"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sábado, abril 21, 2012

Godinho Lopes... e os abutres



 Godinho Lopes em entrevista ao Record.

 RECORD – Em período eleitoral, sublinhou que a lista que liderava não era “um saco de gatos”. Depois de tudo o que se passou, está arrependido de algumas das decisões que tomou na altura de formar a lista? 

GODINHO LOPES – Falar a posteriori é fácil. Há cerca de 13 meses, o Sporting estava completamente partido. Decidi envolver-me na corrida numa altura em que ainda não havia candidatos assumidos. Comecei a olhar para os potenciais candidatos. Paulo Pereira Cristóvão tinha perdido com Bettencourt, logo, um potencial candidato; João Nabais – advogado e amigo – apresentou-nos duas ou três semanas antes de apresentarmos a lista. Todas as pessoas convidadas tinham uma tarefa bem marcada na estrutura. Foi, desta forma, que a lista foi delineada. Quando dei por mim, já tinha os 11 elementos permitidos. Estamos a falar do Sporting e não de uma empresa que compra ações. O que é que nos deve orientar a todos? O clube. Achei que devíamos dar as mãos para garantirmos a sustentabilidade do Sporting. Como podem ver por algumas reações, continua a haver abutres sempre à espera de um problema para poderem morder. Ao longo deste período, as pessoas vão falando porque, quando olham para cima, só se veem a eles próprios e não ao clube.

 R – É um homem experiente na área dos negócios e, nesse sentido, não acha que é uma visão romântica convidar pessoas que conheceu há poucas semanas – como Pereira Cristóvão ou Carlos Barbosa – para um projeto tão delicado?

 GL – E ser sócio do Sporting não é uma questão romântica? Transmitir aos filhos a paixão pelo clube é romantismo. O futebol é inexplicável. A minha sogra, por exemplo, adora futebol e telefona a cada cinco segundos para a minha mulher a comentar lances do jogo. Quer outro exemplo: há um miúdo no Hospital da Luz que chora sempre que o Rui [Patrício] sofre um golo. Chama-se João Pedro e vai ter a prenda que sempre quis: uma camisola autografada. Aliás, antes do jogo com o Ath. Bilbao pedi ao Patrício para não sofrer golos porque senão o miúdo chorava. (sorri) Se isto não é romantismo, o que é?

 R – No entanto, sabe melhor do que ninguém que é preciso saber equilibrar o romantismo com a vertente empresarial…

 GL – Há uma diferença entre o clube e a SAD. Na SAD é tudo profissional e tudo pago, e o único que não recebe sou eu. Duque e Freitas são profissionais pagos, por exemplo. Agora, eu ando em cinco países do Mundo a tentar resolver os problemas do Sporting.

R – Um dos objetivos que tinha quando foi eleito era reaproximar os adeptos do clube. Sente que esse objetivo, pelas provas que os adeptos têm dado, está realizado?

GL – Sim. Temos falado muito no jogar à Sporting que se traduz por uma forma de estar diferente. E ela passa por ter elementos da formação na equipa. Temos conservado e promovido essa característica, que é reforçada por um espírito muito próprio e que se resume nesta ideia: deixar tudo em campo. Quando a essa total entrega se juntam boas exibições e resultados, as coisas ficam perfeitas.

 R – Nesse sentido, o que representa para o clube o caso que envolveu Paulo Pereira Cristóvão?

 GL – Queria pôr essa questão em três níveis diferentes. O primeiro tem a ver com o Paulo. Ele é vice-presidente do Sporting e encontra-se sob um processo de investigação, não apenas da parte das autoridades mas também do clube, através de um inquérito dirigido pelo Conselho Fiscal e Disciplinar. Sendo assim, sobre esse facto não me pronuncio. Evidentemente, presumo que ele é inocente mas vou esperar pela conclusão da investigação.

R - O que representa para o clube o caso que envolveu Paulo Pereira Cristovão?

 GL – Queria pôr essa questão em três níveis diferentes. O primeiro tem a ver com o Paulo. Ele é vice-presidente do Sporting e encontra-se sob um processo de investigação não apenas da parte das autoridades mas também do clube através de um inquérito dirigido pelo Conselho Fiscal e Disciplinar. Sendo assim, sobre esse facto não me pronuncio. Evidentemente, presumo que o Paulo é inocente mas vou esperar pela conclusão da investigação. Ponto final.

 R – Mas já se referiu à especulação criada à volta do caso. Seria bom, então, esclarecer alguns pontos. Por exemplo: uma das razões que travou a saída de Paulo Pereira Cristóvão foi a ameaça que ele fez de “partir tudo” e colocar as claques contra si.

 GL – Isso é ridículo, completamente ridículo. Não me furto a nenhuma pergunta, mas deixe-me prosseguir no raciocínio e permita-me falar de outro aspeto relacionado com o caso: a tentativa de aproveitamento que alguns clubes estão a fazer. É inacreditável! Não ganharam no campo mas estão a procurar ganhar de outra forma.

