"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, outubro 13, 2010

Muito obrigado por me matarem esta paixão!

Hoje é dia de assembleia geral pelo que normalmente marcaria presença na mesma. Mas desta vez não!

E não, porquê?

Porque a minha paixão leonina, o meu amor pelo Sporting Clube de Portugal está a ser assassinado aos poucos, sem grande réstea de esperança ou entusiasmo.

Porque insisto em pagar quotas e comprar a cada ano a gamebox, mas cada vez menos com chama ou convicção.

Porque me entristece a rota seguida a nível estratégico pelas sucessivas direcções que têm passado pela cadeira do poder.

Porque me frustra ver que hoje se caminha para a esquerda e amanhã para a direita, um pouco ao sabor do vento e da gritaria, sem consistência lógica nem alicerçada num rumo sólido.

Porque me causa mágoa o constante clima de guerrilha instalado em Alvalade.

Porque o tom de discussão entre facções ou associados com diferentes visões sobre o que deve ser o clube se pauta pela falta de nível, educação, e em muitos pela completa ausência de dignidade e respeito.

Porque vejo que tanto dentro como fora do clube muitos apenas pretendem servir-se dele, em vez de servir o Sporting, e porque existem egos com um apetite demasiado impiedoso e voraz.

Porque a blogosfera deveria ser um espaço privilegiado de partilha e comunhão leonina, mas ao invés é o refúgio dos anónimos cobardes que insultam e caluniam sem limites ou decoro.

Porque o Sporting já não se diferencia pela positiva em relação aos demais, porque já não honra o seu glorioso passado e porque a sua massa associativa já nada mais é do que o espelho trágico da realidade social do nosso país, onde o desnorte, os ânimos exaltados e a falta de clarividência fazem lei no seio da família leonina.

Tenho mesmo muito pena mas a minha paixão leonina que em miúdo me fazia chorar a cada derrota, vibrar a cada vitória, fazer colecção de cachecóis e camisolas, forrar as paredes do quarto com posters alusivos ao Sporting, resistir a 18 anos de jejum de campeonatos com tenacidade e esperança, pensar 24 horas por dia no nosso clube, inexoravelmente já não é o que era!

Leonino
    Sangue LEONINO


16 comentários:

  • At 13/10/10 21:31, Blogger Cristiano Moreira said…

    Excelente post de paixão leonina, mas cabe a nós aos sportinguistas manter a alma deste grande clube, eu não desisto, mesmo estando longe, muito longe, fisicamente de Lisboa.

     
  • At 13/10/10 21:33, Anonymous Anónimo said…

    Caro Cristiano, assumo hoje e aqui que cada vez isso me parece mais difícil. E com enorme pena o escrevo, já que o sportinguismo sempre foi para mim uma saudável doença, desde sempre vivido numa família 100% sportinguista.

    Leonino

     
  • At 13/10/10 21:36, Anonymous Anónimo said…

    A reunião já começou:

    http://dn.sapo.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1685057

    fanático

     
  • At 13/10/10 21:39, Anonymous Anónimo said…

    Pois é Leonino eu sinto quase o mesmo... É triste a realidade do Sporting.

    fanático

     
  • At 13/10/10 21:59, Blogger Unknown said…

    Excelente post LEONINO..és grande sportinguista..cada vez te admiro mais pois é tudo aquilo que sinto o que está no teu post..Sou daqueles que chorava por cada derrota do SPORTING quando era miúdo..Hoje depois de ver tantas criticas de papagaios que muitos deles comeram e mamaram a conta do clube até me revolta..Eu que moro longe de alvalade e que todos os anos compro a boxe que acompanho as modalidades quando posso ver gente que viveu a custa do clube e que sairam e que vém para a imprensa dizer mal..até me doi...Eu tb queria ganhar sempre..e ainda no domingo fui a a torre da marinha ver o andebol e sair de lá com uma derrota..nos últimos segundos doi-me mas continuo a apoiar..Não desisto e não digo mal pois todos querem vencer..Não é como muitos que se aproveitam das derrotas para destilarem veneno..a direção..TB ME CUSTA muito ver a equipa perder..Mas com tantas criticas quem sai prejudicado é o clube..

     
  • At 13/10/10 22:03, Blogger Cristiano Moreira said…

    Cario Leonino

    Vivendo no distrito do porto sendo o único sportinguista na familia, recuso-me a deixar de lutar pelo meu clube e pelos valores do mesamo.
    Sou teimoso.

