"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, janeiro 04, 2015

Avançados do Sporting

Slimani fez ontem o último jogo pelo Sporting por um longo período de tempo.

 A Argélia está na CAN e é uma das grandes favoritas à vitória, pelo que se espera que chegue longe na competição máxima do continente africano.
Se a Argélia desiludir e ficar-se pela 1ª fase, a ausência do nosso melhor marcador será nos jogos frente a Braga (F), Rio Ave (C) e Académica (C). Se a Argélia avançar para os 1/4 de final falhará o jogo com o Arouca (F). Atingindo a final falhará também o jogo com o Benfica (C).

Muito possivelmente, serão 4 ou 5 jornadas em que o nosso principal artilheiro estará ausente e a alternativa principal residirá apenas em Montero.
E digo principalmente porque Tanaka não é a meu ver uma solução credível e as alternativas de ataque que existem na equipa B poderão ser até melhores opções que o avançado nipónico.

Apesar de Montero ser um excelente jogador, continuo a ver em Slimani o jogador com melhor curriculum para jogar a titular no nosso campeonato. A forma como desgasta as defesas contrárias, pressionando-as e recuperando bolas, mas também a sua capacidade de decidir jogos, seja pelo ar ou seja junto à relva, são já um excelente cartão de visita que inquieta qualquer defesa contrário.

Isto leva-me ao tema dos reforços e de tanto se falar na contratação de um central experiente.
Se um reforço é necessário para essa zona, considero muito mais urgente que conseguíssemos garantir o concurso de um avançado experiente, cuja adaptação fosse imediata (ou que pelo menos pudéssemos ir integrando nos jogos da Taça da Liga com vista ao campeonato).

Viver só com Montero nos próximos tempos é algo que me preocupa bem mais que a aquisição de um central como se poderá ver pelos números que apresentam os 5 avançados utilizados até agora em jogos oficiais da equipa principal:

Minutos
Titular
Suplente utilizado
Golos
 Slimani           1.474  
17
3
9
 Montero           1.063  
10
11
7
 Tanaka
            154  
1
5
1
 Sacko
              26  
-
1
-
 Dramé
                3  
-
1
1


Por falar em Slimani, aqui ficam algumas curiosas palavras tiradas da última entrevista que concedeu ao Le Buteur:

Islam Slimani sabe como foi difícil assumir-se como o ponta de lança titular no Sporting. Quando chegou, na época passada, Montero estava em grande forma e o espaço para brilhar era pouco. O argelino esperou, e, hoje em dia, está satisfeito com o trabalho desenvolvido.
«Fico orgulhoso com os elogios dos adeptos do Sporting, pessoas que nem conheço. É uma grande vitória para mim. É uma honra para mim e para toda a Argélia. Eu diria que na Argélia não falam de mim assim, e esse é o problema. Lá continuo a ser criticado. Alguns dizem que só marcou de cabeça, ou que não sou bom com os pés, entre outras críticas que não compreendo», disse o jogador.
«Quantos são os jogadores nascidos na Argélia marcaram na Liga dos Campeões? Apenas dois: Madjer e Slimani. Que preciso fazer para agradar às pessoas?», questionou o avançado leonino, que ainda assim garante não ficar abalado: «Os meus pontos fortes são a competitividade, a vontade e a ambição. As críticas fazem-me trabalhar mais e o meu nível melhora, pois tenho confiança nas minhas capacidades. Se fosse um jogador qualquer ninguém me criticava. As críticas mostram que existo. Isso faz com que jogue com mais vontade.»
Slimani lembrou que os primeiros tempos em Alvalade «não foram fáceis», mas que provou o seu valor. «Cheguei a Lisboa três dias antes do início da época, e no primeiro o jogo o avançado titular (Montero) marcou três golos», recordou o argelino, que revelou ainda ter dito a Shikabala, a dada altura, que seria titular na segunda volta da época de estreia. Assim foi, e nunca mais perdeu o lugar.

