"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

O "meu" rescaldo do actual Sporting!

Depois de uma retemperadora vitória na Madeira que nos levou à final da Taça de Portugal e com ela à possibilidade de voltarmos às vítórias em competições oficiais, sendo que a última foi a Supertaça no início de 2008/2009 frente ao FC Porto, e desde então como que se abateu um cataclismo sobre o nosso clube, com classificações nada consentâneas com o nosso prestígio e com as cabeças dos treinadores e dos dirigentes sempre a rolar, eis que com mais calma e num momento de profundo alívio e que se quer de paz, faço aqui o "meu" rescaldo do Sporting da actualidade, focando-me na componente directiva e desportiva.
Começando pela parte da liderança directiva, e depois de uma eleições no passado dia 26 de Março de 2011 em que o clube ficou "partido ao meio" devido à vitória escassa de Luis Godinho Lopes sobre Bruno de Carvalho, com Dias Ferreira - homem de que discordo em muito mas a quem dei os meus 10 votos por ter um projecto para as modalidades que me agradaram sobremaneira e como sabem essa é a minha "praia" -, Pedro Baltazar e Sérgio Abrantes Mendes, muito longe dos dois da frente, a verdade é que algo mudou, e na minha opinião para melhor com a liderança de Luis Godinho Lopes.
Assim, mostrando um pulso forte e virando o clube para um registo mais popular - não confundir com populista - e desde logo assumindo mexer em pontos importantes como a alteração de uns estatutos obsoletos adequando-os aos novos tempos, em que os sócios correspondentes, por exemplo eram votados ao quase ostracismo; prometendo efectuar uma auditoria e cumprindo, embora o timing da divulgação possa não ter sido o mais adequado mas as verdades por mais que nos doam têm que ser divulgadas, e ainda levando os sportinguistas a Alvalade, com a aposta numa frase que pegou, como o "Sporting Está de Volta"... a verdade é que o Clube mexeu.
Claro que sabemos que depois de 17 anos de clube empresa, alicerçados num famigerado "projecto Roquette" em que tirou ao Clube um cunho desportivo para ser vincadamente uma empresa gerida por pessoas que na sua maioria não tinham paixão e alguns até se podia dizer que algo mais como seriedade até intelectual, por exemplo, e mesmo agora tenhamos internamente pessoas que enfermam desses "tiques roquettistas", pode dizer-se que a Luis Godinho Lopes, que esteve igualmente na "fotografia do "roquettismo", lhe esperam tempos difíceis, porque se num post anterior aludi a erros de casting hipoteticamente já detectados por ele, a verdade é que existem sectores muito sensíveis que têm que ser melhorados com cariz de urgência.
Então existiam três nomes que me fizeram não estar com a direcção actual: Refiro-me a Carlos Barbosa, por o achar essencialmente uma pessoa que apesar de ter reconhecidos atributos na área que liderava, mas em que essencialmente o achei sempre que olhava para o "eu" em detrimento do Clube; Luis Duque, por o achar "conflituoso" e nunca lhe ter reconhecido grandes méritos e de ser capaz de ter o efeito eucalipto, capaz de secar tudo à sua volta para sobreviver, nem que com isso ameace bater com a porta todos os dias e estar em contraciclo com as decisões internas, e ainda Paulo Pereira Cristóvão, pessoa que não conhecia até aparecer como presidenciável e que depois da luta inflamada contra o "sistema", acabou por entrar para o dirigismo pela porta dos que criticava. Não apreciei, embora desconheça se será uma pessoa com capacidades. Se o for, estando ele numa área importante como o Património, cá estarei para inverter a minha opinião.
Com isto quero essencialmente dizer que embora seja prematuro fazer rescaldos ao fim de apenas 10 meses num mandato de 36, a verdade é que o elo entre a massa associativa, mesmo passando por momentos de profunda tristeza com a equipa mais representativa do nosso Clube e os dirigentes é positivo e que o "regresso" das pessoas a Alvalade é muito importante. Esse mérito também tem que ser dado, e tem sido conseguido com medidas correctas como a introdução de bilhetes a preços populares, a uma maior interacção com os Núcleos, sector vital do pulsar do Sportinguismo por todo o território nacional e não só, e com a promessa também cumprida dos jogos à tarde, com Alvalade ao fim de largos anos a ser de novo um estádio para as famílias, com milhares de crianças a gritar Sporting.
Uma das bandeiras eleitorais que falta cumprir é precisamente aquela que tanto me preocupa e prende-se com o Pavilhão. Sabendo-se que os tempos de hoje são de vacas magras e de que em tempos existiu uma enorme falta de vontade política para que o mesmo fosse feito, espero que esta direcção consiga tirar um coelho da cartola e levar em frente esta promessa. Depois do célebre pequeno almoço que iria realizar com a CGD, que acabou por não se realizar, nada mais se ouviu sobre este tema. Será que estão para breve novidades? Assim o espero!
Na componente desportiva, e falando apenas de futebol, também com a época de 2011/2012 e com ela o célebre cheque e vassoura de Luis Duque que se concretizou como aliás tinha que ser dada a falta de categoria para representar o Sporting da grande maioria dos jogadores que compunham o plantel anterior, algo mudou e também em minha opinião para melhor, tendo que ser dado tempo e não entrarmos em processo de auto-flagelação tão comum à maioria dos sportinguistas em que eu não sou diferente.
Foram contratados jogadores que acrescentaram valor imediato como Rinaudo, Schaars, Elias, Van Wolswinkel. Insua, etc... bem complementados por jovens como Arias - aguardo para ver este jogador -, Carrllo, um talento inato, e Diego Rubio, um ainda júnior que muito prometeu, e com eles uma mensagem de esperança. Sendo assim, e dado que em minha opinião Domingos Paciência - também ele em processo de entrada pela primeira vez num grande clube - foi a aposta acertada, resta-nos ter esperança no que aí vem até Maio, fazendo dos jogos que nos restam da Liga, Liga Europa e do Jamor uma festa...
O ADN do Sporting é de um Clube ganhador... confio que 2011/2012 será o de regresso às vitórias no futebol e à manutenção do cunho das vitórias nas modalidades, como é natural no nosso Sporting... Resta-nos lutar em prol do nosso ideal, até porque: O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR!!!

