"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, novembro 01, 2012

Momento decisivo!


Falar do Sporting da actualidade, e eu por razões óbvias e para não falar a quente, tenho-me mantido ausente da blogosfera, de forma a tentar ser racional, é um exercício muito complicado!

Depois de eleito em Março de 2011 naquelas que foram as eleições mais disputadas da História do nosso Clube, a verdade é que muito pouco, quase nada, tem corrido bem à actual direcção, sobretudo na área mais sensível e a verdadeira mola real: o Futebol

Depois de se reunir dos nomes de Luis Duque e de Carlos Freitas para conquistar o "coração" dos associados - eu nunca me inclui nos apoiantes - a verdade é que ano e meio e cerca de 70 milhões de euros de gasto em jogadores na sua maioria rudimentares e de diversas proveniências, eis que Luis Godinho Lopes achou que tudo teria de mudar, tendo pelo menos a mais valia de ter percebido, quiçá um pouco tarde, que o rumo não poderia ser esse e que o aventureirismo de Sá Pinto a treinador poderia, como se comprovou ter um efeito devastador ao grupo de trabalho, como se constata nas afirmaçoes de alguns jogadores.

Agora chegou Franky Vercauteren e o Presidente diz assumir um regime presidencialista. Queria ser optimista com tudo isto. Vejo-me no entanto, não a criticar porque sim, mas a temer que Luis Godinho Lopes não tenha carisma para desempenhar esse "regime" com sucesso e a achar que o belga, qual desconhecedor da realidade do nosso futebol não tenha tempo para lhe ser concedido estado de graça.

Chamou com ele para director do futebol o ilustre advogado e desconhecido sportinguista e homem do futebol Paulo Farinha Alves. Assumo que estou céptico em relação a tudo isto e sinceranente penso que não seria de todo impensável Luis Godinho Lopes convocar eleições e tentar legitimar-se com outra gente, se para isso os associados estivessem pelo ajustes.

Já siram Paulo Pereira Cristóvão, Carlos Barbosa, Luis Duque e Carlos Freitas. Foram cooptados Silva e Costa e João Pessoa e Costa. Outros que ainda restam também já estiveram na porta de saída. Não será casos a mais para tão pouco tempo? Acho que sim... daí temer pelo futuro e acreditar muito pouco, quase nada nesta continuidade.

O que desejo no imediato é que no domingo em Setúbal seja dada a volta aos meus resultados. Quanto ao resto, mais do que reuniões do Conselho Leonino, prefiro uma discussão mais ampla sobre o futuro do Sporting!

Juvenal Carvalho
    Sangue LEONINO


24 comentários:

  • At 1/11/12 20:47, Anonymous Anónimo said…

    Muito bem!
    É dessas análises, calmas, e ponderadas, que o Sporting necessita.
    Eleicões já,só se houver um terramoto.
    Não votei,portanto não sou apoiante do GL,mas na última entrvista que deu,disse uma verdade que deverá estar no nosso pensamento:não podemos continuar a gastar rios de dinheiro com a miragem de ganhar campeonatos...para o ano.
    Há que organisar primeiro,criar estruturas sólidas e trabalhar nos bastidores,não venha um lucilio qualquer roubar todo o esforço dispendido.

     
  • At 1/11/12 21:00, Blogger Sporting até morrer said…

    Caro Juvenal,

    Quase duas horas depois de escreveres o teu post, nem um único comentário...
    Parece-me sintomático da falta de vontade que os sportinguistas têm neste momento de falar do seu clube.

    No entanto, e porque explicaste de forma resumida todo o erro que tem sido o projecto Godinho, vale a pena lembrarmo-nos que muitos foram os que avisaram que isto poderia ser a continuação do péssimo trabalho de JEB e que devia ser dado, em Março de 2011, um novo rumo ao clube.

