"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, dezembro 16, 2014

Puxões de orelhas e reflexões

Refere hoje o Record que Bruno Carvalho «deu uma bronca no balneário» após o empate com o Moreirense, acrescentando ainda que não poupou ninguém.

Parece-me que o actual presidente aprendeu a lição, tendo desta vez travado o ímpeto de teclar através do Facebook puxões de orelhas, fazendo-o antes na cara e olhos nos olhos de quem merecia o reparo. Como aliás deve ser!

No entanto, a ter acontecido o que o jornal refere, nomeadamente o facto de Bruno Carvalho não ter poupado ninguém, espero que também a própria Direcção da SAD não seja poupada porque há muitas reticências em relação à política desportiva - sobretudo a nível de contratações - levada a cabo para esta época. 

Slavchev, Sacko, Gauld, Rosell, Geraldes, Tanaka... talvez seja a altura certa, decorrida meia época desportiva, para fazer um balanço sobre o retorno do investimento feito nestas contratações. Em paralelo, os resultados das equipas jovens e as notícias que circulam sobre 'instabilidades' na nossa Academia, talvez devam levar os responsáveis a questionar-se sobre algumas opções tomadas e o risco das mesmas. É que errar é humano e qualquer um pode tomar opções que se revelem menos acertadas, mas arrepiar caminho e corrigir a tempo o que há a corrigir é apenas para pessoas lúcidas e sensatas.

Não me canso de elogiar o trabalho levado a cabo em Guimarães e o excelente aproveitamento que tem sido feito da sua 'cantera'. Com um orçamento baixo o Vitória do (Rui) Vitória pratica um bom futebol, recordo que nos derrotou por uns esclarecedores 3-0, tem neste momento os mesmos pontos que o FC Porto e mais 3 que nós. Assim, enquanto uns apostam na formação, no barato e bom, nós parecemos estar a fazer um caminho inverso: menos aproveitamento da academia e crescente aposta em jogadores estrangeiros de qualidade duvidosa. O futuro dir-nos-á se essa opção é certa, o presente diz-nos que não.

Esclarecimento: Esta minha opinião não é uma qualquer manobra de desestabilização, não insinua o que quer que seja, não obedece a estratégias dos herdeiros do 'croquetismo' (até porque prefiro rissóis) e ainda menos do 'roquettismo', sendo apenas e só um mero desabafo num espaço de sportinguistas. Creio que devo dar esta nota porque anda no ar uma certa lógica maniqueísta de que 'quem não é por mim, é contra mim'.

Nuno M. Almeida
    Sangue LEONINO


12 comentários:

  • At 16/12/14 12:24, Anonymous JL76 said…

    Falta o Rabia nessa lista!

     
  • At 16/12/14 15:22, Anonymous Anónimo said…

    O BC É UM CROQUETTE CAMUFLADO

     
  • At 16/12/14 20:08, Anonymous Anónimo said…

    Sócios (como eu..) e adeptos não merecem este estado de coisas no SPORTING.

    RFM

     
  • At 16/12/14 22:22, Blogger Maria said…

    NUNO: subscrevo totalmente.
    Acrescento ainda, que me choca a facilidade com que ditos-sportinguistas passam os nossos jogadores de bestiais a bestas, na praça pública.
    A formação está realmente um desastre e as dispensas de jogadores da nossa formação e a substituição por gente de qualidade inferior...é um facto.
    Gostaria mesmo de ouvir o Senhor Aurélio Pereira... ,porque estão a fazer desmoronar o que ele ergueu!
    Falharam as contratações,mas prefiro isso a ver afundar o clube com verbas astronómicas e dependência de fundos esquisitos.
    Viva o Sporting,contra ventos e marés!

