"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, abril 15, 2011

As pirâmide, as borlas e os papões


Acerca do Sporting e em geral acerca do futebol português, muito se discute o facto de se comprarem e assinar com jogadores a custo zero, ou mais pragmaticamente sem a sua aquisição a outro clube. Discute-se muito se isso deve acontecer ou não. A meu ver esta é uma atitude inteligente de quem não tem milhões para contratar jogadores e a sua escolha, não pode nem deve ser entendida como um erro ou compra de refugo, como por vezes se lê por aí.



Na minha perspectiva o mercado de jogadores é como uma pirâmide para cada posição. O seu topo são aqueles jogadores que todos consideramos como os melhores, aqueles que se destacam claramente da mole praticante do pontapé na bola. A estes jogadores apenas aqueles clubes que podemos considerar os “Clubes Predadores” têm acesso.


Antes de mais defino o que são os “Clubes Predadores”. São aqueles que estão no topo da cadeia “alimentar”. São os tubarões do mundo do futebol. Um jogador começa a sua carreira, maior parte das vezes nos clubes “jaquinzinhos”. Aqueles que formando um jogador que pode vir a ser o maior do mundo, o vende por 100 mil euros e um empréstimo de um dispensado de um clube um passo acima na cadeia contratual, este por sua vez irá passá-lo um degrau acima, já por uma verba aceitável e por aí adiante até poder chegar a um dos Predadores. Nem sempre os jogadores são formados pelos “jaquinzinhos”. Por vezes são formados por outros clubes algures no meio da cadeia, mas o processo é o mesmo. Existem os que são formados pelos Tubarões, mas esses estão condenados a perderem-se um pouco, se não em termos futebolísticos, pelo menos em termos mediáticos. Ninguém tem dúvidas que a Ryan Giggs, apesar de ter sido um enorme jogador lhe faltou uma transferência milionária para de destacar mais. Xavi é enorme mas nunca teve o destaque do Beckham. Os clubes predadores serão então : Real Madrid, Barcelona, Inter, Milan, Man Utd, Chelsea, Bayern e de certa forma Valência, Liverpool, Arsenal, Roma.. Existem os clubes “Hienas”, pois sendo de certa forma predadores têm de dar o seu lugar aos maiores quando estes estão interessados, como sejam o PSV, Atlético de Madrid, Dortmund. Isto é, conseguem ter grandes jogadores mas é como um passo intermédio para verem se os grandes jogadores se adaptam à alta roda. Depois os clubes vão-se distribuindo ao longo desta cadeia. Os clubes grandes portugueses ficam algures no meio.


Este intermezzo serve para tentar perceber como tem de ser a política dos clubes portugueses em termos de contratações.


Hipótese 1 :
Formação – o Sporting é o exemplo disso. Criam-se jogadores em viveiros de qualidade, esperando que alguns deles sejam apetecíveis aos tubarões ! cria um valor enorme, pois ainda n passou por quaisquer outros intermediários.


Hipótese 2 :
Intermediários - O FC Porto é o exemplo disso em Portugal. Todos sabemos que os grandes clubes têm muitas vezes dificuldades e dúvidas na contratação de jogadores q sendo considerados de grande futuro ainda n mostraram nada na Europa. Tenta-se assim tê-los antes dos outros esperando que se confirmem as credenciais antes de o passar ao próximo da cadeia alimentar.


Hipótese 3 :
Borlas – porcura-se no mercado jogadores em fim de contrato que estejam disponíveis para vir para Portugal. O nosso país sem poder pagar grandes ordenados oferece outras vantagens. Um clima excelente, menos dedicação aos treinos e um descanso na vida do dia a dia ... Schemeichel é exemplo disso.


Voltando ao início ... como dizia discute-se se contratar jogadores de borla é um bom ou mau. Depende, mas como depende sempre ! qualquer jogador, excluindo os tais destinados aos grandes dentes, pode ser um sucesso ou não e mesmo aqueles estão sujeitos a serem um erro. Avaliemos então esta decisão~.


Excluindo esse topo de jogadores, vêm a seguir 5\6 que se diz que têm qualidade para jogar nas maiores equipas do mundo. E esses tb n estão ao alcance dos portugueses, salvo raras excepções. Sobram então para nós,os outros, aqueles que nunca conseguiram ser as focas dos tubarões, ou não vigaram. Ora neste patamar existem dezenas de jogadores que são mais ou menos parecidos.