in Mais Futebol

SL
José
    Sangue LEONINO


23 comentários:

  • At 5/1/15 01:01, Anonymous Anónimo said…

    Seguindo a argumentação de Bruno de Carvalho / José Eduardo, tão aplaudida por estas bandas, falar de contratações nesta altura não respeita o "projecto" do Sporting e serve apenas interesses externos. Com isso estás a colocar em causa o presidente e não passas de um agente infiltrado ao serviço daqueles que Bruno de Carvalho está a combater. Essas notícias sobre contratações, como afirmou José Eduardo, são mesmo uma provocação ao presidente e visam destituí-lo. Portanto, caro agente infiltrado, só te posso responder como respondeu o nosso presidente: as contratações para Janeiro são os jogadores da equipa B. Até te digo mais, tu não tens cultura sportinguista, como pessoas como o José Eduardo, ou o José Eduardo ou até mesmo o José Eduardo. Se tivesses saberias que o projecto passa pela “formação” e não por contratações a meio da época.

     
  • At 5/1/15 09:20, Anonymous Anónimo said…

    é isso anónimo, devíamos era contratar mais Pongois a 10 milhões cada um.

     
  • At 5/1/15 10:31, Blogger Sporting até morrer said…

    Anónimo,

    Numa abordagem ao mercado para contratar reforços, o que é que achas ser a melhor estratégia?

    Dizer claramente que andamos à procura de reforços e ver os preços dos nossos alvos serem inflaccionados, ou contratar na habitual linha do que tem sido feito até aqui e em que a CS só descobre quem vai assinar quando ele já está no Auditório de Alvalade para ser apresentado aos sócios?

    Se os reforços estão única e exclusivamente na B, logo se verá.

    Enquanto sportinguista acho que para a posição de central e avançado não chegam e confio que quem trouxe Slimani e Montero, também consiga trazer melhor que Tanaka.

    Fica registada mais uma vez a tua opinião "construtiva".
    Aparece sempre!

     
  • At 5/1/15 11:20, Blogger Unknown said…

    Bom dia!

    José, entendo o que quer dizer, mas fará sentido ir ao mercado contratar um jogador para "4 ou 5 jornadas"?!

    Na minha opinião, não faz sentido! Ainda bem que colocou acima os números dos avançados pois, assim, podemos atestar a fiabilidade de Montero (que será o natura titular nos jogos em que Slimani andar pela Guiné Equatorial em representação da Argélia).

    Tanaka, não teve ainda oportunidades suficientes para se afirmar de forma clara que é um 'flop' por isso, para mim, será desta vez uma alternativa real (algo que ainda não foi em toda a época, como provam os minutos que Marco Silva lhe deu.

    Abraço e SL

     
  • At 5/1/15 12:34, Anonymous Anónimo said…

    Porque é que no site oficial do Sporting não há nenhuma referência aos jogo contra o Estoril deste fds? Estão lá resultados de modalidades amadoras, de escalões jovens, de falecimento de sócios e da equipa principal, nada.

     
  • At 5/1/15 13:03, Blogger Sporting até morrer said…

    Grandeartista,

    Não faria sentido este post se eu visse em Tanaka alguém com o perfil para ser alternativa a Slimani ou Montero.
    Não acredito neste jogador e gostaria de poder dizer que estou errado nas próximas jornadas.

    Aquilo que nos queixávamos nos tempos de Wolfswinkel era precisamente de termos apenas um avançado verdadeiro e não haver alternativas de confiança.

    Se Montero secar novamente (figas), vejo este sector debilitado fe forma muito apreensIva.

    SL e abraço!

     
  • At 5/1/15 14:03, Blogger Unknown said…

    Não temos ainda dados suficientes para traçar o perfil de Tanaka. Do pouco que vi, parece-me mais parecido com Montero (tem toque de bola, segura-a bem e tem meia-distância).

