"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, maio 16, 2013

O exemplo a seguir


Fica aqui uma referência e um bom exemplo a seguir por esta nova Direcção: o Borussia de Dortmund há poucos anos era um clube falido, sem credibilidade, com uma massa adepta enorme, muito apaixonada mas vivendo decepções atrás de decepções, praticamente em risco de desaparecer, andando por lugares de despromoção, até que conseguiu parar para reflectir, analisar, definir uma estratégia, resistir e dar uma invejável 'volta por cima'.

De que forma?

Reorganizando o clube, racionalizando recursos nas várias áreas, reduzindo drasticamente custos, remodelando toda a estrutura do futebol, apostando fortemente na formação, potenciando os jovens da sua academia (sendo que Mario Goetze é provavelmente o melhor exemplo desse modelo), contratando e apoiando um treinador (Jurgen Klopp) com perfil de formador, disciplinador, carismático, e que, apesar de inevitáveis maus resultados iniciais - com muita contestação dos adeptos a pedir a sua demissão - acabou por dar títulos de campeão ao clube, um lugar na final da Champions deste ano - com um estilo de futebol atraente aplaudido por todos - mas sobretudo dotando o Borussia de uma cultura e uma mentalidade ganhadoras, valorizando jogadores, ainda por cima num país onde compete com uma das maiores potências futebolísticas do planeta: o Bayern de Munique.

Haja assim uma liderança firme e lúcida, racionalidade, profissionalismo, bom-senso, uma gestão cuidada dos recursos humanos à disposição, a devida paciência assente num discurso honesto aos adeptos com a assunção de que o clube vai ter que fazer um inevitável e incontornável jejum de títulos para se recentrar e reconstruír, e seguramente que os resultados aparecerão.

A outra hipótese que nos resta, e que claramente me parece indesejável, é a de persistir na gestão caótica adoptada por Godinho Lopes, sobretudo a nível desportivo, com contratações em massa e sem critério, esperando depois pela inevitável queda no abismo!

Nuno M Almeida
    Sangue LEONINO


23 comentários:

  • At 16/5/13 20:51, Blogger ana said…

    "e que, apesar de inevitáveis maus resultados iniciais - com muita contestação dos adeptos a pedir a sua demissão - acabou por dar títulos de campeão ao clube."

    Será desta que o presidente resiste à contestação? É que nisso somos campeões... a contestar e a despedir treinadores. Não há puto ou estrela firmada que evolua ou resista.

     
  • At 16/5/13 21:13, Blogger Verdao4958 said…

    O Ajax fez o mesmo, e acabou de ganhar o 3º campeonato consecutivo... Mas nós não precisamos de nos preocupar. O BdC com os investidores que já trouxe para o Clube e com aqueles que vai trazer para a SAD, vai fazer com que não nos preocupemos. Acredito que a massa angariada não dê para o Messi, mas certamente dará para o Ronaldo, ou vice versa

     
  • At 16/5/13 21:36, Blogger Relva said…

    Subscrevo integralmente o post. Agora duvido que seja conseguido, porque os adeptos do sporting, são diferentes, ou talvez só latinos, tal e qual o pais.
    Agora dinheiro, não vai existir, por isso ou esse caminho ou o fecho das portas, não á muito por onde escolher.

     
  • At 16/5/13 22:40, Anonymous Anónimo said…

    idem aspas aspas

     
  • At 16/5/13 22:45, Blogger Maria said…

    Que o Josualdo conseguiu maravilhas com a prata da casa,é um facto!
    Que os entendidos dizem que ele seria o homem indicado para fazer crescer e valorizar os nossos jovens,é um facto!
    Que apesar da época horrorosa ainda nos roubaram a ida à Europa,é limpinho,limpinho.
    Que os nosso concorrentes foram beneficiados, até na última jornada,é um facto.
    Agora, oxalá o Bruno tenha sucesso na resolução que tomar,quanto ao treinador!
    Ele terá compromissos eleitorais e o Professor não se vai sujeitar a ser comandado pelo Inácio.
    Merecemos força no interior do Sporting para enfrentarmos o normal e o "anormal" do nosso futebol.
    Viva o Sporting.

