"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, abril 05, 2011

Saber onde falhamos....

Num excelente artigo que encontrei no site http://www.futebolfinance.com vêm um artigo que fala dos 4 pilares da economia Portuguesa do futebol (basta clicar sobre o titulo anterior).

Depois da leitura o adepto do Sporting interroga-se tal como eu fiz. Se o primeiro pilar e porventura o mais importante é de referencia obrigatória ao Sporting, a sua Academia e no fundo a sua continua aposta nos jogadores vindos da formação como é que no 2 pilar e talvez o mais importante na cadencia vitórias\capacidade de (re)investir é o Fc do Porto que se fala?

Enquanto os outros 2 pilares para mim são sobretudo reflexo do pilar numero 2, é imperativo que nós Sporting consigamos perceber onde falhamos para depois de sermos uns criadores quase infinitos de jogadores não sejamos capazes de capitalizar essa matéria prima em:

1-Conquistas desportivas
2-Retorno financeiro

Sabendo que no êxito destas 2 vertentes levará a estádios cheios, melhores Sponsors e aumento das vendas de lugares de época e de merchandising.

Olhando para os ultimos anos onde teremos falhado? A meu ver a falta de uma estrutura forte aliadas a más escolhas de treinadores e sobretudo a uma incapacidade de prospecção para nos reforçar com jogadores de qualidade ou com potencial.

Se Luis Duque e Carlos Freitas perceberem isso será meio caminho andado para a retoma. No entanto o caminho não será facil nem imediato e terá que haver firmeza para que a cada bola na barra não haja uma inflexão de objectivos.

A meu ver o investimento , para além do obvio treinador de qualidade, passa por jogadores jovens e de potencial e para isso é tambem ter em atenção se o treinador é capaz de fazer evoluir os jogadores. E comprar 3-4 jogadores com tarimba e qualidade que sejam no fundo a coluna vertebral da equipa e que venham somar à alguma qualidade que já temos no plantel.

Deixo o resto a vossa consideração e que façam o vosso ponto de vista após a leitura da reportagem do FootballFinance.

SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


79 comentários:

  • At 5/4/11 17:11, Blogger Hugo Malcato said…

    Miguel,

    Existe uma expressão que diz "Dinheiro gera dinheiro". Acontece que durante muito tempo optou-se por nada (ou pouco) investir para depois gastar (ou pagar) noutros lados.

    E isso fez com que se estagnasse em diversos pontos e fizesse com que diversos jogadores entrassem em sub-rendimento, sem qualquer tipo de concorrência interna. Aliando ao facto de teres uma cultura táctica fraca apoiada por uma fraca liderança directiva, tens a conjugação perfeita para uma auto-flagelação sublime.

    SL

     
  • At 5/4/11 17:13, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Bem vindo (de novo) ao espaço meu amigo!! Sim sem duvida que tens razão. Alias já foi motivo de muitas conversas!! Este fim de semana apareces na tertulia? Abraço!!

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 5/4/11 17:18, Blogger PTM said…

    Damas
    1º acho mal fazeres posts interessantes, assim ninguém chama brunistas a ninguém o que é uma chatice

    2ºmais uma vez digo, o problema não está na prospecção, identificar alvos é bastante fácil, o que eu acho que falta ao sporting é uma estrutura organizacional forte transversal a todo o futebol - formação, profissional.


    mas onde eu acho que o Sporting falha, e de sobremaneira, é na valorização dos activos. Existem muito poucos jogadores comprados que tenham sido rentáveis e essa é mais uma razão para se analisar o factor de beneficio de uma compra.

    o Sporting será sempre um clube vendedor

     
  • At 5/4/11 17:18, Blogger Hugo Malcato said…

    Tenho andado por aqui ;)

    A ver se organizo a agenda já que há muita coisa para assistir este sábado

     
  • At 5/4/11 18:05, Blogger Leão Justiceiro said…

    Boa análise e bom post Damas.

    Comentarei com calma e tempo. Mas deixas-me sem jeito. Com posts desta qualidade, como vou trocar piropos com o MAC e o PTM?

     
  • At 5/4/11 18:14, Blogger Verdão said…

    Grande Damas, permite-me colocar aqui uma resposta ao Leão Justiceiro do post em baixo.

    ---

    Caro Leão Justiceiro,

    Em relação às suas palavras:

    "Veja-se o exemplo do "brilhante" comentário do Verdão. Em toda a sua sapiência, confunde investimento com exploração. Pensava ele que o fundo de investimento externo serviria para financiar operação corrente, como pagar ordenados, a fornecedores, etc."

    Onde disse eu que o fundo de investimento serviria para financiar exploração? O sr. devia ter mais cuidado ao interpretar as palavras dos outros, se não fui suficientemente claro, pergunte. Agora, tirar conclusões precipitadas podem levar a comentários descabidos como o seu.

    O que disse foi isto:

    Com investimento externo (FUNDO), a receita gerada (PELO SPORTING) servia não só para pagar salários mas também para abater passivo (A RECEITA, NÃO O FUNDO).

    Leia lá outra vez e ateste da inconveniência do seu comentário.

    ---

    Obrigado Damas pela intromissão do esclarecimento mas como parece moda menorizar quem tem ideias diferentes por parte de uma horda recém chegada ao Sangue, é importante dizer-lhes que aqui todos são válidos, todos são sportinguistas.

    PS2- Grande abraço, Hugo.

    Abraço de Leão.

     
  • At 5/4/11 19:03, Blogger Leão Justiceiro said…

    Verdão:

    Visão simplista de quem nada entende disto. Mantenho as minhas palavras: dedique-se à pesca porque para isto não serve.

