"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, outubro 24, 2010

Um lado mais pessoal...



- Há muita gente que ainda pensa que é mais um dirigente sportinguista do eixo Estoril-Cascais...
Pensa mal. Nasci em Lisboa e continuo a viver no centro de Lisboa, por sinal numa casa de família, que foi comprada ainda pelo meu bisavô. O meu avô nasceu na cama onde durmo hoje, em 1901. É uma casa anterior ao terramoto, comprada ainda antes da República e, portanto, é uma casa pela qual temos uma certa relação afectiva.

- Em que rua de Lisboa?
Não quero tornar público.

- Qual é a origem do apelido Bettencourt?
A origem é da Normandia, de um senhor que veio para as ilhas atlânticas depois de uma guerra feudal. Esse senhor tinha 12 irmãos. Por acaso descendo do primeiro desses irmãos, que chegou a ser rei das Canárias, no mesmo tempo em que foi firmado o Tratado de Tordesilhas. Esses 12 irmãos correram o mundo. Muitos foram para o outro lado do Atlântico, outros voltaram para cá. Depois tive raízes insulares, porque este meu ramo ficou nas ilhas e, portanto, tenho uma costela insular forte.

- Madeira, Canárias e Açores?
Tudo Madeira e Açores e, também, do outro lado do Continente. Mais recentemente, uma família de médicos, todos ligados à investigação. Três deles foram directores do Instituto Câmara Pestana.

- Estamos a falar de que altura?
O meu avô foi o último, morreu por volta de 1973/74. Mas, de um lado e de outro, uma família de médicos, que, por acaso, eram amigos. Eu tive a sorte de viver muito com os meus avós. Trabalhavam muito e uma coisa importante que me transmitiram foi o valor do trabalho, independentemente de terem momentos melhores ou piores na vida.

- Vem, pois, de famílias abastadas...
Nunca houve grandes luxos em minha casa, até porque o pai do meu avô era muito velho e ele, muito jovem, teve de alimentar muita gente. Era médico, foi médico do Hospital da CUF, director da companhia de seguros Império, mas médico numa zona economicamente difícil, numa altura de muita pobreza em Portugal. Chegou a contar-me que houve dias em que não trazia dinheiro para casa. A minha avó ficava preocupada, mas ele respondia-lhe: a miséria é tanta que o pouco dinheiro que levava deixei lá.

- Era uma espécie de João Semana?
Ainda hoje encontro gente que o recorda com muita saudade. Nós vivíamos no rés-do-chão e ele no primeiro andar e isso também ajudou sempre à minha educação, a ter um espírito de família muito forte e a ter sempre grande respeito por valores. Foi uma sorte ter sido educado por pessoas mais antigas. Mantenho, hoje, hábitos que aprendi com ele, como preservar uma certa austeridade e preocupar-me com a conservação de coisas. Em minha casa nunca se desperdiçou comida, sempre se comeram os restos do dia anterior.

- Tem irmãos?
Tenho um irmão e tinha outro, que morreu. Éramos três.

- O seu irmão morreu com que idade?
Novo, muito novo. Um ano, por aí. Já não o cheguei a conhecer. Sei que se chamava Alexandre e tenho um irmão que se chama Vasco.

- Esse irmão é mais novo?
Tem menos dois anos.

- Costumavam jogar à bola?
Sim. Tínhamos uma quinta perto de Sesimbra e tínhamos uma propriedade no Alentejo, que foi sempre de família, desde o século XVI, mas que é uma propriedade pequena. Ao contrário do que chegaram a dizer, até aqui no Sporting, nunca fui um latifundiário, mas tenho grande ligação afectiva por essas terras do Alentejo.

- Em que zona é essa propriedade?
Fica no Baixo Alentejo, mas nos anos 70 não havia ainda mecanização, era um trabalho de mão-de-obra intensiva. Quando era miúdo, por essas terras jogava eu à bola e ia aos pombos e aos pardais. Tive, na juventude, uma visão socialmente importante.

- Qual foi a sua escola primária?
Lar da Criança. Era um colégio. Depois, os meus pais proibiram-me de andar em escolas privadas e, portanto, a partir da instrução primária andei sempre em escolas oficiais. Primeiro, na Escola Manuel da Maia, que era costas com costas com o Casal Ventoso. No primeiro dia de escola roubaram-me os cromos da bola, que eu estava a coleccionar com tanto entusiasmo... ia sempre de eléctrico para a escola. Depois frequentei o Pedro Nunes e, mais tarde, aluno universitário, a Universidade Nova. Toda a gente acha que sou da Católica, até o meu antigo patrão achava isso. É uma coisa que me persegue...
Um 16 a economia Marxista.

