"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, julho 15, 2011

Credor do Sporting?



CORREIO DA MANHÃ

Dívida: Empresário tem mais de dois milhões a receber da SAD leonina

Jorge Mendes é credor do Sporting


O empresário Jorge Mendes é credor do Sporting numa verba superior a dois milhões de euros, apurou o Correio da Manhã. O agente que intermediou vários negócios para o Sporting – Evaldo, João Pereira e Sinama Pongolle, Pedro Mendes, mais Maniche, Torsiglieri, Zapater e Tales de Sousa, entre os mais recentes – ficou com dinheiro a haver de comissões. As verbas são relativas, essencialmente, ao mandato de Bettencourt.


Tenho em relação aos empresários que gravitam no mundo do futebol uma opinião ambivalente. Por um lado reconheço que têm um papel importante na gestão da carreira dos futebolistas e bastantes vezes ajudam os clubes a fazer bons negócios que culminam na rentabilização dos agora chamados 'activos'.

Mas frequentemente esses mesmos empresários acabam por ser nefastos, quer para os clubes quer para os jogadores que representam, já que só recebem comissões quando os seus representados 'circulam' no mercado transferindo-se de um emblema para outro. E é nessa ânsia de 'negócio' que muitas vezes 'fazem' a cabeça dos jogadores e os desestabilizam, fazendo com que estes queiram abandonar os clubes que representam, muito antes dos respectivos contratos terminarem. Exemplos? Figo, do Barcelona para o Real. Ronaldo, do Manchester United para o Real. As influências negativas de Paulo Barbosa sobre Izamilov. A decadência de Jardel no Sporting... e por aí fora.

Também não raras vezes, em lógicas de estranhas ligações e cumplicidades com os dirigentes desportivos, impingem verdadeiros pernas de pau aos clubes, como no Sporting - por experiência própria - infelizmente sabemos. E pelos vistos, atendendo a situações recentes, não se cingem a pernas de pau, já que os mais refinados também impingem pseudo-directores desportivos e imitações de treinadores.

Ao ler a notícia hoje publicada no Correio da Manhã deitam-se assim mais achas na fogueira da suspeição sobre como - e porquê - Costinha chegou ao Sporting, e qual a sua verdadeira missão no clube, já para não falar na suposta recomendação feita por Jorge Mendes para que também o génio da táctica, Paulo Sergio de seu nome, chegasse ao banco do Sporting.

Se somarmos a isso que Jorge Mendes esteve envolvido na contratação de Sinama Pongolle, um dos negócios mais enigmáticos e absurdos feitos na história do nosso clube, facilmente se compreende que um frete foi feito a Mendes. E se atentarmos na lista de alguns génios da bola que sob a égide do todo-poderoso empresário vieram parar a Alvalade (Sinama Pongolle, Maniche, Torsiglieri, Zapater e Tales de Sousa,) apetece dizer que Mendes é que deveria indemnizar o Sporting! Credor do Sporting? Por amor de Deus...

Nuno M Almeida
    Sangue LEONINO


22 comentários:

  • At 15/7/11 18:46, Anonymous Anónimo said…

    Evaldo, João Pereira e Sinama Pongolle, Pedro Mendes, mais Maniche, Torsiglieri, Zapater e Tales de Sousa.

    O melhor empresário do mundo faz grande negócios com toda a gente, mas connosco basta atentar nos nomes que aconselhou ao Sporting (retirando João Pereira) e ao amigo Costinha, para o rigor não ser o mesmo.

    Muitas pessoas se têm aviado em alvalade, e Mendes é só mais um, que deixa o glamour e competência por outras bandas, vestindo a pele de Barbosa quando toca ao Sporting.

    Mendes devia ter vergonha de reclamar este valor, nem que fosse pela qualidade dos jogadores que ficam associados à sua imagem. Tales???