    Dou-lhe um exemplo: com o dinheiro do investidor externo adquire os direitos desportivos de um jogador. Com esse jogador espera ter melhores receitas de bilheteira, atrair mais pessoas ao estádio, angariar novos sócios e melhorar os patrocínios. Até vai vender mais merchandising. Mas até lá, tem salários para pagar e fornecedores para pagar. O dinheiro do fundo pagou as primeiras tranches do passe do jogador mas as receitas que esse jogador vai gerar só as recebe, na melhor das hipóteses, daqui por uns meses.

    O que faz até lá? Antecipa receitas? Endivida-se? Eu respondo por si: faz as duas coisas, porque é a única maneira de dar liquidez à tesouraria. E para isso precisa de ir a Banca, que é o que todas as empresas fazem.

    Ou seja, ter investidores externos não lhe resolvem o problema do dia a dia. Mas é giro e a malta gosta de ouvir.

    Felizmente que o Clube não caiu nas mãos dos aventureiros.

    Agora peça lá desculpa ao Damas por ter conspurcado um post tão interessante.

     
  • At 5/4/11 19:09, Blogger PTM said…

    Leão Justiceiro
    podes ter toda a razão do mundo mas a tua sobranceira intelectual é insecrável.

     
  • At 5/4/11 19:11, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Não querendo meter foice em seara alheia. Essa problematica dos salarios pode ser um falso problema. Se no contrato pagarmos mais de luvas convencendo o jogador a assinar com um salario suportavel e dentro dos parametros que o SCP tem pago nos ultimos anos não é problema. Não está em causa aventureiros. Esta sim ter engenharia financeira para dispor dos melhores jogadores sem haver endividamento. O benfas fez isso com Ramirez. Nós poderemos no futuro fazer o mesmo mas teremos que ser um clube apelativo e que o investidor saiba que vai haver valorização do jogador. Para isso é preciso compreender o post. ;-)

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 5/4/11 19:13, Blogger PTM said…

    Damas eu acho que o Sporting fez isso com o grande Pongolle.

     
  • At 5/4/11 19:16, Blogger bola-9 said…

    nao sei de foi um virus mas os castigos da liga mudaram de feitio,primeiro aparece a 2º liga, depois a 1º,ou e´para passar uma esponja,na vergonha dos castigos.

     
  • At 5/4/11 19:21, Blogger PTM said…

    O Benfica vai ter de pagar duas multas que na totalidade somam 4 mil euros, na sequência do "apagão" após a conquista do campeonato pelo Porto.
    O Porto viu ser-lhe aplicada uma multa de 2 mil e quinhentos euros, resultado também do jogo no Estádio da Luz.
    Quanto a jogadores, no Benfica, Coentrão, Cardozo e Jardel foram suspensos com um jogo.
    Do lado dos "dragões", Fucile, Alvaro Pereira e Otamendi também vão ficar um jogo na bancada.

     
  • At 5/4/11 19:22, Blogger Leão Justiceiro said…

    PTM:

    Diz-se "execrável". Não "insecrável".

    "Execrável" é um adjectivo que significa "digno de execração", "abominável" ou "sacrílego".

    Já "insecrável" não existe. Excepto nessa cabeça. A sério: que idade tens? Já foste à escola?

    O que hei-de eu fazer? Perante tanta tolice, a soberba intelectual emerge, ou seja, vem ao de cima.

     
  • At 5/4/11 19:25, Blogger PTM said…

    haah mto bom!

     
  • At 5/4/11 19:26, Blogger PTM said…

    sabes o que costuma vir ao de cima?

     
  • At 5/4/11 19:28, Blogger MAC said…

    Pois é Leão Justiceiro, então agora responde lá a estas perguntas:

    Se o Godinho não tem investidores externos, só tem um Fundo que o próprio JEB recusou porque os jogadores eram todos subavaliados e o dinheiro do contrato da bomba de gasolina, que jogadores vai ele comprar? Ou vai poupar nos salários e continuar com uma equipa de "merda"?

    E só o Godinho tem acesso aos bancos?

    E estes 40 milhões do Godinho, que no fundo são do Sporting, não chegavam para pagar os esses "diabólicos" salários?

    E quanto aos aventureiro já pediam mas é ao Cunha Vaz para mudar a cassete, é que parece que só sabe dar essa dica a quem paga pelos seus serviços... http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/socrates-ataca-o-psd-de-ter-agenda-aventureira-irresponsavel-e-leviana_1487995

    Durante anos toda gente dizia que só se ia conseguir competir com o Benfica e o Porto se aparecesse algum sheik ou russo a investir no Sporting! Pois, o Bruno de Carvalho conseguiu investidores para o Sporting, e pasme-se nem tinhamos que vender o Clube, era uma acordo só com beneficios, mas 4500 sócios resolveram continuar com o mesmo caminho, o aumento do fosso entre o Sporting e os outros dois...

     
  • At 5/4/11 19:28, Blogger Leão Justiceiro said…

    Damas:

    Para te explicar melhor como a hipótese que levantas é absurda, teria de fazer uma deriva pela fiscalidade, mas depois a minha "sobranceira intelectual" pode ofender o PTM.

    É que "luvas" é algo de legalidade fiscal duvidosa, enquanto que os salários estão sujeitos ao regime fiscal em vigor para esta actividade (como qualquer outra). Substituir salário por "luvas" tem um nome: evasão fiscal. Já os "prémios de contratação" são perfeitamente legais mas também pagam impostos, no caso de quem os recebe, enquanto rendimento do trabalho. A possibilidade de substituir salários por prémios de contratação não tem uma vantagem óbvia para quem recebe. Depende dos regimes em vigor em cada país e dos valores em causa.

    A sério, vocês cansam-me. É mais fácil mudar cadeiras do estádio do que explicar o caminho das pedras a essas cabecinhas pensadoras.

     
  • At 5/4/11 19:28, Blogger Leão Justiceiro said…

    PTM:

    "sabes o que costuma vir ao de cima?"

    A verdade?