     
  • At 17/5/13 00:55, Blogger Peyroteo said…

    Há uma diferença muito grande: na Alemanha não há Capelas.

     
  • At 17/5/13 03:42, Anonymous Anónimo said…

    Convém também não esquecer isto: http://primeiraedicao.com.br/noticia/2013/05/08/bayern-de-munique-ja-salvou-borussia-dortmund-da-falencia

    Alexandre de Sousa Carvalho

     
  • At 17/5/13 08:37, Anonymous Anónimo said…

    Infelizmente, o Sporting nunca alcançará o sucesso do Borussia Dortmund, os campeonatos são diferentes, as mentalidades das pessoas são diferentes, as receitas de publicidade são diferentes, Portugal nunca será uma Alemanha. Portanto, desiludam-se os Adeptos que sonham com o modelo de sucesso do Dortmund, só com a aposta na formação o Sporting jamais voltará a alcançar um Título de Campeão. O Porto e o Benfica com as receitas que têm angariado nos últimos anos vão se distanciar cada vez mais do Sporting. O Sporting como Clube Grande que foi em tempos perdeu o Comboio da Competitividade desde o ano de 2009. Nunca mais conseguiu apanhar o Comboio dos outros dois Grandes, a distância para eles nos Campeonatos tem sido quase sempre à volta dos 30 ou 40 pontos. Comparar o nosso Plantel com os Planteis do Porto e do Benfica é uma disparidade brutal. Só com a entrada de Investidores externos é que o Sporting poderá aproximar-se dos outros dois grandes do Futebol Português. O Paris Saint Germain acaba de sagrar-se campeão de França graças ao Investimento Externo que entrou no clube há cerca de 2 anos atrás.

     
  • At 17/5/13 12:10, Anonymous Juve Boy said…

    Caro anónimo, refere-se ás mentalidades e depois confirma-o, o português consegue ser mesmo pequeno! Só a aposta na formação não fará de nós campeões? Mas você conhece o seu clube? E eu assumo que seja do Sporting, apesar da barbaridade " grande que FOI". Mas você tem que idade? Até onde acompanha o Sporting? Conhece-o como alguns aqui conhecem? Esteve com 3000 leões desconhecidos na invasão a Madrid? Ou viajou centenas de quilómetros para receber a equipa depois de uma MEIA FINAL da Europa, com trabalho no dia seguinte? Sabe ao menos o que é ser grande? Conhece o nome de Joaquim Agostinho? Livramento? Jordão? Balakov?Andorinho? Benedito? Gonçalo Alves? Já ouviu falar sequer de um tal GR que partiu o braço e terminou a partida em campo?

    Juntem 4 gerações de camadas jovens, com algumas saídas obviamente, mas com entradas também (Ghilas e Viana este ano por exemplo), e aí falamos. A solução é vender o clube na totalidade a "sheiks"?! Porra caralho! E o meu Sporting?!

     
  • At 17/5/13 12:17, Anonymous Anónimo said…

    não concordo com o último post.
    Somos e seremos uma potência futebolistica, mas roma e pavia não se fizeram num dia. Estabilidade, coerência, paciência e ambição aliada a uma gestão realistica, temos mais que matéria prima para sermos dos melhores da europa. nós os adeptos somos os 1ºs a destruir o que se faz de bem. tipico de tugas, só apoiam o cavalo que vai à frente, em vez de acreditar naquilo que se gosta e acredita. Sporting Clube de Portugal não acabou nem acabará! A saida do Jesualdo a confirmar-se não é tiro no pé, é uma consequência do que se quer com o que temos e o que queremos ter no futuro. Se fosse imprescindivel teria ganho todos os jogos desde que chegou e isso não aconteceu. Tiro o chapéu ao presidente que não era o meu candidato. FORÇA SPORTING ! UNIÃO SPORTINGUISTAS! VAMOS VOLTAR EM GRANDE!
    João Silva , Braga

