"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, abril 11, 2011

Andebol Sporting CP 22 FCP 22 e algumas considerações


A equipa de andebol do Sporting empatou ontem a 22 bolas com a sua congénere do Porto. Isto depois de termos chegado ao intervalo a ganhar 12-10. Depois de ter estado afastado destas lides ontem e há ultima hora e por estar em Lisboa resolvi assistir o jogo no casal Vistoso.

Não sendo propriamente um leigo mas longe de ser um especialista como interessado do fenómeno desportivo e de competição há coisas que saltam a vista. A incapacidade dos nossos jogadores jogarem sobre pressão e não só nesta modalidade e as recorrentes "paragens cerebrais" ou até de inteligência em momentos de vantagem de resultado ou numérica por expulsão do adversário.

Urge que o clube "arranje" uma força psicológica e que não se abata por tudo e por nada. Ontem mais uma vez isso surgiu. Há sempre desculpas para tudo ou a arbitragem ou falta de sorte etc...

É imperativo termos outra mentalidade competitiva. E isso só se consegue com trabalho. Por exemplo ontem e ao contrario dos últimos jogos que assisti a nossa defesa foi bastante boa mas quando se trata de atacar e ter a inteligência e sabedoria para saber gerir ou matar um jogo, falhamos sempre. E a cada falhanço "mandamo-nos " para baixo. Mas infelizmente, observa-se toda a vida desportiva do clube e é assim em todas as modalidades. Enquanto outros perante as adversidades vão buscar forças onde ninguém espera, nós temos sempre esta mania do fado e da desculpabilização.

É tempo de mudar!! Ontem não percebi a não utilização do capitão Bosko, da ausencia de João Pinto até à expulsão de Petric (favor do arbitro pois estava simplesmente desastroso) , da não utilização do miúdo fenómeno Rui Silva pelas simples razão de apenas treinar uma vez por dia por estar a estudar...

Ontem tinham tudo para ganhar, mas falta garra!! Falta empenho profissional!! Já nem falo de amor à camisola porque nos tempos que correm já é difícil.....mas que haja VONTADE e não o baixar de cabeça a cada adversariedade!!! Chega!!!

Quem entrar em competição com a nossa camisola têm que ter uma entrega inexcedivel!! É tempo de incutir isso nos nossos jogadores!! E por vezes nós adeptos temos culpa pois temos o discurso da desculpa e ainda aplaudimos a mediocridade. Julgo que para sermos maiores e melhores a exigencia têm que passar tambem por nós. De não ficarmos satisfeitos quando não se ganha! Há que julgar o empenho , é claro que há empates que sabem a vitórias ou derrotas em que demos tudo e não foi possivel, mas custa-me ver, por exemplo em Alvalade aplausos aos jogadores quando se perde ou empata com exibições paupérrimas!!!

Temos que mudar para melhor e isso tambem passa por nós.

Em relação ainda ao andebol, perdemos uma boa oportunidade para chegarmos aos 2 da frente, sinceramente não sei se esta equipa tem estofo e qualidade suficiente para ir buscar os pontos em casa alheia. O meu Sportinguismo acha sempre que sim, o meu lado frio e racional diz-me que não....

SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


27 comentários:

  • At 11/4/11 12:10, Blogger Hugo Malcato said…

    Miguel,

    Em minha opinião, o excesso de utilização do Petric deveu-se à inexistência de uma unidade válida para o lugar dado que o João Pinto recuperou recentemente de lesão e a sua poderia (neste caso pode) agravar a recuperação.

     
  • At 11/4/11 12:23, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Ok, mas não é por ai que o Sporting não ganhou o jogo, vais concordar comigo que falta inteligencia a muito boa gente. E quando se tem posse de bola a 30 segundos do fim e apenas se ataca a 3 segundos para fazer o golo demonstra uma total falta de capacidade de inteligencia! Faziam primeiro o golo e depois logo se preocupavam em festejar!!!

    Mas durante o jogo e principalmente a atacar foram cometidas falhas de camadas jovens. A defender estiveram muitos furos acima aquilo que já vi com a excepção Figueira que esteve apenas e só desastroso na baliza.

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 11/4/11 12:24, Blogger Mike BlitzGreen said…

    *Logo se preocupavam em defender.....lol

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 11/4/11 12:26, Blogger Hugo Malcato said…

    Concordo que à semelhança do nosso futebol sénior, existem alguns pormenores psicológicos a afinar.