     
  • At 5/4/11 19:29, Blogger PTM said…

    Leoa não me ofendes eu quero é aprender

    ainda não recebeste o memo do patrão é que ficaste de dizer como é que as coisas vão ser feitas

     
  • At 5/4/11 19:32, Blogger PTM said…

    Damas

    o teu post vai à viola...

     
  • At 5/4/11 19:38, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Leão Justiceiro

    Sabes tão bem como eu que Luvas é o que se designa por premio de assinatura. Se andas no futebol há tanto tempo devias estar informado disso. Não podes nem deves andar sempre sobranceiro a dizer que só tu é que sabes ou percebes porque assim corta-se completamente o dialogo.
    E não tem nada de absurdo dar mais premio de assinatura em detrimento do salario. Até porque dentro do segredo de negocio isso fica para o jogador e a entidade e o restante plantel apenas vai saber que ele ganha x. Que no caso do SCP pode ir até aos 120 mil euros certo?

    Absurdo é degladiar opiniões com soberba....

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 5/4/11 20:13, Blogger PTM said…

    quando não se tem argumentos...

     
  • At 5/4/11 20:38, Blogger Sporting até morrer said…

    Leão Justiceiro,

    Cada vez que se lê um comentário teu só posso pensar que és lampião ou tripeiro...

    Execrável, arrogante, convencido, e aquele que eu gosto mais de te chamar cada vez que leio um comentário = Palhaço.

    Não percebo como é que po PTM, Verdão, Mike e outros perdem tanto tempo a dar resposta a quem é tipo parede.

    Não há paciência...

     
  • At 5/4/11 21:05, Blogger leãozinho said…

    Com presidentes com falta de ambição e que apenas queriam o 2º lugar, nunca lá chegaremos.

     
  • At 5/4/11 21:09, Blogger Unknown said…

    Este Leão Justiceiro é um fartote de rir!!! Diz ele (e bem) que com Bruno Carvalho, os investidores externos (os tais russos) financiariam a aquisição dos direitos desportivos dos jogadores, mas que seria preciso a intervenção da banca para o curto prazo(compromissos salariais, fornecedores, etc)/tesouraria. Ok, não se discute!

    Suponho então que segundo a visão do Professor Doutor Leão Justiceiro seja melhor carregar a empresa de dívida financeira. Tanto para investimento na equipa, como para actividades de exploração!!!

    Já agora e para quem é claramente chico esperto, o pagamento de luvas configura uma situação de evasão fiscal...ou será antes fraude fiscal?

    SL

    Nuno Paulista

     
  • At 5/4/11 21:28, Blogger Verdão said…

    Leão (in)Justiceiro,

    Nunca aqui disse que não se recorria à banca, isso são desonestidades intelectuais de quem vem a este espaço na expectativa de passar atestados de menoridade a outros.

    Para que fique claro, as formas que existiam de assegurar salários são exactamente as mesmas que estão a ser utilizadas agora, podiam ou não ser acrescidas de outras opções se existisse um fundo externo de investidores que tanto jeito dariam na melhora das condições de financiamento. Como o (in)justiceiro aparenta ter dificuldades de entendimento, explico-lhe mais detalhadamente:

    i) Por via da reestruturação financeira, os salários como o serviço da dívida estavam asseguradas até ao final da época. Aqui temos duas hipóteses, ou isto é verdade e a sua lenga-lenga que no dia a seguir havia zero e que não se pagava a ninguém é falsa ou as informações prestadas pelo responsável da sua área financeira são falsas. Ou uma ou outra.

    ii) A GRANDE diferença entre o modelo de Godinho Lopes e Bruno Carvalho é que num caso poderiam se antecipar receitas para fazer face às despesas correntes (BdC), no outro terão obrigatoriamente que fazê-lo para fazer face às despesas correntes + INVESTIMENTOS (GL)! Os montantes e o valor das operações é muito diferente. No caso de GL tem que recorrer muito mais à banca para obter as mesmas condições que BdC obteria para o investimento na equipa. Um tinha ao seu dispôr um FUNDO externo e o outro não. Qual é a dúvida aqui? Se não entende ou é porque não quer ou porque a sua limitação o impossibilita.

    iii) No modelo de GL, a necessidade de financiamento face a despesas e investimentos exige um maior recurso à banca, o que como todos sabem tem que ser pago através de juros. Já no caso de BdC, essa necessidade não é tão elevada. Com um serviço da dívida mais atenuado seria sempre mais fácil libertar pressão de tesouraria, não o contrário.

    iv) Não discordo da antecipação de receitas, pode ser uma estratégia eficaz num plano bem elaborado. Agora, existe uma diferença entre antecipar tudo por desespero ou antecipar uma parte como veículo estratégico de um investimento pensado.

    v) Por último a questão do aventureirismo, tão própria dos fracos de argumentos. BdC alertou que independente da disponibilidade do fundo, afirmou sempre que o capital estaria disponível de IMEDIATO. Mesmo que este não seja para pagar salários, capital existiria sempre disponível para fazer face a alguma emergência. Se existisse necessidade, acertavam-se as contas entre os dois principais interessados, o fundo e o Sporting. Acha que iria existir algum conflito entre o Presidente do Sporting e o fundo que o próprio angariou?

    Agora o caro injusticeiro tenha a bondade de explicar as grandes vantagens (ou pequenas já agora) para o Sporting do modelo que preconiza, é que ao contrário de si, estou sempre disponível para aprender.

    Abraço de Leão.

     
  • At 5/4/11 21:34, Blogger Emanuel said…

    Comprar jogadores com o fundo do BC, obriga a pagar salários. Já com o ... como é que se chama? ... do Gl, não é necessário pagar os ordenados. BRILHANTE!!!!!