R - O futebol está em blackout, mas temos de lhe perguntar se, neste momento, o balanço desportivo o satisfaz?

GL - O presidente do Sporting nunca pode estar satisfeito por estar em quarto lugar. Independentemente de estar satisfeito por estar na meia-final da Liga Europa e na final da Taça de Portugal. Se estivesse satisfeito não tinha mudado o treinador.

 R - E porque é que mudou?

 GL - Isso é uma análise diferente. Agora, nenhum presidente do Sporting pode ficar satisfeito por estar em quarto lugar. Se me está a perguntar se eu estou satisfeito, não estou. Não estou desiludido, mas não estou satisfeito. Está fora daquilo que eu achava. Nunca disse que seríamos campeões, mas achava que tínhamos condições e temos, para lutar pelo primeiro lugar. Mas se reparar, na época passada, nesta altura estávamos a 32 pontos do primeiro, agora estamos a 13. Aproximamo-nos mas não estou satisfeito.

 R - Mais do que o título, o estar muito longe da liga dos campeões é que o preocupa?

 GL - Também. Reconheço que sim, isso era fundamental.

R - Como viveu o jogo com o At. Bilbao?

GL – Desde que estou no futebol que aprendi que o jogo mais importante é o próximo. Naturalmente, estava interessadíssimo em observar a reação da equipa e… ganhar o jogo.

 R – E gostou do que viu?

 GL – Na 1.ª parte percebi que tínhamos equipa para ganhar. Apesar de que no futebol estas sensações têm um valor relativo, a verdade é que fiquei com essa convicção. Aliás, deveríamos ter tido direito a um penálti – já vi a jogada repetidas vezes – mas acabaram por ser eles a marcarem um golo num lance fortuito. Depois houve aquela bola ao poste…

 R – E chegou a ver as coisas mal paradas…

 GL – Senti que a equipa tremeu aí um bocado, mas depois disso foi uma avalancha total. O Sporting poderia ter ganho por números mais dilatados. Gostei dos movimentos de Van Wolfswinkel nas oportunidades de golo que teve – ele fez tudo perfeito e procurou sempre colocar a bola fora do alcance do guarda-redes. Não foi feliz, mas foram três chances impressionantes. Mas todos os jogadores estiveram fantásticos. O Marat, o Capel, o Polga, o João Pereira, o André Martins, enfim… todos!

 Nuno M Almeida
    Sangue LEONINO


20 comentários:

  • At 21/4/12 14:42, Anonymous Anónimo said…

    Para quem nem gosta do ridcor isto é um TESTAMENTO meu.





    Alerta sempre

     
  • At 21/4/12 15:28, Blogger RFM said…

    Esta entrevista nem aquenta nem arrefenta..!!!!

    GL nunca deveria dar entrevistas a esta escumalha e proibi-los de entrar em Alvalade..Isso sim seria cumprir os serviços minimos.

     
  • At 21/4/12 15:44, Blogger RFM said…

    Lista completa para o Jogo com o Nacional da Madeira

    Guarda-redes: Marcelo Boeck e Tiago;
    Defesas: Arías, Xandão, Onyewu, Carriço e Evaldo;
    Médios: André Santos, André Martins, Renato Neto, Schaars, Pereirinha, Izmailov, Carrillo e Jeffrén;
    Avançados: Seba, Diego Rúbio e Van Wolfswinkel

     
  • At 21/4/12 15:50, Blogger RFM said…

    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2012/04/21/adeptos_desafiam_lu_s_filipe_vie.html

    uma das coisa que a derrota com o SPORTING fez e vai fazendo..andam loucos..LOUCOS..loll

     
  • At 21/4/12 16:10, Anonymous Anónimo said…

    Os GATOS DEAlvalex andaram a escrever toda a noite
    nas paredes da CATEDRAL.

    Coitados, meteis dó. O que darieis para ter o percurso do Gloriosos, que só não vai ser Campeão graças ao sistema que apoiais, mas que quando fechardes as portas aí ides dar razão a quem vos tentou abrir os olhos, mou r ocões lol.

     
  • At 21/4/12 17:29, Blogger RFM said…

    Aconcelho vivamente a ninguém responder a este anónimo das 16:10

    Anda tremaslhado da manada. Vou buscar os cabrestos..

     
  • At 21/4/12 17:43, Anonymous Anónimo said…

    O presidente Godinho Lopes dá demasiadas entrevistas para o meu gosto. Recato e discrição recomendam-se!

    Nuno M Almeida

     
  • At 21/4/12 18:21, Blogger King Lion said…

    Leonino

    Concordo plenamente mas neste momento acho que era necessário o Presidente dar uma entrevista para "limpar" a imagem do clube e depois está-se na véspera de uma assembleia geral importante e portanto alguns dos seus esclarecimentos que vem no Record são importantes.