    É claro que não temos um substituto com as características de Slimani e, se é isso que pretende acentuar, concordo em absoluto e assino por baixo.

     
  • At 5/1/15 18:33, Blogger RFM said…

    Afinal o Tanaka foi muito utilizado na pré-época , sendo ele o melhor marcador foi excluido em completo do plantel principal.. Não entendo nada disto..se não serve ou servia vendiam-no..!!
    Deixem jogar o rapaz...precisa de confiança

     
  • At 5/1/15 20:31, Blogger Maria said…

    Viram os BÊS? Hoje, foi como o azeite e a água: a verdade veio ao de cima.
    Os BÊS jogaram em Guimarães sob a batuta do Marco Silva.
    Hoje voltaram ao normal. Um tal de Rabia que foi um desastre,o Geraldes e o Podence só entram no fim e sei lá que mais.
    Diz quem sabe que a FORMAÇÃO entrou em colapso com os jogadores "importados" (para darem lucro? e o que gastámos com os nossos que foram dispensados?) e com os treinadores que por lá andam.
    E o SENHOR AURÉLIO PEREIRA não é tido, nem achado, porquê?
    Desde Setembro, que me contam horrores da Formação...e os resultados falam por si.
    Desde que o Abel e c.ia bateram com a porta, são só misérias de resultados.

    Concordo com auditorias ao despesismo do passado,mas também as vamos exigir aos 15 milhões ? desta época em Rabias,Dramés, Shikabalas e c.ia.
    Ou será que se destinavam a ajudar nos negócios de croquettes do tal de José Eduardo Quebra-Pernas?
    Não gosto de ver o Sporting perder,nem a feijões e muito menos com os carnides.
    Viva o Sporting,Hoje e Sempre!


     
  • At 5/1/15 20:56, Blogger Sporting até morrer said…

    Maria,

    Conta-nos o que sabes pois ficamos na mesma só com o "Desde Setembro, que me contam horrores da Formação".

    Acho bem que se saiba aquilo que corre menos bem no Sporting.


    Sobre o jogo dos B's não vi e limitei-me a acompanhar os comentários nos blogues e zerozero.
    Pelo que percebi, sem ter sido um boa exibição, fizeram o suficiente para ganhar, tendo o melhor em campo sido o guarda-redes dos encarnados.

    A nossa equipa hoje também teve significativas baixas e não é possível comprares a equipa de hoje com a equipa que jogou em Guimarães para a Taça da Liga.
    Dos habituais titulares da B, hoje não jogaram Tobias, Gauld, Wallyson, Esgaio e Podence, os quais devem na sua maioria integrar a convocatória para o jogo da Taça com o Famalicão ou cumpriam castigo.

    Da equipa de hoje, comparando-a com a de Guimarães, apenas Dramé e Sacko jogaram e estes, em Guimarães, tinham sido suplentes utilizados.
    Os restantes que jogaram em Guimarães foram Boeck, Sarr, Tanaka, Heldon, Geraldes, Rosell e Slavchev, que não jogam na B (excepção ao búlgaro que tem jogado alguns jogos, mas que hoje não foi opção frente ao Benfica B).

    Há de facto gente que não convence na B e não falo só de Rabia, falo também de Cissé que já vai na segunda época de leão ao peito e pouco ou nada tem evoluído.
    Enoh e Fokobo são outros que deixam muito a desejar apesar de este último ter muitos adeptos entre os sportinguistas e a sua renovação ter sido quase uma imposição dos adeptos à actual Direcção com medo que fosse para o Porto (saiu-lhe o jackpot...).

    Quanto aos 15M€ gastos, não é o valor que está em causa, mas sim o facto de alguém se aproveitar das transferências para ganhar comissões e, isso sim, é que me mete nojo, seja qual for a Direcção.

    Se existem provas disso contra esta Direcção, seria bom que fossem apresentadas.

