"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sábado, julho 07, 2012

O poeta Alzheimer

Todos nós Sportinguistas fomos colhidos de surpresa com as palavras de Carlos Barbosa à comunicação social. Não sendo para mim nenhuma novidade aquilo que a personagem resolveu debitar, faz me confusão que alguem integre uma lista e que seja na altura ordinário para os sócios que criticaram a linha escolhida pela sua "troika" e volvido poucos meses da sua mal explicada saida venha afinar pelo mesmo diapasão disparando a torto e a direito, tendo como alvo primordial o actual presidente Godinho Lopes.

Não conheço Godinho Lopes e desconheço se tem ou não carisma de lider ou capacidade para tal. Daquilo que vou recolhendo em conversas com Sportinguistas e lendo na comunicação social é de um homem decidido em levar avante a sua visão para o clube. Se é a mais correcta ou não...bem, posso garantir que não me revejo nesta linha seguida, mas como em tantas outras coisas prefiro ser calado pelas (boas) acções e sobretudo (apesar das criticas) não andarei a desejar derrotas apenas e só para prevalecer a minha opinião.

Carlos Barbosa falou aquilo que poderemos comentar entre nós mas nunca para a comunicação social. Faz-me bastante confusão que por aqui andem "personagens" a bater em todos os que têm opiniões contrárias (e vice versa) mas não se insurjam contra este tipo de declarações.

Tenho para mim que há criticas que são justas e opiniões com o qual comungo há já largos anos. Andamos alegremente a caminhar para o abismo. Ainda há uns dias troquei vários comentários no Blog com alguem que estava bastante bem informado com a realidade do clube. Continuo a achar que devemos parar para (re)pensar o clube pois corremos o risco de nos afundarmos irremediavelmente.

No entanto Barbosa (que detestei ao chamar burros aos sócios) vem agora fazer o papel de acusador a alguem a quem devia fidelidade. O problema de há anos é todos estes golpes palacianos que fariam inveja a um qualquer senado romano. A inveja e sobretudo a vaidade dos umbigos têm sido nefasta apenas para o clube e emblema. Presidentes e dirigentes fazem o que querem, delapidam o SCP e logo desaparecem da vida do clube, estando ou ficando completamente alheios aquilo que depois se passa.

Este Barbosa é mais um que deixará de acompanhar a vida do clube e seguirá a sua vida. Enquanto os adeptos ferrenos e socios fieis iram continuar a apoiar e suportar os erros clamorosos dos sucessivos "pavões" que por cá passam.

Ainda ontem falava com alguém que me é querido e que tem uma visão global do Sporting clube de Portugal.

Dizia-me ele que o SCP para sobreviver tem que repensar a muito médio prazo a "gerencia".

-Reduzir os sálarios para metade da maioria dos directores.
-Descentralizar a Academia ou mesmo acabar com ela para reduzir drasticamente os altos custos de transportes inerentes a centenas de míudos que lá treinam.
-Fazer o pavilhão dentro do estádio abolindo parte do parque de estacionamento.
-Acabar com gameboxes e regressar ao tempo do dia de clube, obrigando os sportinguistas a serem sócios.
-Fazer uma mescla de jogadores experientes, baratos e capazes de dar algo ao clube com jogadores da nossa formação.

Não sei até que ponto seram viaveis estas ideias adiantadas pelo meu amigo, mas que mais cedo ou mais tarde teremos que repensar o nosso presente é inequivoco e incontornavel.

SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


15 comentários:

  • At 7/7/12 12:59, Anonymous Anónimo said…

    Grande post. Julgo que no geral partilhamos das mesmas ideias.
    SL
    http://formacaoleonina.blogspot.pt/

     
  • At 7/7/12 13:17, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    nao existem criticas ao que ele disse? existem e nao sao poucas

     
  • At 7/7/12 13:30, Anonymous Anónimo said…

    "O problema de há anos é todos estes golpes palacianos que fariam inveja a um qualquer senado romano. A inveja e sobretudo a vaidade dos umbigos têm sido nefasta apenas para o clube e emblema. Presidentes e dirigentes fazem o que querem, delapidam o SCP e logo desaparecem da vida do clube, estando ou ficando completamente alheios aquilo que depois se passa"

    Completamente de acordo com aquilo que vai minando a estabilidade do SCP!
    Lion King

     
  • At 7/7/12 13:41, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Riga

    Apesar de tudo ele meteu o dedo na ferida. Não lhe louvo a capacidade pois é inequivoco que estas declarações são mais uma estratégia de algo ou de alguem. No dia em que inicia-se os trabalhos da equipa principal sai a terreiro esta aventesma para por tudo em causa? Então o senhor Barbosa entre numa lista, faz campanha, insulta a inteligencia dos sócios e agora aparece como critico? Ou muito me engano ou o presidente estará cada vez mais sozinho.

    E apesar de não ser o caminho que escolheria e por mais de uma vez ter criticado aqui falhas em promessas eleitorais, não lhe desejo o mal ou insucesso antes pelo contrário. Até porque, cingindo-me apenas ao Godinho Lopes o homem têm lutado por levado a agua ao seu moinho. Nem sempre bem mas tem batalhado por isso.

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 7/7/12 14:02, Anonymous Anónimo said…

    Grande Post. mesmo. Uma verdade inquestionavel.

    SL

    Fausto Matias Correia

     
  • At 7/7/12 15:12, Blogger leao revisor said…

    Vamos por partes, reduzir o salario para metade dos directores, por mim tudo bem. Esse novo modelo de academia, deita por terra toda a estratégia do SCP da formação (na qual todos nos orgulhamos e que muitos dizem ser a solução). Fazer um pavilhão dentro do estadio, no local do parque de estacionamento, simplesmente não é possivel, e mesmo que fosse o custo da obra era mais do dobro do que se fazer um de raiz. Acabar com as Gamebox, penso que aqui estamos a falar de Gamebox adepto, porque eu se nao tiver as quotas pagas fico à porta. A mescla de jogadores é uma ideia interessante, o problema é que nós infelizmente sabemos no que isso resulta. Menos vitórias, menos confiança na equipa, menos titulos, mais insatisfação, menos receitas mas igualmente menos despesa.

    Eu vejo o clube de outra maneira, o SCP tem que ganhar, ou pelo menos lutar para isso, para andar a fazer de conta não vale a pena.

    Aquilo que me parece obvio é que temos que equilibrar as contas e eu depois de dizer que não entendo o nosso clube de outra forma que não seja a ganhar, só vejo um caminho, no minimo participar na competição que nos dá dinheiro, saber vender a nossa marca academia no estrangeiro e fazer uma ou outra venda de vez em quando aproveitando a valoriazação dos nossos jogadores via champions e via obtendo titulos. Assim já provamos que somos capazes de obter lucro e é isso que temos que voltar a fazer.

     
  • At 7/7/12 18:46, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Leão revisor

    Assobiar , meter as mãos nos bolsos e continuar a andar para o abismo não me parece ser o caminho. Aquilo que defende é continuar a viver acima das possibilidades e a viver dependente da bola na barra ou no golo. E depender disso nas mãos da incompetência é tudo aquilo que conhecemos nos últimos anos. As ideias que expus nem são minhas. Não sei ate que ponto será viável a história do pavilhão, acredito ate que seja oneroso de mais. Quanto a academia , Alcochete é um local que não nos diz nada. Teria havido outras soluções bem mais viáveis , interessantes e menos onerosas. No futebol vamos continuar a "penar" nas mãos dos mesmos, sem visão mas sobretudo sem saber. Viver acima das possibilidades , dependendo dos resultados é tudo aquilo que o mentor deste cancro que grassa o Sporting sempre quis evitar. Não me parece que a marca Sporting naquilo que é necessário dependa assim tanto de vitorias como preconiza, ate porque não ganhamos e continuamos a viver daquilo que já produzimos até aqui. E enquanto fizermos a nossa vida olhando para os rivais não nos preocupando con os nossos desiquilibrios estaremos sempre nesta situação de discussão eterna e sem saída. O futebol em Portugal como no mundo caminha para uma implosão. Os clubes não olham a meios para poder festejar no final. Mais dia menos dia vai tudo abaixo. Sei aquilo que gostava para o Sporting. Deserto por deserto preferia dar 2 passos atras para depois caminhar com segurança em frente. Teremos sempre visões antagónicas pois , no ponto fulcral , onde vc vê um visionário eu vejo um incompetente. Quanto as questões das gameboxes. Lá para Dezembro falamos....eu percebo aquilo que quer dizer mas acho que este ano vai haver um rombo e decréscimo do que foi o ano passado e não tem apenas a ver com a crise.