     
  • At 5/4/11 21:46, Blogger fanático said…

    Onde falhamos?
    Falhamos na construção de uma equipa de futebol com grandes jogadores;
    Falhamos em vender os nossos melhores jogadores aos rivais. Exºs?, bem...;
    Falhamos na aquisição de jogadores mediocres;
    Falhamos em despachar treinadores com bons resultados. Exº Robson e Paulo Bento, sim Paulo Bento.
    Falhamos em dar confiança aos tripeiros e aos lampiões. Falhamos em não desprezá-los;
    Falhamos em não tratar mal os tripeiros e os lampiões;
    Falhamos em permitir que os jogadores futre, simão, quaresma, inácio, eurico, varela, carlos martins, etc, etc. joguem nos lampiões e nos tripeiros;
    Falhamos quando vamos buscar os velhos jogadores dos tripeiros e eles vêm buscar os nossos jovens jogadores;
    Falhamos quando as merdas de dirigentes que temos tido se deixam enganar e serem gozados pelos tripeiros e lampiões;
    falhamos, falhamos, falhamos...
    O tripeiro mor já aniquilou o Sporting, está quase a aniquilar os lampiões e vamos continuar assim...

    A FALHAR

    VIVÓ SPORTING

     
  • At 5/4/11 21:53, Blogger fanático said…

    Onde é que o bimbo da bosta vai buscar tanto dinheiro para comprar tão bons jogadores???. Porra será dos fundos? dos bancos? da p.q.os p.??

    Mas isso interessa alguma coisa?? Há adeptos do Sporting que não gosam do Sporting! A sério. EU QUERO LÁ SABER SE O PRESIDENTE X ARRANJA MILHÕES DE EUROS AQUI, ALI OU ACOLÁ!!!!

    Onde é que o orelhas vai buscar tanto dinheiro para comprar tantos bons jogadores???

    Vocês acham que os adptos tipeiros e lampiões querem saber disso para alguma coisa???!!!

    Nós discutimos merdas insignificantes, e eles vão ganhando campeonatos, taças, lugares em rankings, prestígio, porra que é demais...

     
  • At 5/4/11 21:57, Blogger fanático said…

    A tripeirada e a lampiongem devem ralar-se muito que os sportinguistas digam que eles ganham através de corrupção, de ilegalidades de arbitragens, etc, etc.

    TOMARA EU QUE O SPORTING GANHE DE QUE MANEIRA FOR. TOMARA EU.

    NÃO SEJAMOS ANJINHOS.

    E S T O U F A R T O

     
  • At 5/4/11 22:00, Blogger fanático said…

    não gosam do Sporting - não GOSTAM do Sporting.

     
  • At 5/4/11 22:08, Blogger fanático said…

    Mais uma coisa, eu não votei, porque já não sou sócio. Mas quando posso vou ao Estádio ver e gritar pelo SPORTING. Mesmo quando a equipa náo merece...

     
  • At 5/4/11 22:09, Blogger fanático said…

    Bem vou pregar para outra... zzzzzzzzzzzzzzzz

    xau pessoal, não liguem...

     
  • At 5/4/11 23:02, Blogger Mike BlitzGreen said…

    A diferenca entre um treinador e nao ter um treinador.....o Inter deste ano com a mesma equipa é uma sombra daquilo que foi o ano passado.....

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 5/4/11 23:26, Blogger tigoncas40 said…

    Depois de ler alguns posts, chego à conclusão que por vezes é esta a imagem de há muitos anos do meu Sporting. Só teóricos, intelectuais e doutores. Perceberem um pouco de futebol, tá quieto.

     
  • At 6/4/11 00:07, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Miguel Damas,

    Bom Post. Está uma grande malha. Curto-te mais interveniente e menos com o espírito pós eleições. O Sporting é mesmo o nosso grande AMOR.

    José,

    Desculpa, mas devido a ausência só agora li questões que me colocaste e decidi reponder-te de forma o mais leonoina possível. Decidi em consciência votar em DF - apesar da minha discordÂncia com ele em algumas formas de estar e de pensar Sporting - e não em Bruno de Carvalho. Primeiro, nunca o disse de forma deliberada a ninguém que o faria e tinha mesmo grandes dúvidas que pudesse dar um bom Presidente.
    Godinho Lopes para mim representava mesmo aquilo tudo que eu não queria para o Sporting, mas não percebo como o meu voto em Dias Ferreira o ajudou a eleger. Digo-te até, e por convicção que ganhei, muitos, mas mesmo muito votantes em DF nunca votariam em BC.
    Agora uma coisa te digo, nunca farei a Godinho Lopes nenhum tipo de oposição nem ele servirá de factor para que use de forma jocosa o nosso Clube. Quero o melhor para ele e por inerência para o Sporting. Os nossos "inimigos", e já sou repetitivo com isto, estão lá fora!

     
  • At 6/4/11 00:15, Blogger Sporting até morrer said…

    Juvenal,

    Infelizmente não posso concordar com essa análise, mas lá está, cada um de nós está no seu direito, tal como BdC está no seu.

    Os nossos inimigos, infelizmente, não estão apenas e só lá fora, e isso sabemo-lo bem ambos.

    Podemos é optar por fazer de duas maneiras diferentes, fechar os olhos e acreditar que desta vez vai ser diferente, ou, dizer basta como eu e muitos outros dizemos.
    Cada um no seu direito mais uma vez.

    Saudações leoninas e ecléticas!

    Domingo, espero que o Super Dragão Cardinal marque muitos contra os inimigos de que falas.

    José

     
  • At 6/4/11 01:24, Blogger Fanas said…

    MAC

    A partir de agora vais ficar a falar sózinho porque já te dei protagonismo a mais do que mereces.

    "E mais uma vez caiste em falso! Se eu estou no sector A16 e tu vens dizer que estou ao pé de ti no Directivo, ou não conheces o Estádio minimamente ou estás a mentir e nem tens lugar no Estádio já que é exactamente do lado oposto!!"

    Não tens o direito de me chamar mentiroso. Como disseste estar no A16 , eu que estou no A15 achei no imediato que era ao lado, nem me lembrei da questao dos pares e dos impares. Nunca cai em falso nem contigo nem com ninguém.
    Conversa acabada caro Mac , com recurso a golpes baixos não alinho.

