"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, setembro 13, 2011

Os campeões não se esquecem.


Vitor Damas 1947/2003



SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


22 comentários:

  • At 13/9/11 15:16, Anonymous Anónimo said…

    verdade, mas é "esquecem".

    SL

     
  • At 13/9/11 16:16, Blogger 10A said…

    Miguel,

    Tive o privilégio de ver o Damas, Manuel Fernandes, Jordão, Oliveira e tantos outros grandes jogadores ao vivo. Foi com eles que aprendi a ver futebol e como tal fiquei "mal" habituado, custou-me imenso na época passada ver charutada, correria e pontapé p'rá frente como "modelo" de jogo, tendo havido jogos que não aguentei ver até ao fim e em que me sentia saudosista (que é um sentimento que eu abomino) de equipas com a craveira daquela.

    Para mim, que nunca tive o privilégio de ver jogar o Carvalho, Damas foi, é e sempre será o N.º 1 do "meu" Sporting.

    SL

     
  • At 13/9/11 17:20, Anonymous Anónimo said…

    Pena foi dar um Moutinho aos portinhos e ainda ter ficado com o Postiga e com clausulas muito prejudiciais para o Sporting.Com estes amigos, nem precisam haver inimigos.

     
  • At 13/9/11 17:36, Anonymous Anónimo said…

    Jordão, o meu grande ídolo dessa geração, mas Damas um dos melhores guarda-redes que vi jogar.

    Nuno M Almeida

     
  • At 13/9/11 18:10, Anonymous Anónimo said…

    Um dos grandes "culpados" de eu ter sempre preferido jogar à baliza quando era puto.

    Grande Damas!

    saint
    SL

     
  • At 13/9/11 18:28, Blogger King_lion said…

    Boa tarde
    Sempre ouvi dizer que o Damas foi distinguido por uma vez com o prémio de melhor estrangeiro a jogar em Espanha e com duas nomeações para o onze do ano durante o tempo que esteve em Santander.

    Estranhamente, não encontro grandes referências sobre isso na Internet... alguém me pode mandar um link para alguma página que o confirme, sff?

     
  • At 13/9/11 19:40, Blogger Fanas said…

    Quando eu era miúdo queria sempre jogar à baliza para ser o DAMAS.Eu sei que já escreveram isto num comentário anterior , mas era mesmo assim todos queriam ser o Damas.
    Um extraordinário guarda redes , um Sportinguista exemplar !

     
  • At 13/9/11 20:55, Anonymous Anónimo said…

    Um grande GR que merecia ter tido uma carreira mais condizente com o seu valor na seleção nacional, onde este quase sempre "tapado" por outro grande GR de nome Bento. Ambos infelizmente já cá não estão mas não partiram sem antes deixarem um punhado de grandes defesas para a história.

    Ass. O Lagartão.

     
  • At 13/9/11 21:06, Blogger Gabriel said…

    Pena que a "baliza Damas" não esteja a ter a devida divulgação. Raramente o Sorting fala nesta designação e a comunicação social ainda menos. É pena.
    Gabriel Almeida

     
  • At 13/9/11 22:17, Blogger bola-9 said…

    nao so´como guarda-redes,mas como pessoua,o SRºVITOR DAMAS era um homem de H grande.

    para ti miguel,um abraço.

    www.youtube.com/watch?v=Y59_FV3yGoQ

     
  • At 13/9/11 22:38, Blogger King Lion said…

    O Damas era um ídolo do Sporting e de Portugal porque era um excelente atleta tal como o Jordão,o Manuel Fernandes,o Oliveira e já agora ó tempo volta para trás...!.

    Um pouco off topic estou a ver que o Gonçalo Alves está a brilhar na selecção.Hoje dei para mim a pensar senão estaremos perante um futuro Livramento.Eu nunca o vi a jogar mas pelo que leio ele é sempre decisivo pois marca vários golos.

    Qual vai ser o futuro deste rapaz no Sporting ou os abutres do Porto e do Benfica quando chegar a hora vão levá-lo....!

     
  • At 13/9/11 22:45, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Imortalizado essa Lenda Nacional ;)

    R.I.P. Grande Vítor Damas!!

    SL

     
  • At 14/9/11 13:04, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Antes de mais tenho que agradecer ao primeiro comentário que fazendo uma defesa felina me aponto o erro ortografico. Estou para sempre reconhecido.

    Depois respondendo a todos aqueles que prestaram a homenagem ao meu tio. Curiosamente obrigaram-me a ser GR por ser sobrinho dele e apesar de ter jeito nunca gostava de ir para a baliza que não fosse na baliza. Só muito tarde (juniores) consegui livrar me desse estigma e jogar a avançado.

    Tinha o meu tio como fonte de Sportinguismo. Daquelas vivencias que era quase uma emoção quando o meu pai dizia, "vamos a casa do teu tio". E apesar de haver sempre "festa" em casa dele pois se havia coisa que ele adorava era ter a familia toda reunida , conseguia ter sempre tempo para falar de futebol e Sporting comigo.

    Mais tarde e sendo eu mais adulto e com "mais conversa" foram horas e horas de "discussão" sobre futebol. Horas essas que já eram feitas a dois. Com visionamento de jogos e discussão dos mesmos.

    Lembro-me aquando do aparecimento de Quaresma na primeira equipa de estar a ver um jogo na televisão do SCP com ele e ele me dizer, este Quaresma é bom mas vais ver o outro miudo que vai rebentar daqui a um ano ou dois.... Era Ronaldo de quem ele falava...e não se enganou.