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 7/7/12 18:57, Blogger Pró-Sporting said…

    Meus caros,

    O historial do Sporting está repleto de casos como o do barbosa, onde as ditas cabecinhas pensadoras nunca pensaram de verdade... quer dizer, pensar até pensaram, mas foi no seu proveitinho próprio...

    Também sou dos que não votaram em Godinho Lopes, mas admiro-lhe a resiliência em continuar com os seus projectos, pois não é facil resistir às situações do PPC (pessoa em quem votei nas eleições ganhas pelo JEB e que continuo a acreditar que há muito por contar relativamente ao caso PPC, mas enfim, esse não é o tema agora), como também não é facil resistir a estes ditos senhores elitistas que à minima oprtunidade espetão todo o tipo de facas nas costas...

    Parabens ao Damas pelo post, está mesmo "au point" e parabens aos Sportinguistas que não desistem apesar destas continuadas manobras de contra-informação.

    p.s.
    Já que eu escrevo mal como um cepo, venho por este meio silicitar ao Damas, ou a alguém deste blog que escrevam um post sobre as alegadas pretensões dos palhaços de braga em quererem ser tratados nos sorteios como um grande....

    Ah... e já agora não me escapou as declarações do Rui costa, dando razão ao braga sobre o seu merecido novo estatuto... essas declarações cheiraram-me a conluio...

    saudações Leoninas!

     
  • At 7/7/12 19:50, Blogger leao revisor said…

    Miguel Damas

    A tua visão é reduzir os custos e acreditar que os sportinguistas vão continuar a ir a alvalade, a comprar gamebox, a ser sócios e o SCP a ter de quando em fez alguma venda e não ganhar nada.
    A minha visão é gastar mais, mas ter mais receitas via ter mais gamebox, ter mais publicidade, dinheiro da champions e de vendas de jogadores pela sua valorização e com isto estar mais proximo do titulo, porque eu não consigo entender como se acha que com menos dinheiro se consegue fazer uma equipa melhor mas esta é uma ideia que eu tenho à largos anos. Não digo que o orçamento é a unica coisa que influencia o vencedor do campeonato mas achar que estamos em pé de igualdade quando os nossos rivais gastam mais do dobro de nós é ser ingenuo.

    Basicamente tu achas que devemos nos equilibrar financeiramente por baixo, eu acho que o devemos fazer por cima. Podes me dizer que ficamos refens da bola na barra ou não, mas o desporto é isto mesmo. E sinceramente não me parece exigir o impossivel ao nosso clube ser qualificado para a champions, abaixo do 3º lugar terá que ser sempre considerado por nós uma época miseravel e que só podera acontecer de 20 em 20 anos!

    Quando à academia percebeu-me mal, para mim eu quero la saber se é em Alcochete ou noutro lado qualquer, não é o espaço fisico que me interessa. Alias já o disse que nos saiu a sorte grande quando o Aeroporto passou para lá e assim que nos chegar uma proposta na ordem dos 60/70 milhões devemos vende-la logo se é essa a vossa opinião tambem, ainda bem é menos um problema que se terá que resolver em AG.
    Aquilo que pretendi dizer é que considero fundamental que os escalões de formação treinem todos no mesmo local (seja ele qual for) não será por acaso que quando passamos para Alcochete passámos a liderar de forma clara a formação em Portugal.

