"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, agosto 29, 2011

O que falha no nosso futebol?

Acima de tudo é isso que quero perguntar aos frequentadores deste espaço. Sem mais nem menos. Que digam de sua justiça e que debatam com ou sem acordo ortográfico...

É certo que por vezes me passo com tudo isto e perco o discernimento. Mas agora calmo quero apenas perguntar como é possível assistir-mos o mesmo filme de há 3-4 anos a esta parte?

É um tremendo deja vu....

SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


39 comentários:

  • At 29/8/11 14:30, Blogger Relva said…

    TEmo que continue a ser, porque o nome de andrades, talvez tenha mudado de local, a exigencia á muito deixou de ser uma maxima no sporting, um qualquer jogador do porto ou dispensado de outro clube, serve para nós, os nossos melhores são vendidos para pagar ordenados, quem deixou o clube chegar a este ponto, que responda, a bracadeira foi colocada no braço de um qualquer, os poucos de valor são vendidos por uma tuta e meia, e os que ficam não são dignos de calçar na equipa B, quanto mais no plantel principal, agora nem se pode assobiar porque os meninos não aguentam a pressão, os dirigentes querem é palco para desfilar, somos um clube de betinhos da linha.
    Alguns de nós aprenderam a ser do sporting, com simbolos, grandes leões, que estes jogadores actuais, nem categoria para lhes engrachar as botas têm, e agora querem aumentos e renovar contratos, andar nas revistas cor de rosa, tudo á custa dos adptos. Pró carago!

     
  • At 29/8/11 14:51, Blogger Leão dA Linha said…

    Dada a sobreposição de posts, volto aqui a deixar este meu comentário.

    Pelos vistos o Sporting está mesmo de volta!

    Sim, porque já é difícil recordar um Sporting que não este, portanto parece que voltámos ao costume, à mediocridade, ao fundo.

    Certamente muitos partilham este sentimento, de que se torna depressivo escrever e discutir sobre e Sporting, motivo pelo qual me tenho afastado da blogosfera leonina, e de comentar neste blog em particular.

    Este início de época é o mais gelado balde de água fria de que tenho memória, é um autêntico pesadelo, de uma euforia galvanizante e saudável que se viu até ao jogo de apresentação, a um crescente declínio que num abrir e fechar de olhos nos remete para um estado de depressão, de resto já assumido pela comunicação social que também não perde uma oportunidade para nos pôr no fundo, subitamente a euforia vai-se e volta a instabilidade, o nervosismo, e em Alvalade um público "bipolar", incansável na presença, motivador quando a equipa se aproxima da baliza adversária, mas intolerante no erro. Cada um se manifesta como quer, e eu falo também por mim, também sofro dessa bipolaridade. É natural que assim seja, os adeptos querem resultados JÁ, querem que a equipa e treinador demonstrem o que prometeram, que justifiquem o investimento, que consumem a mudança!

    Mas isso não está a acontecer. Esta questão da arbitragem (das polémicas, dos ERROS GROSSEIROS) não deve ser uma escapatória, os verdadeiros campeões são-no contra tudo e contra todos, e ganham por marcam mais golos. Façam-se homens! Critiquem a arbitragem sim mas assumam as culpas! Como já foi dito "quem tem medo que fique em casa" e isto aplica-se a dirigentes, a TREINADOR, equipa médica, a jogadores e a tratadores do relvado. O Yannick e o Postiga são desastrosos, mas não são eles que escolhem o onze e fazem a convocatória (treinador), não são eles que fazem as contratações que os deveriam remeter inquestionavelmente para o banco,e contratam de vez um goleador (dirigentes), não são eles que tardam em resolver as lesões de peças chave (equipa médica), não são eles que não arranjam soluções para um relvado miserável e perigoso (caso da lesão de jeffren ontem) (tratadores do relvado), voltando aos dois cepos, mas são eles e grande parte dos outros jogadores que entram em campo sem entrega, sem garra, sem atitude, (virtudes que apenas a espaços são visíveis em campo), e nunca em todos como um grupo coeso, solidário, lutador e com um sistema de jogo bem definido (jogadores), e aqui volta o principal culpado desta negro retrato que aqui pinto, aquele que em dois meses ainda não foi capaz de implementar esse mesmo sistema de jogo e inverter essa falta de atitude de que tanto tem falado (o TREINADOR).

    Meus amigos, é com grande tristeza que à 3ª jornada, me vejo forçado a admitir que por estas e outras razões, não há título(s) para ninguém. Oxalá me engane, mas para já está difícil.

    E logo este ano que finalmente me decidi pela compra da gamebox... é uma pena.

    Mas não deixem de apoiar, pois é a massa adepta e associativa que mantém o Sporting Clube de Portugal vivo, e no topo, quanto mais não seja, no topo dos nossos corações.

    Saudações Leoninas!

