"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, maio 30, 2010

Mais de três milhões por ano!



Alberto da Ponte (CEO da Central de Cervejas):

"Pago ao Benfica mais de 3 milhões por ano... até 2021."


Atendendo a isto pergunto aos sportinguistas:

Querem continuar a consumir cerveja Sagres, água do Luso e sumos Joy? Eu não!

E ainda mais incomodado fico por ter trabalhado naquela empresa, por ver o orgulho com que esse senhor diz aquilo e ainda por cima, por saber que esse mesmo senhor se diz sportinguista!


Leonino

sábado, maio 29, 2010

Final da taça Challenge as imagens (possiveis) e a festa ao vivo e a cores...;-)















Estou bastante orgulhoso desta equipa e como adepto que juntamente com outros foram indefectiveis no apoio que merecem quero agradecer aos jogadores , treinador Paulo Faria e ao dirigente Mario Patricio e aos restantes elementos do staff tecnico esta maravilhosa jornada leonina coroada com uma conquista europeia. Espero que isto seja uma referencia e um ponto de partida para que as modalidades amadoras sejam mais acarinhadas e apoiadas pois merecem tudo de bom e sobretudo a nossa presença. O meu OBRIGADO SPORTING!!!!!!

SL

Miguel Damas

Andebol: o caneco é nosso !!!!!!!!

Sporting, 27 - MMTS, 26

Parabéns, grande Sporting!

Uma palavra de grande elogio e agradecimento a Paulo Faria, restante equipa técnica, dirigentes e aos fabulosos jogadores que conseguiram algo de inédito para o andebol nacional: um troféu europeu! Verdadeiros e bravos leões!

O eclectismo do Sporting Clube de Portugal não pode morrer porque está vivo, e bem vivo. Hoje tivemos uma demonstração cabal de que o Sporting é bem mais que apenas futebol!

Venha agora o tão desejado pavilhão para voltarmos a viver aquela inigualável atmosfera de vitória que muitos de nós tivemos o privilégio de vivenciar no antigo pavilhão e na nave de Alvalade.
A glória e o sucesso do Sporting Clube de Portugal construiram-se alicerçados em várias modalidades desportivas. Queremos isso de volta!


Leonino

Futsal: estamos em vantagem nas meias-finais



Instituto D. João V, 1 – Sporting, 3

No primeiro jogo referente à meia-final do campeonato nacional, disputado esta tarde no Louriçal, o Sporting bateu o Instituto D. João V, com golos de Divanei, Deo e Alex.

Ganhamos assim vantagem para a segunda partida das meias-finais a realizar no próximo fim-de-semana, na nossa casa (emprestada).

Na outra meia-final, disputada na Luz, o Benfica bateu o Belenenses por 3-1.


Leonino

Levantem o caneco!!!!



















Julgo que a maioria dos Sportinguistas vivem com fervor o clube e as suas modalidades. Defendemos sempre o ecletismo e a historia grandiosa das conquistas de varias modalidades mesmo que essas já não existem ou que não sejam oficialmente apoiadas pelo Sporting. Este ano passei das palavras aos actos e quando surgiu as gameboxes modalidades resolvi que era hora de apoiar uma delas. Como o Futsal por ser uma variante do desporto rei têm sempre bastante audiencia , resolvi e até por a maioria dos jogos ser ao domingo e ter folga nesse dia , apoiar o andebol leonino.
De inicio não sabia nem o nome da maioria dos jogadores nem de todas as regras. Era mais um apoio que outra coisa. No entanto ao longo da época fui-me afeiçoando a equipa e mesmo não tendo corrido a época de feição a nivel nacional sempre tive fé que nesta taça Challenge podiamos ir longe. Fui decorando os nomes e aprendendo as regras mas sobretudo a gostar de uma modalidade que pratiquei apenas na escola e que dava-me muito mais gozo jogar que ver.

Se foi uma época atipica a nivel interno , a nivel internacional fomos ultrupassando os obstaculos que nos apareceram pelo caminho e aqui somos chegados a uma final europeia.

Para mim será o corolario logico de uma equipa , treinador e dirigente que mais tem feito pelas modalidades amadoras. No entanto será tambem o corolario logico de uma massa adepta que têm sido incansavel na presença no casal Vistoso e até na deslocação a Polonia para apoiar a nossa equipa.

Logo pelas 19.30 em Almada todos juntos gritaremos em unissono....O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR!!!!


Almada 19.30

Pavilhão Municipal de Desportos - Cidade de Almada

Sporting Clube de Portugal-MMTS Kwidzyn

Venha apoiar a sua equipa! Ainda há 200 bilhetes. Hoje a venda no pavilhão. 6 euros socio e 10 euros adepto.
Não é permitida a entrada a crianças menores de 3 anos.
As portas do Pavilhão abrem às 18h15.

SL

Miguel Damas

sexta-feira, maio 28, 2010

Pausa

Pus em mundo em pausa quando o campeonato terminou. Na noite da festa alheia, desliguei todos os aparelhos de ligação ao mundo, fiz um jantar sossegado, e depois apanhei um avião para o outro lado do mundo. Estive uma semana sem saber de Portugal, ignorando celebrações. Quando cheguei ouvi falar em Maniche, em saídas, em taça Challenge.

E o que tenho feito hoje, sem parar, é ouvir no meu iPhone "Fogo de Leão". Porque sei, mesmo nos piores momentos do Sporting, que este amor que tenho é eterno e indestrutível. Uma força da natureza dentro de mim.

Gia

quinta-feira, maio 27, 2010

Ser sócio de um clube

Tradução de um editorial de Toni Ruiz, director da revista Barça:

Passam os anos e o futebol continua a evoluír. O jogo converteu-se num espectáculo e o futebol numa indústria muito forte.

Hoje é provavelmente o maior espectáculo do mundo, tendo-se convertido num fenómeno de massas de uma magnitude económica que se nos escapa.

A imensa maioria dos clubes transformou-se em sociedades comerciais, e cada dia são menos os que funcionam de modo sustentável.
Em muitos casos os clubes sobrevivem graças a investimentos milionários de multinacionais, patrocinadores ou magnatas. MAS NADA DISTO É GRATUITO.

Nestes casos a tomada de decisão só responde a critérios empresariais, quando a realidade do futebol deve ser diametralmente oposta.
Em qualquer empresa o objectivo final dos accionistas passa por ganhar dinheiro,enquanto que para um clube de futebol o que deve importar é a conquista de títulos.

Perante a evidência de que a transformação dos clubes em sociedades comerciais não conseguiu, pelo menos na maioria dos casos, rentabilidade económica, há muitas vozes que reclamam a devolução da propriedade dos clubes aos seus associados. É o caso do governo britânico que estuda reformar a estrutura financeira dos clubes da Premier League.
A força social de um grande clube é a sua base, a sua razão de existir.