     
  • At 7/7/12 20:11, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Leão Revisor

    Eu frisei que as ideias não eram minhas. Sobre as gameboxes já lhe disse que não faço ideia do que seria melhor ou pior. Sei que vai levar um rombo.

    Quanto a vertente desportiva estamos em campos opostos. Vc continua a achar que podemos viver a jogar rouleta. Eu como trabalhei na area 12 anos digo-lhe claramente. Vai sempre perder que achar que apostar no incerto é o caminho...

    O Sporting tem que viver com os pés bem assentes no chão e deixar de embarcar em corridas de ombro a ombro com os outros dois rivais que continuam a gastar desmesuradamente e que mesmo ganhando continuam a endividar-se. Alie-se a isso a inecpcia dos nossos dirigentes em vender e gerir o nosso futebol e temos o ramalhete concluido....

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 7/7/12 20:13, Blogger Samp said…

    http://stasis-leonina.blogspot.pt/

    Da série "Ir ao circo com"

     
  • At 8/7/12 08:46, Anonymous Anónimo said…

    ". Alias já o disse que nos saiu a sorte grande quando o Aeroporto passou para lá e assim que nos chegar uma proposta na ordem dos 60/70 milhões devemos vende-la logo se é essa a vossa opinião tambem, ainda bem é menos um problema que se terá que resolver em AG."

    Vender por 60/70 milhões 250 mil metros quadrados de terreno daqui a mais alguns anos é vender barato...muito barato mesmo!

    Em 1998, por altura da EXPO, disse-me alguém lá do sitio, que naquele ano se vendiam os terrenos ainda num estado agrícola (sem plano directório camarário para a construção) por 50 mil escudos (250 euros) o metro quadrado.Ora depois daquela data é que foi escolhido Alcochete para o futuro aeroporto da área de Lisboa. Penso que logo que acabe a crise (não vai durar sempre) o preço por metro quadrado naquela zona se irá multiplicar várias vezes por 250 euros.

    Ainda na década de 90, os preços em certos sitios de Lisboa chegaram a atingir os 600/700 contos o metro quadrado. Quem é capaz de dizer que não acontecerá o mesmo em Alcochete, logo que seja decidida a data para o aeroporto, com a corrida aos terrenos para a construção de residencias, hoteis, grandes armamzens, etc., tudo o que sejam infra-estruturas necessárias para um empreendimento daquele tamanho?

     
  • At 8/7/12 14:56, Anonymous Anónimo said…

    Acabar com as gamebox? Só se forem as de adepto. As de sócio são um importante adiantamento de receitas. E casos há, como o meu na época passada, em que paguei a gamebox e depois faltei a alguns jogos... mas o dnheirinhop já estava encaixado pelo clube.

    Carlos Barbosa tem evidentemente outras ambições, mas está a ir pelo caminho errado. Erros que outros no passado cometeram.