     
  • At 17/5/13 15:09, Anonymous Anónimo said…

    Também já ouvi falar que os nossos novos amigos nos vão ajudar com cacau como os de Munique ajudaram os do Dortmund. O que não ajuda nada à bilhética é esta cena de trocar o Jesualdo por um treinador da Trofa. Ao menos com a corja era logo de Bielsa para cima. Mas depois a corja fugiu e chegou o nosso salvador que nunca ninguém ouviu falar em soluções. Amen.

     
  • At 17/5/13 18:24, Blogger bola-9 said…

    um senhor treinador,para ganhar dinheiro posso ganhar mais em outros sitios.

    http://www.marca.com/2013/05/17/futbol/equipos/athletic/1368791633.html

     
  • At 17/5/13 20:26, Blogger Sporting até morrer said…

    Apesar de estarmos apenas no campo da hipóteses e porque nem o 6º lugar termos assegurado na classificação, espero que os jogadores, equipa técnica e dirigentes percebam que a presença nas competições europeias ainda é possível com base numa mais que provável incapacidade de o Guimarães vir a cumprir os critérios da Uefa para lhe ser concedida licença para participar na próxima edição da Liga Europa.

    Caso esta hipótese venha a ser uma realidade, não gostaria de ver o Sporting desaproveitar uma última e remota hipótese por não alcançar a vitória no terreno do último calssificado deste campeonato.

    O grupode trabalho tem que encarar a última partida como se tudo ainda estivesse em aberto.



    "A UEFA esclareceu, esta sexta-feira, que o licenciamento dos clubes para as competições europeias "é analisado caso a caso", num processo que começa sempre pelas federações filiadas.
    "Não temos uma legislação fechada. No processo de licenciamento, analisamos caso a caso, embora as candidaturas às competições europeias têm sempre primeiro entrada por via das federações", explicou à agência Lusa fonte do organismo europeu.
    Sem querer particularizar, a mesma fonte assegurou que "nada está definido antecipadamente", pelo que "ninguém pode dizer à partida que determinado clube está impedido em participar nas provas organizadas pela UEFA".

    Apesar de assegurada a presença nas competições europeias via final da Taça de Portugal (o adversário, o Benfica, vai disputar a Liga dos Campeões), subsistem dúvidas da participação do Vitória de Guimarães por causa do sistema de licenciamento de clubes e dos regulamentos de "fair-play" financeiro da UEFA.
    Estes dizem, no seu ponto quatro da alínea e) do nono anexo, que "se o clube que se está a candidatar ou qualquer empresa associada estiver a receber, ou já tiver recebido, proteção dos credores nos doze meses anteriores, o pedido de licença deve ser recusado".

    O Vitória de Guimarães está sob um Sistema Extrajudicial de Recuperação de Empresas (SIREVE), ex-Procedimento Extrajudicial de Conciliação (PEC), desde julho de 2012, aprovado pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), plano que permitiu ao clube minhoto diluir no tempo as dívidas para com os seus credores (Estado, banca e privados)."

    SL
    José

     
  • At 18/5/13 00:08, Blogger Peyroteo said…

    Como está a história do Pavilhão do Sporting?
    Alguém sabe???

    O FCP acaba de vencer mais um campeonato de uma modalidade de pavilhão, no caso Andebol, ao bater o Benfica em casa.
    Mais uma vez cabeçudos a bombos da festa.
    Podiam empatar mas foram perder e não por 1 ou 2 golos, mas exactamente pelos 3 golos que o FCP precisava!

    Quem acompanhar os jogos percebe que é FUNDAMENTAL um pavilhão próprio, é absolutamente decisivo.

    O Sporting apesar de estar a ser a melhor equipa da fase final, partiu atrasado em relação ao FCP e SLB e já não tem hipótese de ser campeão.