    Leão dA Linha

     
  • At 29/8/11 15:13, Blogger Tribuno said…

    Como penso ainda viver em democracia com liberdade de expressão, aqui vai a minha opinião:
    Como sportinguistas, sofremos de um problema grave que classifico como "Sindrome do clube grande que já não o é há muitos anos".
    Quando fomos campeões 18 anos depois, experimentamos a ilusão de termos terminado a travessia do deserto e, desse modo, voltaríamos à senda das vitórias passadas. Nada mais falso, como se constata. Os dois títulos ganhos na década passada foram apenas fruto das circunstâncias. Apenas isso.
    Muitas das características que nos tornaram vencedores transferiram-se 300kms para norte. Algures, num passado já longínquo, iniciou-se um processo que resultou na inapelável ultrapassagem pelo FCP relativamente à hegemonia que detínhamos no futebol nacional.
    Como "crente" sportinguista lamento dizer isto: o nosso maior problema é persistirmos em nos considerar como um grande do futebol português, capaz de discutir campeonatos época após época. Enquanto assim for vamos repetir o erro vezes sem conta sem obtenção de qualquer resultado, seja a que nível for. Vamos forçar a que se caminhe permanentemente sobre brasas, causando uma pressão a todos os agentes ao serviço do clube, que mesmo possuindo qualidades, serão incapazes de a demonstrar em tal contexto. E isto é tão verdade que alguns deles voltam ao sucesso após deixar o Sporting, como já aconteceu.
    Alguns já afirmaram que o Sporting precisava de consultar o sofá para uma reflexão psiquiátrica. Não andaram longe.
    Se o futebol não fosse 90% emoção e 10% razão, talvez o número de adeptos do nosso clube estivesse reduzido a um punhado de resistentes, em face das permanentes desilusões que vivenciam, época após época.
    Por tudo isto entendo que, mais que aquisições e novos dirigentes, deveríamos ser capazes de algo difícil mas não impossível: deixar de pedir a luta pelo título no início de cada época. Não possuímos estrutura global que o consubstancie nem tão cedo a obteremos. Demora tempo. Não se altera uma tendência de décadas de um dia para o outro. É preciso tempo, que é algo que temos displicentemente desperdiçado enquanto não ajustamos as nossas expectativas à realidade, por muito que nos provoque dor, que não será maior do que aquela que sentimos jogo após jogo, ano após ano.
    Mas também compreendo que pedir isto aos adeptos do Sporting seria entendido por muitos como uma humilhação, o que entendo e partilho.
    A minha opinião é isto mesmo e por isso vale o que vale. Partilho-a por entender que o nosso Sporting deve também ser abordado de forma racional, sem que tal signifique qualquer forma de abnegação àquilo que "ele" representa emocionalmente em cada um de nós.

    Saudações leoninas.

     
  • At 29/8/11 15:39, Blogger ana said…

    Confesso, cheguei aqui "Sindrome do clube grande que já não o é há muitos anos" e já não li mais.
    O clube é grande, sim. E nem me dou ao trabalho de ler o que vem de um "sportinguista" destes.

    O clube é grande, sim, tem uma massa adepta fiel e continua a atrair muita juventude, coisa possível apenas num (grande) clube grande. Olhe para as bancadas de Alvalade. Não temos tido é grandes dirigentes. Venham eles ou demonstre o senhor Godinho Lopes sê-lo, e depois me dirá se somos grandes ou não. Neste momento, o Sporting é o resultado de uma sucessão de equívocos a liderarem o clube.

     
  • At 29/8/11 15:42, Blogger ana said…

    E o resultado não é um clube "não grande", é um clube grande mal governado, um desperdício, um diamante por lapidar, porque potencial e matéria humana, tem e muito!

     
  • At 29/8/11 15:43, Blogger Tribuno said…

    Ana,

    Pelos vistos é incapaz de discutir uma ideia sem classificar o interlocutor ou é impressão minha? Pode até discordar de todo o conteúdo, mas penso que é exagerado atribuir classificações a quem escreveu.

    Se essa atitude faz de si mais adepta do Sporting do que eu, então estamos falados.

    Saudações leoninas.

     
  • At 29/8/11 15:44, Blogger Sporting até morrer said…

    Boas,

    É realmente difícil entender este Sporting do ponto de vista do futebol mas aqui vai o meu contributo.

    Estou à vontade para dizer que este não é o meu Presidente e esta não é a minha Direcção.
    Mas também entendo que esta época vai ter de correr até final para se fazer uma avaliação correcta.

    Não deixo no entanto de constatar a cada dia que passa, a incompetência gritante dos senhores que montaram este plantel.

    Foi algo para o qual muitos de nós fomos constantemente alertando.
    A contratação em quantidade nunca corresponde a uma contratação em qualidade.
    E era isso que o Sporting precisava, que se contratassem 4 ou 5 jogadores que entrassem de caras nesta equipa e que estivessem fisicamente disponíveis.

    De Godinho Lopes e de Freitas já se sabia que não poderíamos esperar grande coisa.

    De Duque e de Domingos esperava sinceramente mais.

    É impressionante como uma equipa com 14 reforços (não conto com Insua), utiliza apenas 2 (Capel e Schaars) em jogos consecutivos.
    E Schaars é claramente o jogador mais fraco deste meio campo sportinguista.

    Não se exigia esta época o título ao Sporting (ao contrário do que Duque dizia), este ano é suposto ser de transição e apenas se exige esforço, dedicação e um futebol agradável que nos devolva o desejo de voltar a Alvalade.
    Nada disto está a acontecer...

    A chegada de mais um reforço nesta altura pouco ou nada vem resolver.
    A Direcção tem de baixar claramente a fasquia e voltar ao discurso de construção de uma equipa que lhe permita lutar pelo título em ou 3 anos.

    Domingos tem de deixar de ser o treinador limitado que se revelou até agora e colocar a jogar aqueles que claramente são os melhores do plantel (Djaló, Postiga, Carriço, Schaars e Evaldo são elementos a menos no 11 titular).