Para que um clube possa competir em igualdade de condições com clubes que beneficiam de investimentos económicos extraordinários, a via a seguir é reforçar a sua massa social e ao mesmo tempo explorar novas fontes de receita, provavelmente inspiradas nas possibilidades que são oferecidas por um mundo global.

Ser sócio de um clube deve significar uma senha de identidade. É a afirmação de algo muito próprio. Cada sócio deve poder desfrutar de benefícios e vantagens que só essa condição lhe poderá oferecer.


Deixo este excerto para reflexão sobre aquilo que realmente devemos querer para o nosso clube. Enquanto alguns no seio do Sporting, como é o caso de Dias Ferreira, ainda defendem a total abertura da maioria do capital da SAD a investidores à imagem de Abramovich ou dos Glazer, a maior parte dos clubes que optou por essa via começa já a arrepiar caminho, sobretudo depois de sentir os efeitos nefastos da gestão demasiado empresarial e um peso quase insuportável de dívidas brutais.

Um clube de futebol não é nem nunca poderá gerido como uma empresa, porque mexe com algo de especial, algo de único que é ser adepto de um clube e viver diariamente uma paixão e uma sucessão de emoções difíceis de traduzir em palavras. E uma paixão não se gere como um produto.

Ao beber uma Coca-Cola não me sinto parte da tribo que bebe Coca-Cola, ao comprar acções de determinada empresa não me sinto parte de um grupo. No entanto, ao ser sócio do Sporting sinto um orgulho singular por fazer parte de uma família que partilha valores idênticos aos meus e a idolatria por uma instituição centenária que me tem acompanhado ao longo da vida.

Abrir o capital a magnatas, transferir o poder de decisão para alguém que poderá nem sequer ser adepto das nossas cores, é abrir mão de um poder único: o poder de decidir o rumo do nosso emblema, ter voz em relação àquilo que queremos para o Sporting. Vender a 'alma ao diabo' pode trazer sucesso e êxitos imediatos, mas inexoravelmente trará também - a médio e longo prazo - um preço demasiado elevado e penoso a pagar.

Ao optar por transferir a sua base social para as mãos de um investidor, um clube arrisca-se a perder a sua identidade, ao perder a sua identidade arrisca-se a perder a sua razão de existir... a qual reside e residirá sempre nos seus sócios e adeptos.


Leonino

Em defesa da AAS

A AAS, nomeadamente nas pessoas mais visíveis da mesma, o Pedro Faleiro da Silva, o Nuno Manaia e o Luis Pires, foram alvo na ultima edição do Jornal do Sporting de um ataque que considero demasiado violento e desinformado por parte da Maria de Lurdes Borges de Castro, associada há 87 anos do nosso clube, que deveria perceber já que só unidos podemos chegar mais longe !

Não gostaria neste momento de escrever aqui mais um post politiqueiro, mas da mesma forma que já aqui defendi JEB, acredito que para ficar de bem com a minha consciência deveria também defender a AAS e os seus membros e de igual forma defender o meu voto nesta Associação. Voto esse que tinha precisamente o objectivo de fomentar a discussão no Conselho Leonino, porque acredito que do consenso sem discussão nada se ganha !

Eles não precisam da minha pouco relevante defesa, mas aqui fica o meu apoio e o que ainda há pouco escrevi ao Pedro no facebook ...

"Pedro, como penso que sabes, votei em JEB nas eleições ( e até final de Agosto mantenho a minha escolha e apoio sob reserva para nova avaliação ) para a direcção, mas votei na AAS para o Conselho Leonino. 

E quero dizer que acho um perfeito disparate o que uma das nossas associadas mais antigas escreveu no orgão oficial do nosso clube acerca de Conselheiros eleitos nas eleições do clube da mesma forma que a direcção o foi ! Os votos têm sempre o mesmo valor sejam de quem sejam. E se tenho pugnado pelo respeito que JEB merece dado o seu resultado nas eleições, naturalmente acho deplorável que alguém ponha em causa os resultados da AAS em 2009 !

Digo mais ! Mesmo que fosse a AAS uma força de oposição clara e activamente oposicionista e teria ainda o meu respeito, independentemente de tudo, pois deram a cara e foram apresentar as suas ideias que foram validadas por um interessante número de associados e estariam a cumprir o seu papel de tentar atingir consensos através da discussão dos temas debatidos no Conselho Leonino.

Quanto à acusação de protagonismo é daquelas que me choca. Não podemos querer novas caras, novas pessoas, novas ideias e projectos se a cada pessoa que aparece acusarmos de procura de protagonismo. E nem acho que venha daí mal ao mundo ! Todos os associados do Sporting que cumpram as premissas necessárias, podem ambicionar a serem Presidentes do Clube ! É legitimo e seria mesmo saudável que existissem mais e melhores interessados. E jamais alguém poderá ter essa ambição sem antes ter alguma visibilidade no clube. Foi isso que faltou por exemplo a Pedro Souto nas últimas eleições.

Não respeito as pessoas pela idade que têm ! Esta Sra amanhã deverá ser bem "briefada" dos resultados muito interessantes da AAS e das ideias que têm apresentado ! Concorde-se com as ideias ou não, tão só o valor de as apresentar deve ser relevado.

Abraço"




Mário Rui Oliveira

terça-feira, maio 25, 2010

Tiago renova



Tiago renovou por uma época com o Sporting, anúncio feito pelo clube. Aos 35 anos vê novamente merecer a confiança dos responsáveis do Sporting. Confesso particularmente que esperava que no lote de guarda-redes do plantel existisse uma maior concorrência do que aquela que tem havido e veria antes na oportunidade a Victor Golas - que esteve emprestado ao Real Massamá - essa concorrência pretendida, dos guarda-redes do clube ser mais evolutiva, complementada também com o regresso de Stojkovic, dando a Rui Patrício a possibilidade de crescer mais e melhor, fruto do nível que teria que apresentar futuramente na baliza.


A opção no entanto recairá em Tiago, por isso, desejo que em termos de balneário transmita aos seus companheiros a vontade de vencer do clube, visto ser um Campeão do último título conquistado.



Lion King

segunda-feira, maio 24, 2010

Zigic é alvo pretendido

No sábado passado estive em Alvalade a assistir ao jogo de juniores (parabéns, rapazes) onde encontrei e convivi com um amigo de longa data, que conheço desde os meus tempos de jogador das camadas jovens do Sporting.
Esse meu amigo é pessoa sempre muito bem informada junto dos meandros de Alvalade, e sendo ele jornalista, evidentemente que tem boas fontes.
Pois esse amigo confidenciou-me que o Sporting está a tentar uma verdadeira bomba: enquadrada na negociação de regresso de Hugo Viana, negoceia-se a ida de Carriço para Valencia, entrando na jogada a tentativa de trazer para Lisboa o avançado Nikola Zigic.



O sérvio tem 29 anos, 2 metros de altura, é possante, tem um grande disparo e poderá vir a ser o parceiro ideal para Liedson na nossa frente de ataque.
Fez duas épocas no Valencia, com uma de interregno onde jogou emprestado no Santander, mas pelo que parece a sua vontade é mesmo mudar de ares.
A confirmar-se será um grande reforço, mas também terei pena que Daniel Carriço saia já.