Não será então uma boa política de contratações, conseguir obter um destes jogadores equivalentes sem pagar a sua trasnferência ? não será mais lógico pagar nada por um jogador do que pagar para ir buscar um jogador da mesma qualidade ?


O que é necessário é ter um conhecimento grande do mercado para saber aproveitar estas oportunidades e isso sim não é para todos

Mário Rui Oliveira
    Sangue LEONINO


21 comentários:

  • At 15/4/11 12:13, Blogger Metralha said…

    MRO,

    a maioria dos jogadores que ficam com o passe na mão são jogadores ambiciosos por contratos, pouco ambiciosos para jogar à bola. Não vi até agora ( o Sporting está cheio de custos "0") que o nosso clube tenha rentabilizado.

    Há a acrescentar o valor do prémio de assinatura, para os jogadores com "nome" como o Grimi ( esqueçam a qualidade mas lembrem-se da proveniencia) valem 1.2 K de prémio.

    A análise não me parece tão simplista como foi abordada no post, encontram-se muito poucos jogadores com o passe na mão abaixo dos 25 anos que se possam rentabilizar no futuro.

     
  • At 15/4/11 13:07, Blogger fanático said…

    Acho que nos últimos anos o Sporting não tem tido "olheiros" de qualidade. Devia-se em 1º lugar investir-se em bons "olheiros", depois o resto vem por acréscimo. Quando digo bons "olheiros" refiro-me a pessoas que saibam ver qualidades num jogador, que tenham o feeling necessário para verem que "está ali o jogador". Veja-se os lampiões nestes últimos anos e também os tripeiros, a grande qualidade de ALGUNS jogadores que foram desencantar e que conseguiram vender alguns por preços muito superiores ao de compra... Está bem que também é preciso €€€, mas com o dinheiro gasto no Pongole, no Grimi... não se compravam jogadores, se calhar mais baratos, e de superior qualidade??!!

     
  • At 15/4/11 13:09, Blogger Ricardo R. said…

    "A análise não me parece tão simplista como foi abordada no post, encontram-se muito poucos jogadores com o passe na mão abaixo dos 25 anos que se possam rentabilizar no futuro."

    sem duvida e os que existem de valor e tão ou mais difícil contrata-los que a um clube...

    O problema principal dos jogadores a custo 0 não foi abordado no post... que são as chorudas comissões entre empresários...
    Borlas? isso não existe no futebol de hoje... lembram-se do jvp que estava sem clube, e no entanto pagamos cerca de 5M em prémios a empresários e jogador...

    MRO estarás, já a querer desculpa futuras contratações antes mesmo de elas estarem confirmadas?

    enfim para mim é essencial o sporting reforçar-se bem, seja a custo 0 seja por empréstimos, seja por compra de passes, o importante é que se acerte nas contratações...
    Pelos nomes que vejo na imprensa são poucos os que me entusiasmam, então quando se fala no Bôbo ate me benzo.

     
  • At 15/4/11 13:09, Blogger fanático said…

    Lembro-me agora do hulk, veio do Japão!!!

     
  • At 15/4/11 13:16, Blogger Ricardo R. said…

    Falando em contraçoes, o mercado sul americano tem sido muito mal explorado pelo sporting nos últimos anos, basta ver as bases de benfica e porto nos últimos anos de onde vieram... e no resultado que tem dado.

    é um mercado muito arriscado mas com um scouting a altura os risco serão claramente reduzidos.

     
  • At 15/4/11 14:50, Blogger Sporting até morrer said…

    MRO,

    Li hoje o teu comentário no texto do Ricardo Aragão Pinto (Sporting Apoio) sobre o Bruno de Carvalho, e acho-o um total nojo.

    Se é assim que pensas que vais ter união entre sportinguistas, deves andar muito enganado.

    Devias ter um bocadinho mais de calma quando te diriges a pessoas como BdC, pois ao contrário de ti, ele já fez muito pelo Sporting enquanto tu pouco, ou nada fizeste.

     
  • At 15/4/11 15:49, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Mário Rui Oliveira,

    Fui chamado pelo Sporting Sempre a ler esse comentário e na realidade não te fica nada bem esse tipo de coments. Não estamos a falar de uma pessoa desprezível, conheço o Bruno de Carvalho e sei que não o é, e quanto a dedicar-se às criancinhas ainda bem que existem pessoas com altruísmo, para além de não saber onde queres chegar com essa insinuação.
    Com esse ambiente de "guerrilha" não vamos mesmo a lado nenhum. Já o afirmei que não votei em BC e muito menos o faria em GL. No entanto, e do fundo do coração o actual será sempre o meu Presidente.
    Faz uma coisa, e aí GL tem-no feito muito bem, e isto dito por pessoas que não estiveram com ele em termos de apoio. Não incendeies mais e respeita, mesmo que discordes da tomada de posição de BC.

