"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, janeiro 02, 2014

Um 'novo' Sporting!

Depois de um período em que estive algo retirado da blogosfera, não que sem com isso não gostasse de dar uma olhadela mais esporádica sobre o que pensam os sportinguistas, a verdade é que no primeiro dia do ano apeteceu-me partilhar convosco alguns pensamentos sobre o ano findo, bem como o que desejo para 2014.

No ano de 2013, e como sabem todos aqueles que comigo mais de perto privam, não foi sem uma certa alegria que vi cair o 'regime' instalado no nosso Sporting desde 1995. Aqueles que fizeram do Sporting um conjunto de empresas mal sucedidas; que privaram o Sporting de ter uma dimensão desportiva na sua plenitude, ao acabarem com diversas modalidades históricas, e que achavam os associados um incómodo, acabaram por sair e dar lugar a uma nova fase do Sporting Clube de Portugal. Numa visão mais simplista, poderei dizer que foram os 'tecnocratas' e ressurgiu o 'povo' sportinguista. Sei que o nosso Clube é das elites e é essa a sua essência que não é desprezar, mas uma coisa não tenho dúvidas: Sem as bases populares e sem que exista um élan positivo, acabaríamos por definhar perigosa, e até quiçá irreversivelmente.

Ao ganharmos pouco no futebol e ao não termos sequer modalidades nem um pavilhão onde nos pudéssemos rever e  ver as camisolas 'verde e brancas' com o símbolo do 'leão' num espaço nosso, vimos perder gerações de adeptos. Perdemos alguma juventude e com isso é inevitável... vimos perigar o futuro. Urgia uma mudança e ela aconteceu. Nestes últimos 18 anos nem todos foram maus e não pode ser colocado tudo no mesmo saco. A auditoria a iniciar este ano irá clarificar isso, e espero que não exista caça às bruxas (sempre negativa) mas sim julgar os culpados pelo estado de coisas e se possível responsabilizar os verdadeiros responsáveis.

Desde 23 de Março que Bruno de Carvalho, acompanhado por um conjunto de dirigentes que vieram de fora do paradigma do chamado 'roquettismo', foram eleitos pelos associados e uma coisa é certa: Respira-se outro Sporting e as bases 'leoninas', que tão afastadas andavam começam a ressurgir paulatinamente. O Sporting está, acredito que irreversivelmente, a reencontrar-se com o rumo que dele faz o Clube português mais ganhador no conjunto das suas vastas modalidades. Claro que irão ser cometidos erros e que ninguém é perfeito. Claro que demos passos atrás que não serão com um estalar de dedos que serão recuperados. Uma coisa é certa, e eu estou à vontade, até porque não fiz parte da vasta legião de associados que deu a vitória aos actuais órgãos sociais, que muito mudou e para melhor. O ambiente é muito mais respirável e depois de uma época de 2012/2013 que nos colocou num horripilante sétimo lugar, acabamos o ano civil de 2013 à frente do Campeonato Nacional de 2013/2014 e com um orçamento claramente inferior aos dois principais rivais. Revelador do trabalho e do quanto assertivas foram as escolhas, principalmente a do técnico Leonardo Jardim, aquele que aos 15 anos tinha o sonho de treinar o seu/nosso Sporting.

Também nas modalidades acabámos muito bem na generalidade delas e com legítimas ambições a festejar em 2014. O lema do fazer mais com menos e dos tostões contra os tais milhões está até ao momento a ser uma bonita realidade. Todos juntos faremos  com que isso seja para manter. A apoiar mais e mais. Sempre com o Sporting no coração!

Que o ano de 2014, seja mesmo o ano do 'leão'!


Juvenal Carvalho
    Sangue LEONINO


10 comentários:

  • At 2/1/14 01:44, Blogger Sporting até morrer said…

    Amigo Juvenal,

    Lembro-me de termos abordado as hipóteses de sucesso que o Sporting teria nas diversas modalidades perante a opção forçada da Direcção em cortar nos orçamentos.