    É difícil aceitar isto mas temos de mesmo de baixar a fasquia e assumir a luta apenas pelo 3º lugar.
    Do que vi até agora somos candidatos a muito menos que isso...

    SL
    José

     
  • At 29/8/11 16:11, Blogger ana said…

    Não faz de mim mais ou menos o que que quer que seja. Admito que a expressão "sportinguistas destes" possa ter sido um bocado intempestiva, mas tira-me do sério esta conversa de que não somos grandes e que nos estamos a belenizar e patati, patata... o Sporting É grande. E se há quem queira convencer o mundo de que não o somos, não concebo que sejamos nós próprios a fazê-lo.

     
  • At 29/8/11 16:22, Blogger Tribuno said…

    Ana,

    Eu entendo o que refere. Como escrevi no comentário supra, o futebol representa - para mim apenas e sem qualquer evidencia científica - 90% de emoção e 10% de razão.
    Podemos sempre observar de acordo com a teoria do copo meio cheio ou meio vazio.
    Por vezes é importante despir um pouco a emoção, no âmbito dos 10% racionais, pois diferentes perspectivas permitem diferentes ângulos de análise, sem que esta conduta torne alguém melhor ou pior, muito pelo contrário.
    Todos e quaisquer factos que se foquem na emoção, nomeadamente os fenómenos desportivos ou religiosos, são sempre de difícil consenso.

    Saudações leoninas.

     
  • At 29/8/11 16:31, Blogger RSNT said…

    A minha visão do jogo de ontem:

    Uma equipa em que os próprios jogadores são assobiados antes de o jogos começar...
    Uma equipa que é assobiada qdo o seu GR demora mais de 3 segundos a mandar um chutão lá para a frente...
    Uma equipa que é assobiada se em vês de mandar um xuto para a frente tenta manter a posse e rodar a bola para tentar uma nova investida...

    Uma equipa assim, é normal que a bola tenha picos.
    É normal que os jogadores bloqueiem.
    É normal o nervosismo latente.
    A tensão está lá, sente-se no ar, e isso tolda o raciocínio a os movimentos dos jogadores.

    Não quero com isto dizer que não haja críticas a fazer aos jogadores, ao treinador ou ao departamento médico. Mas, e contra mim falo, uma parte significativa do que (não) fizemos no jogo de ontem teve a ver com o ambiente e com a tensão que passa para dentro das 4 linhas.

    Sejamos nós capazes de tirar pressão desnecessária da equipa e estou convencido de que a mesma irá render muito mais.

    Claro que não concordo com o Postiga sozinho na frente...
    Claro que o Carriço tem muita dificuldade em ganhar uma bola de cabeça sem ser em falta.
    Claro que o André Santos não deve jogar a 6.
    Claro que o relvado não permitiu ao R.Patrício ter melhor tracção quando se lançou no 2º golo.
    Claro que na dúvida o fora de jogo é sempre marcado e lá nos roubaram mais um golo (o 2º em 3 jornadas)
    Claro que há um jogador do Marítimo deveria ter visto o 2º amarelo.
    Claro que é muito azar (Da-se) lesionar-se no momento em que marca o golo do empate... (e os Drs iluminados sabem se esta lesão teve alguma coisa a ver com a anterior???)...

    Melhores dias virão.

    Saudações Leoninas.

     
  • At 29/8/11 16:34, Blogger ana said…

    Ora aí está, caro Tribuno. O Sporting, o que faz o Sporting, os adeptos, têm esses 90% de paixão e 10% de razão. O problema do nosso GRANDE clube GRANDE é que quem o tem dirigido sente essas percentagens na ordem inversa... Pela loucura deste presidente a gastar dinheiro a investir na equipa, quero acreditar que as prioridades estão a voltar à ordem certa. Posso até não concordar com tanto desbarato de dinheiro, mas teve o condão de acordar muito sportinguista que andava por aí adormecido... e acho muito cedo para este barulho todo, francamente... mas, lá está, este barulho todo acontece porque... SOMOS GRANDES! :)

     
  • At 29/8/11 16:52, Blogger Tribuno said…

    Ana,

    Mais uma vez concordo consigo.

    Contudo preferia que o Sporting fosse um pouco mais pequeno mas ganhasse jogos, campeonatos, taças nacionais e internacionais.

    O facto disto não acontecer deixa-me emocionalmente triste. Mas não se iluda pois não conheço nenhum adepto do Sporting que em confronto com os nossos adversários considere o seu clube como inferior. O discurso interno não é obrigatoriamente igual ao externo.

    Mas se a dimensão emocional é a sua única medida então digo que o SPORTING É E SEMPRE SERÁ GRANDE, mas precisa urgentemente de fazer jus a essa dimensão, pois são as vitórias que motivam, que nos alegram, que fazem crescer em nós a autoestima clubística.

    Reposicionado a questão da dimensão do clube, penso que, no seguimento de outros comentários e no qual se inclui o meu, é necessário baixar as expectativas para diminuir a pressão sentida, a todos os níveis. Não admira que tudo atrapalhe...até a bola que parece queimar.