    Mais do que inteligência, parece-me mesmo uma questão de rotinas e trabalho de casa. Em largos momentos, parece quase tudo viver à base da inspiração individual do que o jogo colectivo.

     
  • At 11/4/11 15:01, Blogger jvl said…

    Miguel,

    "E quando se tem posse de bola a 30 segundos do fim e apenas se ataca a 3 segundos para fazer o golo demonstra uma total falta de capacidade de inteligencia!"

    É exactamente o oposto. Falta de inteligência seria tentarem marcar o mais rápido possível.
    Isso faz-se exactamente para evitar qualquer hipótese de reacção do adversário. Quando se tem a posse de bola e falta tão pouco tempo para o jogo acabar, o objectivo é prolongar o ataque ao máximo.

     
  • At 11/4/11 15:07, Blogger jvl said…

    Quanto à falta de atitude, nada a dizer. Este fado dos últimos minutos e de não termos capacidade de reacção não se limita ao futebol profissional.

     
  • At 11/4/11 15:08, Blogger jvl said…

    OFF-TOPIC: Os meus parabéns e um abraço ao Juvenal por passar a fazer parte dos editores deste blog.

     
  • At 11/4/11 15:29, Blogger King Lion said…

    Faltavam 30 segundos ou 3 segundos para fazerem alguma coisa de jeito e nada foi feito e isso é que é o pior.

     
  • At 11/4/11 16:28, Blogger Helder V. said…

    Miguel

    Eu por vezes tambem fico pasmado com este clube parece falhar sempre nos momentos onde nao deve. Desde logo me vem a' ideia as palavras de Antonio oliveira "O Sporting e' um clube sem ESTOFO" ou entao mais recente as palavras de paulo Bento "O Sporting nao tem cultura ganhadora", basta relembrar os golos sofridos nos descontos dos jogos e isso mostra bem o que estes dois actores se referem.

    Helder

     
  • At 11/4/11 16:50, Blogger Mike BlitzGreen said…

    jvl

    Num jogo em que só a vitoria interessava julgo que atacar a 5-3 segundos do fim e falhar como foi feito é de mentalidade pequenina. Não arriscaram nada e perderam 2 pontos.

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 11/4/11 17:11, Blogger jvl said…

    Miguel,

    Imaginemos que o SCP levava 5 segundos no seu ataque e não marcava. O fcp ficaria com 25 segundos para atacar e caso o fizesse com sucesso, sairia com uma vitória.
    O que eu digo, e foi aquilo que me foi ensinado e com o qual concordo, é que nestas situações, o ataque deverá estender-se o máximo de tempo possível. Se obtivermos o golo, a vitória não fugirá; se tal não acontecer, o adversário não terá tempo para fazer um ataque "em condições". Isto não tem nada a ver com ter-se mentalidade pequena ou não.
    Tentando estabelecer um paralelo com o futebol, é semelhante a, quando tens uma vantagem mínima ou o empate te interessa (golos fora nas competições europeias, etc.), marcares um canto de forma curta para "queimares" tempo.

     
  • At 11/4/11 18:26, Blogger Valério said…

    Longe de ser um expert na modalidade, ficou patente em vivo a maior experiência e "ratice" da equipa adversária, com maior tarimba para lidar com situações de stress e de limite.

    A diferença considerável na estrutura física das equipas também foi notória, factor que foi sempre explorado pelo nosso adversário ao longo de todo o jogo. Este facto adicionado à nossa desorganização atacante, piora o cenário do ataque.

    Apesar desta desigualdade, poderíamos ter ganho o jogo com as 3 oportunidades finais (Solha 7 M, Portela e Ricardo Ponta), onde não demonstramos a "tal" capacidade mental referida pelo Miguel.

    Podemos ter defrontado o Porto mais fraco do ano, mas a nossa equipa também se apresentava com muitas limitações:

    - Rui Silva não risca
    - Bosko não jogou por algum motivo. Elemento fundamental para equilibrar a nível físico. Aparentemente, não apresentava nenhuma mazela física, ao invés do João e do Bruno.
    - João Pinto e Bruno, claramente diminuidos.

    Conclusão: para agravar o nosso deficit de altura, não tivemos a possibilidade de fazer rotação de jogadores.

    Uma última nota de agradecimento para o Hugo Malcato, que teve que me aturar o jogo todo e se calhar teve que ouvir algumas barbaridades, causadas pelo meu desconhecimento das regras. Mas da próxima vez serei um espectador bem mais atento e informado, o Hugo também foi o meu professor particular.