    Tu votaste Dias Ferreira.
    Eu votei Bruno de Carvalho.
    Outros votaram Abrantes Mendes ou Pedro Baltasar.
    Muitos de nós votaram pela mudança, mais precisamente 2 em cada 3 votantes.
    Mas isso não aconteceu.
    Curiosidades da já famosa "democracia leonina"

    Com a "vitória percentual" de Godinho Lopes, quis crer que mesmo assim havia hipóteses de pelo menos as épocas seguintes serem de melhoria.
    Não seria assim tão difícil face ao investimento feito e pela "garantia" que alguns dos nomes do projecto nos poderiam dar.

    Ao contrário de ti, acreditei que Luís Duque pudesse ser o verdadeiro homem do leme futebolístico.

    Acreditei ao mesmo tempo que o treinador contratado foi a melhor opção dos 5 homens que se apresentaram a votos e poderia colocar a equipa a jogar bom futebol.

    As contratações, com elevados custos, também animaram as hostes sem dúvida.


    A verdade é que aquilo que apelidámos de saco de gatos (lista de Godinho Lopes), se revelou um desastre total tão mau ou pior que JEB.

    Neste momento, com todas as saídas dos homens que deram a vitória a GL, apenas sobre mesmo ele, GL.

    O projecto que foi vendido ao Sporting para o triénio não existe e é neste momento um projecto "one man show", de alguém que se julga conhecedor de futebol e que quer copiar a gestão de Pinto da Costa.

    GL é alguém em quem não confiava pelo seu passado e que após todos estes episódios, revela-se enquanto líder e gestor (de dinheiro e homens), um verdadeiro desastre.

    Como referes, é necessária uma discussão muito mais ampla sobre o futuro do Sporting.

    O Sporting, ao ritmo que se está a endividar, não durará muitos mais anos.

    O Sporting como o conhecemos terá de ser refundado tal como foi feito com o Salgueiros, sem estádio, sem academia, sem qualquer património.
    Numa qualquer 3ª ou 4ª divisão portuguesa...

    O Sporting precisa urgentemente de ser gerido com competência.

    Sei que poderá ser uma dica com muito trabalho pelo meio, mas, enquanto responsável do Núcleo de Paço de Arcos, talves possas iniciar os estados gerais do Sporting Clube de Portugal...antes que seja tarde.

    Grande abraço!

    SL
    José

     
  • At 1/11/12 21:09, Blogger Fanas said…

    Não concordo com algumas zonas do texto , mas subscrevo por inteiro o titulo: momento decisivo. Decisivo porque GL gastou os cartuchos todos , não tem mais margem para errar. Acredito que tenha tomado em relação a Duque e Freitas uma posiçao de força com um argumento que seria mais ou menos este: vocês já escolheram 2 vezes e enganaram-se , agora é a minha vez.Sendo isto verdade ou não é facto que não tem mais ninguém a quem inputar responsabilidades , mais ninguém com quem dividir culpas.Agora é só com ele , são só suas as escolhas e as responsabilidades também.Se falhar resta-lhe seguir o caminho de PPC, Barbosa , Duque e Freitas , a demissão e consequuente convocação de eleições.Para bem do Sporting espero que não seja preciso.

    SPORTING SEMPRE !

     
  • At 1/11/12 21:40, Anonymous Anónimo said…

    Começa com a mentira do costume 70 Milhões? Porquê? Porque já foi dita muitas vezes? Em jogadores é menos de metade. Segue-se um que garante que 2 em cada 3 sócios não votaram GL e que a única solução passa pela refundação na 4ª divisão e querem discutir o SCP? Só se for com surdos!

     
  • At 1/11/12 21:56, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Anónimo,

    Vejo que está bem informado sobre números do Sporting. Como eu de nada sei, só pelo nque leio nos jornais e tenho muitas dificuldades em matemática. E como vejo que é um homem de enorme seriedade e que não se coíbe de chamar mentiroso a quem não conhece - julgo eu - diga-nos lá quanto foi mesmo.