(excertos da segunda parte da entrevista a José Eduardo Bettencourt, hoje publicada na BOLA)

Leonino
    Sangue LEONINO


33 comentários:

  • At 24/10/10 11:24, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Antes que desate toda a gente a trocar palavras mais fortes e que me deixam bastante triste vou dar a minha opinião apenas e só sobre o Homem, José Eduardo Bettencourt.

    Não ponho em causa o seu sportinguismo e que seja um homem de valores. Tal como muitos acreditei num projecto que nos foi proposto há 15 anos. Um projecto grandioso que nos punha a salvo da bola no poste ou na barra. Um projecto que vacilou nos primeiros anos com o gasto enorme e decisões erraticas, que acabou por terminar com o jejum de 18 anos mas que tremeu de novo com a saida de Luís Duque. Foi ai que JEB se fez notar. Lembro-me de ter assistido a uma entrevista dele, extensa na RTP e ter gostado imenso da sua frontalidade e honestidade.

    Só que todos estes valores humanos ficam afectados por um grave problema. Todos aqueles handicaps que JEB identificou nessa entrevista , são os mesmos que continua a apresentar volvidos quase 10 anos!!

    Simpatizo imenso com a personagem mas se fosse fora da orbita de Alvalade. Como presidente agora e como dirigente anteriormente, JEB demonstra para alem de um defice de capacidade para lidar com o futebol nacional e gerir um clube , uma incapacidade de evoluir ou ter uma visão daquilo que deveria ser o SCP. Querendo sentar-se a mesa com gregos (fcp) e troaianos (slb) mas sendo duro para os criticos dentro do SCP fazem dele um lider fraco e que assusta cada vez que abre a boca.

    Leonino , prometo depois responder ou dar a minha opinião a entrevista pormenorizadamente. É hoje que passas no magriço?

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 24/10/10 12:35, Blogger Luís said…

    Também vou aproveitar o momento para comentar.

    Visto que esta parte é mais pessoal também vou pessoalizar.

    É difícil de explicar o porquê mas não consigo deixar de sentir simpatia pela pessoa JEB, talvez por desde há muito tempo sempre o identificar como Sporting.
    Isto não quer dizer que votaria nele pois não conseguiria votar em nada que me apresentassem tão vago como a candidatura de JEB.
    Aproveito também para deixar a minha opinião sobre esta candidatura.
    Não deveriamos ficar a saber que o Presidente do S.C.P. é o contra a sua vontade, seja verdade ou não, isto só o fragiliza nada mais!

    O problema é que só simpatia não chega para o cargo que ocupa, precisa mais de muito mais e sinceramente acho que falha em grande quando no seu discurso repete palavras como "fundo","impreparado","Messias", "sorte, azar" e mais algumas, ou seja caos e salvação.
    Pessoalmente não penso que seja deste tipo de discurso que o Sporting precisa agora, é demasiado assustador!
    Mais quando fala contra si próprio e deveria ser escusado lembrar a história da carta de camiões.

    Na sua vida pessoal ( e aqui agradeço-lhe ter se dado a conhecer um bocado melhor)parece uma pessoa bem formada, nada a dizer nem nunca haveria algo a dizer, cada um é como é e tem a formação familiar que tem, desde que não seja bandido ou mau caracter, nada a dizer sobre um homem de familia.

    Aproveito agora para um off topic que considero importante.
    As palavras de PS sobre os jogos do Sporting e a sua calendarização.
    Há que por um fim nisto pois é verdade que estamos a ser muito prejudicados com isto.

    Hoje ganhamos ou ganhamos, não temos outra hipotese e confio que os jogadores por isso vão fazer e conseguir!

    Para finalizar, Sr.Presidente, nosso Presidente (porque o é) o melhor jornal desportivo do país é o Jornal Sporting!

    S.C.P. SEMPRE
    Gnitrops

     
  • At 24/10/10 12:52, Anonymous Anónimo said…

    VAMOS MAS É LOGO AO ESTÁDIO - BILHETES A 5€ SÓCIO / 10€ PÚBLICO PARA QUALQUER SECTOR! SÓCIOS ATÉ AOS 17 ANOS NÃO PAGAM! PÚBLICO ATÉ AOS 17 ANOS 5€ / ENTRADA LIVRE ATÉ AOS 6 ANOS! / JOGO ÀS 18.15H - CHEGA DE POLITÍCA, HOJE TEM QUE SER DIA DE PAIXÃO E MOSTRAR QUE SOMOS GRANDES!