Juvenal Carvalho
    Sangue LEONINO


18 comentários:

  • At 10/2/12 13:14, Blogger QUINTA said…

    Caro Juvenal,

    Um post ponderado e bem escrito. As partes que sublinha referentes ao crescente envolvimento dos adeptos para com o clube é para mim uma das grandes vitórias desta direcção. Este bálsamo da Final da Taça pode ser a mola real para um futuro mais próspero.

    Pedimos desculpa e agradecemos compreensão pela publicidade.

    Visite o novo Blogue Leonino e dê a sua sugestão para o primeiro post. Esperamos que goste. Obrigado!

    http://quintadelduque.blogspot.com/

     
  • At 10/2/12 15:45, Blogger Sporting até morrer said…

    Caro Juvenal,

    Reforço este ponto do teu excelente post:

    Pavilhão:
    "Depois do célebre pequeno almoço que iria realizar com a CGD, que acabou por não se realizar, nada mais se ouviu sobre este tema. Será que estão para breve novidades?"

    Vou continuar a aguardar que os € 18 milhões recebidos da CML ainda estejam na conta do Sporting.

    SL
    José

     
  • At 10/2/12 15:56, Blogger JuvenalCarvalho said…

    José,

    Essa é uma preocupação real. Uma coisa no entanto te digo. Foi uma herança bem pesada essa do Pavilhão. Em campanha é só rosas e ECLETISMO, depois a prática diz-me que desde João Rocha tudo gira em torno das promessas e as modalidades são um incódo em detrimento de ser um prazer. Enfim...

     
  • At 10/2/12 16:37, Blogger Guardador de Porcos said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 10/2/12 16:39, Blogger Guardador de Porcos said…

    Juvenal,

    Um post bem escrito, mas larga a net e vai trabalhar.

    PS: por falar em pavilhão, domingo vais a Parede?

     
  • At 10/2/12 16:41, Blogger fartinho deles!!! said…

    Só quero apelar à união de todos os sportinguistas.

     
  • At 10/2/12 16:58, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Guardador, lá estarei na Parede no domingo.

    Quanto à net, este post foi escrito de madrugada ;) não me ponhas envergonhado, pah!