    4ª feira é para ganhar na Madeira.

    SL

     
  • At 11/4/11 18:58, Blogger bola-9 said…

    quem ouviu o treinador de futsal do belem a´8 dias,ficou a saber que aquilo que ele disse deu resultado no sabado,ó srºalipio fica mal fazer queixinhas de um colega de profissao.
    acabou a tinta a um jornal desportivo,so´fala no patricio,a´ja´nao jogam para o titulo.

    isto e´verdade desportiva

    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2011/04/11/sadinos_atacam_jogo_de_amigos_.html

     
  • At 11/4/11 19:39, Blogger renato said…

    Eu estive lá e vi que tb foi por azar que não ganhámos..o p. solha que é o melhor marcador de livre de sete metros , ontem na parte final mandou a trave um livre de sete metros..O jvl tém razão quando diz que os bimbos ficariam com 25 segundos para atacar e caso marcasse ganhariam ..pois têm uma equipa mais possante a defender..Depois ninguém fala aqui na desclasificação de 4 jogadores contra o slb e que deveriam de estar castigados e jogaram..Foi o que eu li no record de ontem..Mas podíamos ter ganho ontem se fôssemos mais certeiros na primeira parte .Uma nota positiva para os adeptos que compareceram em grande número numa tarde com muito sol mais convidativo para se passear junto a praia.

     
  • At 11/4/11 20:07, Blogger fanático said…

    Já estou farto da frase "podíamos ter ganho", "tivemos azar", bardamerda... A isso chamo incompetência. Quando começamos a dizer: GRANDE VITÓRIA, NÃO DEMOS HIPÓTESES...

    Porra que é demais!!

     
  • At 11/4/11 20:09, Blogger Ricardo R. said…

    excelente post Damas...

    deixo o comentário que deixei no post anterior.

    "esta equipa de andebol do Sporting, é uma desilusao pegada...

    hoje que podia-mos, apesar da miserável fase regular que fizemos, chegar ao topo da classificação, foi gritante a falta de ambição da mesma... o ultimo lance do jogo diz tudo, com 30 segundos para se jogar lavam-se quase 20 para fazer as substituições defesa ataque... incrível...

    durante o jogo são falhas técnicas, atrás de falhas técnicas, muitas delas de uma amadorismo tal, inadmissíveis a um nível profissional.

    Fabio Magalhaes e Petric, coleccionam falhas atrás de falhas, o primeiro tem tanto de bom jogador como de displicente.

    Para terminar não percebo nada da rotação imposta pelo nosso técnico"

     
  • At 11/4/11 20:34, Blogger Ed said…

    Este é verdadeiramente uma das temátiecas mais importantes alguma vez aqui abordadas.

    Trata-se de um problema gravissimo que afecta quase sempre o resultado final dum jogo.

    O que falta então? Três coisas:

    1. A mesma intensidade e objectividade durante todo o jogo qualquer que seja a modalidade.
    Por isso vemos constantemente 1ªs ou 2ªs partes perdidas, momentos do jogo em que adormecemos, relaxamos, etc.

    2. Instinto matador,quando estamos a ganhar por um ou dois. Por isso raramente goleamos um jogo. Para quê golear um jogo? Para nos salvaguardamos de um ou dois golos do adversário, para intimidar esse e os próximos adversários e sobretudo para motivarem-se a eles próprios e a massa adepta.

    3. Saber apoiar pelos adeptos
    Somos mt bons a cantar e mt maus a apoiar. Porquê? Raramente pressionamos com assobios o arbitro ou a equipa adversária nos momentos certos, no estádio cada claque canta para seu lado, ouvindo-se por vezes um barulho de fundo que não se percebe, raramente se ouvindo SPORTING, SPORTING, SPORTING.
    E depois há pequenos truqes que raramente utilizamos. Um remate deve ser seguido dum bruá, Oh!.... Uma transição defesa-ataque deve ser incentivado sonoramente pelos adeptos, etc.
    Tudo isso ajuda a marcar golos, a motivar.

    Então como alterar esta situação?
    Comprem treinadores e jogadores de qualidade excepcional, de forma criteriosa e que já tenham essa experiência de ter sido campeões. O resto virá por acrescimo.