    Saudações Leonina

     
  • At 29/8/11 16:57, Blogger Lívio Semedo said…

    Falta trabalho e Humildade. trabalho porque não se pode defender á zona nas bolas paradas quando se tem a mesma defesa do ano anterior que por sinal é fraca e baixa e sempre foi comida no ano anterior. Ele(Domingos) tem de ver os vídeos do adversário, identificar quem sobe nas bolas paradas, são sempre os mesmos e normalmente nas mesmas zonas e tem de antes dos jogos definir quem marca e acompanha quem na área até ter ganho o lance, vejo jogadores, André Santos, Carriço e Evaldo a saltarem de costas aos adversários e tem também de impedir que Postiga vá para as faixas laterais ou se o quer lá tem de obrigar os alas a ir para dentro para ocuparem zonas de finalização nas alas. Tem de haver humildade para perceber que não jogam nada, que se compraram tantos jogadores e se estes não rendem meta os outros. Se perder na mesma, pelo menos experimentou, se ganhar mostra aos falhados que estão a jogar que t~em de dar o litro

     
  • At 29/8/11 17:17, Blogger ana said…

    "é necessário baixar as expectativas para diminuir a pressão sentida, a todos os níveis"

    Mais uma vez em desacordo... no dia em que as expectativas baixarem, deixaremos de ser grandes. No dia em que deixarmos de exigir aos nossos representantes que ganhem títulos, deixaremos de ser grandes. Todos os anos o exijo, todos os anos acredito que, apesar de tudo, podemos ir lá (e deu certo no ano do Inácio. Acreditava no título, mas os artistas não me davam grandes garantias). Agora, não acho é que a melhor maneira de isso acontecer seja estarmos todos eufóricos num fim de semana, a gabar o Polga, o Carriço e o jogo mais ou menos conseguido do Djaló para no fim de semana a seguir os assobiarmos ao primeiro falhanço e sairmos de Alvalade a dizer que nenhum deles teria lugar numa equipa da liga orangina ou lá como se chama a segunda divisão hoje em dia. Agora, expectativas? Sempre altas. Comigo, pelo menos.

     
  • At 29/8/11 17:19, Blogger ana said…

    Ah, e aquando do fim do jejum dos 18 anos, só não nos mantivemos lá em cima por causa da tal política dos que sentem 90% de razão e 10% de emoção. Os gastos nesses dois anos foram elevados, sim, mas havia mesmo necessidade de vender todos os que davam uns toques jeitosos na bola para (não) baixar o passivo?

     
  • At 29/8/11 17:34, Blogger 10A said…

    Caríssimos,
    Ontem, assim que o Jeffren se lesionou disse para os meus botões: "já está, vamos perder isto...". Porquê?

    1. Não existe equipa. Existe um conjunto de jogadores que equipam com a mesma camisola e que é extremamente frágil em termos psicológicos. Alguns jogadores já conhecemos de outros carnavais, mas os novos depressa se integraram nesse domínio, até porque a perda do jogo de apresentação foi brutal.

    2. Por isso, a bola queima. Sobra ansiedade e falta pensamento, o que favorece erros e faltas estúpidas, contra-ataques,e desconcentrações infantis.

    3. Falta um marca-passo. Não temos quem leia, paute e construa o jogo da equipa em campo. Rinaudo destrói, mas Schaars não constrói e quando todos desejávamos e pensávamos que este fosse o ano de Matias, mais uma vez eclipsou-se. E não é André Santos que fará este papel.

    4. As escolhas:
    4.1 Eu não tenho preconceitos com nenhum dos que ficaram do ano passado, mas também não acho que tenham de jogar só porque já se conheciam, pois se não havia entrosamento e não faziam uma boa equipa para quê persistir na escolha daquele grupo? Se fomos buscar uma defesa totalmente nova - porque o sector mais frágil era precisamente a defesa - porque é que jogamos com os mesmos jogadores e, pior, da mesma maneira?
    Porque é que o Evaldo e o JP não privilegiam a defesa, que é a sua função primordial e vão simplesmente congestionar as alas abrindo buracos lá atrás, obrigando a faltas e cortes desnecessários dos centrais e dos centro-campistas por desposicionamentos idiotas dos laterais? Queimam-se e queimam a equipa, nomeadamente os centrais que se vêem obrigados a dobras que deixam corredores abertos nas costas.
    Além disso, na defesa já sabíamos que "el mudo" tinha tendência para as lesões, mas custa-me a aceitar que com o seu afastamento não se chame o Onyewu.
    4.2 No ataque, o problema é bicudo.
    Eu até acho que Yannick nem tem estado mal, pior tem estado Domingos. Ou aposta no moço e não o tira só para fazer a vontade aos adeptos, pois isso acontece mesmo quando ele está a dar um ar da sua graça, ou então não o coloca na equipa.
    O VW é um tipo de jogador que ou é servido por dois extremos rápidos e certeiros, ou então nem vale a pena entrar. Rubio pouco se viu.
    Bojinov é lutador, mas não é um matador, é um "desencarcerador de autocarros", está muito em baixo de forma.
    E chegamos a Postiga, o nosso "matador"... de jogadas, reconheço o esforço, mas confesso a minha embirração.
    4.3 Nas alas, curiosamente acho que Domingos tem escolhido equipas mancas. Joga sempre com um de raiz e um adaptado. Porquê? Se conseguiram perceber expliquem-me. Sinceramente.

    5. O sistema
    Para além de tudo, estamos em guerra com os protagonistas do sistema, por isso habituem-se às decisões nefastas dos apreciadores de fruta, cafezinho com leite, etc.