    Saudações Leoninas!

     
  • At 15/4/11 16:59, Blogger Valério said…

    MRO,

    Quem diz o que quer sujeita-se a ouvir o que não gosta.

    Comentário revelador do teu estado de espírito em relação ao Sporting. O importante é a tua facção ter ganho e agora há que humilhar os perdedores...

    Confesso que fiquei desiludido.

    SL

     
  • At 15/4/11 17:21, Blogger Fanas said…

    "Rejeitada providência cautelar interposta por Bruno de Carvalho "

    in Sporting Apoio


    Hummmm....começo a perceber a azia.

    SL

     
  • At 15/4/11 17:33, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Fanas,

    Eu não tenho azia e regozijo-me até com o facto da providência cautelar não ter sido aceite.
    Não me revejo mesmo é em comentários que dividam. De um ou do outro lado, como compreendes.

     
  • At 15/4/11 17:48, Blogger Fanas said…

    Juvenal

    Só o respeito que os teus escritos me merecem me faz responder-te pessoalmente , erro que não voltarei a cometer neste blog relativamente a outras pessoas.

    "Não me revejo mesmo é em comentários que dividam."

    Não duvido que é esta a tua postura e a tua maneira de servir o Sporting .Contudo em nome da verdade e da independencia que tenho relativamente a grupos e facções deixa-me dizer-te que lamento imenso o teu silêncio e a tua omissão em ocasiões anteriores, quando neste blog pessoas foram insultadas de todo o modo só porque votaram contra a corrente dominante nesta publicação.
    Não tomes como "contencioso pessoal " que não tenho nem contigo nem com ninguém e percebe por favor, que só a qualidade e integridade que te reconheço me levou a reparar nesses silêncios e omissões.

    SL

     
  • At 15/4/11 17:48, Blogger Algoncalves said…

    Boa tarde,

    Interrompo o meu silêncio apenas para repudiar o comentário do Mário Rui Oliveira no Sporting de Apoio. Independente do lado em que estamos é de muito mal tom as insinuações feitas naquele comentário. Podemos ficar felizes com o desfecho da Providencia. Mas que isso não nos pode levar é a tentativa de humilhar o adversário, que para o bem ou para o mal é um sportinguista como nós, tenhamos ou não uma visão como o Bruno de Carvalho.

    E não é azia porque a providencia foi recusada, pois apesar de ter sido um apoiante de Bruno de Carvalho, sou mais apoiante do Sporting, sempre achei que ele não devia ter avançado para inpugnação nem para providencias, mas ele acho que devia ir e foi, há que esperar o que os tribunais tem a dizer e depois comentar em cima desse factor, sempre sem humilhar as pessoas.

    Até uma pessoa iletrada, sem formação academica é capaz de ter mais nivel do que o MRO revelou nos seus comentários, para quem gosta de alardear que é uma pessoa formada e educada não é isso que demonstra.

    Foi muito baixo os comentários que li, e só por isso interrompi o meu silêncio.

    Volto ao cantinho esperando não voltar a ler este tipo de insinuações entre Sportinguistas.

    SL

    André Gonçalves

     
  • At 15/4/11 19:04, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Fanas,

    Primeiro que tudo obrigado pela consideração em relação a mim, facto que aliás é recíproco.
    Quanto às omissões às ofensas proferidas remeto-me ao silêncio quando por exemplo o insulto é de "vão de escada". Por norma, e até porque podendo cair em erro, desvalorizo as agressões verbais quando são de baixo nível e mesmo do quanto pior melhor, foi isso que me fez analisar o comentário do MRO. Tenho-o como um pessoa não insultuosa verbalmente apesar de termos formas antagónicas de "ver" o Sporting, o que sendo pela poisitiva é sempre salutar.
    Por isso fiz o reparo. quando a ofensa é ao "pai" à mãe", à dignidade, etc... aí silencio-me e omito.
    Abraço!