     
  • At 6/4/11 01:36, Blogger Fanas said…

    Desculpem ..mas vou fazer um retiro espiritual.
    Estou farto de provocadores que quando submetidos ao tratamento que costumam dispensam aos outros pôem um ar muito candido e reclamam por justiça.
    Estou farto de "carreiristas" que já saltaram da continuidade para a rotura e vice versa em busca do tacho que sempre descobrem nos outros.
    A maioria claro que não se enquadra nestes 2 grupos ,e para esses o meu obrigado.
    Irei andar por aqui mas na qualidade de observador.

    Até qualquer dia.

    SL

     
  • At 6/4/11 01:54, Anonymous Anónimo said…

    Essencialmente temos falhado por imcompetencia pura e dura!!!

    Na formacao, supostamente sendo os melhores, nunca conseguimos descobrir a formula para integrar a qualidade que ha na academia.
    Descobrir talentos e uma coisa, formar um jogador senior e outra!!!!
    Mas ha muito mais para escrever sobre a forma como a formacao tem sido trabalhada...

    AS contratacoes de jogadores e treinadores sao sempre feitas como oportunidades de negocio em deterimento das necessidades do plantel...
    Custo 0, emprestimos ou jogadores de baixo custo e de qualidade duvidosa nao e colmatar necessidades do plantel!!!!
    As escolhas de jogadores e treinadores a contratar tem que ser mais rigorosas!!!


    Juntando os dois pontos acima referidos chegamos a incapacidade de formar um plantel competitivo...
    Sem haver a possibilidade de competir a desercao de adeptos e uma realidade!
    Tem que haver numeros de socios, de vendas de assentos, para se conseguir parceiros ou patrocinios.
    Sem estes nao se gera receitas!

    A postura dos dirigentes.
    A forma como interagem com os adeptos tem sido inacreditavel.
    Nao perceberem que ha posicoes estrategicas nos orgaos que gerem o futebol nacional importantissimas e que o Sporting nao se pode alhear delas.
    As prioridades dadas a outras instituicoes em deterimento do proprio Sporting.
    A incapacidade de unir ou mobilizar Sportinguistas na conquista de um objectivo comum!!!
    Aliancas ou tentativas de imitar estruturas de rivais em deterimento de criar uma propria... erradamente!!!

    A estrategia para o futebol nao tem muito por onde errar, e praticamente uniforme para todos. A forma como nos a interpretamos e trabalhamos o futebol e que tem sido diferente e pouco propicia ao sucesso.

    Saudacoes leoninas
    PauloLionheart

     
  • At 6/4/11 09:45, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    a minha pergunta aqueles que defendm com unhas e denes tudo o que diz bc e acusam de tudo e mais alguma coisa os outros que pedem apoio á direcçao , o que vao fazer se a providencia cautelar na proxima semana for indeferida, ou mesmo deferida mas o juiz considerar que continuar o processo prejudica o clube e nao der seguimento ao processo? vao deixar de apoiar? de ser do sporting, vao fazer birra e rezar a todos os santinhos que as coisas corram mal quer seja para apontar o dedo quer para a direcçao cair?

     
  • At 6/4/11 09:53, Blogger fanático said…

    Reforço?

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=256383

     
  • At 6/4/11 09:58, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Riga

    Não me incluo em qualquer dos grupos. Alias eu defendo que quem não deve não teme. E isso aplica-se a qualquer dos quadrantes. Eu defendo o Sporting Clube de Portugal. Este post é para isso mesmo. Interessa me pouco guerras fraticidas. Olho para dentro e só vejo Guerra quando a verdadeira guerra está lá fora. Somos cada vez mais o terceiro clube em Portugal e temos uma ameaça chamada Braga que ao contrario do Guimarães na decada de 80 e do Boavista na de 90 e no principio deste seculo , pode muito bem se não repormos o clube num caminho de vitorias ombrear connosco não em titulos mas em protagonismo. O presidente deles é jovem e tem sede de vitoria. Mas esse até seria o menor dos nossos problemas.

    O pior de tudo é não termos união. A meu ver estas eleições e as suas irregulariedades ou afinamentos tiveram o condão de ainda dividirem mais a nação leonina. O momento não é bom até porque não podemos reforçar uma equipa que precisava de sangue novo de classe. Assim teremos que levar até bom porto uma nau com rombos por todo o lado e com velas furadas.

    Aquilo que eu gostava que toda a gente no Sporting percebe-se é que tem que se trabalhar para hegemonias e não titulos. Há quantos anos nem um bicampeonato conseguimos? Desde os 5 violinos!!! Está na hora de ressurgimos. Temos as bases (academia) que precisa de uma reformulação e limpeza para ainda melhor aproveitamento dos miudos e depois temos que ter uma estrutura forte e olho para as compras. Sinceramente será assim tão dificil? Basta trabalhar em prol do Sporting....

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 6/4/11 10:39, Blogger PTM said…

    Acabo de receber a informação que Carlos Freitas estará a negociar com o presidente do Sp.Braga a ida de Grimi para Braga, segundo esse informador, pode o Sporting estar a incluir o empréstimo de Grimi no negócio da vinda de um jogador dos bracarenses para o Sporting, não me foi revelado o nome do jogador.

    eu digo, vamos trocar o Grimi por dois bilhetes para ver o Braga na Liga europa

     
  • At 6/4/11 10:41, Blogger Mike BlitzGreen said…

    PTM

    Se fosse o Helder Barbosa não desdenhava.....

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 6/4/11 10:44, Blogger PTM said…

    o final da cowboyada está próximo:

    Sporting precisa de estabilidade mas também de verdade. A partir do momento em que a verdade for apurada, e ganhe quem ganhar, os sportinguistas vão apoiar o novo presidente”, afirmou, reiterando as anormalidades que aconteceram

     
  • At 6/4/11 11:00, Blogger Unknown said…

    Eventualmente o Rodriguez ou o Hugo Viana.