    Nuno M Almeida

     
  • At 8/7/12 19:37, Blogger jaime crespo, said…

    na época desportiva passada, o Sporting foi campeão nacional, em masculinos, de juniores de futebol, de judo e de ténis de mesa, em femininos, de atletismo. peço desculpa se falta algum. alguém acha que isto vai bem?...
    uma equipa de futebol sénior cara e inoperante, entre o 4º lugar e o 13º a diferença é mínima, uma presença na taça europa...
    o Carlos Barbosa até pode estar a enveredar pelo caminho errado mas no essencial o que ele diz é verdade. custa aceitar, eu sei que custa e falo na minha condição de sócio, mas refletindo um pouco tenho que dar razão ao homem. se ele pensa em candidatar-se a presidente? não sei, a ver vamos...
    o pior dos gastos com a equipa de futebol sénior nem é o desequilibrio orçamental que provoca, mas o fraquíssimo desempenho da equipa e de jogadores que afinal até são muito bem pagos. se os resultados fossem outros não estaríamos a falar do assunto, certo, mas se os resultados desportivos fossem bons também os económicos seriam devido ao aumento das receitas de marking, merchandising, de bilheteira e até de caché em jogos e torneios internacionais porque até dói saber que os dirigentes andam a oferecer a presença do Sporting em jogos e torneios praticamente de graça...
    desculpem o desabafo mas como pressinto que o futuro vai ser negro caso não ájamos (sócios e adeptos) já, a minha preocupação.
    Saudaç~´oes Leoninas
    jaime crespo

     
  • At 9/7/12 12:13, Anonymous In Leo Veritas said…

    Caros Sportinguistas

    Falar sobre os problemas do SCP é, para mim, algo de aventureiro...
    A informação é escassa e difusa, por vezes mesmo contraditória e os consócios que falam com os "deuses", também, gostam de ostentar que sabem e o que é facto é que nada transmitem para os menos informados, que os há, como eu! Este facto, constacto-o desde há muito, desde um período em que a minha filha era atleta do SCP e eu "frequentava" as diversas tertúlias que se abrigavam sobre a bancada do velho estádio de Alvalade... O sentimento de frustração era manifesto, pois havia uns quantos gurus que pareciam tudo saber sobre a vida e o que se passavam no clube, que falavam com as altas esferas e, até, citavam nomes e fontes, mas de seguida viravam as costas, com ar superior e deixavam a "populaça" a roer-se de curiosidade...
    Isto é apenas a visão, parcialissima de alguém que frequentou(ava), com regularidade, os corredores de Alvalade (só os permitidos aos sócios ordinários)!

    Mas o que acima relato pouca importância tem na vida e desemvolvimento, do nosso clube... Uns apontam um caminho, outros pensam algo parecido, outros estão frontalmente contra mas, do meu ponto de vista, ninguém põe, efectivamente, o dedo na ferida.
    Para mim, o SCP começou a atrasar-se na corrida quando abdicou de ter voz activa e influência nos centros de poder... Nenhuma imprensa nos é favorável! Orgãos há, de comunicação social, que nos são hostis. A arbitragem toureia-nos e gozam connosco, tal como a imprensa escrita para quem somos uns bobos da festa... uns bombos para malhar. Na Federação e na Liga, não temos ninguém e todos nos passam a arreata por cima, em todos os eventos em que somos berlindados. Somos uns bons patinhos que dizemos sim a tudo e com tudo concordamos. Já nem por portas e travessas somos lixados, já nem é nas nossas costas... é pela frente, á descarda e na nossa casa, nas nossas barbas! E nós, apenas fazemos o papel de simples e desgraçadas, carpideiras que tudo aguentam e só choram, como é próprio dos fracos e dos oprimidos.
    Não há ninguém que dê um murro, a sério, na mesa e que seja capaz de perceber que, se andamos num mundo de antrópofagos teremos que, no mínimo, sabermos defendermo-nos deles mesmos, já que abdicamos de lutar com as mesmas armas. Estão-nos a ir ao cu e nós, apenas, dizemos Ai...
    Se somos honestos, verticais e pela verdade desportiva, ou saimos da contenda, porque não queremos abdicar da honra e competir com armas tão reles em esquemas fraudulentos, ou então vamos à luta, tomemos posições e a partir daí que sejam feitas, as regras, à nossa maneira!
    Para isso é preciso grandes decisões e grandes arrebates! Para isso é preciso grandes Homens, com grandes tomates e grande inteligência...
    Todos os projectos podem ser bons ou maus... Só dependem de quem os executa e da sua coragem e determinação.
    Vão ver como depois, os 90% que votaram JEB se tornarão tão submissos como os cordeirinhos no campo.
    SL

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home