    Sónia Augusto

     
  • At 24/10/10 13:56, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    A respeito da 2ª Parte da Entrevista acho que já foi tudo dito, e todos concordam que JEB é um um Homem de Família que merece respeito, é Sportinguista como nós, e para finalizar, é também alguém que não serve para o cargo, não colocando todas as culpas nele obviamente, mas a todos que por lá andam a pairar à tempo demais!

    Logo é no MAGRIÇO e porquê? PORQUE O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR! :)

    SL

     
  • At 24/10/10 14:30, Blogger Pró-Sporting said…

    Várias vezes escrevi aqui que aquilo que me move contra JEB, é o que me move contra os roquetteiros.

    No entanto, não lhe vou perdoar certas e determinadas atitudes que ele teve quando ainda Paulo bento estava no Sporting.

     
  • At 24/10/10 15:03, Anonymous Anónimo said…

    Olá Miguel,

    Hoje não vou a Alvalade, tenho a pequenita doente :(

    A visita à tertúlia do Magriço fica para o próximo jogo com o Guimarães.

    temos é que combinar uma almoçarada entre o pessoal do blogue e os amigos que aqui comentam.

    1abraço

    Leonino

     
  • At 24/10/10 15:04, Anonymous Anónimo said…

    Não é que eu estudei no Manuel da Maia, em Campo de Ourique e no Pedro Nunes, junto à Estrela, tal como o sôr presidente??!! Se calhar ainda joguei à bola com ele, he he, ou discutimos um com o outro por causa de alguma má jogada...

    fanático

     
  • At 24/10/10 15:06, Anonymous YaZalde said…

    Vocês desculpem-me lá, mas "o que é que o cú tem a ver com as calças"???

    Mas o que é isto em termos de entrevista de um presidente do SCP?

    Epa, eu também conheço a minha árvore genealógica até há 300 e tal anos atrás e também a minha familia sempre teve um tratamento com a realeza, inclusive com a recepção de diversas propriedades na Moita do Ribatejo e Alto Alentejo, mas o que é que isso tem a ver com o SCP???

    Onde está o discurso sobre os projectos e ambições para o SCP?

    Onde está o conteúdo de qualquer coisa que ele diga?

    Epa, eu quero lá saber se o JEB é muito simpático e filho de boa gente... Acho que o que os sportinguistas pretendem como presidente é alguém carismático, que saiba onde está e para onde quer ir, que dê um rumo ao clube, que capte associados e que desenvolva a marca Sporting, e, claro, isto só se atingirá se atingir resultados no "core-business" do SCP, ou seja, no futebol profissional...

    Tá visto (há muito tempo) que não tem vida para isto...

    Faça um favor aos Sportinguistas, e se ser presidente do SCP é um fardo tão grande para si (como as suas recentes entrevistas o demonstram)... DEMITA-SE!!!

     
  • At 24/10/10 15:21, Blogger RFM said…

    Diz JEB;
    E espetando-me no Sporting a 90 por cento estou morto para o resto da carreira. Mas quando percebi que ninguém queria o lugar - porque aquilo a que assisti foi a desculpas esfarrapadas

    NB: Um dia quando sair do SCP depois vamos ver-saber qual vai ser o seu destino...
    FSF vai-se dando bem com os cemitérios no Brasil etc...talvez outras férias suas lá o empurrem também para lá. Nunca se sabe..

    Oh meu caro JEB..o Sr. pode ser e acredito que seja um grande Sportinguista dos ferverosos como eu e muitos..mas não tem ESTALECA para ser dirigente e muito menos para PRESIDENTE.
    As provas tem sido mais do que muitas ao longo dos anos que tem sido dirigente do SPORTING com a Dinastia da Dívida e da delapidação do património. NISSO é o Sr. é um grande responsável também. Fazia e fez parte das jogadas todas bem como do complôt com a venda do FSF e o Edificio-SEDE entre outras Vendas.Lembra-se certamente quando o (seu padrinho-Roquete) dizia que a venda do Hugo Viana se tinha pago a Academia?!
    Esse Grande mentiroso.