    Estou absolutamente convencido que termos de volta uma "Nave de Alvalade" era absolutamente decisivo nestas modalidades renhidas.
    Muitos títulos nos têm escapado porque no limite dos limites não temos uma casa mesmo nossa.
    Mas pronto.

     
  • At 18/5/13 01:06, Anonymous Anónimo said…

    Será que o BdC conseguirá transformar o SPORTING no AEK português? Tudo leva a crer que sim. Esperemos que a Virgem de Fátima, como diz o outro, não o permita.

     
  • At 18/5/13 02:49, Anonymous GF said…

    Será que o Jesualdo Ferreira, caso o Godinho Lopes tivesse continuado, tinha ganho tantos jogos??

    Sinceramente, penso que não. Não quero tirar o mérito ao Jesualdo mas penso que a nova direcção ajudou a estabilizar a equipa/clube. Pode ter sido circunstancial, não sei, só o tempo dirá.

    Um bom treinador é sem dúvida importante mas, na minha opinião, a estrutura é mais importante. Uma boa estrutura facilita o trabalho do treinador.

    Vamos ter paciência, aguardar e ver o que esta direcção pode fazer com ou sem Jesualdo.

    Estaremos cá para apoiar ou criticar caso seja necessário.

    O Sporting está acima de qualquer treinador, jogador ou presidente.

     
  • At 18/5/13 08:03, Anonymous Anónimo said…

    Este Sporting que o Sr. Bruno de Carvalho quer transformar num Clube de média dimensão não é o meu Sporting, e já lá vão mais de 30 anos a sofrer por este Clube. Só com a aposta na formação este clube jamais voltará a ganhar títulos, os bons jogadores que saírem da formação serão rapidamente vendidos visto que o Clube não tem condições para os manter durante muito tempo, o dinheiro que vier dessas vendas vai ser utilizado na amortização da dívida à Banca, e jamais irá ser investido na equipa de futebol visto que esta vai ter como base sempre a dita formação. Não se esqueçam que o Sporting não é todos anos sempre campeão nos escalões de formação. E Ronaldos e Nanis não aparecem todos anos. Continuem a sonhar com a formação. Fomos campeões ao fim de 18 anos não foi com a formação foi com jogadores de grande qualidade que vieram sobretudo da América do Sul, exemplos, André Cruz, Duscher, Acosta, Quiroga, César Prates entre outros. Portanto, continuem com a formação e vão ver onde é que o Porto e o Benfica vão continuar a estar. De que serve ao Sporting Clube de Portugal ter um Presidente que não tem um tostão furado. Continuem a adorar o Homem, quando acordarem avisem-me sff...

     
  • At 18/5/13 08:36, Blogger Duarte said…

    Convém relembrar aos mais esquecidos, que o Sporting com Paulo Bento, ficou consecutivamente em 2º lugar durante 3-4 épocas, além de outras tantas taças de Portugal e jogando com um onze inicial, maioritariamente formado no clube. É certo que todos queríamos era o campeonato, mas só não aconteceu porque a arbitragem em Portugal está viciada. A formação é o único caminho para o sucesso. Outro caminho será a ruína e o fim do Sporting. Neste momento estou com Bruno de Carvalho, só espero que o dossier do treinador seja bem resolvido. Cheira-me que Inácio vai começar a borrar a pintura, senão veja-se a renitência do Jesuldo em assinar. Leonardo Jardim não me parece um líder com autoridade para encabeçar este projecto, e apesar de ser pragmático, não promove um futebol atractivo que encha o estádio. Preferia antes o José Peseiro, ou quiçá, um Marco Silva que me parece um treinador jovem, mas determinado, respeitado, ambicioso, para abraçar este projecto por vários anos. Se eu pudesse escolher, procurava um treinador experiente e conhecedor do nosso futebol, e de craveira. Ocorre-me um, mas que, infelizmente, foi mal amado em Portugal e para mim continua a ser o treinador que mais aprecio do nosso futebol: Fernando Santos. Saudações leoninas

     
  • At 18/5/13 11:58, Blogger King Lion said…

    Um exemplo a seguir !....pois mas parece que a palhaçada já vai começar com mais uma mudança de treinador.Esta situação do Jesualdo faz-me lembrar que por promessas eleitorais o Vilarinho não progorrou o contrato com o Mourinho e depois foram os resultados que todos sabemos.Agora por razões eleitorais com a entrada de Inácio mais uma nova estratégia ,mais um novo treinador e possivelmente daqui a 3 meses mais uma dança de cadeiras!...É este tipo de política que está a falir completamente o Sporting.