     
  • At 13/10/10 22:06, Blogger Francisco Fernandes said…

    Deveria ser nos momentos dificeis que a família sportinguista se deveria unir e deixar de vez o jogo rasteiro em que nos debatemos presentemente.Com elevação era agora na AG que tambem deveriamos trocar argumentos e procurar soluções conjuntas.Não é isso que se presencia e com bastante pena minha vou dando razão ao Leonino,Juvenal e alguns outros que senssatamente tentam ser mais comedidos na linguagem e nas acções.Tambem eu no actual estado de coisas vou perdendo cada vez mais a militância e a vontade de ir a Alvalade.Com 2 netos,1 filho e a minha mulher sócios,e os 3 adultos com Game Box desde que ela existe,penso cada vez mais se merecerá a pena continuar a pertencer a esta família cada vez mais desunida,maldizente e àvida de expôr publicamente essa nossa desunião!...

     
  • At 13/10/10 22:11, Blogger Unknown said…

    E mais ainda eu e a ANA sempre defendemos o PB e o JEB dizia PB forever..as merdinhas do costume com o seu bota abaixo e o seu anti-losango conseguiram correr com o PB..Hoje o PB é o maior a nível nacional e actualmente nós estamos na merda..Assim se vê que conseguimos destruir o clube indo a tráz da imprensa..PORRA nunca mais conseguimos unir o clube..Ou será que cada um puxando para o seu lado o clube vai sobreviver?? EU NÂO ACREDITO..

     
  • At 13/10/10 22:30, Blogger Luís said…

    "Eu conheci esse amor, esse soberano dos corações, essa alma da nossa alma.
    Nunca me rendeu muito mais do que 1 beijo e vinte pontapés por detrás."

    Voltaire

    A minha paixão pelo Sporting, apesar de maltratada e brutalizada não morre, faz parte da minha vida, é importante para mim.
    A distancia fisica faz com que infelizmente não esteja presente no centro da minha paixão mas espiritualmente nunca estou longe, não há dia que passe que não pense Sporting.
    Triste ando, mas não desisto, recuso isso!

    "Não há nada que esteja menos sob o nosso dominio que o coração,e,longe de podermos comanda-lo, somos forçados a obedecer-lhe."

    J-P Sartre

    S.C.P. SEMPRE

     
  • At 13/10/10 22:34, Blogger The Cure said…

    olha jose...

    jose...

    errr....

    não consigo comentar, meu caro jose...

    pelo que entendi a culpa é da imprensa.

    bem haja jose

     
  • At 13/10/10 22:53, Blogger 8 said…

    Leonino

    Se fosse eu a escrever tudo o que sinto, não expressava melhor o meu estado de espírito em relação ao Sporting, do o que tu deixaste escrito no post.

    Mas temos de fazer como diz o Cristiano Moreira no seu comentário: é nestas alturas que temos de lutar ainda com mais força para pormos o Sporting no seu devido lugar.

     
  • At 13/10/10 23:39, Blogger leão irredutível said…

    È isso leonino!
    Já só o passado me aguenta.

     
  • At 13/10/10 23:56, Anonymous Anónimo said…

    Este post sim é de um sportinguismo a toda a prova e até me fez arrepiar.
    Era deste tipo de posts que este blogue estava a precisar...
    Ainda mais contente fico por neste post escreverem muito poucos mas bons.
    Tiro o meu chapéu a sportinguistas como o Leonino, José, Francisco Fernandes, 8, Cristiano Moreira, Ana ...
    Isto é o sporting: antes quebar que torcer...
    O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR, LÁ, LÁ , LÁ , LÁ....
    SO EU SEI PORQUE NÃO FICO EM CASA, LÁ , LÁ , LÁ , LÁ...

     
  • At 14/10/10 00:00, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Este comentário devia estar aqui e não no Post acima como coloquei por engano:

    Antes de mais:

    Toda a minha vida fui sócio e agora VOLVIDOS 10 ANOS VOLTEI A FAZER-ME SÓCIO (aguardo chegada do Cartão esta semana)!
    COMPREI UMA CAMISOLA PERSONALIZADA N. 79 “ZenMan” CLARO

    E agora a minha opinião,
    Caro leonino, compreendo o teu post assim como partilho da mesma opinião mas…

    O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL está muito mal de à 15 anos a esta data, temos tudo como indicativo desse desastre que têm sido as constantes direcções de bancários e empresários “conceituados” que por lá andam, gerindo a clube como todos sabemos e constatamos, todos eles auto intitulando-se como os MAIORES SPORTINGUISTAS!