    Mendes e Costinha... hoje percebe-se a dinâmica...

    http://conselholeonino.blogspot.com/2011/07/breve-analise-aos-nossos-rivais.html

     
  • At 15/7/11 18:49, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Tales... o tal que nem 1 minuto jogou!

     
  • At 15/7/11 18:55, Anonymous Anónimo said…

    Em vez de "génios da bola" a direcção cessante do nosso clube meteu-se foi com génios do embuste(Veigas,Costinhas,Paulos Sérgios)... é altura de acertar contas com José Veiga e correr com ele. Até nos negócios em que representou jogadores da nossa formação para outros clubes o Sporting saiu sempre lezado. Jogadores superiores a outros de alguns clubes nacionais renderam muitos menos para os cofres de Alvalade.
    Basta, somos um clube de gente séria, vamos procurar colaboradores ao nível dos nossos interesses e dos nossos princípios.

     
  • At 15/7/11 19:02, Anonymous Anónimo said…

    Veiga? Mendes!

     
  • At 15/7/11 19:42, Anonymous Anónimo said…

    Mas no ano passado houve aqui no Sangue Leonino quem escrevesse qualquer coisa do género: É bom estarmos a funcionar ou a trabalhar com o Jorge Mendes, é um empresário reconhecido e tal...

    Estes gajos, os empresários, são muita espertos. Haja dinheiro e conhecimentos e cunhas, etc., deve ser a melhor profissão do mundo para ganhar dinheiro...
    São todos iguais.

    fanático

     
  • At 15/7/11 19:44, Anonymous Anónimo said…

    Bem fez o Carlos Freitas, que pelos vistos não há empresários pelo meio. Penso eu de que... Ou há?

    fanático

     
  • At 15/7/11 20:00, Anonymous Anónimo said…

    Boa tarde a todos.

    O tempo sempre atribuiu razão a quem a tem. Não foram poucos os alertas de sportinguistas para o que se estava a passar na anterior estrutura, infelizmente a capacidade de resposta leonina estava muito aquém do necessário.

    É claro que é importante depositar confiança em quem comanda os destinos do clube e acreditar na boa fé dos dirigentes, regra geral querem sempre o melhor para o clube. Agora não podemos nem devemos desprezar a massa crítica que como adeptos geramos e que em tempo útil alertou para os perigos de eventuais erros que estaríamos a cometer.

    Hoje esta Direcção demonstra um muito maior cuidado e preocupação com essa massa critica, procurando ouvir e sobretudo comunicar melhor. Talvez por integrar dois elementos sensíveis à diferença de opinião que no passado foram vozes activas de discórdia, Paulo Cristóvão e Pedro Ferreira, se consiga evitar mais cedo os erros ou corrigi-los em tempo útil.

    Abraço de Leão,
    Verdão.

     
  • At 15/7/11 21:16, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Fanático, eu fui um dos que achou bem que se colaborasse com o Mendes, mas não foi na época passada. Foi no final da época 2009/10, até porque o Sporting não se estava minimamente a mover no mercado. Até aí a inoperância era total. Quando comecei a ver o que aí vinha pela sua mão, entre jogadores, costinha e ps, rapidamente mudei de opinião.

    Nuno M Almeida

     
  • At 15/7/11 21:18, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Verdão, sem beliscar a mais-valia desses dois nomes que mencionas, creio que o mérito é antes de mais de Godinho Lopes, que mostra ter o bom-senso e maturidade que faltou a bettencourt. E tambem Carlos Barbosa trouxe um contributo positivo a uma área que estava amorfa.

    Nuno M Almeida

     
  • At 15/7/11 21:20, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Não apoiei PPC porque não achei que tivesse perfil para ser presidente do Sporting, mas sempre achei que encaixaria muito bem na estrutura. Um exército precisa de um general, mas também de sargentos e de soldados.