    SL

     
  • At 29/8/11 17:57, Blogger Tribuno said…

    Ana,

    Provavelmente vive a Sul de Coimbra, rodeada de amigos adeptos do Sporting, cuja partilha permite atenuar as permanentes desilusões que vamos experimentando sistematicamente.

    Infelizmente não é o meu caso. Para tal teria que frequentar um núcleo, que também não é propriamente aqui ao lado nem o tempo permite.

    Sei por experiência qual a sensação vivida nos dois contextos e garanto-lhe que um é extremamente gratificante e o outro é um pouco mais deprimente, especialmente em caso de derrota. No entanto permaneço "sofredor" - como frequentemente me classificam - e mudar-me para Sul não está nos planos.

    Neste sentido, entendo que a postura de cada um sofre influência dos estímulos resultantes do meio envolvente. Por esta razão percebo a reiterada boa expectativa que evidencia nos seus comentários, relativamente às possíveis conquistas do Sporting actual, algo que intrinsecamente desejo mas que racionalmente não vislumbro.

    Saudações leoninas

     
  • At 29/8/11 18:01, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Antes de alguma coisa e até pela dificuldade em marcar-mos golos teremos que construir uma defesa de betão. Ora aquilo que vimos ontem é completamente o contrário. O mais engraçado é que já na quinta feira os dinamarqueses ganharam varias bolas de cabeça em livres e cantos. Um deles deu golo. Ontem antes dos golos, Patricio fez várias defesas de qualidade. Mesmo que o 1 golo dê a ideia que esteja mal colocado e não consiga assim evitar o golo, é necessário culpar a defesa. Não compreendo como se trás os 11 jogadores para a área defender e sofre-se 2 golos e vários calafrios. Mas atentem que não está em causa apenas a defesa. O trinco não destrói nem impõe a sua presença. Não é uma critica directa a André Santos mas sim que ele não pode jogar como trinco.
    Schaars é bom jogador mas tem ainda um ritmo demasiado a gasoleo e não pega no jogo. Desloca-se demasiadas vezes para perto dos avançados obrigando os defesas a passes longos por não haver opções de passe.

    Depois os equivocos Postiga e Yannick, mete-os numa posicção de força (?) perante a massa associativa mas depois substitui ambos dando razão a mesma. Jogamos sobre brasas, pois sim. Mas caramba jovens que vivem de jogar futebol com ordenados que nenhum de nós vai auferir na vida...pressão? Não brinquem com o pobre....

    Domingos está a falhar, tanto no discurso como na montagem da equipa, sobretudo tacticamente. Ganhamos a linha e cruzamos....mas para quem? Apenas aparece um jogador na area , de quando em quando dois. Ainda por cima Postiga não é nem nunca será um finalizador.

    E com este barulho de fundo lá navegamos alegremente acusando as arbitragens....falham? Pois sim mas falham muito mais os jogadores.....como alguem já aqui disse não há nada contra a permanencia dos jogadores do ano passado no plantel....mas com 18 reforços novos começa a ser ridiculo a aposta sistematica na pior face dos ultimos 2-3 anos....

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 29/8/11 18:29, Blogger André said…

    blá-blá-blá whiskas sachê blá-blá-blá whiskas sachê!

    aqui soluções há muitas, e quem manda no clube há??

    alguém acha que faz sentido 17 ou 18 contratações? Para jogar sempre os mesmos...

    Na net há imensas soluções, mas depois joga os do ano passado porque o treinador é teimoso.

    Um jogador só desenvolve jogando, o Rubio, o Carrillo, o Arias só desenvolvem com competição e o resto é blá-blá-blá whiskas sachê.

     
  • At 29/8/11 18:37, Blogger Diogo_1906 said…

    Cheguei hoje de férias mas tentei ao máximo acompanhar os jogos do sporting nestas 2 ultimas semanas.
    A meu ver o problema do Sporting neste momento é apenas um: A continua aposta do Domingos nas vacas sagradas da época passada!!!

    Jogadores como Djalo, Evaldo, Polga, Carriço e principalmente Postiga não podem ter lugar num onze de uma grande equipa, porque pura e simplesmente não têm a qualidade suficiente para tal.

    O caso mais gritante é mesmo o Postiga porque o polga tem jogado benzito, o djalo não faz nada mas sempre temos a outra ala, mas o caso do Postiga é gritante!! Quando o jogo de um suposto matador se resume ou a estar fora de jogo, ou a estar no chao a queixar-se de alguma ou então andar nas alas a atrapalhar os extremos é imperial colocá-lo prontamente fora da equipa titular!!!!

    Qual é a motivação de gajos como o Boji, Wolfs ou Rubio que mesmo dando o litro nos treinos depois chegam a Sabado e a vaca sagrada tem o lugarzinho garantido?
    Para mim é o maior escandalo destes ultimos jogos a aposta nestas nulidades apelidadas de jogadores!!

    Só para rematar, um plantel que recebe 16 novos jogadores (mais de metade) nao pode jogar com 9(!!!!) jogadores de um anterior plantel que nada ganhou e produziu niveis de futebol baixissimos!
    Ou olhando mais concretamente pra defesa (onde se mativeram os 4 cepos a titular) tendo sido unanime a distinção de pior sector do ano!!!

    Enfim... um desabafo há muito necessário


    SL

     
  • At 29/8/11 19:38, Blogger Rugido said…

    Para mim, o problema reside na mentalidade instalada na equipa e em outras modalidades no clube. Onde é que está a mentalidade ganhadora? Onde é que está a mentalidade de só aceitarmos ser campeões em tudo o que entramos?