Via VERDE

domingo, maio 23, 2010

Andebol: final da Taça Challenge



Primeira-mão da final da Taça Challenge

MMTS Kwidzyn - Sporting CP, 25-27

No próximo sábado, às 19.30h, todos presentes no Pavilhão de Almada!!!!


Leonino

Futsal: estamos nas meias-finais!



Sporting, 6 - Alpendorada, 1

Terceiro jogo, vitória com resultado a papel químico daquele que ontem se verificou. O Sporting chegou a estar a perder, mas virou completamente o resultado, garantindo com inteira justiça a presença nas meias-finais do campeonato nacional.

O próximo adversário é o Instituto D. João V, sendo que no próximo sábado joga-se a primeira partida no Louriçal, concelho de Pombal.

Destaque para Cardinal, que tal como ontem voltou a marcar 3 golos, para o público que apoiou a equipa com muito entusiasmo, sendo também de salientar a presença de João Pereira no pavilhão, num sinal de apoio e solidariedade para com os colegas do futsal.


Leonino

sábado, maio 22, 2010

Júniores: vitória sobre Guimarães garante liderança



Sporting, 1 - Vitória Guimarães, 0

Com um golo de Cédric Soares, aos 71 minutos, batemos há pouco em Alvalade o Vitória, garantindo para já o primeiro lugar da fase final do campeonato nacional de juniores, ao fim de dois jogos. A jornada completa-se amanhã com o FC Porto-Benfica.


Estádio José Alvalade, Lisboa
Árbitro: João Roque, de Portalegre

SPORTING: Ruben Luís, Cédric Soares, Nuno Reis (C), Mateus Silva, Gregg Garza; Renato Santos (Afonso Taira 86') Renato Neto, Alexis Quintulén (Henrique Gomes 67'), José Lopes, Amido Baldé e William Carvalho (Luís Almeida 55')

Suplentes: Luís Ribeiro, António Oliveira, João Freitas e Matheus Coelho

Treinador: Telmo Costa

V. GUIMARÃES: Cláudio Ramos, João Amorim, Josué Sá, Paulo Oliveira (C), Vieira; Gilberto (António Xavier 76'), Rafael, André Costa (Djaló 88'), Tó Mané, Dani e Tiago Rodrigues (Filipe Sousa 80')

Suplentes: Tozé, Belém, Kaká e Davide

Marcadores: Cédric Soares (71')


Leonino

Futsal: amanhã temos jogo decisivo!



Sporting, 6 - Alpendorada, 1

Com a vitória desta tarde sobre o Alpendorada, igualámos a eliminatória dos quartos-de-final do campeonato nacional de futsal, e amanhã haverá 3.º jogo decisivo em Loures, às 15 horas.

Cardinal (3', 31' e 39'), Camarão (7' p.b.), Divanei (21')e Deo (23') foram os nossos homens-golo.


Leonino

sexta-feira, maio 21, 2010

Apoiar para ganhar



O Sporting tem amanhã, aquele que se espera um primeiro jogo decisivo frente ao Alpendorada, no jogo 2 dos quartos-de-final do play-off. Isto, porque averbamos um resultado negativo na deslocação ao norte perdendo o 1º jogo nos penálties.


Assim sendo, será importante que com um pavilhão cheio se conquiste mais que uma vitória amanhã, em Loures. Será importante que a equipa se fortaleça moralmente para o que esperamos seja o 3º jogo onde tudo se decidirá, rumo às meias-finais.


Esperemos que a equipa demonstre o carácter e a mentalidade vencedora que permitiu, terminarmos em 1º lugar na fase regular!



Sporting x Alpendorada, Pavilhão Paz e Amizade em Loures, 17h



Lion King

quarta-feira, maio 19, 2010

Andebol: Sporting derrota Benfica



O Sporting bateu ontem o Benfica por 27-23, em jogo em atraso relativo à sétima jornada do campeonato nacional de andebol.

Pelo Sporting jogaram e marcaram:

Humberto Gomes, Pedro Portela (5), Bruno Moreira, Bosko Bjelanovic (8), Vladimir Petric (2), Ricardo Dias (3), Pedro Seabra (2), João Pinto II, Pedro Sequeira, Ricardo Correia, Pedro Jorge (1), Hugo Rocha, Fernando Nunes e Fábio Magalhães (6).

Um bom tónico para a final da Taça Challenge.


Leonino

terça-feira, maio 18, 2010

Fixem este nome.....Gonçalo Alves...

















As lendas fazem-se de pequenos actos heroicos....

Classico SCP x PA que sao as duas melhores equipas do Sul e provavelmente tambem a nivel Nacional.Jogo de pendor ofensivo do SCP. Aos 9 min Goncalo Alves tem Liv directo faz o 1-0 para os Leoes. Aos 12 min falha liv directo coisa que nao é normal. Contra a corrente do jogo e num lance fortuito o PA empata aos 18 min e 1 minuto dp em virgula, aparece o 1-2 que foi resultado ao intervalo.Na segunda parte começou o SCP mais atacante e perdulario. Contudo ha que dar merito ao GR do PA que esteve em bom nivel.Aos 7 min numa brilhante assistencia de Gonc Alves é Pedro Delgado que empata e dá justiça ao resultado.Aos 10 min o juiz entendeu que o nosso GR fez penalty o SCP fica reduzido 4 jogadores e no mesmo min a 3 por azul ao 2 gr
Deu para risota geral mas assim aconteceu e tudo pq o SCP nao retirou 1 jogador de campo. Equipou-se G Alves para Guarda Redes que fez excelente exibiçao e evitou bastante tempo o avanço do PA.Aos 13 min sai G Alves para se desequipar recebendo uma salva de palmas pelo denodo da sua actuaçao.Aos 18 min em jogada rapida Gonc Alves assiste Diogo Neves para o 3-2 e explosao no Tojal que veio abaixo com golao de Gonc Alves aos 19 min.Resultado final SCP 4 - PA 2 e SCP na frente do Nacional .