     
  • At 15/7/11 22:45, Blogger Diogo_1906 said…

    Onyewu já está na Holanda

     
  • At 16/7/11 00:55, Anonymous Juvenal Carvalho said…

    Eu sou dos mais cépticos. Não entro na onda positiva do Verdão nem do Leonino. Espero para ver, de forma tranquila, de forma a que de mente aberta faça melhor o meu julgamento sobre os elementos dos órgãos sociais, sem particularizar nomes mas sim para avaliar o seu todo.
    De qualquer forma louvo para já a forma abnegada com que se estão a encarar certos temas, alguns até mesmo muito sensíveis do dia a dia do nosso Clube.
    Quantos aos "generais" de hoje e os "soldados" de amanhã espero para lhes dar as respectivas "condecorações".
    Assumo que se calhar este meu lado menos positivo possa levar pessoas a pensar o meu lado oposicionista. Não é contudo nada disso, sou mesmo é daqueles que não consigo embarcar em euforias que mais tarde me possam levar a arrepender.
    Continuo ainda muito expectante com o organograma do futebol do Sporting. Logo eu um gajo do ecletismo, para o que me havia de dar. Depois de ver tantos nomes pomposos e uma enorme remodelação sobretudo no futebol juvenil, em que fiquei tão entusiasmado com a ideia. Quanto ao pavilhão, outra bandeira eleitoral, aguardo também por novidades. Serei o primeiro a dizer muito bem a tudo o que for bem feito, como não me coíbo de criticar construtivamente o que estiver mal.

    Saudações Leoninas!!!

     
  • At 16/7/11 11:47, Anonymous L3vez1nho said…

    Para ler e reflectir este artigo da DECO:

    "A Sporting SAD irá emitir obrigações no montante de 20 milhões de euros. A taxa de juro oferecida é de 9,25% brutos.
    A operação
    A operação corresponde a uma emissão de 4 milhões de obrigações com um valor nominal de 5 euros. O mínimo de subscrição são 20 obrigações. Ou seja, 100 euros. O prazo do empréstimo será de três anos e quatro meses. O re-embolso ocorrerá a 22 de novembro de 2014.

    A subscrição decorre desde o dia 27 de junho até 19 de julho de 2011. As obrigações serão admitidas à cotação na Euronext.

    Destinam-se ao financiamento da atividade corrente e para fazer face ao re-embolso do empréstimo obrigacionista “Sporting SAD 2011”, que ocorrerá no dia 18 de julho.



    Uma empresa (quase) em falência técnica
    No fecho do último exercício (junho de 2010), a Sporting SAD era uma empresa em falência técnica: o valor dos ativos não era suficiente para cobrir todas as dívidas. Ou seja, os capitais próprios estavam negativos. Com a restruturação de setembro de 2010, essa situação já não se verifica. Contudo, o problema estrutural permanece e o fantasma da falência técnica continua a pairar. Atualmente, o valor dos ativos supera em apenas 5,9% o das dívidas.

    As receitas geradas anualmente pela atividade não chegam para cobrir os custos (mesmo excluindo juros a pagar). A sobrevivência da Sporting SAD está, por isso, dependente de receitas excecionais, como a venda de jogadores, e do acesso ao financiamento recorrente por parte das instituições financeiras.



    Rendimento
    As obrigações têm uma taxa de juro do cupão de 9,25% e o pagamento dos juros ocorre semestralmente, com a primeira tranche a ter lugar no dia 22 de novembro. Pelo rendimento e re-embolso destas obrigações responde o património da Sporting SAD. O emitente não solicitou a nenhuma agência a avaliação do risco de crédito.



    Conselho: não subscreva
    Apesar da taxa de juro do cupão de 9,25%, consideramos que esta não cobre o risco do investimento. Trata-se de uma empresa com muitas dificuldades e que vai sobrevivendo à custa de recorrentes balões de oxigénio. Além disso, a dificuldade na valorização dos seus principais ativos, como os jogadores de futebol, coloca mais um fator de risco sobre o valor do património da empresa e sobre a sua capacidade de garantir o re-embolso do capital.