    Alguns meses depois, e felizmente, esse corte permitiu manter essa competitividade e num ambiente em que a maré verde volta a crescer, também as modalidades se empolgam.
    Nada está ganho a meio da época mas o orgulho e brio com que vemos jogar as nossas equipas leva-me a pensar que:
    - O futsal promete voltar a conquistar tudo.
    - O andebol pela primeira vez aparece a dizer que este ano pode e deve mesmo ser o do leão nesta modalidade que tanto nos diz.
    - O hóquei respira saúde e bate-se galhardamente jogo a jogo, sendo o melhor exemplo dos tostões contra os milhões (mesmo com certas coisas a rever conforme se pode entender das palavras recentes do nosso treinador após o embate com o SLB).

    E espero que este mesmo espírito venha a contagiar o atletismo, tal como já contagia rugby, natação, ténis de mesa, etc.

    Esperemos que o final da época nos traga as conquistas que todos desejamos e a memória do passado recente seja varrida de vez das nossas memórias.

    SL
    José

     
  • At 2/1/14 08:30, Blogger fartinho deles!!! said…

    A vontade tem sido enorme de todas as partes. Sempre a apoiar o nosso Grande Amor.

     
  • At 2/1/14 09:53, Anonymous Anónimo said…

    "Sei que o nosso Clube é das elites" - discordo. Somos sim um clube de elite, um clube do povo. Quem conhece a massa adepta sportinguista sabe bem que somos um clube do povo, um clube onde o extracto social menos abastado da sociedade é largamente representado!

    "Que o ano de 2014, seja mesmo o ano do 'leão'!" - plenamente de acordo! É o desejo de todos os sportinguistas que se consiga em Maio invadir as ruas deste país pintando-as a verde-e-branco!!!

    Lion King

     
  • At 2/1/14 13:03, Anonymous Anónimo said…

    Claro que o SPORTING é a clube das elites, só assim se explica que sendo eu descendente em linha reta do Adão e da Eva seja sócio do SPORTING e não de outro clube qualquer.
    José

     
  • At 2/1/14 18:01, Anonymous Anónimo said…

    Completamente de acordo com os dois ultimos comentarios.E o sr.Juvenal,concorda de certeza tambem.Seremos se calhar e uma camada do povo muito diferente de outras camadas que estao do outro lado.Somos povo mas povo honesto que gosta de ganhar,mas com Honestidade,nao com vigarice,como outros ganham e ficam todos orgulhosos por isso.Sporting sempre e bom ano para todos os Sportinguistas.

     
  • At 3/1/14 01:09, Anonymous Anónimo said…

    Temos , felizmente, a maioria da elite intelectual e cultural, mas somos ao mesmo tempo um clube do povo. Esta simbiose é que faz a grandeza do Sporting Clube de Portugal!

     
  • At 3/1/14 01:12, Anonymous Juvenal Carvalho said…

    Quando referi 'elites' hipoteticamente não fiz passar o que queria dizer. Eu sou de origens humildes e nascido e criado num bairro popular, o que muito me orgulha. Apenas quis dizer, sem sucesso, pelo que percebo, que foram as elites da época que nos fundaram e que não deixa de ser um facto relevante e que devemos relevar. No entanto, sem 'povo' não existe Sporting.É mais do que verdade!

     
  • At 3/1/14 10:44, Anonymous Anónimo said…

    Juvenal Carvalho, fomos de facto fundados por pessoas da elite. Não da elite no sentido elitista do termo, mas como refere o Anónimo da 01:09 por pessoas da elite intelectual e cultural!

    Lion King

     
  • At 4/1/14 11:40, Anonymous Anónimo said…

    Bom post, Juvenal.

    Esperemos que o Sporting tenha sucesso e no final todos os Sportinguistas comemorem o(s) títulos(s).

    fanático

     
  • At 5/1/14 21:44, Anonymous Anónimo said…

    Pelas queixas que tem feito recentemente o presidente, parece que a adesão do povo sportinguista não é satisfatória.

    Tem que se ter em conta, que a chegada ao poder não foi a mais cordata e que com certeza originou que muitos se tenham sentido ofendidos com alguns "slogans" preferidos pelos mais extremistas, como exemplo, "O SPORTING AGORA VOLTOU A SER NOSSO".

    Dantes seria de quem?

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home