Marcaram: Gonçalo Alves(2), Pedro Delgado(1), Diogo Neves(1)

Fonte-http://juvehoquei.blogspot.com/2010/05/sporting-4-paco-arcos-2-classico-scp-x.html

SL

Miguel Damas

Eu tenho um sonho

Chama-se Artem Milevskiy e e o ponta de lança do Din Kiev. ( perdoem-me a utopia ... )

Mario Rui Oliveira

segunda-feira, maio 17, 2010

A equipa técnica de Paulo Sérgio



Foi dada a conhecer a equipa técnica que acompanhará Paulo Sérgio no Sporting, na apresentação do novo técnico, recentemente ocorrida. A esperança sportinguista num trabalho de sucesso de Paulo Sérgio, creio, dependerá também do trabalho efectuado por todos os elementos que acompanham o novo treinador leonino, aqui fica, uma observação sobre esses mesmos elementos:


Nuno Valente - treinador adjunto, um homem com ligação sportinguista, que será importante para a integração desta equipa técnica no Sporting


Cabral - treinador adjunto, um elemento da confiança de Paulo Sérgio e que o tem acompanhado nos últimos anos, fez carreira como jogador no futebol português


Sérgio Cruz - preparador físico, vem trabalhando também com Paulo Sérgio nos últimos anos, tendo feito carreira no futebol português


Vítor Silvestre - treinador de guarda-redes, transita da anterior equipa técnica


José Herculano - é apontado como responsável pela metodologia do treino e observação dos adversários, que tem a confiança e vindo a acompanhar Paulo Sérgio



Desta nova equipa técnica espera-se que seja capaz de fazer no Sporting um trabalho que torne a equipa ganhadora, potenciando os jogadores para níveis que permitam formar um colectivo forte para a conquista de títulos. Desejo que tenham as maiores felicidades, pois vão transportar a esperança leonina para a nova época, onde o sucesso terá que ser a única meta!



Lion King

Novo equipamento 2010/2011?





















A confirmar-se ser esta a camisola para a época que se avizinha, parece-me uma evolução na continuidade, sendo um pouco mais elegante e bonita que a de 2009/2010. Pelo menos, não mantém aquela gola...

Leonino

sexta-feira, maio 14, 2010

"Venho procurar coisas grandes, vencer, ser campeão"

Dez anos sobre uma data memorável



Vidal Pinheiro, 14 de Maio de 2000

Salgueiros, 0 - Sporting, 4

Um dia absolutamente inesquecível.

O fim de um longo, insuportável e penoso jejum de 18 anos, o reencontro com a alegria de nos sagrarmos campeões nacionais e a magia de sermos e nos sentirmos LEÕES!

Por curiosidade, os autores dos golos foram André Cruz (2), Ayew e Aldo Duscher. O treinador era um homem da casa, um sportinguista de coração: Augusto Inácio.

Recordo-me de viver com extrema ansiedade a semana que antecedeu o jogo, assistir com muita emoção aos 90 minutos da partida de Vidal Pinheiro, enquanto ia dando umas espreitadelas ao que se passava em Barcelos, onde o FC Porto defrontava o Gil Vicente (e onde perderia 2-1).

No final, uma euforia imensa, o orgulho de andar pelas ruas de Lisboa partilhando a alegria com a imensa e extasiada nação leonina, buzinando, gritando a plenos pulmões 'campeões, campeões, nós somos campeões', acabando a noite nas bancadas do velhinho José de Alvalade, onde às 3 da manhã ninguém arredava pé, esperando pelos bravos campeões.

São estes momentos únicos que nos fazem sentir privilegiados por sermos sportinguistas, recordações especiais e singulares, embora misturadas com alguma sensação de mágoa por termos caído em novo jejum que leva já oito anos.

Leonino

Não vai estar na África do Sul mas...

ajuda no que pode.



O (ainda) nosso capitão João Moutinho juntou-se a estrelas de outros campeonatos profissionais da Europa como Gary Neville, Raúl González, René Adler ou Luca Toni, na nova campanha da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação). Como penso que os nossos jogadores deverão sempre que possível participar neste tipo de actividades, fica o vídeo e os meus parabéns ao pequeno algarvio.

Nelson Santos

quinta-feira, maio 13, 2010

Ver para crer



Hugo Viana, Evaldo, Diego Souza, Quaresma, Moreira, Jaime Valdes...
A liga acabou há menos de uma semana mas já os jornais deitam cá para fora possíveis reforços para a próxima época.
Parafraseando São Tomé: ver para crer!
Como sou muito pessimista e já não acredito em quem lidera o Sporting Clube de Portugal estou a ver que vai ser mais uma época penosa com reforços de uma autêntica pobreza franciscana, mas para já vamo-nos entretendo com estes nomes.

Via VERDE

quarta-feira, maio 12, 2010

Conselho sem voz

Como alguns de Vós saberão, candidatei-me pela Lista A ao Conselho Leonino nas últimas eleições. Ao contrário de muitos, não creio ser este órgão social do clube, inútil ou sem sentido. Aliás se assim fosse, nunca teria aceite tal convite, algo que fiz com toda a honra e respeito que o Sporting merece.

Infelizmente já há alguns dias que tenho conhecimento do descontentamento dos actuais Conselheiros demissionários, extensível aliás a elementos sufragados pela própria lista C, grande vencedora do último acto eleitoral.

É com preocupação que verifico que não foi possível dar um novo alento, um novo moral a estes Conselheiros proporcionando-lhes uma simples reunião. Numa época difícil, cheia de problemas, não deveriam ser os Conselheiros escutados mais vezes? Não é esse o propósito principal de um orgão denominado de "Conselho Leonino"?... Dar conselhos que possam de alguma forma contribuir para a resolução de problemas?

A Direcção tem toda a legitimidade para implentar as medidas que ache mais convenientes para fortalecer o Sporting, isso não está nem pode estar em questão. Não implica porém, que se pratique uma politica autista onde a voz de um orgão que integra representantes tão válidos como Luis Aguiar de Matos, Pedro Faleiro Silva e Ernesto Ferreira da Silva, apenas para mencionar os cabeças de lista, não seja consultada numa base regular que vá para além do mero vinco estatutário.

Assim,

(i) Por compreeender as razões apresentadas pelos agora demissionários Conselheiros que, relembro, apenas se pretendiam fazer ouvir (ii) Por entender que foi para tal que foram mandatados por todos os que neles depositaram seu voto (iii) Por considerar serem pessoas cujo Sportinguismo é inquestionável e exemplar (iv) Por ver neste acto um alerta à nação leonina de que é possível fazer mais e melhor pelo orgão social Conselho Leonino (v) Por entender bem o que é estar quase um ano só para ser ouvido no Sporting (vi) Por ser uma posição pessoal e não obrigatoriamente extensível à organização Ser Sporting;

Manifesto hoje aqui no Sangue, a minha inteira solidariedade para com os sócios demissionários.
Segue a carta:

Exmo. Senhor Presidente,
É do conhecimento geral que o Sporting Clube de Portugal vem atravessando, desde alguns anos a esta parte, um dos períodos mais conturbados da sua história, necessitando, por isso e para o ultrapassar, do contributo e apoio incondicional dos seus sócios.
Por assim o entendermos, por paixão e devoção ao clube do nosso coração, aceitámos integrar, sem reservas, a lista para o Conselho Leonino encabeçada por um dos ora signatários, concretamente por Luís Aguiar de Matos.
Mas fizemo-lo, também, por entendermos ser o Conselho Leonino um órgão importante para o bom desenvolvimento do Clube, através do contributo de todos os seus membros.
Todavia, não decorrido um ano, somos forçados a concluir o contrário!
Com efeito, verifica-se que o Conselho Leonino já não reúne desde o mês de Novembro de 2009, isto é, há cerca de 6 (seis) meses, não obstante os muitos
momentos difíceis e sensíveis por que passou o nosso Clube durante a época que está agora a findar, o que para nós é manifestamente incompreensível e censurável.
Verifica-se, também, que o Conselho Leonino não reúne desde aquela data, não por vontade ou por falta de interesse de alguns dos Conselheiros eleitos, designadamente por parte dos Conselheiros ora signatários, mas sim por falta de interesse de V. Exa., enquanto Presidente da Mesa da Assembleia Geral, do Presidente do Conselho Directivo, do Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar e da larga maioria dos restantes membros que o compõem, bem patenteada pelo facto de nunca terem respondido afirmativamente aos pedidos formulados para esse efeito.
É forçoso, pois, concluir que o Conselho Leonino é, na actualidade, um órgão que não reúne, não produz e que não é chamado a participar na vida do Clube.
Estando ferido na sua essência o espírito que presidiu à nossa candidatura e eleição, por esgotada que está a possibilidade de podermos servir o Clube, enquanto Conselheiros Leoninos, de forma activa, livre e cooperante, vimos apresentar a nossa resignação aos cargos para que fomos eleitos, com efeitos imediatos, o que fazemos em nome do respeito que se nos impõe observar pelo Sporting Clube de Portugal e por todos os seus sócios.


Com os melhores cumprimentos,
Luis Aguiar de Matos
Margarida Caldeira da Silva
Luis Dória Cortesão
Carlos Paiva Raposo


Abraço de Leão,
Verdão.

terça-feira, maio 11, 2010

Carta Aberta a João Moutinho



Caro João,

Quando ontem, o tipo que segurava no chapéu de chuva do Alex Fergusson terminou a divulgação da convocatória para o Mundial da África do Sul, foi de ti que logo me lembrei.

Não tenho duvidas que era o teu sonho. Tal como o de qualquer outro jogador profissional de futebol. É o apogeu do futebol! E tu, que havias feito toda a fase de qualificação, devias legitimamente estar à espera de ser seleccionado.


Imagino o que estás a passar… Terá sido uma espécie de murro no estômago que nos faz vergar os joelhos e cair ao chão.

É incrível como em fases de qualificação, em convocatórias de 18 ou 19 jogadores sempre souberam contar com o teu esforço e dedicação para representar a selecção. Souberam faze-lo, quando a época estava em período de decisões e o desgaste físico era enorme. Recordo, por exemplo, de te ver no Aeroporto Bósnio a ser cuspido e insultado em Português. Recordo, ver-te quase de uma forma estóica aguentar tudo isso e todo esse desgaste físico e psicológico sem dar parte fraca… se calhar, até em prejuízo do Sporting e de ti próprio…. Mas agora… agora que a convocatória é de 23/24, o teu nome já não é valido.

Fico triste por ti. Não só por seres o capitão do meu clube, mas também por reconhecer em ti, qualidades que vejo em muitos poucos jogadores: A capacidade de dar tudo em prol da equipa, mesmo quando não se joga bem.

Deves sentir-te traído… é compreensível. Mas o futebol é mesmo assim João… os interesses extra futebol, têm tendência a prevalecer quando quem dirige não tem carácter.

Gostava sinceramente que não saísses do Sporting. Espero continuar a ver-te no nosso Sporting a envergar a braçadeira de capitão. Espero que aproveites a ocasião para recuperares desta época desgastante. Que aproveites para passar mais tempo com a tua mulher e a tua filha. Que aproveites, para voltar em força e mostrar a todos o teu real valor… tenho saudades daquele menino de 18 anos com tiques de “Figo”.

Que te sirva de consolo o facto de não serem só os Sportinguistas a estranhar a tua ausência. Em Espanha, falam que “pior que trocar Moutinho por Zé Castro, só mesmo trocar Cristiano Ronaldo por Nunes”. Por cá, não somos só nós, os Sportinguistas. Braguistas, Portistas, benfiquistas… enfim, Portugueses, todos estranham a tua não convocatória, ainda que todos achemos, que esta época podias ter feito mais.

Não és no entanto o único. O Rui Patrício, que é a “promessa” do futuro, foi preterido a um tipo desconhecido, de 27 anos, sem lugar no Bochum e que em 9 jogos no Iraklis sofreu 7 golos… um Guarda Redes que nem com os pés sabe jogar. Parece que o Queiroz também prefere um tipo com o cabelo estranho, outro de bigode estranho e outro…. todo ele estranho, ao Carriço, que fez todos os escalões da selecção na Selecção e uma época bastante sólida no Sporting. O Ruben Amorin, que joga em duas posições do meio campo e a defesa direito, sempre sem comprometer, também não teve lugar… vai o Miguel, que pouco defende, ataca cada vez pior e a única habilidade que tem é a pontaria para acertar nos peões e o coleccionismo de processos disciplinares. Vai também o Paulo Ferreira, com 31 anos, suplente do Chelsea, interveniente em vários golos sofridos pela selecção, como por exemplo, frente à Alemanha. O Deco, que não faz 90 minutos seguidos desde 2007, vai ser o único Médio organizador digno desse nome. Para o substituir, vai tentar adaptar-se um Danny, que é extremo ou um Simão, que é outro extremo… Talvez até Tiago, o Bidón de Ouro Italiano, trinco, que foi para o Atlético de Madrid coxo, esteve lesionado meia época e apareceu agora para fazer a ultima meia dúzia de jogos e justificar a chamada. Nada de Moutinho e Carlos Martins….

Resumindo e baralhando. Levamos centrais para fazer de trincos. Trincos para fazer de médios. E extremos para fazer de organizadores. Para alem disso, levamos o Pepe, pois segundo parece, existe um centro de fisioterapia muito bom em Cape Town que lhe vai dar ritmo de jogo em 6 horas.

Por isso João, não fiques triste. Tens 23 anos e a tua carreira ainda agora começou. Podes tranquilamente fazer ainda dois mundiais… não te preocupes, este individuo não fica lá muito tempo, porque infelizmente, cheira-me que vamos ser de novo enxovalhados, pois em vez de levarmos os melhores, insistimos em levar os que melhor “lhe convêm”.

Sabes que mais João, vamos ser espertos, a convocatória tem de facto um nome a mais: Carlos Queiroz.

Nelson Vicente (SportingApoio)

PS-Esta carta foi-me mandada por mail por um grande amigo Sportinguista. Ainda pensei que tivesse sido ele a escrever esta carta mas não , foi-lhe mandada tambem por mail.
Julgo que apesar de todas as criticas que já fiz a João Moutinho esta convocatoria é um crime não constar o nome dele. De qualquer forma e como diz a carta espero que deste acontecimento o Moutinho "acorde" e regresse aquele jogador que encantou Alvalade e a Europa nos 2 primeiros anos de sénior. Julgo que João Moutinho tornou-se demasiado acomodado , sendo um jogador jovem ainda tem muito a ganhar e sobretudo a aprender. Ele que descanse bem no defeso e apareça diferente para melhor no proximo ano e que seja para alem do jogador que ansiamos , o capitão que necessitamos.