    José e Fanas,

    Tendo vós formas diferentes de ver o SCP mas em comum a mesma paixão. Deixo um abraço e SL

     
  • At 1/11/12 22:36, Blogger Álamo said…

    Estimado amigo Juvenal,

    Li com muita atenção a tua crónica, assim como os comentários subsequentes.
    A tua opinião é muito importante para mim. Porque vives e respiras Sporting. E esse facto, aliado à proximidade e conhecimento que terás sobre o momento complicado que o Sporting vive, acentua o valor e o impacto do teu pensamento. Nesta condição e pelo que referes na crónica, creio que também não colocarás o cenário de eleições antecipadas, como exigível e muito menos recomendável neste momento. Também assim penso e confesso-te até que tenho mais medo dessa possibilidade, que o medo que confessas desta continuidade.
    Agora, centrando-me apenas na situação actual e colocando de lado todos os episódios de demissões e afastamentos que sabemos, porque o passado é letra morta, expressando-te a minha solidariedade sobre a não razão de ser do Conselho Leonino - orgão desnecessário, inócuo e cuja existência apenas serve interesses de pretensos notáveis e gera divisionismo -, perdoarás que de ti discorde quanto à oportunidade de uma discussão mais ampla sobre o futuro do Sporting. Penso na inevitabilidade e suprema necessidade dessa ampla discussão. Mas não agora. Porque exactamente o Sporting viverá, no meu entender e como bem titulas a tua crónica, "UM MOMEMTO DECISIVO" !...
    Mas não será decisivo pelo facto de no próximo domingo termos de defrontar o V. Setúbal. Isso será apenas mais um jogo. Se ganharmos, será óptimo por todas as razões. Mas se isso voltar a não acontecer, não será por isso que o futuro será hipotecado.
    Quer-me parecer que desde João Rocha, nenhum presidente teve a coragem de carregar sobre os seus ombros "TODA A RESPONSABILIDADE" como Godinho Lopes acaba de fazer. Todos os outros foram sucessivamente repartindo essas mesmas responsabilidades e escolhendo a preceito a hora de as endossar a outros, na tal linha de continuidade que tu e eu e muitos milhares de outros sempre abominámos. Agora, Godinho Lopes assumiu por inteiro o Sporting. E eu penso que, tenha ou não competência, rodeie-se bem ou mal por gente competente ou não, encontrar-se-á, ele sim, no "momento decisivo" do seu mandato! Ou triunfa e naturalmente será reeleito, ou fracassa e terá de dar lugar a outro! Na minha modesta opinião, se bem fizer a cama, nela se deitará e a nós sportinguistas, deverá caber a suprema responsabilidade de lhe dar essa oportunidade, se não fôr com aplausos, ao menos com um civilizado e atento silêncio. É o que penso.

    Um grande, amigo, solidário e leonino abraço.

     
  • At 1/11/12 22:42, Blogger RFM said…

    Juvenal Carvalho

    Seja benvindo

    Aceito a sua descrição no post com respeito.

    Mas ao dizer que tem estado ausente da blogosfera e em nada ter opinado sobre o mal-estar do Sporting....deixe-me que lhe diga..Não acredito.!
    Pode evitar de se pronunciar aqui neste ou noutro blog mas pelo menos na sua vida social tenho a ceteza de que sim.O que é normal.
    O seu (nosso) Sportinguismo não se mede por Bitolas ou com termómetros entre outras formas.Respeito.
    Mas isto vai de mal a pior...

    Para mim..Eleições já e agora !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que perdia o Sporting com isso?!
    Os Banqueiros não querem..éh?
    Teria de ser com gente nova pois ainda poderia salvar-se o Sporting, mas com a continuidade e teimosia da Pandilha instalada..vamos ao fundo.
    Um abraço.

     
  • At 1/11/12 23:15, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Juvenal

    Aprendi com o tempo e ao dar o peito as balas cada vez que posto um artigo de opinião que há sportinguistas preocupados com o Sporting e outros sportinguistas preocupados com eles no Sporting. É nesse prisma que deves englobar o anónimo das 21.40.
    Gente há , interessada em perpetuar o tachinho ou mama. Aquilo que lhe quiseres chamar. O Sporting para eles nao interessa. Interessa sim viver à custa dele e de preferencia conseguir lá meter os amigos. Não importa competências mas sim favores , compadrios e claro passear e viver a custa de um clube centenário com milhões de adeptos. A ultima reorganização no jornal do clube é bem elucidativo do jogo de CUNHAS que se tornou o clube. Há muito que rigor e competência é palavra desconhecida no vocabulário desta gente. Temo que projectos como o sportingTV nao seja mais que um projecto para justificar gastos. Como foi a criação da SAD e dos seus dispendioso tentáculos....