    Não existem grandes nem pequenos SPORTINGUISTAS, mas sim Sócios e Adeptos que vivem mais ou menos o quotidiano do clube.
    Fala-se muito da crispação entre a família leonina (leia-se sócios e adeptos), mas o que realmente se passa é que os SPORTINGUISTAS hoje em dia mais que em qualquer outra altura da sua história se vêem obrigados a viver não só as exibições do clube que amam, mas também a vertente financeira que tem vindo a ser cada vez mais debilitante.
    Se o desejávamos? Claro que não, mas a motivação que nos eleva para essas vertentes é não mais que a ANSIEDADE e MEDO de que um dia possamos já não existir nos moldes que fomos Fundados, uma Instituição invejada a todos os níveis principalmente nas Modalidades e Formação de Atletas para todas as competições ou Desportos, estando igualmente extremamente bem cotada no que respeita a elevação da sua massa adepta, que é reconhecida mundialmente (ou era).
    Outro facto inegável é o de que ficamos em 15 anos apenas, de gestões danosas e incompetentes desde a era Roquete até aos nossos dias de JEB com uma visão do Futuro nunca antes imaginada nos restantes 91 anos de Gloriosa História.

    Deixando uma nota ao caro José, quero só dizer-lhe que gostava de vê-lo falar usando argumentos válidos baseados em factos reais, porque viver falando que este é mau adepto e aquele também, o Sporting precisa é de gente calada e seguidora sem criticar nada (MESMO QUE EXISTA GESTÃO DESASTROSA E COM ISSO O MEU CLUBE DE CORAÇÃO POSSA SOFRER E MUITO NO FUTURO) e que o Paulo bento é que era bom e já é o melhor Treinador por ganhar 2 jogos pela Selecção das Quinas contra uma Dinamarca desfalcada e uma Islândia sem 8 Titulares, 2 potências mundiais.
    Com isto não critico Paulo Bento, acho que teve bem na selecção nas poucas alterações que fez, sendo o melhor aspecto o anímico que introduziu na equipa, ou trouxe para o balneário, mas nunca esquecendo que ele PB teve bem nos 2 primeiros anos em Alvalade depois foi um dos maiores logros que alguma vez VI (aqui falo por mim) estando ligado a alguns records difíceis de bater pelos piores motivos (pior resultado da Champions até à data, e ligado DIRECTAMENTE ao pior resultado na 1ª Liga de Futebol, para não falar da continua perca de qualidade no futebol praticado ano após ano, quando deveria ser ao contrário penso eu).

    CONTINUA...

     
  • At 14/10/10 00:00, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Ou fala com todos com alguma coerência ou peço-lhe só que não critique pessoas que desconhece e nem imagina o que passam ou passaram por causa do SPORTING!

    Resumindo para que não perca a coerência na escrita acabo dizendo a todos que:

    Não se deve dizer que a “facção” que está contra esta estirpe há mais de 1 década (motivo pelo qual à 10 anos deixei de ser Sócio, mas hoje em dia é um DEVER que me assiste se algo desejo ver mudado ou dado a conhecer em AG) que são a razão do estado do clube, simplesmente porque a RESPONSABILIDADE estará sempre nas pessoas que GEREM o clube lá dentro e não quem critica por ver o clube que nos fazem chorar, rir, e viver todas as emoções imagináveis, porque o maior erro possível será sempre o de atacar o Sócio/Adepto que apenas deseja o melhor para o clube, baseando-se ou em factos ou em simples estados de alma (como muitos hoje em dia nos sentimos, sem Paixão nem alegria).

    O que nos liga a TODOS é o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, por isso acho que todos ficávamos agradecidos se os que criticam explicassem porque assim como os que apoiam isto mostrassem os factos que apoiam essas decisões!

    SL a todos SPORTING SOMOS NÓS

    PS: Leonino, só o texto inicial te dirigi, sei e entendo perfeitamente que estás desolado com tudo isto, mas sei também que jamais voltarás as costas ao clube que amas, e mal te conheço, acho que isso diz muito do que representas aqui no Sangue, assim como o respeito que acho todos partilharmos, pela que escreves e sentes pelo clube!

     
  • At 14/10/10 00:01, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Leonino,

    É possível que apagues todos os comentários anónimos de modo a que pelo menos as pessoas percam tempo a colocarem o nome ou registarem-se?

    SL

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home