    Depois temos o futsal que vai de mal a pior.O Orlando Duarte pode dizer que a equipa está a preparar-se para as meias finais da Champions mas a jogar desta forma não sei onde está a preparação e desde o inicio da época que se vê que este Sporting não está nada bem.

    Os juniores ganharam ao Setúbal mas o Galinhas venceu o Porto por 2-1.Desta forma o Sporting com um calendário mais díficil muito difícilmente conseguirá ser campeão.Os erros pagam-se caro e a expulsão do Betinho e a derrota com o galinhas parecem ter determinado o campeão.

    Vamos se em Andebol o Sporting limpa a miserável exibição que fez contra o Porto e o Água Santas.Não sei mas parece-me que os suiços são um osso difícil de roer.Se o Pokrajac não carrega neles então que venha o Sá Pinto !...

    Por fim o Galinhas está a vencer mas como não poderia deixar de ser já pelo menos na primeira prte houve mão do Paixão.

     
  • At 21/4/12 18:47, Anonymous Anónimo said…

    ai houve mão do paixão? até me rio e espero sentado pela reação do cabrão (rima com paixão) do presidente do mariteme...

     
  • At 21/4/12 18:50, Anonymous Anónimo said…

    nos juniores, na 1ª parte do galinhas-porco, o árbitro beneficiou claramente a equipa dos bicos. a 2ª parte não vi porque qualquer ser humano tem os seus limites ao assistir à transmissão de um canal pirata de televisão...

     
  • At 21/4/12 20:19, Anonymous Anónimo said…

    http://www.youtube.com/watch?v=x-fNqk06bK0

     
  • At 22/4/12 01:26, Blogger RFM said…

    Aperta com eles Sá Pinto!

     
  • At 22/4/12 10:46, Blogger Sporting até morrer said…

    Grande momento este da passada quinta-feira!

    http://ultimaroulote.blogspot.pt/2012/04/o-sporting-e-isto.html

    SL
    José

     
  • At 22/4/12 17:59, Anonymous Anónimo said…

    King Lion

    Se tivesses vergonha tu que quantas vezes aqui disseste tanto disparate, nem cá punhas os pés pelo que disseste do teu clube. Isso sim é vergonhoso.
    Atá agora ninguém viu nada. E já agora. Quando o teu clube mãe dos porcos ganha daquelas formas escandalosas nada viste? Pois. Quem tem cú tem medo, e só espero muito sèriamente que sejais lá envergonhados e com golos irregulares, aí nem vais abrir a boca cabrão.

    Aliás agora entende se porque tendes andado de braço dado com o porco. Também subornavam árbitros, e só um cego agora não vê com o caso escandaloso do CRISTOVÃO. Podeis branquar, mas G Lopes até deu a entrevista sabeis bem porquê.

    Quando se descobrir que o G. Lopes estava metido até ao pescoço na coação aos árbitros, aí tenta safar se.

     
  • At 22/4/12 18:07, Blogger Relva said…

    O presidente tem toda a razão, os abutres estão sempre á espreita.
    Espero que o Alves da madeira leve hoje uma lição.

     
  • At 22/4/12 19:55, Blogger King Lion said…

    Anónimo das 17,59

    Eu só quero o Galinhas campeão,eu só quero o Galinhas campeãoooooooooooo!...

    Vai levar no cú filho da puta.Andas com a cabeça inchada porco.Ainda ontem em juniores foste levado ao colo.Diz-me uma coisa paneleiro como é que o Paixão aos 15 minutos do jogo de ontem não vê a mão do Nolito e vê a mão do Scharrs e a seguir a mão do João Pereira em Barcelos ?.

    Meteis-me nojo porque sois uns hipócritas,uns miseráveis do futebol,sois uns merdas resumindo e concluindo.Olha vai ser onde anda o Platini.

     
  • At 22/4/12 20:16, Anonymous sloct said…

    ó King Lion aprendei a falar português, é "IDE, IDE ver onde anda o Platini".

     
  • At 22/4/12 20:36, Blogger King Lion said…

    Olha-me outro,ai é ? deixa lá,percebeste a mensagem ?,olha para o conteúdo e não para a forma.

     
  • At 22/4/12 21:07, Anonymous Lagartão said…

    Amigos sportinguistas: Pelo que li, a partir de amanhã, podem-se comprar bilhetes online no site da FPF. Estou a pensar ir para a cabeceira. Há uns anos fui ver um jogo com as galinhas e os sportinguistas ficaram na cabeceira norte.

    Alguém se sabe se vamos ficar na cabeceira norte?

     
  • At 23/4/12 08:21, Blogger sloct said…

    ó King Lion, tou a brincar pá. Não fiques assim.

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home