     
  • At 18/5/13 12:32, Blogger Sporting até morrer said…

    Anónimo das 08h03 diz "Este Sporting que o Sr. Bruno de Carvalho quer transformar num Clube de média dimensão não é o meu Sporting."

    Pergunto-lhe qual foi o Sporting que a anterior direcção deixou aos sportinguistas?

    Deixou-nos um Sporting a lutar pelo título ou um Sporting a lutar para não descer?

    Aquilo que descreve (venda dos jogadores da formação) é o que tem acontecido há 20 anos neste clube, por isso acusar a actual direcção dessa política é atirar culpas para quem não as merece.

    Mas sim, certamente se vai continuar a ver a saída de jogadores da formação, até porque os jovens deste e de outros clubes têm todos a ambição de jogar nos grandes campeonatos europeus, com estádios cheios todos os fins-de-semana e jogos de alto nível.
    Alguém os pode proibir de ter esse sonho aliado a melhores condições económicas?

    Por outro lado, qual o clube português que consegue segurar os seus jogadores contra os ricos clubes ingleses, franceses, russos ou mesmo espanhois e alemães?
    Nem o Benfica e Porto seguram os seus, será o Sporitng a conseguir segurar os seus jogadores? Com que dinheiro?

    E sim, concordo igualmente que só a nossa formação dificilmente tornará Sporting campeão novamente.
    Mas também não vi ninguém da actual direcção dizer que o futuro plantel vai ter só jogadores da formação.
    Para já, o único jogador vendido do actual plantel foi RWW e ainda foi na era Godinho Lopes.

    Espero que Moutinho seja vendido pelo Porto (Tottenham ou Monaco), e haja um reforço de orçamento para a próxima época, permitindo segurar jogadores como Patrício, Capel, Rojo, Rinaudo, Bruma, Dier, Ilori e outros, pedras base do futuro Sporting.

    Igualmente espero desta Direcção a capacidade para captar o dinheiro de investidores conforme promessa eleitoral, dinheiro esse que apenas poderá ser aplicado na aquisição de jogadores para reforço do plantel.

    SL
    José

     
  • At 18/5/13 18:16, Anonymous Anónimo said…

    SAM escreveu;
    Nem o Benfica e Porto seguram os seus, será o Sporting a conseguir segurar os seus jogadores?
    pergunta-se... porque temos de nos comparar inferiorisamdo-nos sempre? Com o mal ou o bem dos outros podemos nós bem. Preocupemo-nos é com aquilo qie é prometido pelo BdC e vamos a ver se cumpre ao menos uma promessa

     
  • At 18/5/13 18:38, Blogger Sporting até morrer said…

    Sim, nem o SLB e FCP seguram os seus.
    Javi Garcia, Hulk, Witsel, Falcão, etc, são exemplos de jogadores que não conseguiram segurar porque os valores apresentados a jogadores e clube são irrecusáveis.

    A cegueira é tanta em querer dizer mal que até aqui vêem uma comparação a inferiorizar-nos face a outros...
    os outros...
    Quanto ao BdC, tens que descrever quais são as promessas que queres que cumpra, mas de preferência mete nome e não venhas para aqui como anónimo.

     
  • At 19/5/13 02:24, Anonymous Anónimo said…

    Não Sou obrigado a identificar-me ó Parvalhão do Sporting até Morrer, vai lamber os tomates ao teu Amo!!!

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home