    Para Presidente do SCP, nem todos tem aptidões para tal.Não é preciso ser só Sportinguista, DR. ou Eng. para se ser um Bom Dirigente-Presidente. Conheço e conheci excelentes Empresários com a 4ª classe a darem grandes lições aos douturados em tudo.


    Mas entendo que o Sr. só está aí a Sold de alguém e que o empurrou para essse lugar. Se nos lembrar-mos da sua posição um pouco tempo antes das eleições ou candidaturas todos sabem qual era a sua palestra.
    A sua fragilidade é enorme como o reconheçe...mas presumo que vai ter dificuldades em levar até ao fim o seu mandato.Digo eu...

    NB: hoje temos o Rio Ave..vamos a eles com a mesma atitude com que tiveram na última jornada europeia.

     
  • At 24/10/10 15:39, Blogger RFM said…

    Apenas acrescento na minha opinião..
    Muito mal vai o SPORTING-SAD-Direção que com 90% de votos no seu sufrágio eleitoral ainda precisa de dar favores a uma claque (JUVE-LEO) para lhe ser uma base do seu suporto ao seu descréscimo nas manifestações de desagrado.
    A prova da Juve-Leo foi no seu último comunicado feito depois da última AG. Embora toda a gente até já sabia da sua cumplicidade...

     
  • At 24/10/10 16:17, Blogger PTM said…

    Nelson Santos

    tu achas que o conteúdo da entrevista é bom, certo?

    começando pelo contracenso que é dar uma entrevista aos meios de comunicação que ele iria tomar uma atitude "pouco simpática"...

    passando pelo 90% (numero engraçado para lembrar que ganhou com 90% dos votos...) de espetanço e pela pérola "No lado mais racional, penso que, hoje em dia, o futebol português tem um défice de coragem. Um país como Portugal não pode gastar o que gasta no futebol..." (que eu considero 100% correcta) mas que depois vê o SCP a gastar 7 milhões numa contratação que jogou cerca de 120 minutos. grande coragem.

    no entanto o que mais me irritou foi esta frase.

    Não é utópico querer ganhar quando os concorrentes directos têm orçamentos três vezes superiores?
    - É o que as pessoas exigem.

    ele que vá ver o orçamento do paços, do nacional, do estoril e depois que venha cá explicar se os orçamentos jogam à bola.
    se por outro lado ele achar que o SCP não tem condições. momentâneas, para lutar pelo titulo, que ganhe um par de ... e afirme isso cá para fora.


    gostaria que o JEb de uma vez por todas se calasse, aproveitava o clique da equipa de futebol e nas vitorias calava-se para ver se consegue criar um espírito de união em torno da equipa. ele que vá trabalhando para reduzir o passivo que é para isso que ele está lá.

     
  • At 24/10/10 16:19, Blogger PTM said…

    O PSV Eindhoven cilindrou este domingo o Feyenoord por impensáveis 10-0(!), em jogo da Liga holandesa disputado no Phillips Stadium

     
  • At 24/10/10 16:21, Anonymous Anónimo said…

    Antes de mais queria dar os parabéns a JEB pelo seu aniversário, goste-se ou não, é o nosso presidente e merece todo o respeito por isso. Quanto à entrevista ainda não tive a oportunidade de ler a 2ª parte na integra, sobre ela espero me pronunciar mais tarde em post próprio.

    Logo mais temos que vencer, não há outro caminho. O empate não é opção se queremos almejar ficar "15 pontos à frente do Braga"(!) Eu, sinceramente, já nem peço tanto... contento-me em ficar um ponto à frente do segundo.

    Abraço de Leão,
    Verdão.

     
  • At 24/10/10 16:23, Blogger PTM said…

    Nem mais Verdão, a ver se hoje corre bem

     
  • At 24/10/10 18:14, Blogger carlos said…

    Esta entrevista do Presidente à Bola tem um pouco daquele chavão "uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto".

    Ao jornal vem a calhar pois não ia fazer parangonas com os maus resultados do seus "mais que tudo".
    José Eduardo Bettencourt tem todo o direito a dar esta entrevista a quem quiser e no momento que julgar oportuno.
    Posso até estar a ser injusto e a coisa já estar combinada há mais tempo, mas vir precisamente agora, numa altura em que a equipa de futebol desata a marcar e a ganhar (e tendo em conta precedentes em sentido contrário: eclipses presidenciais em momentos atribulados) esta entrevista aparece aos olhos de muitos como uma tentativa de cavalgar a onda.