    O Sporting precisa de refundar é mentalidades. Queremos continuar a viver à grande e gastar aquilo que nao temos na ânsia de acompanhar no presente os rivais sem tentar construir um futuro que nos torne mais forte. É um caminho difícil mas necessário. Dar dois passos atras para dar 5 em frente. Nao assumir candidaturas , limpar o plantel de jogadores caros e amorfos e apostar verdadeiramente na prata da casa com um treinador competente. Baixar significativamente os custos , pagar as dividas e ter lucro e só depois de estar essa condição consolidada avançar para projectos mais ambiciosos. Andamos à anos a querer dar passos maiores que as pernas. Ter a coragem de assumir fraquezas não nos tonara num 2 Belém , evitara sim que isso aconteça. E sei que seja qual for a equipa que entre em campo com a mais linda camisola do mundo lá estaremos para apoiar. Abraço

    SL

     
  • At 2/11/12 00:38, Blogger King Lion said…

    Momento decisivo ?,sim o Sporting vive agora mais um momento decisivo caracterizado por uma alteração da estratégia por parte de Godinho Lopes ao tomar "conta" do futebol.

    Depois não de 70 mas sim de 35 milhões de investimento em jogadores os objectivos estão todos falhados.Godinho Lopes já não tem mais margem de erro e se as exibições da equipa de futebol continuarem miseráveis a probabilidade de se realizarem eleições antecipadas é um cenário que se deve colocar.

    Cada qual tem as suas ideias e defende-as da forma que quiser mas neste blog pode-se colocar um post sobre qualquer assunto que os comentários acabam sempre por dar ao mesmo,isto é,guerras e guerrinhas,tachos e tachinhos,eu não gosto deste,aquele não gosta do outro, o outro também não gosta de ninguém,o da oposição é que é o inteligente,o que votou no Godinho é que é o burro,as pessoas não gostam umas das outras e como tal o Sporting anda sempre a viver sobre brasas.

    Será que o ambiente de que se vive nos blogs do clube e que depois é transportado para o estádio, eque depois é transportado para as assembleias gerais, e depois é transportado para as eleições é benéfico para o clube ?.Não me parece.

    Numa coisa acho que já todos percebemos é que no nosso clube fala-se demais e trabalha-se de menos e como o momento do nosso clube é altamente negativo seria de bom tom que alguém da direcção manda-se pura e simplesmente mandar calar os jogadores.

    Primeiro porque o que eles dizem sobre o Sá Pinto já todos nós sabemos, só não dizem o mesmo do Oceano porque esta vai continuar na equipa técnica,e segundo porque as suas declarações só vão ridicularizar o clube e criam ainda mais instabilidade.

    Mas como o clube anda sem rei nem roque, cada qual diz o que quer e o que lhe apeteçe, assim torna-se muito difícl gerir um clube ou uma empresa.Nesta semana aprendi uma coisa com o Sporting,quando um clube anda mal manda os seus jogadores de férias,vou tentar aplicar esta medida na minha empresa pois quando os resultados estiverem aquém do esperado vou fechar a empresa e dar férias aos meus funcionários porque depois tudo vai melhorar...Parece anedota mas é verdade !...



     
  • At 2/11/12 00:41, Blogger King Lion said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 2/11/12 00:42, Blogger King Lion said…

    Desculpem o português !...

     
  • At 2/11/12 00:52, Anonymous Anónimo said…

    Só faltava um merceeiro a querer que o futebol dê lucro.

