, o Sporting leva vantagem de 3 pontos sobre o Benfica B e 13 sobre o Porto B.
Recorde-se que desde o final da 1ª volta até ao momento o Sporting recuperou 11 e 18 pontos respectivamente face a um e outro adversário.
Esta equipa B do Sporting estabeleceu já um novo record de pontos que nenhuma outra B do Sporting alcançara anteriormente, tendo ainda o desafio de bater o record de pontos alcançado por uma equipa B, a do Porto na época passada, com 77 pontos (Sporting B tem actualmente 73 pontos).
 
Para este final de época, apesar de muito difícil, ainda há a possibilidade de se lutar pelo título da II Liga. 
 
Juniores
Aquela que chegou a ser apelidada como pior equipa de juniores do Sporting de todos os tempos, aparece neste final de época com uma imagem renovada.
Não se conseguirá apagar da memória a péssima prestação na Uefa Youth League, onde sofremos goleadas expressivas e vergonhosas, nem a péssima 1ª fase do campeonato, onde terminaram a 20 pontos do vencedor da série, Benfica, com evidentes dificuldades para garantir o apuramento para a fase final.
 
Mas foi também em crescendo que esta equipa foi evoluindo.
A revolução operada no plantel leonino no início da época demorou a dar os seus frutos, mas hoje temos já uma equipa que colocou para trás as suas evidentes deficiências individuais e colectivas, para passar a praticar um futebol equilibrado e que consegue inclusivamente entrar na fase final da época a lutar pelo título de juniores.
Quem entre nós acharia isto possível há poucos meses atrás?
Tal como a equipa B, não deixa de ser curioso ver esta equipa colocar-se à frente da já apelidada melhor formação do mundo que mora ali para os lados do Seixal.
 
 
 
Juvenis
Esta época fica manchada com o falhanço no apuramento para a 2ª fase do campeonato de juvenis, onde Sporting, Benfica, Real e Sacavenense ombrearam até à última jornada pelo apuramento, tendo infelizmente a equipa falhado esse objectivo por 1 ponto.
Mesmo assim, registo para o melhor ataque e melhor defesa na fase regular.
 

 
Relegado para a fase de manutenção, a equipa leonina tem demonstrado que deveria estar noutro nível de competição
Julgo que não seria mal visto que também nos juvenis se aplicasse o mesmo modelo competitivo que existe nos juniores, com uma fase final disputada por 8 clubes.
 
 
 
Iniciados
Em iniciados, o Sporting aparece, a 2 jornadas do final, a lutar pelo título com o Benfica, apesar de ter comprometido esse objectivo ao perder em casa com o Benfica na anterior jornada, num jogo em que os erros e ingenuidade do futebol de formação ficaram patentes, sendo derrotados no último lance da partida.
No entanto, duas vitórias nos 2 últimos jogos podem ainda dar o título ao Sporting.
 
 
 
Durante boa parte desta época, a formação leonina esteve debaixo de fogo, mas gradualmente temos visto melhoria nos resultados.
No entanto, o seu maior objectivo, gerar valores para o futuro, mantém-se uma incógnita Juniores.
Veremos se as dificuldades pelas quais passaram e mesmo aquelas que se lhes colocam neste momento, poderão vir a dar-nos jogadores com outra fibra, pois é por vezes nestes meios que sobressaem as verdadeiras qualidades dos futuros craques.
 
SL
José
    Sangue LEONINO


2 comentários:

  • At 8/5/15 11:10, Blogger Manuel said…

    Isso está tudo certo mas esquecem-se que nos juniores o Benfica passou os melhores 6 juniores para a equipa B (a mais jovem da prova), 4 deles juniores de 1º ano.
    A maior parte da equipa dos juniores são de 1º ano e até tem 2 juvenis, entre os quais o guarda redes. Nem é preciso mencioná-los.

     
  • At 9/5/15 15:23, Blogger Sporting até morrer said…

    Caro Manuel,

    O Sporting fez o mesmo no ao passado e isso tirou-lhe a possibilidade de discutir o título de campeão de juniores, depois de uma primeira fase em que, tal como o Benfica este ano, acabou 20 pontos à frente do 2º classificado.

    O que contribui para a melhoria de resultados no Sporting é precisamente a organização do seu futebol na B e Juniores, algo que era mais que necessário.

    É claro que poder contar com um ou mais Matheus Pereiras a jogar em ambas as categorias dá jeito.

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home