    SL
    José

     
  • At 5/1/15 22:25, Anonymous John Anónimo said…

    A comentadora Maria refere questões importantes, muitas delas cada vez mais um tema tabu no Sporting.
    A essas medidas referidas acrescento o seguinte:

    1-Três treinadores na equipa B ainda a época vai a meio, envolvendo um treinador que já tinha ganho (Abel) e outro com historial no clube (Barão), sem que nenhuma dessas mudanças tenha sido cabalmente explicada;

    2-Despedimento de treinadores e scouters dos escalões mais jovens (pólo EUL e Alcochete) que foram de imediato aproveitados por outros clubes (sobretudo Benfica), alguns apresentado resultados de imediato nesses clubes;

    3-Despedimento nos juniores do treinador competente, com formação específica na área, sportinguista e ex-jogador José Lima para ser substituído por Luís Boa-Morte que nem treinador era;

    4-Dispensa ou aposta de alguns jogadores da formação, feita com o critério de saber qual o seu empresário e não o valor futebolístico do miúdo;

    5-Desinvestimento na componente de "acompanhamento pessoal" dos miúdos, dando origem a que muitos sintam que estar ali ou noutro lado qualquer é o mesmo;

    6-Esquecimento do centro de investigação e análise do futebol juvenil (o próprio nome é hoje uma incógnita) que chegou a ter verbas destinadas mas que hoje não é nada;

    7-Despedimento de alguns treinadores como tomada de posição do presidente que, volta e meia, despede um funcionário para que os outros saibam quem manda. É assim desde os da secretaria até aos treinadores e nos corredores de Alvalade o assunto já é um dado adquirido.

    Estes factos dizem respeito ao mandato de Bruno de Carvalho. Os que eventualmente possam parecer menos claros (2; 4 e 7, nomeadamente) a alguns sportinguistas, ficariam claríssimos com os nomes lá dentro mas que, como é óbvio, não revelo aqui.

     
  • At 5/1/15 23:42, Anonymous Anónimo said…

    O Barroso histérico deve pensar que somos todos tolos!

     
  • At 6/1/15 00:14, Blogger Maria said…

    Sporting até morrer

    Nóóssaaa! Não tenho espiões na Formação, mas conheço gente, que tem por lá miúdos ...
    E o
    John Anónimo
    expõe minuciosamente aquilo que é voz corrente desde Setembro.
    Custou a muitos ver sair miúdos da nossa formação,ver o Iuri e o Chaby sentados sem jogar a ver Dramés e Cissés (exemplo académico sem precisar posições de jogo...)...
    Custou ver sair gente da casa ,custou muita coisa.
    Será um direito da nova Direcção ,mas veremos se resulta...Pelos vistos,não está a resultar.
    Quanto aos 15 milhões, longe de mim sugerir comissões, ou quejandos, mas 15 milhões são 15 milhões e para criticarmos aquisições falhadas de outrora teremos de fazer melhor.
    Não sei onde está a PERFEIÇÃO, mas gostaria que ela um dia chegasse ao Sporting.
    Na minha família ,há gerações, somos todos Sporting até morrer e Morrer pelo Sporting...
    Saudações Leoninas

     
  • At 6/1/15 00:43, Blogger Sporting até morrer said…

    Sobre a formação, a última vez que ouvi BdC comentar o tema foi na Sporting Tv e Novembro passado, já depois do pedido de demissão de José Lima e Bento Valente.

    Deixo o link para o que de principal foi dito:

    http://www.maisfutebol.iol.pt/liga-sporting-bruno-de-carvalho-entrevista-formacao/5463eda50cf27445f5121784.html

    Sobre o comentário do John anónimo:
    1 - Não se percebeu a razão para Abel ter iniciado a temporada ainda como treinador. Na recente entrevista que deu, também não deixou transparecer a razão.
    Barão pareceu claramente uma falha de casting e espero ainda para ver mais alguns jogos para avaliar o trabalho de João de Deus, mas numa primeira análise diria que a equipa melhorou.
    Mas não se percebem todas estas alterações e uma época com tantos sobressaltos.