SL

Miguel Damas

segunda-feira, maio 10, 2010

Dois pesos e duas medidas



António Costa, presidente da CM Lisboa: «Benfica é a grande bandeira de Lisboa».

Uma afirmação lamentável de um autarca que não esconde o seu benfiquismo e que festejou hoje nos Paços do Concelho em estado de euforia (ostentando cachecóis encarnados) - tal como os seus vereadores - com a comitiva de lampiões que lá se deslocou.

Seria importante que este senhor entendesse que no exercício das suas funções políticas - para as quais foi eleito pelos lisboetas - deve respeitar a equidistância e o equilíbrio de tratamento entre todos os clubes da cidade.

Lamento estas afirmações pouco ponderadas e redutoras, mas ainda mais lamento que anteriores autarcas que se dizem sportinguistas tenham sido tão ou mais parciais no favorecimento ao encarnados da Segunda Circular. Se calhar criaram o precedente e deram o primeiro exemplo de desfaçatez.

Atendendo a este tipo de declarações destemperadas não se espera, uma vez mais, nada de bom para o nosso lado por parte desta autarquia. Seguramente que vai continuar a política de 'dois pesos e duas medidas' no tratamento dado aos lampiões e aos demais clubes de Lisboa.


Leonino

domingo, maio 09, 2010

Uma época de pesadelo



- Um presidente que inicia o mandato quando a época se inicia e que faz declarações ao longo da mesma, em regra mal ponderadas e mal recebidas pelos adeptos;

- Política de comunicação ineficaz ou inexistente;

- Três directores desportivos numa só época;

- Um director desportivo que se demite após cena de pancadaria com um jogador;

- Um jogador que se recusa (ou é proibido de) jogar contra o Atlético de Madrid, num jogo decisivo da Liga Europa;

- Tentativas de agressão entre presidente e adepto;

- Ameaças de morte a dirigentes e jogadores;

- Dois treinadores numa época;

- Um treinador que quase é, já não é, já foi, nunca foi (André Villas Boas);

- Redução da afluência de público ao estádio;

- Venda modestas de gameboxes;

- No confronto directo com braga, benfica e porto, saldo de 4 derrotas, 1 empate e 1 vitória;

- Eliminação da Taça da Liga com goleada em casa com o benfica (1-4);

- Eliminados da Taça de Portugal com goleada no dragão (2-5);

- Eliminação da Champions sem se perder um jogo;

- Distância, pelo menos, de 25 pontos do 1.º lugar e de, pelo menos, 22 do Braga, o qual tinha um orçamento bem menor que o nosso;

- Época com rendimento titubeante por parte de jogadores-chave no plantel (Moutinho, Veloso);

- Um Liedson muito pouco letal;

- Contratações sem critério (Caicedo e Angulo);

- Um treinador que se contrata para acabar a época sem ser oficialmente apresentado;

(...)


De facto, sintomas preocupantes de uma época de pesadelo, que é verdadeiramente para esquecer, mas com muitas ilações que se devem retirar para que erros de incompetência não se voltem a cometer.


Leonino

sábado, maio 08, 2010

Terminar com o gosto da vitória



O Sporting venceu hoje por 2-1 em Matosinhos, e termina a Liga com o "gostinho" da vitória. Jogo onde a nossa superioridade sobressaíu, materializada nos golos de Miguel Veloso e de Pedro Silva - grande golo - fizeram com que os 3 pontos fossem conquistados justamente fruto de um maior domínio do jogo e das oportunidades de golo. Destaque para a oportunidade dada ao júnior Renato Neto, que tal como no último jogo da época passada, se estreou hoje no Campeonato.



LEIXÕES: Berger, Jean Sony, Fernando Alexandre, Joel, Antunes, Pedro Seabra, Hugo Morais, Fábio Espinho, Cauê, Braga e Pouga.


SPORTING: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Grimi, João Moutinho, Miguel Veloso, Matías Fernández, Pedro Silva, Yannick Djaló e Hélder Postiga.


Marcador: 0-1, por Miguel Veloso (16); 0-2, por Pedro Silva (55); 1-2, por João Paulo (82).

Lion King

sexta-feira, maio 07, 2010

15 anos



Hoje que passam 15 anos sobre o fatídico acontecimento que levou dois adeptos Sportinguistas, permitam-me a mim, que vivi demasiado perto este drama, fazer uma homenagem aos que partiram e os que sofreram na pele o amor pelo Sporting.


Escrevi este texto há 4 anos, mas hoje penso o mesmo. Nestes 15 anos, tivemos frustrações, momentos de glória, épocas decepcionantes e outras entusiasmantes. Indignámo-nos, festejámos, vociferámos ou rejubilámos. Porque estamos vivos, porque continuamos a poder fazer isto tudo ! o Zé e o Paulo não. Até sempre rapazes !

"7 de maio de 1995

como me lembro deste dia. foi nos meus tempos de juve leo. como sempre chegámos cedo ao estádio após mais uma das nossas concentrações. estavamos já nas bancadas na cantoria quando resolvemos vir beber um café e visitar as edificantes instalações sanitárias junto à porta 16. estavamos quase despachados, quando vemos que o Porto estava a chegar e a policia n estava a cobrir a varanda. corremos logo para lá ... fui o primeiro a não cair, mas por muita, muita sorte pois sendo um dos primeiros a chegar à grade, estou provavelmente vivo só por acaso, porque me afastei um pouco para trás ( sendo a frente ocupada logo por outros .. ) ao ver um policia a correr e ter pensado que este ia chamar reforços para nos tirar dali, e queria estar bem posicionado para n ficar entalado se fossemos alvo de uma investida. de repente ouvi gritar " cuidado !!! isto está a cair ! " e quando olhei para a frente já não estavam lá metade das pessoas e ouvia os gritos , o som da grade a cair cá em baixo, e de repente o silêncio, assustador, a cara das pessoas que olhavam incrédulas e horrorizadas e o conseguir equilibrar-me á ultima hora ao atirar-me para trás, ficando a 50 cm de cair. ainda hoje me lembro de tudo, quase em pormenor ! horrível. e embora tenha esta memória em termos de imagens e sons relativamente ao que pensei só me lembro de estar meio para fora do estádio e pensar " onde é que me posso agarrar !??!". Sentei-me no chão a chorar, um amigo meu caiu, n sabia se algo lhe tinha acontecido e nem tinha coragem de ir ver, pois para me ajudar a equilibar empurrei-o. quando espreitei ele estava encostado a uma árvore com o pulso aberto, mas vivo. ao mesmo tempo aquela enorme poça de sangue que saia das cabeças dos que naquele dia nos deixaram. uma coisa tenho certeza. ninguém mandou pedras ao Dr Domingos Gomes. em cima não estavam mais de 3\4 pessoas, os que não caímos, a policia fechou logo o espaço e apenas nos deixou a nós porque compreenderam que n estávamos em condiçoes de termos toda a gente a fazer-nos perguntas e cá em baixo ainda menos . nesse dia a música: " A namorada eu deixei e o trabalho abandonei, para te dizer que até morrer Sporting te amarei " teve um novo sentido. dolorosamente real. foi o nosso ( do grupo que fundou o núcleo de VII Rius ) último ano de JUVE LEO. podia ali ter ficado com 19 anos. e isso n fazia sentido. quando jogamos com o porto, penso sempre nos dois que se foram nessa tarde e sei que poderia ser eu que n estaria a ver as vitórias e mesmo as derrotas. por isso amanhã estarei contente só por poder estar no estádio, agora no meu sector A3, a vibrar com o jogo, a sofrer com as bolas que passam a rasar o poste, a indignar-me quando somos prejudicados, a festejar os golos, a carpir as mágoas das derrotas, no fundo a viver. sabendo que "SPORTING TE AMAREI ATÉ MORRER", sempre ... "