     
  • At 2/11/12 08:42, Blogger Mike BlitzGreen said…

    King Lion

    Ao que parece deu-lhes folga no dia seguinte ao jogo mas acho que lhes está a tratar do pelo. Basta ver o comentário do Viola no Twitter (ou FB ñ tenho a certeza) que estava tão cansado que teve que dormir a sesta....
    O facto do treinador ñ ter nome ñ quer dizer que ñ possa ter sucesso ou pelo menos recuperar a equipa. Pode haver jogadores sobre-valorizados mas falta ali muita auto-estima.

    SL

     
  • At 2/11/12 10:26, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Fico feliz que este meu post tenha trazido a opinar amigos e sportinguistas que vivem o Clube com paixão. É saudável discutir Sporting longe dacapa do anonimato, e mesmo divergindo, a troca de opiniões vale muito.

     
  • At 2/11/12 11:17, Anonymous Anónimo said…

    Este blogue está como o SCP: FRAQUINHO, FRAQUINHO, FRAQUINHO!!!

    Afinal eu tinha razão sobre o meu nick!


    Farto-me de rir ao ler certos comentários, sobretudo daqueles gajos que zurziam no Paulo Bento a torto e a direito e agora querem lá voltar.

    E falam de CUNHAS e outras alarvidades. Coloquem a mão na consciência???


    Assinado: Fantasma das Eleições Futuras

     
  • At 2/11/12 13:02, Anonymous Anónimo said…

    Mas colocava-te a mão na tromba oh lambuças.....

    Ass: enrabador dos fantasmas das eleições futuras......

     
  • At 2/11/12 13:23, Anonymous Anónimo said…

    HA,HA,HA

    Um fantasma lambuças!!!

    Tens consciência que um fantasma é uma coisa etérea?

    Assinado: Fantasma das Eleições Futuras

     
  • At 2/11/12 13:27, Blogger leão irredutível said…

    pois na minha opinião, que vale o que vale, aqui o amigo franky se é um bom treinador (não percebo da matéria)vem atrasado muitos anos, já de antes da era P.B..
    para mim, há muitos anos, aq grande prioridade é um treinador feito, competente, que seja a âncora da equipa, em quem os sócios possam confiar e acreditar e dar-lhe tempo, então.
    e depois acho que ou temos uma gestão de qualidade, para comprar barato e vender caro, ou não saimos deste caminho.
    como noutras actividades, quem o ganha não é o produtor mas o intermediário.
    não acredito na academia, os bons jogadores que criamos foram ser campeões noutro lado ( o barcelona cria-os mas tem dinheiro para os manter; o figo e o ronaldo sairam por uma tuta e meia...). se aparecer um potencial grande jogador, ainda está no berçário já está transferido, passe a caricatura.
    esta politica (contar com a academia como a via principal, pior ainda se única) desportiva é comparável com a do governo, cujo resultado, de braço dado com o desperdício dos governos anteriores (tal como no sporting!), na minha opinião, conduzem simplesmente à ruína total.
    e ainda há a questão da corrupção, uma das causas major da desgraça do passado próximo ( como muito bem era historiado há dias no blog quintadelduque - factos aliás por demais conhecidos de todos, mas nunca devidamente valorizados. ainda há sportinguistas que acham que se perdermos por 5, mesmo que tenhamos sido vergonhosamente roubados pelo árbitro há que comer e calar!)

     
  • At 2/11/12 13:31, Blogger King Lion said…

    Miguel Damas

    Esperamos bem que as coisas entrem nos eixos e que os treinos deixem de ser aulas de ballet !...

    Quanto ao problema dos jogadores poderem estar sobrevalorizados e com baixa-autoestima tenho-te a dizer que não há desculpas para tão mau rendimento.Ao menos poderiam ter orgulho pessoal mas estes filhos da puta só tem orgulho pessoal na conta ao fim do mês.

    Baixa-autoestima é para aqueles que ganham 500 ou 600 euros ao fim do mês, que vivem um sem número de dificuldades e ainda pagam as quotas a estes filhos da puta que nem sequer se fazem aos lances da bola parada.É revoltante o que se vê no Sporting.