     
  • At 6/4/11 11:06, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    damas

    eu sou sincero, se vota-se teria sido no bc, mas a partir do momento que acabaram as eleiçoes nao me interessa quem la está apenas o sporting

    ptm

    bem o rodriguez saindo a borla nao conta, de resto se fosse uma troca por troca, diria o silvia, mas o hugo viana, mossoro, o helder barbosa, nao eram mal vistos

     
  • At 6/4/11 11:07, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    +silvio

     
  • At 6/4/11 11:13, Blogger Ed said…

    Falhamos porque quando vamos ao mercado compramos em quantidade e raramente em qualidade, gastando sempre mt dinheiro à mesma.

    Precisamos apenas de jogadores que façam a diferença. E o que são jogadoresque fazem a diferença?

    São aqueles que num lance decidem os jogos, por exemplo:
    - defesas extraordinárias, impossíveis
    - cortes no último momento, evitando golos
    - um livre, um golo
    - uma oportunidade, um golo

    Exemplos disso no passado? Damas ou Mezaros na baliza, Luisinho ou Marco Aurélio na defesa, André Cruz,Oliveira ou Balacov nos livres, Jardel, Jordão, Acosta ou Yazalde como goleadores, isto só para falar de alguns.

    Com os jogadores saídos da formação, mesclados com 5 ou 6 reforços de altissima qualidade (e não 10 ou 15 de média qualidade) jogaremos sempre para o título. Aliás, foi com esses jogadores que fomos campeões.

    Com a vantagem dos nossos jovens se valorizarem mt mais com esses jogadores.

     
  • At 6/4/11 11:23, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Ed

    Concordo contigo. Neste momento o unico jogaodor que mais se aproxima disso nem joga na melhor posição para ele.
    Matias Fernandez

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 6/4/11 11:25, Blogger Ed said…

    Nem mais

     
  • At 6/4/11 14:23, Blogger PTM said…

    noticia do record
    Saleiro inapto

    ... digam-me qualquer coisa que não saiba...

     
  • At 6/4/11 14:51, Blogger MAC said…

    Oh Fanas, afinal estás atrás do Directivo ou no A15? É que os Directivo estão no A17... lol E bom retiro espiritual, cuidado é lá no Estádio quando te armares em Rambo...

     
  • At 6/4/11 16:09, Blogger bola-9 said…

    nesta noticia falta o ponto mais relevante,e´que marco caneira nao foi inscrito na liga 2011.

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=256403

     
  • At 6/4/11 16:15, Blogger bola-9 said…

    http://www.futebolportugal.com/2011/04/sporitng-rui-patricio-com-pre-acordo-com-o-united-c-video/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+futebolportugal+%28Futebol+Portugal%29

    SERA´

     
  • At 6/4/11 16:21, Blogger Unknown said…

    Cada vez mais se sente que o Sporting Clube Portugal está a voltar , podem não estar todos de acordo , mas começa-se a sentir que o Leão está a bocejar e pronto para a caça ...

    Afinal o Leão estava apenas a dormir , estava ser "domesticado" por pessoas que não entendem futebol.( sim , porque nas outras modalidades SCP é Rei )

    Toda a gente sabe que o Leão é impossível de se domesticar .. Depois acontece virar-se ao próprio dono ...

    Comentário adicional :

    Hugo Almeida - Muito má escolha

    Zahavi - Por 1 Milhão ... que se dê uma oportunidade a quem joga em Israel e já marcou ao 5LB ...

     
  • At 6/4/11 17:19, Blogger luz verde said…

    Zahavi:

    http://www.youtube.com/watch?v=RmGBHxrcSic

    http://www.youtube.com/watch?v=ScU3O0M3L3w&feature=player_embedded

    http://www.youtube.com/watch?v=z_uGqlp9bjo&feature=related

     
  • At 6/4/11 21:18, Blogger Unknown said…

    Já repararam a Força da noticia do Cardinal ?? Acham normal ?? É uma tentativa de dividir ainda mais o Reino do Leão ...

    Não se deixem dormir , o Cardinal deu e dá muito ao SCP , não duvido do seu profissionalismo , é um anti-lampião assumido ...

    E o André Lima já teve a sua experiência com a saliva (escarradela) do Cardinal , se é uma atitude bonita ? Claro que não ... Mas foi a um lampião ... por isso tás perdoado Cardinal!!

     
  • At 6/4/11 22:04, Blogger RFM said…

    O..Fanas
    foi para um retiro ou foi mudar de nick?!..hummmmm
    tem levado porrada aqui que tem chegado bem.
    Eu vi logo de quem se tratava ao iniciar aqui as suas dicas e bicadas.
    Faz aqui tanta falta como o fumo dentro de uma casa.
    Dizia ele ..não gostar da Dinatia mas sempre votou nela.
    Valha-me Deus.

    NB: breve vai estar devolta com outro nick ou vai a outro PC.

     
  • At 6/4/11 22:21, Blogger Mike BlitzGreen said…

    RFM

    O Fanas não precisa de advogado e eu até já discuti com ele algumas vezes no entanto só descambou agora com o assunto das eleições. É chato? É! Mas é Sportinguista e tem as opiniões e convicções dele. Não acredito que mude de nick pois acho que já demonstrou que tem fibra...é um chato mas tem fibra.

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 6/4/11 22:45, Blogger Pai da Leoa said…

    Final da Taça de Portugal de Futsal

    Sporting CP

    vs

    merda

     
  • At 6/4/11 22:51, Blogger Sporting até morrer said…

    Boas,

    Espero sinceramente que a concretizar-se este negócio, não sejam estes os números pois são uma verdadeira merda!

    Saldos de jogadores que têm um potencial de valorização elevado são um erro crasso de gestão.