    Aquilo que ontem vi no futebol do Sporting, é o mesmo que tenho visto não raras vezes no andebol e menos mal no futsal (que tem uma boa estrutura, lá está), e em outros jogos de competição do Sporting.

    Quem já frequentou um balneário sabe que a mística é algo de sagrado num clube. Quem é que transmite a mística hoje em dia aos jogadores do Sporting? Quem é que transmite a mentalidade ganhadora leonina, aos jogadores e atletas do Sporting?

    Vejo actualmente no clube o regresso de Manuel Fernandes (com muito agrado), Beto e Vidigal. Vejo com agrado que no andebol esteja lá o Fernando Nunes apesar de faltarem mais referências como o Carlos Ferreira por exemplo, o Bessone Basto. Vejo no atletismo que Moniz Pereira lá continua, e no futsal já acima elogiei a estrutura.

    Mas e no futebol, quem está no balneário a passar a mística leonina, para além de um Manuel Fernandes e do Beto na estrutura?

    É precisamente na estrutura do futebol que faz falta existirem mais referências leoninas a passar a mística e a mentalidade ganhadora, o jogar à Sporting!

    Onde estão nomes como, Hilário, Fernando Mendes, José Carlos, Mário Lino e Pedro Gomes, Jordão e Inácio?

    Onde estão os mais contemporâneos, Carlos Xavier, Oceano, Venâncio e Iordanov?

    Não seriam estas figuras leoninas, imprescindíveis ao clube, à sua estrutura para que a mesma fosse fortalecida e se mantivesse sempre forte? Para mim, esta é a questão que os dirigentes têm que fazer a si mesmos, mais do que vir um camião de jogadores novos, treinador novo e direcção nova também!

    É que actualmente baralhamos, mas o jogo sai o mesmo das últimas épocas.

    Saudações Leoninas

     
  • At 29/8/11 20:17, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Acompanho pouco o futebol brasileiro e não vi suficientes jogos do Atleti para saber algo do novo reforço.

    Este Elias é bom?

    E um ponta vêm?

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 29/8/11 21:29, Anonymous Anónimo said…

    como todos vocês não estou contente e ando amuado com este inicio do Sporting. Mas apenas queria deixar uns numeros que pode ser que ajudem a acalmar as hostes e especialmente os mais pessimistas que já escreveram o atestado de óbito ao Sporting 11/12

    Época 99/2000 - Campeões

    Primeiras 3 jornadas : EVV 3ª à 9ª jornada : EEV DVD
    Pontos perdidos à 3ª Jornada : 2
    Pontos perdidos à 9ª jornada : 10
    ( acresce uma fantástica eliminação com o Viking !!! com uma derrota por 3-0. Sim Materrazzi saiu , mas ainda hoje todos dizem que o Inácio apenas foi campeão devido à preparação fisica que o italiano deu. E quem n se lembra que todos diziam que os jogadores n aguentavam com uma gata pelo rabo ? Como hoje ... )


    Época 01/02 - Campeões

    Primeiras 3 jornadas : VDD 3ª à 9ª jornada : EVV VDE
    Pontos perdidos à 3ª Jornada : 6
    Pontos perdidos à 9ª jornada : 13
    ( sim, veio Jardel .... por isso peço um goleador JÁ !!! )

    Época 04/05 - Peseiro ... finalistas da UEFA

    Primeiras 3 jornadas : VDD 3ª à 9ª jornada : EEV VVD ( depois veio uma paragem para a selecção ... um 4-1 ao Estoril e um arranque muito bom para uma época memorável )
    Pontos perdidos à 3ª Jornada : 6
    Pontos perdidos à 9ª jornada : 13



    REPITO ... não quero com isto escamotear as falhas que existem. Apenas que temos de esperar mais um pouco antes de "assassinarmos" jogadores, treinadores, etc ...

     
  • At 29/8/11 21:53, Blogger LEÃO PENSADOR said…

    Mas não é estranho estarmos a dois dias do fecho do mercado e termos exactamente os mesmos problemas graves do ano passado? Que não haja um central indiscutível? Um defesa esquerdo indiscutível? Um ponta de lança indiscutível? ? E que a equipa continue a ser baixa?

    http://conselholeonino.blogspot.com/2011/08/porque-complicam-o-que-e-simples.html

     
  • At 29/8/11 21:56, Blogger André said…

    Damas o gajo é muito bom, mas vai jogar o djalo.

     
  • At 29/8/11 21:58, Blogger André said…

    Tem mais golos que o Postiga basta dizer isso

     
  • At 29/8/11 22:03, Blogger jotasub said…

    Meus amigos, posso estar enganado mas o problema é que estes meninos só são profissionais para receber "o deles" ao fim do mês e o resto é conversa!!!
    Se os nossos "profissionais" trabalhassem a sério, apresentavam-se todos os dias na academia às 09:00 horas da manhã e treinavam o físico até às 12:00 horas, para evitar lesões musculares. Seguidamente deveria ter lugar o almoço, todos juntos na academia, entre as 12:00 e as 13:30 horas. De seguida, entre as 13:30 horas e as 16:30, a fim de fazerem a digestão, o senhor Domingos deveria instalar todos os "profissionais" no auditório para ali lhes dar uma ensaboadela de táctica com imagens de video das equipas adversárias para o fim de semana seguinte. Finalmente, entre as 17:00 horas e as 19:00 teria lugar o tal treino com bola para acabar o dia de trabalho.
    Isto sim, é que é treinar a sério, como fazem as grandes equipas como o Barça, não é como esta gente faz, imagino eu, que treinam um bocadito de manhã, depois vão dormir a sesta para as suas casas ou então vão beber umas cervejas com os amigos durante a tarde para matar o calor e por fim à tardinha lá se juntam todos para jogar uma peladinha!!
    Assim não dá!!!
    A treinar desta maneira até justificariam o dinheirão que ganham mas, eu é que deverei estar enganado!!!