    2 - Na última sessão com os sócios no Auditório Artur Agostinho, um responsável por duas escolas de formação na zona de Vila Franca-Alverca relembrou o desinvestimento feito por Godinho Lopes e que infelizmente teve de ser continuado pela actual Direcção no âmbito da reestruturação financeira com cortes em todas as áreas do clube.
    Quem estava no scouting do Sporting passou a estar exclusivamente por amor à camisola, sem direito aos apoios que recebiam no passado e em muito menor número que os scouts do Benfica (em alguns jogos chegavam a ser 4 contar 1).
    A verdade é que neste momento não conseguimos competir com o Benfica nesta área dos scouts. Estes recebem mais dinheiro que aquele que o Sporting lhes pode pagar pelo que mais uma vez só mesmo pro amor ao clube mantemos muitos desses scouts.

    É algo que tem de se mudar com urgência e será sem dúvida uma das questões que terá de ser clarificada na próxima AG.
    Saliento no entanto que o desinvestimento e as alterações de fundo no futebol de formação já vêm do tempo de Godinho Lopes, mais concretamente de Junho de 2012 (http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=2640670).

    Os ordenados por pagar referidos por BdC eram uma realidade (2 anos) e o Sporting não teve condições para pagar esse valor até agora.

    3 - José Lima demitiu-se, não foi despedido.
    Posteriormente foi convidado para ocupar o lugar de Bento Valente, como coordenador da formação.
    Não sei se aceitou ou não.
    Também não percebi a escolha de Boa-Morte e não me parece que tenha havido grandes mudanças com esta opção.


    Para lá dos resultados, nenhum sportinguista se sente confortável com a qualidade apresentada pelos juniores e equipa B.
    Nos escalões abaixo, parece-me haver equilíbrio relativamente ao nosso principal adversário, o Benfica, mesmo que nos juvenis estejamos à beira de ficar de fora da fase final por força de uma época anormalmente boa de Real e Sacavenense (3 pontos separam 1º do 4º a 1 jornada do fim).

    Mais uma vez, sem dúvida que o tema formação deve ser abordado na AG, cabendo à Direcção explicar-nos o que se passa e o que se está fazer para não perdermos o comboio para os nosso principais rivais.

     
  • At 6/1/15 01:17, Anonymous John Anónimo said…

    Agradeço ao Sporting até morrer os esclarecimentos adicionais ao que escrevi, que complemento com o seguinte:

    1-Sei que a rescisão de Abel envolve confidencialidade de ambas as partes. Daí ser uma consequência lógica a forma habilidosa como Abel se tem furtado a adiantar mais esclarecimentos sobre o assunto;

    2-Sim, sei que há restrições financeiras nesse capítulo. Mas também sei que entraram pessoas novas (remuneradas ou não, desconheço). A minha referência foi sobretudo para expressar uma certa indignação pelo facto de saber que um treinador dispensado pelo Sporting, logo na época seguinte foi campeão pelo Benfica (escolinhas / infantis); será apenas um caso, mas deu-se;

    3-Não é claro. O site do clube referiu que a saída era por mútuo acordo. Alguns órgãos de CS disseram que tinha sido despedido (não dei crédito) e um deles disse qualquer coisa do género “convidado a sair com acordo”, o que me pareceu mais plausível. Seja como for, substituir José Lima por Boa-Morte é para mim uma má decisão;

    5-As informações que tenho dizem respeito à Escola Academia da Alta de Lisboa onde a perda de qualidade no acompanhamento e suporte da actividade dos miúdos se tem vindo a tornar cada vez mais patente, sendo já um tema comentado pelos vários encarregados de educação. O mesmo avô (mais de 50 anos de sócio) que me referiu isso, disse-me saber que no pólo EUL acontece o mesmo.