Mário Rui Oliveira

quinta-feira, maio 06, 2010

"Bettencourt mostrou-se um puto da Costa"

Sporting com 9 pré-convocados para a Selecção

Foi ontem dada a conhecer a pré-convocatória da Selecção Nacional para o Mundial da África do Sul, e o Sporting domina essa lista com 9 jogadores:

Daniel Carriço, João Moutinho, João Pereira, Liedson, Miguel Veloso, Pedro Mendes, Rui Patrício, Tonel e Yannick


Parece-me um sinal claro da qualidade da aposta que tem sido efectuada pelo clube nos jogadores portugueses, preferencialmente formados na Academia, dando agora frutos com a possível chamada à Selecção para o próximo Mundial. Seria esta a tal "base" a que Bettencourt aludiu em recente entrevista, à qual serão efectuados alguns ajustes de forma a melhorar a qualidade da equipa.

Penso ser de elogiar esta pré-convocatória, porque parece-me que nem tudo vai mal no trabalho feito em Alvalade...


Lion King

quarta-feira, maio 05, 2010

Obrigado, Campeão!



Obrigado pelo Esforço,
Obrigado pela Dedicação,
Obrigado pela Devoção,
Obrigado pela Glória!

OBRIGADO, IORDANOV!


Lion King

terça-feira, maio 04, 2010

Rodar a cadeira



A era Roquette trouxe coisas boas. Sonhos, promessas, esperança num clube pujante cuja sustentabilidade financeira não mais dependesse da bola na trave, era o profissionalismo que chegava. Mais tarde vieram as coisas menos boas, pesadelos, desilusões, dívidas sistémicas, buracos de tesouraria escondidos sob o manto de reestruturações... era a incompetência que se espalhava.

Ou espalha?

http://www.sporting.pt/Info/Noticias/noticiasgerais_clubecomunicado_040510_62111.asp

Não é de agora que no Sporting quando não se presta num lado, vai-se não prestar para outro, importante é que fique. A razão é simples. O montante auferido por quem não presta, somado aos anos de casa a fazer asneira, dá direito a um valor de indemnização que, à falta de acordo, é melhor que não saia. Roda-se a cadeira, cruza-se os dedos e reza-se para que funcione.

Até quando?
Ninguém sabe.

Abraço de Leão,
Verdão.

Falar de Futebol

Esta época horrível está a terminar. Mais que discutir o que aconteceu esta época, embora creio que deva ser uma referência futura do que não se deve fazer nunca mais, temos de começar a pensar a próxima. Da última vez que ficámos em 4º, fomos campeões na época seguinte ! É isso que quero acreditar. Que os esforços para reagir a esta situação serão de monta e que nos conseguirão catapultar para uma época de sucesso.

E nesta altura, creio que todos fazemos contas de cabeça ao nosso plantel e ao que deverá ser alterado para que possamos no próximo ano lutar pelo título de forma efectiva até ao último dia !

Cada um terá as suas opiniões, as suas soluções. A maioria despacharia quase todos, outros menos.

Neste exercício, logo um problema se nos depara a quem queira realizar um exercício teórico de composição do plantel, isto é, que táctica pensará Paulo Sérgio implementar no nosso clube ? Eu pessoalmente, acho que uma equipa deve estar preparada para todas as eventualidades e como tal prefiro ter um ou dois jogadores a mais no plantel, que depois faltarem. A alternativa a esta perspectiva era ter uma equipa B, como o PLF e bem, na minha opinião defende no seu Blog Bancada Nova. Esta equipa B permitia ter em backstage um conjunto de jogadores que permitiria à equipa principal estar resguardada e assim poder inclusive investir em menos, mas muito melhores jogadores.

JEB falou em ajustes de 3 ou 4 nomes, porque tem uma base muito boa. Apenas entendo esta frase num contexto de valorização de mercado, para não dar a ideia que estamos em saldo e que qualquer jogador sairá por tostões e naturalmente este número seria supondo que nenhum jogador sairia. Repito, apenas nesta contextualização entenderia esta ideia.

Acredito que a reformulação de plantel necessária é maior. Por diversas razões. Primeiro, porque precisamos de realizar mais valias, depois porque necessitamos de criar um grupo novo e finalmente porque alguns miúdos precisam de jogar sob pena de estagnar de vez.

A criação de um grupo novo é a meu ver essencial. Não apenas pelo facto de realmente existirem ali jogadores que não servem o interesse do Sporting, mas também porque um grupo junto demasiado tempo cria vícios e manhas difíceis de combater. Exigirá isto uma revolução total do plantel com uma mudança de plantel de 50% ou mais ? Não, até por não ser viável.

O meu objectivo neste post é dar a minha opinião do que mudaria na equipa, usando uma base de 26 jogadores, que sem uma equipa B para mim são necessários para ter equipa para lutar em todas as competições.

O plantel deveria ter : 3 GR, 2 Def Dtos, 2 Def Esqs, 4 centrais, 2 trincos, 2 Box2Box, 1(2) Médio polivalente, 2 Dez, 2 Alas/Extremos Dtos, 2 Alas/Extremos Esqs, 4(3) Pontas

A dúvida entre ter mais um médio polivalente e menos um ponta ou vice versa tem ver com a utilização de 1 ou 2 pontas de lança na estratégia de Paulo Sérgio.

E quanto a jogadores ... esta era minha selecção. Os que não estão escritos poderiam sair, uns por empréstimo, outros vendidos outros dados ... As sugestões são jogadores que gostaria de ver no Sporting, ou alguém com as mesmas características :

1 - Rui Patricio
2 - Stojkovic
3 - Vitor Golas

4 - João Pereira
5 - Abel

6 - Grimi ( ? )
7 - ??? ( Drenthe / Tello / Evaldo )

8 - Carriço
9 - Polga
10 - Tonel
11 - ???? ( Fernando Meira / entral alto, experiente e que tenha controlo de bola como é o caso )

12 - ??? ( Manuel Fernandes ? )
13 - Adrien (?)
Acho que o Sporting não tem nenhum trinco decente ! Pedro Mendes não o é e apenas a sua grande qualidade lhe permite desempenhar de forma bastante aceitável esta posição. Mas precisamos de alguém forte e que saiba jogar e suficientemente rápido. Vem-me à cabeça Manuel Fernandes, mas o melhor exemplo do que necessitamos é o Javi Garcia ... é mesmo aquilo ! E precisávamos de 2, mas n se pode mudar uma equipa toda ...