     
  • At 2/11/12 14:36, Blogger Mike BlitzGreen said…

    King Lion

    Não estou a desculpar ninguem. Há muito que digo que pressão é para quem trabalha sem saber o dia de amanhã e levar para casa 400 ou 500 euros com agregados familiares de 4 ou 5 pessoas. Disse apenas que apesar de achar que há jogadores que nunca serão aquilo que quiseram vender deles podem sem duvida jogar muito mais do que aquilo que por hoje jogam.
    Não conheço o trabalho de Vercauten (jogador que admirei) por isso vou dar tempo ao tempo para ele poder apresentar o seu trabalho.

    Ao anónimo que me chama de merceeiro e que acha que é uma ilusão ganhar dinheiro no futebol talvez fosse bom meter os olhos no Borussia de Dortmund. Por onde andava e por onde anda hoje em dia, batendo-se de igual para igual com um colosso chamado Bayern que gasta aquilo que quer.

    Ao fantasminha brincalhão, nunca em ponto algum coloquei em causa a politica de apostar claramente na formação. Critiquei sim o treinador Paulo Bento que foi e continua a ser incapaz de potenciar os jogadores que até teve coragem de ir buscar.
    Todos os jogadores com ele regrediram. Sei que há larga franja de adeptos que continua a ver Paulo Bento como o D.Sebastião Leonino. Deve-se claramente incluir o fantasminha no grupo. Continuo a achar que apesar das taças ganhas o treinador Paulo Bento é mediano e aproveitou em largo tempo aquilo que Peseiro deixou de bom. Tal como Sá Pinto aproveitou o pouco de bom que Domingos deixou.

    Há anos que andamos nesta luta de galos, tenho eu razão e tu não tens e vice-versa. Eu não quero entrar em discussões improdutivas com ninguem como o fiz em tempos passados. É imperativo todos juntos dar ideias e debater Sporting para que possamos sair deste pesadelo.

    Não votei GL e critiquei até aqui o seu projecto e quem o acompanhou no futebol. Não sei quem o estará a aconselhar nem sequer sei se ele consegue tirar o clube deste marasmo onde caiu. Uma coisa é certa. Nunca desejarei derrotas do meu clube apenas para vincar ou prevalecer a minha opinião. E estarei sempre presente no estádio pois é o lugar para se ver e viver o Sporting.

    Muita gente ataca apenas e só pela opinião contraria ou por criticar. Mas em ponto algum da minha vida e apesar de há muitos anos votar sempre em quem perde as eleições virei as costas ao meu\nosso grande amor. Tenho as quotas em dia e cartão dourado de lugar de leão. 10 anos seguidos a renovar o lugar e a esperança independente a nomes tanto directivos como de treinadores ou de jogadores.

    SL

     
  • At 2/11/12 14:43, Anonymous Anónimo said…

    Mas alguém aqui debate o Sporting???

    Isso foi noutros tempos, em que o blogue tinha alguma qualidade e em que os comentários tinham alguma substância.

    Tempos houve, em eleições passadas, que houve aqui grandes trocas de ideias e que até serviram para campanhas eleitoarais.

     
  • At 2/11/12 16:31, Anonymous Anónimo said…

    Cambalhotas, tachos e lucro. Na Alemanha Pinto da Costa tinha sido preso há mais de 20 anos.

     
  • At 2/11/12 16:44, Anonymous Anónimo said…

    ANDAVAM A COÇÁ-LOS NOS TREINOS AGORA VÃO VER O QUE É TRABALHAR! FORÇA VERCAUTEREN METE ESSES MENINOS MIMADOS NA ORDEM!

    http://www.sportingapoio.com/jelle-vossen-ai-de-quem-nao-ande-na-linha-com-vercauteren/

     
  • At 2/11/12 17:46, Blogger Fanas said…

    Se o que o Vossem diz do Franky corresponder á verdade é meio caminho andado para que as coisas melhorem e muito. Disciplina, rigor e trabalho são fundamentais para obter sucesso.Só depois veem as questões técnico/tácticas e eu ai calo-me porque sou analfabeto na matéria.
    Força Franky.


    SPORTING SEMPRE !

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home