    Se compararmos a taxa de juro anual efetiva líquida nesta obrigação (7,3%) com a taxa de uma Obrigação do Tesouro (OT) nacional, como prazo similar, negociada em mercado (13,9%), concluímos que a oferta da Sporting SAD não é interessante, pois o rendimento é quase metade do que é oferecido pela dívida pública portuguesa. Além disso, o risco de crédito desta sociedade é, em nossa opinião, superior ao da República Portuguesa"

     
  • At 16/7/11 12:07, Blogger David said…

    A culpa é a de quem abre portas a esses merdas para se servirem do Sporting. Há que limpar o entulho que existe nos corredores do poder de Alvalade. Continua a existir muito bufo e muito chibo.

     
  • At 16/7/11 13:21, Anonymous Anónimo said…

    Gostava de ver a análise da DECO a outras Sad's...

     
  • At 16/7/11 14:12, Anonymous Anónimo said…

    Segundo as minhas "fontes" (sim, também as tenho) as razões que existem para o aumento da cláusula de rescisão do Falcão, prendem-se com o seguinte:



    O Falcão será vendido ao Chelsea e o Moutinho vai no mesmo pack.

    Os dois jogadores estão prometidos por 70 milhões ao Abramovich, Pinto da Costa pediu para aguardar um pouco e conseguir a maior fatia no passe de Falcão. Assim, em vez de ser 30 (antiga cláusula do Falcão) + 40 (cláusula do Moutinho) passará a ser 45 (cláusula do Falcão) + 25 (Moutinho será vendido abaixo da cláusula). E isto porquê?

    Se João Moutinho sair mesmo para o Chelsea pela cláusula de rescisão, o Sporting é a parte que mais tem a lucrar. Os lagartos ainda têm 7,5 milhões € para receber da transferência de há um ano (dos 11 milhões ainda só receberam 3,5)e as mais-valias realizadas para o FC Porto significariam mais um encaixe de 7,25 milhões. Depois, há ainda a acrescentar os direitos de formação do atleta: 1,9 milhões de euros para o Sporting e 100 mil euros para o Portimonense.
    Feitas as contas, em 12 meses, os lagartos garantiam um encaixe de 20,15 milhões € e isso o Pinto da Costa não quer.

    Receberá 15 milhões "limpos" a mais no Falcão para vender o Moutinho mais barato e pagar menos aos lagartos.

    Assim se negoceia...

     
  • At 16/7/11 14:18, Anonymous Anónimo said…

    "Gostava de ver a análise da DECO a outras Sad's..."

    Concordo.

    Nuno M Almeida

     
  • At 16/7/11 14:33, Blogger David Pereira said…

    Olá!

    Eu sou sportinguista e é sempre um prazer visitar este blogue!

    Gostaria de pedir para que adicionassem o meu blogue aos vossos links, até porque coloco lá muitas análises sobre o Sporting, e claro, sobre outros clubes.

    http://davidjosepereira.blogspot.com/

    Cumprimentos ;)

     
  • At 16/7/11 16:54, Blogger Paulo said…

    Alguem sabe dizer um site para ver o jogo de hoje on-line?

    SL

    The Best One

     
  • At 16/7/11 17:58, Anonymous Anónimo said…

    Anonimo,

    http://www.deco.proteste.pt/investe/obrigacoes-benfica-sad-2013-s1715841.htm

     
  • At 16/7/11 18:22, Blogger Pró-Sporting said…

    dos lampiões, a deco não faz nenhuma análise... porque se fizesse, era 10x pior...

     
  • At 16/7/11 18:56, Anonymous Anónimo said…

    Entretanto mais três golinhos num jogo que parece ter tido aspectos muito positivos e onde claramente dá para perceber que Rubio e Wolf parecem confirmar o que melhor se esperava deles...Este Rubio com 18 anos a jogar com esta atitute promete mesmo muito...

    Jonhy Green

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home