     
  • At 29/8/11 22:43, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Se os jogadores de épocas transactas andam de moral em baixo e parecem que não têm vontade nenhuma de lá estar, porque raio não se utilizam as novas aquisições que não têm certamente o síndroma que paira em Alvalade?

    Não terão mais garra? Mais Vontade de mostrar-se? Mais animo? Mais discernimento?

    Desculpem mas a culpa NESTE MOMENTO (porque se os erros se mantiverem e ele se manter em funções, ai a culpa terá outro destino como devem compreender)recai toda no Treinador, e não vejo como ele possa melhorar, porque a cegueira dele transcende qualquer um, e não tem qualquer cabimento mantê-lo só porque está cá a pouco tempo, porque ou se muda algo ou teremos uma época desastrosa que não seremos capazes de apagar da memoria!!

    Não vejo porque teremos que falar de tácticas quando vemos uma equipa incapaz de colocar em pratica seja qual ela for, mas se os artistas forem outros, acredito que muita coisa mude, quem sabe ainda a tempo.

    SL

     
  • At 29/8/11 22:49, Blogger Gurl said…

    Quero deixar aqui um post de alguém que sofre muito a 350 Kms de distância:as claques que exibiram tarjas de apoio ao Pedro P. fizeram um mau serviço ao Sporting,pois o P.P. não é nenhum homem de coragem,pois o que ele fez ao renunciar ao boicote contra o Sporting,foi apenas defender a pele dele ao nivel da Arbitragem da Uefa e da Fifa,pois poderia ser suspenso se continuasse com o boicote,entendem srs.chefes das claques armados em diferentes?o que é preciso é fazer como os outros:pressão,pressão e umas boas lambadas nessa corja de bandidos que todas as semanas nos prejidicam e nos desanimam continuamente.saudações Leoninas desde Braga.Abraço

     
  • At 29/8/11 22:59, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Para aqueles que defendem que temos que dar tempo e tal aos novos jogadores e que o Domingos esta a fazer a transiçao correcta....

    O benfas acaba de ganhar 0-2 a jogar com imensos reforços....

    Em Inglaterra entao os gajos entram de caras nas equipas. O Nasri chegou a meio da semana e foi logo titular no City. So nos e que temos que levar com o refugo para os outros adaptarem-se....adaptarem-se a que? A mediocridade vigente?

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 29/8/11 23:08, Blogger King Lion said…

    Godinho Lopes recebeu uma herança pesada de um tarado que mais não fez do que vender os melhores valores para equilibrar as contas do clube e desperdiçar o resto do dinheiro em jogadores em fim de carreira e de valor de mercado zero.

    É lamentável que sejam aqueles que mais deveriam ajudar o clube são aqueles que mais contribuem para o nosso fim tal como o fizeram na época passada.

    Temos de esperar que alguns daqueles 16 jogadores contratados constituam uma mais valia para se dar a viragem.Mas agora ao Godinho Lopes e ao Carlos Freitas vão ser pedidas responsabilidades,isto é,se os problemas da defesa se mantiverem,se os maus resultados se mantiverem ,então a actual direcção vai ter problemas.

     
  • At 29/8/11 23:31, Blogger jotasub said…

    Barcelona-Villarreal 5-0
    O Barcelona entrou em campo com uma defesa revolucionária, mas nada mudou para os lados da Catalunha, pois o poder ofensivo continua a ser enorme.
    http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/interior.aspx?content_id=714588
    Porque será????

     
  • At 30/8/11 01:57, Blogger Fanas said…

    Não me parece que a grandeza de um clube se possa só medir pelo número de titulos conquistados nos últimos anos . Para mim o fundamental é a base social de apoio , e os clubes são grandes ou pequenos em função disso.O Boavista foi campeão , andou pela Champions e no entanto nunca passou de uma invenção do major , por isso está hoje onde está. Foi campeão , mas nunca foi um grande porque lhe faltou o essencial , as pessoas.E sim o Sporting Clube de Portugal será sempre um "grande".
    Quero que o futebol seja sempre 90% de emoção e 10% de razão nem o entendo de outra forma.Por muito que digam o contrario nao é um espectaculo como outro qualquer. Quando o Sporting ganha eu também ganho , quando o Sporting perde sou eu que perco.E quando a Júlia Roberts que eu tanto admiro tem um pior desempemho num filme , eu apenas lamento o dinheiro do bilhete.É "só" essa a diferença.
    Voltando ao futebol eu não consigo responder á pergunta do Miguel, mas vejo o que toda a gente vê : a defesa é uma merda e no ataque falta um goleador.Espanta-me é que 14 jogadores depois os problemas continuem por resolver.
    Continuo a acreditar no Domingos a quem reconheço um trabalho extraordinario na época passada , mas não entendo a quase nula utilização dos reforços.Se ele não teve voto na matéria nas contratações efectuadas então que nos diga.Se assim não foi a minha confusão ainda é maior.
    Estas 2 semanas de interregno vem mesmo a jeito. Dão a possibilidade de recuperar alguns lesionados, de repensar opções e de redifinir estratégias.
    Domingos continuamos contigo mas dá-nos um sinalzinho de esperança.