     
  • At 24/10/10 18:15, Blogger carlos said…

    De qualquer forma gostei do lado humano da entrevista.

    Mas agora é hora de FUTEBOL!
    VENHAM DE LÁ MAIS CINCO!!!

     
  • At 24/10/10 18:46, Anonymous Anónimo said…

    Este postiga resolveu pontapear o guarda redes dos nortenhos só para ser ele a fazer o golo e assim se perde uma destas enfim...



    Manuel Santos

     
  • At 24/10/10 19:16, Blogger Pró-Sporting said…

    Jogo HORROROSO.

    Paulo sergio, abre a pestana pá! 2 trincos neste jogo?
    Pra quê?


    Até podemos vir a ganhar este jogo, pois faltam 45 min, mas com futebol desta dimensão, as esperanças dos sportinguistas no campeonato vai-se resumir ao um 4º ou 5º lugar, na melhor das hipóteses.

    Façam uma autocrítica..

    Quantas equipas na liga ZON jogam melhor que o Sporting?
    Quando contarem 4, parem, senão, ficamos em 10º 0u 11º.

     
  • At 24/10/10 19:17, Blogger Gomez said…

    Primeira parte do Sporting-Rio Ave miserável. Assim não vamos lá!!!

     
  • At 24/10/10 19:38, Anonymous Anónimo said…

    11 inicial: 1 GR 5 defesas 2 trincos...

     
  • At 24/10/10 19:46, Anonymous Anónimo said…

    Porquê Abel e JP em vez de JP e Vuck? O benfica fez isso e foi uma boa idéia mas fê-lo quando jogou contra o Sporting, o Sporting faz o mesmo mas está a jogar contra o Rio Ave e em casa...Não compreendo.

     
  • At 24/10/10 19:55, Blogger King Lion said…

    Isto é o fim.Bem aquele André Santos nem tem explicação.

     
  • At 24/10/10 19:56, Blogger King Lion said…

    Até os apanha bolas são fracos.

     
  • At 24/10/10 20:11, Blogger King Lion said…

    Mais uma vez salva-se o resultado que da exibição nem vale a pena falar.Esta época vai ser um calvário.Para mim o Paulo Sérgio não serve.

     
  • At 24/10/10 20:13, Blogger Pró-Sporting said…

    Salvou-se o resultado.


    NEGATIVO -
    Treinador do Sporting, pois não tem inteligência sufuciente para tirar 1 dos 2 trincos em Alvalade.

    MUITO NEGATIVO -
    Relvado de Alvalade. miserável.

    POSITIVO -
    Resultado e Salomão, este puto é GRANDE!

     
  • At 24/10/10 20:15, Anonymous Anónimo said…

    Tanto sofrimento... Com esta equipa, última classificada...

    Ai, ai

    fanático

     
  • At 24/10/10 20:17, Blogger Pró-Sporting said…

    MUITO NEGATIVO -
    Relvado de Alvalade. miserável.

     
  • At 24/10/10 20:24, Anonymous Anónimo said…

    Com o último classificado foi uma miséria.
    Destaque para um bom jogo de GR-RP,Maniche e na 2ºparte de André Santos e Postiga.
    Ai aqueles Sul-americanos. meu rico dinheiro $$$$$.Tristeza.

     
  • At 24/10/10 20:25, Blogger Pró-Sporting said…

    Contra o ultimo? em Avalade?

    2 trincos?

    Mas porquê????


    Porque é que treinador acerta na liga europa com equipas equilibradas e no campeonato o maniche tem de jogar sempre????

     
  • At 24/10/10 20:26, Blogger Pró-Sporting said…

    2 trincos, só se justifica contra equipas que imponham respeito, agora o rio ave?

     
  • At 24/10/10 20:29, Anonymous Anónimo said…

    E não impôs respeito?

    fanático

     
  • At 24/10/10 21:13, Anonymous Anónimo said…

    http://futebol365tpaonline.webnode.com/


    jogo das galinhas no algarve cliquem a abaixo aguardar uns segundos só dá bem

     
  • At 24/10/10 21:14, Anonymous PTM said…

    Mas desde quando o André santos e o Maniche são trincos? 4-4-2 clássico requer dois médios centros que saibam ler jogo e que sejam competentes no momento defensivo e ofensivo. Os únicos médios com estas características são eles mais o Pedro Mendes

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home