     
  • At 15/4/11 19:04, Blogger Fanas said…

    Aparte estas considerações todas sobre clubes predadores , de formação ou aproveitadores de borlas , para mim a estratégia do Sporting devia ser a seguinte:

    Plantel com base na Academia onde a mistica e o ser Sporting tem de ser um trunfo importante. Quem chega da Academia à equipa principal, tem de ser um verdadeiro Leão de um Sportinguismo inabalável que contagie todos os outros. Desta base da Academia sairão depois para o estrangeiro (é inevitável) uma ou outra estrela que se distinga, mas só depois de dar ao Sporting 2/3 anos da sua plenitude enquanto jogador. A juntar a esta base e com o (será sempre pouco) dinheiro disponivel comprar 1/2 craques , daqueles a sério , que empolgam os estádios e os miúdos.
    Também não me desgosta a ideia de uma "estrela " de uma "referencia " em final de carreira tipo Schmeichel que traga qualidade e experiencia ao plantel.


    É esta a minha ideia para o futebol do Sporting.

    SL

     
  • At 15/4/11 19:17, Anonymous Anónimo said…

    Epá ... tive de ir ler o que escrevi no Sporting Apoio ! Quando referi criancinhas estava a falar da fundação ! Não houve nenhum tipo de referência a pedofilias e coisas do género, pá ! Se assim o entenderam, lameto e não era de todo a minha intenção !

     
  • At 15/4/11 22:29, Blogger fanático said…

    At 19:04, Fanas said…

    Subscrevo.

     
  • At 16/4/11 03:02, Blogger bola-9 said…

    sao 3 da matina nao tou a sonhar poisa nao,domingos a caminho do porto,villas boas a caminho do estrangeiro,digo eu com pena do primeiro.

     
  • At 16/4/11 03:57, Blogger Kevin Garnett do Retaxo said…

    Para dizer a verdade causa-me muito mais comichão algumas ideias do MRO para o Sporting do que o comentário que ele fez no Sporting Apoio.

    Aliás, a história das criancinhas só associei ao que ele diz que podem ter associado porque ele referiu isso agora. Até pensei que estava a referir-se a filhos que o Bruno de Carvalho pudesse, eventualmente, ter.

     
  • At 16/4/11 09:42, Blogger Mike BlitzGreen said…

    MRO

    Agora não tenho tempo para responder....mas vais levar comigo neste post!!! LOL

    Até logo!!!

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 16/4/11 11:24, Blogger Relva said…

    Pareçe que se começa a respirar melhor por aqui, já valerá a pena voltar a frequentar. CAro Fanas, subscrevo o que diz, admira-me o silencio ou omissões de alguns á uns tempos, mas o importante é o sporting e não os nomes dos presidentes, como alguns fizeram crer, agora unidos seremos mais fortes.
    Quanto ao post não á um modelo que seja perfeito, a competencia é que é importante.

     
  • At 16/4/11 14:26, Blogger Mike BlitzGreen said…

    MRO

    Julgo e a historia recente no SCP dá me razão, que nem sempre o custo zero foi ou é boa opção. No caso de ser um jogador de excepção como foi o caso de João Pinto ou Peter Schmeichel acaba-se por pagar mais de premio de assinatura e vencimentos. No entanto foram jogadores que deram um enorme retorno não só desportivo como financeiro, não me lembro de ver tantas camisolas de GR nos jogos do SCP!!!

    O problema tem sido que nos ultimos anos o custo zero contratado é um autentico zero em tudo!! Faço a ressalva que não quer dizer que não se possa contratar bem e tal como o Relva diz anteriormente e com razão o importante é haver competencia e capacidade de avaliação e de necessidade...e porque de necessidade? Porque temos por vezes ido buscar jogadores que não seriam necessarios....e apenas vêm fazer numero ou tapar jogadores jovens na eminencia de "aparecer" ( o caso Maniche é o paradigma disso, André Santos acabou por ganhar o lugar...)

    Para mim é essencial comprar bem. Por exemplo, Zahavi parece-me um jogador interessante e com potencial. A sua clausula de 1M é muito acessivel, teremos que ir por ai, ver jogadores com potencial em mercados que nos sejam favoraveis, depois virar as agulhas para a America do sul e tentar avaliar jogadores jovens que venham baratos e possam sair caros...para isso é necessario todo um trabalho de fundo que sinceramente tenho confiança que seja possivel de ser capitalizado. Há certas medidas que me agradam e que vêm ao encontro de algumas coisas que já aqui digo já muito. A mistica tem que ser reanimada e para o ser tem que começar dentro de casa....Algum trabalho está a vista, julgo que os frutos iram aparecer.

    SL

    Miguel Damas

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home