14 - Pedro Mendes
15 - André Santos ( Moutinho ? )
Aqui precisamos de outro Pedro Mendes. André Santos demonstrou uma capacidade muito interessante e pode ser a surpresa do próximo campeonato. nesta posição há que considerar a situação de João moutinho... ele é um típico 8 e quase nunca o foi no Sporting. Mas terá chegado o momento de sair ...

16 - Nuno Assis
Era aqui que encaixava o Nuno Assis ... um excelente suplente ! e ainda capaz de fazer uma equipa mexer. Mais que um 10, Nuno Assis é daqueles jogadores que no meio campo é muito capaz de fazer tudo, menos ser trinco. mesmo aos 32 anos era uma contratação muito interessante.

17 - Izmailov
18 - ???

19 - Vukcevic ( ou Duda ? )
20 - ??? ( Quaresma )

21 - ??? ( um grande 10 ou o Hugo Viana )
22 - Matias Fernandez
Era aqui que investiria um bom dinheiro. Luis Aguiar, por exemplo, é bom jogador mas acredito que necessitamos de algo mais profundo. Aqui Matias tb pode ser usado mais solto, seja a 10 seja a 2º avançado. O Hugo Viana é um excelente compromisso ! é um pivot atacante muito bom, que mesmo sem correr faz rodar a equipa à sua volta pela qualidade de passe e tem um excelente remate aplicado em jogo corrido e em livres. É um dos grandes responsáveis pela época do Braga.

23 - Sinama Pongolle
24 - Carlos Saleiro ? / postiga (?)
25 - Liedson ? / postiga (?)
26 - ???? ( Vagner Love | Obafemi martins)

Aqui vem a grande indecisão ... manter Liedson e ter de jogar com 2 avançados, ou finalmente apostar em jogar com um ponta de lança mais fixo. E Postiga ? Jogador de qualidade no toque de bola, mas com uma relação complicada com a baliza ! E deixar sair Liedson ? mas precisamos de um avançado a sério ... e caro consequentemente ...

Contratações

1 - Def Esq - ( Drenthe / Tello / Evaldo / Pocognoli )
2 - Central - ( Fernando Meira / Central alto, experiente e que tenha controlo de bola como é o caso )
3 - Trinco ( Manuel Fernandes / Axel Witsel )
4 - André Santos
5 - Nuno Assis
6 - Médio Ala /Extremo Dto ( ??? )
7 - Médio Ala /Extremo Esquerdo ( Quaresma + Duda)
8 - 10 ( ???/Hugo Viana )
9 - Ponta ( Vagner Love / Obafemi martins )


Ou seja ... ia buscar, sem contar com os GR’s que já são nossos e dando de barato que sairão Moutinho e Veloso, 9 jogadores ...

Por isso, caro JEB, 3/4 jogadores, parece claramente curto. E mesmo que em vez de 26 jogadores sejam demais e se opte por ter 24 jogadores, qualquer coisa abaixo dos 6 novos jogadores parece-me insuficiente.

Espero, que apesar de estar algo confuso o post, permita uma discussão interessante, acerca do plantel e contratações

Mário Rui Oliveira

segunda-feira, maio 03, 2010

Uma caricatura daquilo que é ser uma estrutura profissional.....
























"O Sporting anunciou esta segunda-feira que o avançado Liedson vai estar ausente dos treinos da equipa até ao final da temporada devido a assuntos pessoais, pelo que vai falhar o último jogo da Liga Sagres.

"O jogador Liedson, devidamente autorizado pela Sporting, SAD, encontra-se a tratar de assuntos pessoais. Assim, estará dispensado dos treinos até final da presente temporada e não realizará o jogo da última jornada da Liga", refere o clube em comunicado.

A equipa do Sporting já assegurou o quarto lugar na Liga Sagres e vai jogar na última jornada com o já despromovido Leixões, em Matosinhos."


Sinceramente que dizer? É o Sporting Clube de Portugal ...SAD no seu esplendor!


SL


Miguel Damas

domingo, maio 02, 2010

A tristeza do costume...



Sporting, 0 - Naval, 1


Estádio José de Alvalade
Árbitro: André Gralha ( Santarém )

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Tonel, Carriço e Grimi (Pereirinha); Miguel Veloso; Izmailov (Postiga), João Moutinho e Matías Fernandez; Yannick Djaló e Liedson.

Suplentes: Tiago, Polga, Abel, Pedro Silva e Adrien.

NAVAL: Peiser; Gomis, Diego Ângelo e João Real; Carlitos, Godeméche, Giuliano, Lazaroni e Camora; Bolívia e Fábio Júnior.

Suplentes: Jorge Batista, Daniel Cruz, Michel, Davide, Kovacevic, Zé Mário e Marinho.


Golo: 0-1 Fábio Júnior


Leonino

Andebol: estamos na final !!!!!!!!!!!!



Sporting - RD Slovan, 28-23
RD Slovan - Sporting, 33-30

O nosso Sporting acaba de assegurar um lugar histórico na final da Taça Challenge. Grandes leões!
Haja modalidades amadoras a dar-nos alegrias!


Leonino

sábado, maio 01, 2010

Futsal: a liderança é nossa!



Com a vitória caseira sobre o Vila Verde, com um resultado que nos traz sempre boas recordações (7-1) e com o empate do Belenenses, a nossa equipa de futsal ascende finalmente ao 1.º lugar do campeonato.
Paulo Fernandes e a sua rapaziada estão de parabéns enquanto vencedores da fase regular. Que mantenham agora a 'pedalada' até final da época.


Leonino

Carvalhal afinal foi convidado a renovar...



Revelações de final de época por parte de Carlos Carvalhal:

«Fui convidado a ficar no Sporting, no final do mês de Janeiro, antes do jogo com o Sp. Braga. Foi-me feito um convite formal pelo presidente, na presença de várias pessoas. Na altura, disse que era prematuro. E, no meu íntimo, não queria ficar no Sporting a qualquer custo. Se quisesse aproveitar a situação, teria um vínculo ao Sporting»

«Desde que estou no Sporting, estive sempre do lado dos jogadores e estar do lado dos jogadores era estar contra o mundo. Estive muito sozinho. Estive rodeado de pessoas que me acarinharam, mas no que diz respeito a um sentimento de solidariedade, de apoio constante, de defesa do treinador, senti-me muito sozinho ao longo de toda a época»

«Quero agradecer a todos os adeptos pelo apoio numa época extremamente difícil. Foram de um carinho enormíssimo»



Leonino