"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, julho 01, 2012

Parabéns, Sporting Clube de Portugal!



Fundado em Lisboa em 1 de julho de 1906: 106 anos de relevo na vida desportiva portuguesa e internacional.

"QUEREMOS QUE O SPORTING SEJA UM
GRANDE CLUBE, TÃO GRANDE COMO
OS MAIORES DA EUROPA"

Enquanto adepto desde que me conheço - e sócio há 28 anos - confesso que estas palavras do fundador me parecem cada vez mais uma quimera ou uma longínqua utopia, sobretudo enquanto adeptos, sócios e dirigentes não se consciencializarem que só unidos voltaremos à grandeza de outrora. Somos grandes, é verdade, mas poderíamos ser bem maiores se todos remássemos para o mesmo lado! Todos! Sem excepção!

Tenho pena que egos neste clube sejam tão inchados que levem a que alguns - que poderiam ser decisivos e fundamentais na vida do clube - continuem apenas a olhar para o seu umbigo e a desprezarem os reais e supremos interesses do clube, enredados em guerras de capelinhas e conspirações de corredor!

Temos gente com muito valor na massa adepta e associativa, mas o estigma e o cunho da nobreza que estiveram na génese deste clube continuam (infelizmente) bem vivos. É pena, porque aquilo que esta instituição neste momento mais precisa é de humildade, sobriedade, discrição e muita vontade de trabalhar. Enquanto isso os punhos de renda persistem na sua senda pessoal de aniquilação de uma instituição centenária, talvez porque como um dia um iluminado da nação leonina afirmou: só há espaço para dois grandes clubes em Portugal!

Não levem a mal o desabafo em dia de comemorações só que custa muito assistir a este rumo suicidário há muito traçado e tão escruposamente cumprido por alguns. Mas também como um 'estimado anónimo'  recentemente escreveu, este é um blogue de atrasados mentais, pelo que ninguém valoriza ou tem em conta o que por aqui meros sócios apaixonados vão escrevendo, em meros exercícios de catarse individual.

Numa coisa continuamos a ser um clube pródigo: em ter gente que não sabe respeitar os outros e as suas opiniões, e que é mestre no insulto e no achincalhamento, quase sempre a coberto do anonimato fácil e cobarde. E ainda temos os habituais maniqueístas de serviço, aqueles que só conseguem ver a realidade a preto e branco, já que para eles apenas se pode ser ou apoiante das sucessivas direcções ou acérrimo acólito da oposição. Pois bem, para esses tenho uma novidade: também há aqueles que, tal como eu, não pertencem nem nunca pertenceram a qualquer facção e apenas desejam o melhor para o clube...

Godinho Lopes (João Relvas/Lusa)

Nuno M Almeida
    Sangue LEONINO


8 comentários:

  • At 1/7/12 17:51, Blogger Fanas said…

    Pelo desculpa ao Nuno Almeida pela cópia mas é isto que eu também reivindico para mim .

    " também há aqueles que, tal como eu, não pertencem nem nunca pertenceram a qualquer facção e apenas desejam o melhor para o clube "

    VIVA o SPORTING CLUBE de PORTUGAL !

     
  • At 1/7/12 17:58, Blogger Fanas said…

    Bela surpresa em dia de aniversário . O azul das camisolas já desapareceu. Ainda não está como eu gostava , e aquele laranja da alternativa é uma lástima , mas é o que se pode arranjar.

    SPORTING SEMPRE !

     
  • At 1/7/12 18:07, Anonymous Anónimo said…

    Parabéns ao Sporting Clube de Portugal! São 106 anos de vida que hoje comemoramos, são 106 anos de Esforço, Dedicação, Devoção e Glória!


    Vivó Sporting!!!


    Lion King

     
  • At 1/7/12 18:14, Anonymous Anónimo said…

    Bom post Leonino. É uma pena o Grande Sporting estar moribundo, com a História que tem...
    Eu só queria uma coisa antes de morrer: a Liga dos Campeões no futebol. Aí sim já morria feliz! Felizmente já assisti a grandes feitos, ao vivo ou vendo na TV, deste Grande Clube (que ainda é), só é pena que cada vez ganhe menos títulos. Mais alguns anos e somos ultrapassados (oxalá que não).

    VIVÓ SPORTING


    fanático

     
  • At 1/7/12 23:19, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Nuno revejo-me completamente no teu post.

    Parabens a todos os Sportinguistas!!!!

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 2/7/12 07:48, Anonymous Anónimo said…

    Parabens ao Sporting e a todos os Sportinguistas.Afinal vamos ter o nosso Pavilhao ao contrario do que muitos papalvos andavam por aqui a profetisar.Sporting ate morrer.

     
  • At 2/7/12 09:00, Anonymous Anónimo said…

    RIP Sporting Clube de Portugal (1906-1995).

     
  • At 2/7/12 14:02, Anonymous Anónimo said…

    Quero ver as promessas cumpridas: pavilhão, etc.

    É facíl mostrar plantas ou maquetes.

    Isso é bom para iludir os tolinhos que acreditam em tangas.

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home