    Infelizmente as horas de conversa dobraram mas infelizmente a minha preocupação pela saude dele tambem. Foi dificil viver com o definhar de um CAMPEÃO mas até a ultima manteve aquele sorriso meio chinês e sempre com a piada facil na boca.

    Não me lembro da primeira passagem pelo SCP. Sendo de 1971 tenho algumas vagas ideias mas nenhuma solida que me consiga recordar plenamente. O primeiro jogo que tenho memoria de assistir em Alvalade foi um SCP-VG em que ele defendendo a baliza dos vitorianos foi mais aplaudido que qualquer jogador leonino!!!

    Sendo um miudo estranhei aquela ovação do povo Leonino. Com o tempo aprendi o porquê. Mais até que apenas os adeptos Leoninos o meu tio era admirado pelos adeptos em geral.

    Sei que na segunda passagem ficaram algumas magoas, a maior que todas não ter voltado a vencer qualquer trofeu ( a supertaça ganha ao benfas não jogou nos 2 jogos por estar lesionado) e por ter sido despedido 2 vezes pelo clube que amava, uma delas por carta....

    Mas nunca mas nunca teve palavras odiosas para quem lhe fez isso. E acima de tudo disse me sempre que o clube está sempre acima das pessoas que por ela passam. E muitas delas que se tentam meter em bicos de pés esquecem-se que é devido a servir a causa Leonina que se tornam conhecidos.

    Parte do meu Sporting morreu naquele dia embora não tenha perdido o fervor clubista nem a presença na vida do clube.

    Por fim sendo eu sobrinho dele, tem graça que o jogador que sempre quis imitar era ..... Manuel Fernandes!!! Outra lenda viva e em muita coisa parecido com o meu tio. A começar pelo trato e a maneira como vive Sporting.

    São destes idolos que o Sporting precisa. Herois que nos façam lembrar o quão grande o nosso clube é.


    SL

    Miguel Damas

     
  • At 14/9/11 14:10, Blogger Antunes said…

    Bonita homenagem do Manuel Fernandes:

    http://www.youtube.com/watch?v=lhNNePlegik

     
  • At 14/9/11 16:11, Blogger Sandro Pisco said…

    Dois grandes jogadores e grandes sportinguistas!!!

    Tenho pena de nunca tê-los visto jogar... É de homens destes que o grande Sporting precisa.

    Um abraço para o Miguel

    Saudações Leoninas

     
  • At 14/9/11 18:07, Anonymous scpmemoria said…

    Boas,

    Para quem nunca viu jogar estes dois símbolos do Sporting Clube de Portugal, podem sempre recordar aqui no Portal Sporting Memória:

    Damas : http://www.sporting.footballhome.net/index.php?searchword=damas&ordering=newest&searchphrase=all&limit=20&option=com_search

    Manuel Fernandes : http://www.sporting.footballhome.net/index.php?searchword=manuel+fernandes&ordering=newest&searchphrase=all&option=com_search


    Vídeos de Tributo:

    Damas: http://www.sporting.footballhome.net/index.php?option=com_seyret&Itemid=29&task=videodirectlink&id=482

    Manuel Fernandes: http://www.sporting.footballhome.net/index.php?option=com_seyret&Itemid=29&task=videodirectlink&id=485


    Saudações Leoninas
    scpmemoria

     
  • At 14/9/11 18:32, Anonymous Anónimo said…

    Grande Damas. Eu vi-o jogar. Grande, Grande guarda-redes.

    Só tenho pena que a imprensa (de merda) não desse o devido realce.

    fanático

     
  • At 14/9/11 21:05, Blogger Gabriel said…

    Caríssimo, vi muitos jogos do Damas e só me refiro aos jogos no campo. Por exemplo um Leixões -SCP em 1973(0-3). Dois Boavista-SCP no Bessa (campeonato e Taça) em 1975. Presenciei o celebérrimo f c porto-SCP nas Antas para a Taça em 1987 (0-1, golo de Mário). Estive em Março de 1985 no Varzim-SCP (0-2) onde Damas teve uma lesão gravíssima na cabeça que a todos assustou; foi substituido por Katzirz. E a exibição no Inglaterra-Portugal, em Wembley, 0-0 em 1975 ou 1974. Ou quando ensinou na TV ( 1975?) como se defendiam penalties. E os 7-1 ao benfica!
    Por isto e muito mais enviei para o Sporting, no dia 27-12-2006, um email a sugerir dar o seu nome a uma das balizas do Estádio(iniciativa inédita, aliás), o que veio a concretizar-se cerca de 3 anos depois. Gostaria até de conhecer um dia o Miguel só para falar do imortal V. Damas.
    Gabriel Almeida

     
  • At 15/9/11 10:05, Blogger Sandro Pisco said…

    Obrigado scpmemoria!!!
    Estive a ver uns videos, já tinha visto alguns, mas gostei bastante :) dois enormissimos jogadores que me dão orgulho de ter nascido com este grande amor.

    Saudações Leoninas

     
  • At 15/9/11 15:45, Blogger ana said…

    Estádio do Restelo, 20h, entrada grátis, champions league sub-19, Sporting-Molde.

     
  • At 15/9/11 18:49, Anonymous Anónimo said…

    ao intervalo

    zurique 0 - 2 Sporting

    insua
    wolfswinkel

    FORÇA SPORTING!

     
  • At 15/9/11 19:49, Blogger jaime crespo, said…

    e aos 25 minutos acabou o nosso bom futebol, a partir daí foi mais do mesmo, uma miséria de jogo. até me doem as costas. o nosso capitão é uma grande abécula. enfim, espera-se que com os resultados venham as boas exibições. até lá: viva o Sporting.
    S.L.

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home