    Não aprendemos nada com o Moutinho e o Veloso?

    "O Futebol Portugal pode desde já assegurar que o Sporting e o Manchester United têm um pré-acordo que visa a transferência de Rui Patricio, guardião internacional luso de 23 anos, para o emblema inglês, a troco de 10 milhões de euros, mais o empréstimo do brasileiro Fábio Silva, para além do United marcar presença no jogo de apresentação da turma de Alvalade aos seus associados e de estar ainda em aberto uma presença dos portugueses no jogo de apresentação aos sócios da turma britânica."

    SL
    José

     
  • At 6/4/11 23:20, Blogger RFM said…

    Miguel Damas

    dizias tu:só descambou agora com o assunto das eleições
    mas isso é mau perder ou mau ganhar?
    E ele avaliar o grau de Sportinguismo de cada um é ser o kê?
    Só porque alguém não opinia como ele?!.
    Sabes uma coisa. Digo a ti e qualquer um eu digo e tenho dito. Opino e respeito a opinão de cada um muito embora me custe ler certas coisas, mas..se me ofenderem depois também me salta a telha.
    Já vi gente aqui e que nunca mais voltou. Eles andam por aqui a ler ou mudaram de Nick. Penso eu..

     
  • At 6/4/11 23:25, Blogger RFM said…

    Rui Patrico de Saída..?!..oh diabo e logo para o MU.?!
    Que irá dizer o meu confrade Lion King..?1..lolll
    Depois de sair vai ser BOM.
    O Sportinguistas não te merecem Rui P.(muitos deles..) o Nani foi igual. Safa-te enquanto é tempo.

    Pois é...mais um desgosto. Mas afinal até parece que o negócio foi feito pelo Espectacular Presidente do Sporting de seu nome JEB..Dizem...

    Querem ver que o Fergunson também é cego..?!

     
  • At 7/4/11 00:33, Blogger Verdão said…

    Caro José,

    A confirmar-se a saída de Patrício por esses valores e nesta altura em que está a consolidar a sua posição na Selecção A, adensa-se um dos meus principais receios da eleição da lista A, a venda do pouco que temos de bom por valores irrisórios.

    Repete-se a história de Moutinho e Veloso, vende-se o que é bom e compra-se de pior qualidade. Chama-se a isto desinvestir no plantel. Deitamos fora um fundo de 50M€ para agora andar a vender activos que se estão a valorizar na Selecção Nacional... simplesmente não aprendemos, não há volta a dar!

    PS- O Fanas não é má pessoa, adora é o clube como nós e defende-o da melhor forma que sabe. Lá por achar que ele está equivocado, não o acho má pessoa, é preciso compreendermos o ponto de vista dos outros se nos queremos entender.

    Abraço de Leão.

     
  • At 7/4/11 01:16, Blogger Fanas said…

    "O..Fanas
    foi para um retiro ou foi mudar de nick?!..hummmmm
    tem levado porrada aqui que tem chegado bem.
    Eu vi logo de quem se tratava ao iniciar aqui as suas dicas e bicadas.
    Faz aqui tanta falta como o fumo dentro de uma casa.
    Dizia ele ..não gostar da Dinatia mas sempre votou nela.
    Valha-me Deus.

    NB: breve vai estar devolta com outro nick ou vai a outro PC. "

    RFM

    Deves dar uma radiografia bem "sui-generis ".

    É que falta-te a coluna vertebral.

     
  • At 7/4/11 01:47, Blogger RFM said…

    lolll
    oh Fanas

    ninguém te entende... eu e todos nós a pensarmos que estavas em retiro e saltas-te logo...lolll

    És capaz de ter razão és.
    Já roeste a corda loll. Deste o dito pelo não dito. Neste caso deve de ser falta da dita coluna vertebal..
    Mas na minha paróquia (sou saloio com orgulho..entendes?!) diz-se: Fizes-te da boca ..cu.
    Mas acredito que ainda vais saltar mais.És muito convencido da tua verdade absoluta e de que o teu Sportinguismo está cima de tudo e todos.
    Boa estadia nesse dito retiro e até te fazia bem um dos Declores. Aumentava a tua fé.

     
  • At 7/4/11 01:51, Blogger RFM said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 7/4/11 11:31, Blogger leaozinhoatemorrer said…

    Este site está mesmo a ficar giro sem duvida. fala se fala se e nada. Como ficou ontem o Futsal? Já agora ao menos ajudem um cadinho só

     
  • At 7/4/11 11:57, Blogger Unknown said…

    Estão-me sempre a bater na cabeça por querer determinar a linha editorial do blogue e por dizer que isto anda muito fraquinho...
    Mas é a pura da verdade...

     
  • At 7/4/11 11:58, Blogger Mike BlitzGreen said…

    leaozinhoatemorrer

    Perdemos 3-2 e estamos na final com o benfas...

    No entanto se tivesses sido atento...

    At 22:45, Blogger Pai da Leoa said…

    Final da Taça de Portugal de Futsal

    Sporting CP

    vs

    merda

    Sabias que pelo menos tinhamos passado...he he he

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 7/4/11 12:02, Blogger Mike BlitzGreen said…

    josealvalade

    Achas o post fraco? É que não to vi discutir. Afinal é os posts que são fracos ou a predisposição das pessoas é apenas para:

    Ou defender com unhas e dentes Godinho ou BdC
    Ou atacar sem pudor todos aqueles que não vão na sua linha de pensamento?

    No seu caso até é as duas linhas. Sinceramente o senhor não traz nada de novo ao blog que não critica infindavel e acusações a tudo o que mexe e não têm a mesma sapiencia de pensamento que o dito. O senhor é uma fraude. Um comentador paraquedista que aqui apareceu desde as eleições e que por aqui se mantem apenas e só para deitar a baixo o blog.
    Tem bom remedio....