    SPORTING SEMPRE !

     
  • At 30/8/11 07:59, Blogger RFM said…

    Eu nem quero acreditar no que vejo neste NOVO SPORTING.

     
  • At 30/8/11 08:03, Blogger RFM said…

    Oh Domingos ..olha que a paciência acaba-se.

    Isto de iniciar um jogo com 9 jogadores para disputar uma partida contra ONZE é complicado.

    NB: Yannick e Postiga não contam

    E o burro sou eu..?!

    Quem se deve de estar rir e muito deve ser o Paulo Bento..afinal?!
    Mudam-se as moscas mas a merda é a mesma.

     
  • At 30/8/11 10:31, Anonymous Anónimo said…

    Falha um pouco de tudo que ja foi escrito...

    A forma como somos geridos tambem nao ajuda, a estrutura tem gente a mais e nunca se consegue perceber as reais funcoes de cada um...
    Numa estrutura de futebol bem organizada é sempre o presidente quem escolhe o seu treinador para depois irem juntos ao mercado. O papel de director desportivo pode existir mas as suas funcoes sao de organizacao e apoio ao plantel e presidente... nada mais!!!!!
    Neste Sporting despedem treinadores a fio, como isso nao funciona, pasamos a trocas de directores desportivos, finalmente acabamos por perceber que o verdadeiro imcompetente é o presidente... Foi assim com Bettencourt.

    Atencao que não estou a falar de Godinho Lopes, nao tenho a minima intenção de pedir a sua cabeça, isto não passa de um exemplo...
    Se esta epoca correr mal, como esta a acontecer, vamos despedir Domingos por imcopetencia... quem é que o escolheu?
    Se estas contratacoes falharem vamos despedir Carlos Freitas, Luis Duque ou Domingos?
    Nunca se percebe exactamente quem faz o que, quem é o responsavel por...nunca ha culpados!!!!

    Vamos ao que interessa...
    O Sporting comprou mal. Os jogadores que chegaram sao promessas, muito diferente de ser certezas como eram Guardado ou Alex Silva...
    Aceito que se gaste dinheiro para projectar o futuro mas o Sporting tem que viver o presente.
    Os que nao sao promessas sao medianos, chegaram tarde e alguns ate lesionados...assim fica dificil.
    Em comparacao com os rivais fico com a sensacao que fomos aos saldos.

    Domingos Paciencia ainda nao merece ser julgado, tem sido teimoso, mostra muita indefinicao sobre o sistema tactico que vamos apresentar etc... mas ate ter um plantel inteiro de jogadores saudaveis e com ritmo de jogo, acho injusto!!!

    Nao deixo de dizer que tivemos tempo mais que suficiente para escolher alvos, ter comprado a tempo de o treinador os ter cheios de saude e entrosados...
    Com o dinheiro que se gastou, tinhamos obrigacao de ter feito muitissimo melhor... talvez comprando menos e melhor!!

    Saudacoes Leoninas
    PauloLionheart

     
  • At 30/8/11 10:31, Blogger Relva said…

    Ontem o braga com o nuno coelho ganhou em setubal e continua sem sofrer golos, 2 jogadores, alan e hugo, unicos que costumavam jogar no ano passado. Então a historia de que são jogadors novos, não se conheçem, aqui não faz efeito. O Sporting joga com 9 do ano passado, e fala-se que são muitos reforços, anda não tem conhecimento uns dos outros? Como? E a luta pelo 3.º lugar está mais dificil, enquanto isso o dinamo do tonel está imparável, que saudades, que bem ficava a bracadeira no teu braço, desde que este saiu, nunca mais um central marcou um golo. Elias, tem mais golos que todos os pontas de lança do sporting juntos, paradigmático! assim querem ganhar a quem?

     
  • At 31/8/11 20:58, Anonymous Anónimo said…

    Em minha humilde opinião é simples (apesar de difícil de engolir): a cegueira dos sócios, cegueira essa motivada pela falta de títulos e pela perda do Sporting do estatuto de segundo maior clube nacional em detrimento do Porto. Essa cegueira levou a que fossem empolados resultados desportivamente secundários na última década (2ºs lugares e consequentes apurações para a Liga dos Campeões à frente do Benfica) e a que não fossem planificadas devidamente as épocas como deve ser para que o Sporting possa de facto lutar por títulos. Entretanto, vão passando dirigentes e treinadores (precisamente para alimentar essa fome na forma de cegueira) que, estes impotentes porque não têm material nem tempo para mais, aqueles porque vendem ilusões aos sócios, só vão atirando mais e mais achas para a fogueira em que se tornou Alvalade...

     
  • At 31/8/11 21:00, Anonymous Anónimo said…

    "Ontem o braga com o nuno coelho ganhou em setubal e continua sem sofrer golos"...

    Já agora, alguém duvida que Diogo Salomão, Postiga, Djaló, Carriço, Patrício (no futuro certamente) serão bem felizes em qualquer clube para onde vão jogar saindo do Sporting?...

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home