     
  • At 10/2/12 18:40, Blogger Francisco Sousa said…

    Muito bem gostei mais uma vez com dez que acabou o jogo senão NACIONAL ia dar cabo de vós e meteis mesmo dó.Só espero que quando o meu F.C. Porto jogar contra vocês não vá acabar com 10. Já reparastes que não há um jogo vosso que o adversário acabe com 11? Aquele Capel..Só espero que continue lá nos cuidados do vosso Departamento Médico uns tempos,que não deve valer um chavo. Mas esta que Taça é? Já alguma vez sentiram o que é uma dos Campeões? [ DUAS ]... Ou até Taça UEFA? Ainda a época passada.Dessas temos aos montes quereis alguma? E vamos a ver se na Final a Federação ao ter já a casa ganha se deixa ficar isenta desta vez ao menos, e aí se verá, se ganhais esta interna.A não ser com mais um chorozinho quem sabe...

    E só mais esta. Mais vale tripeiros que viscondes falidos .

     
  • At 10/2/12 18:53, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Oh Francisco, ide...

     
  • At 10/2/12 19:00, Blogger King Lion said…

    Francisco Sousa

    Respondo-te a ti como já respondi a outro tripa, pelo menos nós não tivemos esta época salários em atraso nas modalidades amadoras e não houve nenhum clube a não enviar o certificado internacional por falta de pagamento...!.Por isso fala baixinho porque já está visto que ou mudais de rumo ou com um orçamento de 100 milhões de euros ides afundar mais depressa que o TITANIC.

     
  • At 10/2/12 19:06, Blogger Francisco Sousa said…

    Ah AH 100 Milhões? Puro engano. Isso é a cláusula do INCRÍVEL.
    Quanto ao resto depois falamos. TiTANIC? Onde ? No Marítimo?Ou vai mais um para a rua? lol

     
  • At 10/2/12 21:00, Blogger Pai da Leoa said…

    Xiquinho, vai falar com o Pedro Gil e com o Reinaldo Ventura, para te falarem em gestos esquisitos nos festejos e em obras...

    JC; texto ponderado, em jeito de balanço/resumo, dos últimos 10 meses e meio.

     
  • At 10/2/12 21:21, Blogger ana said…

    Também tenho gostado do Godinho Lopes, entrevistas dadas à parte. E, coincidência ou não, foi quando ele as deu que o Sporting começou a perder o comboio do título. Espero que não se concretize o zunzum que para aí anda sobre os propósitos da divulgação da auditoria. Ou seja, que foi armado o espectáculo para pôr toda a gente em pânico e facilitar a entrada de capital estrangeiro no clube. Acho que será a machadada final. Todos sabemos que por cá os títulos, na maioria das vezes, não são atribuídos a quem tem a melhor equipa de... jogadores. E como o capital a entrar seria para usar nesse campo... temo que seria dinheiro deitado ao lixo e consequente fim da SAD, mais ano menos ano...

     
  • At 10/2/12 21:35, Blogger bola-9 said…

    por este andar o pedro caixinha,no final do jogo com o benfas vai dizer que a culpa da derrota e´do sporting.esse paineleiro gomes das silvas hoje foi citado no caso duarte lima,anda ai coisa.

    este jornal rescor,e do final de 2011 e´so´ver que eles puseram como campeao.

    http://3.bp.blogspot.com/-HfPX0McOtnM/Tv4TzAwK4eI/AAAAAAAAAO0/YQClLxoPaCs/s400/IMG_20111230_183006.jpg



    http://4.bp.blogspot.com/-oxuDoNzm6W0/Tv4TzTnyG3I/AAAAAAAAAPA/lDfrh102WO8/s400/IMG_20111230_183033.jpg

     
  • At 10/2/12 22:08, Blogger bola-9 said…

    estas duas noticias sao so´para rir.

    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2012/02/10/benfica_d_gosto_ver_jogar_.html



    http://relvado.aeiou.pt/diversos/julgamento-miguel-alegacoes-finais-24-fevereiro-332616

     
  • At 10/2/12 22:10, Blogger Francisco Sousa said…

    O Caixinha só disse umas verdades.O benfa João Pereira nunca vai para a rua inssurra como é passa a vida no protesto.
    Mas pelo que vejo e ouço à minha volta um dia destes quando formos aí abaixo já só teremos os benfas que vão também pelo vosso caminho e aí então com todo seu explendor seremos o Barça de Portugal.

     
  • At 11/2/12 08:55, Blogger tigoncas40 said…

    ..."seremos o Barça de Porugal."

    Ohh ... sr. Francisco Sousa, tem que começar a por mais tabaco.

     
  • At 11/2/12 11:29, Blogger Nuno M. Almeida said…

    ó Francisco Sousa, não compares a obra prima do mestre (Barça)com a prima do mestre de obras (porto)

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home