     
  • At 11/4/11 20:36, Blogger Unknown said…

    Concordo com a mensagem do post, somos um clube sem estofo de vioria, sempre a espera da desgraça e isso só acontece realmente por mera incompetência. veja-se o fcp, vai a todas smp com o mesmo espirito, sempre com a mesma raça, seja em k modalidade for os adversarios sabem de antemão que com melhores ou piores equipas são sempre uma ameaça.Pode smp haver trafulhice mas isto faz-se acima de td com trabalho , com metodo, mas tem k existir uma base, uma cultura de vitoria impregnada no adn do clube. Não vejo ninguem no sporting com capacidade para fazer o clube dar esse salto. Não temos basket, voley, no futsal alternamos com o slb, no hockey tamos com um bom prjecto mas sejamos realistas, a disputarmos o titulo só daki a uns 5 ou 6 anos, até lá o gonçalo alves ja ta no fcp ou nos lamps,no andebol nem com treinadores de renome vamos la...sobra o atletismo, o tenis d mesa e o bilhar, nesses é k somos bons.
    Nunca fazemos grandes equipas dum ano po otro , demoramos anos a consegui-lo, sempre com a desculpa da falta de patrocinios ou fundos, nunca conseguimos ser + competentes k os otros, deixámos de ser um clube aliciante...Ainda não se habituaram a isto? eu já..inda nao tou curado mas quase.

    SL
    Arthur

     
  • At 11/4/11 21:51, Blogger King Lion said…

    Já estamos no 4º lugar e alcançar o 3º vai ser complicado porque o Braga está a jogar bem.

     
  • At 11/4/11 23:10, Blogger Relva said…

    Grande Braga, enorme domingos, 12 milhões de orçamento. Gestão do melhor que há. Espero bem que este não nos fuja, como o mourinho e o V. Boas.

     
  • At 11/4/11 23:20, Blogger renato said…

    Pois pelo que se fala nas claques o domingos vai para espanha..e para nós vém o holandês..vámos ver..se é verdade dentro de um mês..

     
  • At 12/4/11 18:00, Blogger bola-9 said…

    nem o sabado quanto mais o domingos,o jorge nuno ainda nao esta´maluco,tirem o cavalinho da chuva,o domingos so´e´treinador do sporting,quando jorge nuno quizer,mas nao e´para o ano,com muita pena minha.
    relva nao a´duas 100 ,3.

     
  • At 12/4/11 22:55, Blogger ana said…

    hello?

     
  • At 12/4/11 23:34, Blogger 8 said…

    Ana

    O futebol do Sporting ganhou este fim de semana.

    O novel Presidente tem estado a publicitar algumas ideias que faziam parte da exigências pré eleitorais da maioria dos Sportinguistas.

    Logo:

    Não há nada para deitar abaixo, para quê vir discutir o Sporting para a blogosfera.

     
  • At 13/4/11 09:40, Blogger Fanas said…

    Eh pá não está certo, assim não vale, obrigaram-me a sair do retiro e vir em defesa deste blog.
    Isto está a definhar , quase morto.
    Eu compreendo. Os " impugnistas " devem andar atarefados na convocatória de mais uma manifestação.A última no passado sábado , diz quem viu que foi grandiosa, parece-me que 10 pessoas. Não...... minto eram 11 , a Bruno o que é de Bruno.
    Os "situacionistas " nos quais eu em função do meu voto me incluo nadam ansiosos e expectantes.Alterações de estatutos, auditorias, treinos em Alvalade, tudo bem , também foram promessa eleitorais , mas reforços nem vê-los.E quanto ao Domingos já há quem profetize que afinal vai para Espanha.
    Depois existe a terceira via. São os marretas .Para esses tanto faz que o presidente se chame GL ou BC. Eles gostam mesmo é de chamar parasitas , fdp , dinastia de merda, etc.etc. São uma classe á parte , mais do que do Sporting gostam mesmo é de dizer mal. São tipo a minha porteira , embora esta esteja mais virada para os assuntos do social , tipo quem dorme com quem. E como este fim de semana até ganhamos á Académica este pessoal da 3ªvia está inconsolável.
    Pena é que o desalento atinja não só os leitores e comentaristas mas também os seus editores. Valha-nos Santo Juvenal só esses nos pode ajudar.
    E pronto...agora que também já contribui com a minha dose de maledicência , despeço-me com,

    SL

     
  • At 13/4/11 11:13, Blogger fanático said…

    Bom dia. Está alguém em casa?

    :)

     
  • At 13/4/11 11:59, Blogger Ricardo R. said…

    djalo e a grande aposta para a próxima época?????


    esta deve ser para rir...

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home