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 7/4/11 12:25, Blogger Luís said…

    Todos podem ajudar acho, nem é preciso ser editor.
    Facil é mandar as bocas para o ar.

    Uma forma de ajudar o clube até é ir ao site do Sporting, nem que seja só uma vez por dia e lá até podem encontrar muita informação.

    http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/Futsal/notfutsal_futsalleoesportosalvoscpcro_060411_74337.asp

    As pequenas grandes promessas eleitorais até parecem estar encaminhadas, mudar as cadeiras, equipa a treinar em Alvalade.
    É bom cumprir, bom para todos.
    Mas também é bom explicar, não percebi uma noticia em que se fala que foi preciso arranjar 2,5 milhões de euros para pagar certas coisas.
    Fiquei com a ideia que a época estava assegurada até ao fim e acreditando nisto só me resta pensar que é mais uma campanha suja contra o Sporting, é o melhor não?

    Saber onde falhamos.
    Digo eu em tudo por isso não desespero por reforços para a próxima época, alias nem consigo pensar em tal coisa sem saber quem é o treinador.
    Por isso espero tranquilamente com a esperança que se acabem os falhanços.
    Com tempo que venham as grandes promessas feitas e com tempo que venha também uma direcção legitimada pela oposição (não gosto mesmo nada desta palavra) seja ela qual for, só assim chegamos a algum lado.

    Para já e urgente é preciso ganhar o próximo jogo no futebol e dar seguimento ao grande fim de semana passado nas modalidades.

    S.C.P. SEMPRE
    Gnitrops

     
  • At 7/4/11 12:30, Blogger Luís said…

    Esqueci de escrever.

    Estou muito contente com o possivel regresso de Izmailov a equipa.
    Pena é ser quase impossivel ve-lo jogar a 100%, foi muito tempo parado.

    S.C.P. SEMPRE
    Gnitrops

     
  • At 7/4/11 12:39, Blogger Luís said…

    Ao entrares no nosso Alvalade
    o povo grita

    AGOSTINHO! AGOSTINHO!

    Parabéns Leão.

    http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/OutrasModalidades/notoutrasmod_cichomenagemjagostinho_070411_74349.asp

    Vejam o video e as fotos.

    S.C.P. SEMPRE
    Gnitrops

     
  • At 7/4/11 12:49, Blogger Sporting até morrer said…

    Boas,

    In O Jogo:

    "Começa a dar os primeiros passos a mudança nas bancadas do Estádio José Alvalade, que obrigará à substituição das cadeiras multicolores em favor de um fundo totalmente verde. Com base numa promessa eleitoral de Godinho Lopes, o novo presidente e respectiva equipa têm em mãos um estudo dos custos inerentes à empreitada. O JOGO sabe que este valor está fixado em cerca de 1,2 milhões de euros, uma soma substancial, mas que se espera abatida dentro de pouco tempo com os acordos publicitários que os dirigentes leoninos pretendem acertar para a zona em questão. Embora a medida não assuma urgência de maior, certo é que os dirigentes leoninos pretendem avançar o quanto antes para a execução da mesma, respeitando o prometido aos associados, aos quais querem tornar o estádio mais simpático e sobretudo mais rentável."

    Espero sinceramente que se saiba tirar proveito desta medida tão do agrado dos sócios e adeptos leoninos, e já inúmeras vezes reclamada.
    E tirar proveito, não é apenas arranjar os 1.2M, é sim, obter por via da renegociação dos contratos, mais dinheiro para o Sporting.
    Não podemos querer apenas uma pura e simples substituição de cadeiras pois isso seria mais uma demonstração de limitação na ambição e na capacidade de negociação.

    As empresas que dão nome às 4 bancadas de Alvalade certamente estarão interessadas em rever os contratos e ver os seus nomes nas cadeiras/bancadas.

    Se por ventura não houver interesse destas ou doutras empresas, então que se lance a campanha junto dos sócios e adeptos, que com certeza muita gente terá interesse em poder contribuir para a troca das cadeiras, ficando o seu nome gravado nestas como homenagem aos que contribuíram.

    Ou ainda melhor, e se possível, renegoceiem com as 4 empresas e lancem a campanha junto dos sócios/adeptos.

    SL
    José

     
  • At 7/4/11 13:12, Blogger Unknown said…

    Pronto!!!
    Já cá faltavam as 5 pedras na mão.
    Disse alguma mentira?
    Não.

    Nem falei do post que achei muito interessante!
    Se não comentei foi por estar de acordo...

    OK. Sou um paraquedista; palavras suas...
    Mesmo sendo paraquedista, deixei aqui algumas ideias interessantes para o blogue e dei a minha visão sobre as eleições e até fiz alguma sugestões.

    Convidava-o a ver todos os meus comentários neste blogue.
    Apesar de escrever há pouco tempo neste blogue talvez já tenha dado mais contributos que alguns que aqui andam há muito tempo para somente ofender quem não perfilha a sua linha.


    PS: É mentira que o ultimo post é de terça-feira e hoje estamos a quinta-feira???

     
  • At 7/4/11 13:43, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Caro José Alvalade

    Não comenta o post por estar de acordo, e eu que gosto de sentir retorno das pessoas daquilo que escrevo vou dizer para os meus botões. "epa o Alvalade curtiu o meu post porque não comentou..."?
    Preferia que o debatesse, só assim pode haver troca de ideias, até porque poderia não estar certo em todo ele. Quanto aos post somos inumeros editores mas porventura tirando o Leonino eu sou o mais activo, não tenho hipotese nem conteudo para fazer posts todos os dias, até porque seria facil se quisesse semear guerra e discordia pegando sempre nos mesmo tema, as eleições mas eu apesar de ser volatil sou democratico e julgo que falar sempre nas mesma coisa não leva a nada até saber-se finalmente a verdade.

    Quanto as 5 pedras...é um habito... ;-)

    Há novo post

    SL

    Miguel Damas

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home