     
  • At 6/1/15 19:05, Anonymous Anónimo said…

    Por falar em formação perdemos com os lampiões em juniores. Desde que Bruno de Carvalho é Presidente ainda não ganhámos em qualquer escalão aos lampiões. Emendem se estiver errado.

    fanático

     
  • At 6/1/15 20:40, Anonymous Anónimo said…

    Maria

    Convém não nos enganarmos a nós próprios. A equipa que jogou em Guimarães nada teve a ver com a que defrontou o Benfica. Apenas 3 jogadores jogaram em ambos os jogos: Podence, Sacko e Dramé. Tem que estar mais atenta. O Marco Silva é um bom treinador mas ainda não faz milagres! SL

     
  • At 6/1/15 23:33, Blogger Maria said…

    Pois é! " Convém não nos enganarmos a nós próprios". Normalmente é o meu lema e não vou mudar.
    Algum treinador faz milagres? Nem o Mourinho...
    Se os Bês utilizassem mais gente da nossa formação (desde o início da época...) em vez dos meninos do José Eduardo,talvez estivessem melhor.
    Não alimento "subtilezas" a picar no Marco Silva, que é do melhor que por aí há,embora não tenha capelas e auxiliares a oferecerem-lhe jogos.
    Detesto guerrilhas no Sporting e pelos vistos há tantos recalcamentos passados e presentes que só mesmo um milagre trará a PAZ VERDE.
    Vou esperar!
    Viva o Sporting!

     
  • At 6/1/15 23:46, Blogger Sporting até morrer said…

    Fanático,

    Sim, estás errado.
    Se calhar o que querias dizer é que esta época ainda não ganhámos ao Benfica em nenhum dos 3 principais escalões.

    JUNIORES
    Os nossos juniores na época passada também terminaram a primeira fase (Zona Sul) em primeiro lugar com 15 pontos de avanço sobre os lampiões, empatando no Seixal 3-3 e vencendo em casa por 2-0.
    Na fase final vencemos esses mesmos lampiões por 2-1 e empatámos no Seixal 1-1, roubando-lhes o título e entregando-o ao Braga.
    Terminámos em 3º lugar a 4 pontos do Braga e a 3 do Benfica.

    Esta época seguimos com duas derrotas, ambas por 0-2.

    JUVENIS
    Na época passada:
    - 3-3 e 0-3 na 1ª fase
    - 3-1 e 1-2 na 2ª fase
    - 2-0 e 2-2 na fase final
    Terminámos em 2º lugar a 1 ponto do Guimarães.

    Esta época vamos com 1-2 e 0-0 na 1ª fase.
    E devemos mesmo ficar por aqui em Juvenis pois o apuramento para a 2ª fase só acontecerá por milagre.

    INICIADOS
    Na época passada:
    - 1-2 e 1-1 na 1ª fase
    - 2-4 e 0-3 na 2ª fase
    - 1-2 e 1-1 na fase final
    Terminámos em 2º lugar a 1 ponto do Benfica.

    Esta época seguimos com 3-3 e 0-1

    Assim, na época passada tivemos 4V 6E 6D (os resultados dos iniciados desequilibraram a favor dos lampiões).
    Esta época a coisa vai correndo mesmo muito mal com 2E 4D.

    SL

     
  • At 7/1/15 19:06, Blogger Gabriel said…

    Ficou aberto caminho para a "Segunda Circular" poder adotar nalguns dos seus pontos o nome dum ou de mais ex-jogadores do Sporting.
    Gabriel Almeida

     
  • At 8/1/15 18:45, Blogger RFM said…

    SPORTING ganhou 4-0 ..pronto os anónimos desaparecem..lolololol



     
  • At 8/1/15 22:49, Anonymous Anónimo said…

    ao RFM,

    Os anónimos estãi aqui, a festejar uma vitória que também se deveu ao bom senso de BdC em recuar na guerra patética com que se envolveu com o treinador.

     
  • At 9/1/15 13:09, Anonymous Anónimo said…

    Obrigado Sporting até morrer... Abraço

    fanático

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home