     
  • At 17/12/14 09:35, Anonymous Anónimo said…

    Discordo totalmente do post. Apenas pergunto em matéria de aposta na formação: com quantos jogadores joga o Guimarães na sua equipa titular que foram formados no Vitória? Poucos, muito poucos. E com quantos jogadores joga o Sporting na sua equipa titular que foram formados na nossa Academia? Rui Patrício, Cédric, William Carvalho, Adrien, João Mário e Nani. Estamos a falar de meia equipa. E já houve um jogo na Champions onde apresentamos mais um jogador a titular que foi o Mané. Creio ser difícil encontrar um clube, até no Mundo, que tenha 7 titulares em 11, formados na sua Academia...

    Lion King

     
  • At 17/12/14 12:46, Anonymous Anónimo said…

    O que eu questiono é a política de contrataçõe levada a cabo para esta época e aquilo que se perspectiva de aproveitamento da academia para os próximos tempos, dadas as 'alterações' que estão a ser encetadas na academia.
    Quanto a Patrício, Cedric, Adrien, Nani, William... convenhaoss que não são propriamente fornada recente.
    No caso do Vitória, é um misto de formação e jogadores portugueses baratinhos. Veja-se por exemplo a qualidade e o potencial de um João Afonso, vindo do Benfica CB, e compare-se com centrais recrutados no Brasil...
    Porque não recrutar cá dentro, nas divsões secundárias, em vez e ir buscar jogadores estrangeiros desconhecidos. É certo que de vez em quando acerta-se num Slimani, num Monteiro, mas há muito tiro ao lado.

    Nuno M Almeida

     
  • At 17/12/14 12:47, Anonymous Anónimo said…

    Montero, não Monteiro :-)

    Nuno M Almeida

     
  • At 17/12/14 16:03, Anonymous Anónimo said…

    Temos de perceber que os jogadores oriundos da formação que jogam hoje no Sporting foram formados há bastantes anos atrás. Os mais novos são Mané e João Mário mas mesmo esses já são séniores há pelo menos 2 anos.
    Quando analisamos o estado da formação hoje, temos de o fazer sabendo que o seu impacto na equipa principal ocorrerá daqui por 2 ou 3 anos. E nesse capítulo a preocupação é enorme. Olhamos para a actual equipa B e para os júniores e temos muita dificuldade em perceber que jogadores sairão dali com potencial para jogar na equipa principal, até porque muitos dos jogadores da B foram precisamente para lá por não terem categoria para a equipa A.
    Sabem que o ano passado foi o único ano, desde que há academia, em que o Sporting não ganhou nenhum título na formação? Bem sei que o objectivo não é ganhar títutlos na formação (pelo menos é o que dizem) mas não será isso indicador de falta de qualidade?
    E o que dizer das notícias de que a equipa B vai acabar no final desta época?
    Medo, muito medo do futuro.

     
  • At 17/12/14 20:55, Anonymous Anónimo said…

    Estou a ver VIZELA-SPORTING..intervalo 2-2
    Uma vergonha como o SPORTING está a jogar.Isto é culpa do Marco Silva
    Deixamo-nos de tretas
    Depois um comentador (rtp) que acusa culpa do GR nos golos quando a CULPA é toda de um zarolho em que temos muito melhor da Academia um Sr. de seu nome SARR..Livra..ufff
    RFM

     
  • At 17/12/14 20:58, Anonymous Anónimo said…

    A.Carrillo anda perdido a jogar sem posição..isto é culpa de quem?
    Marco Silva
    RFM

     
  • At 17/12/14 21:01, Anonymous Anónimo said…

    Desculpe o desabafo..mas continuo a dizer o que sempre digo..Quero jogadores da Academia do SPORTING que são sempre as nossas estrelas da companhia e juntem-lhe 3 ou 4 mais valias..
    Agora rapazolas de 21, 22 23 anos vindos a custar milhões sem classe...Não por favor.
    RFM

     
  • At 17/12/14 22:16, Anonymous Anónimo said…

    O que assisti hoje foi uma anedota.

    Candidatos a quê?

    Leonino tens razão.

    fanático.

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home