"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, maio 27, 2010

Ser sócio de um clube

Tradução de um editorial de Toni Ruiz, director da revista Barça:

Passam os anos e o futebol continua a evoluír. O jogo converteu-se num espectáculo e o futebol numa indústria muito forte.

Hoje é provavelmente o maior espectáculo do mundo, tendo-se convertido num fenómeno de massas de uma magnitude económica que se nos escapa.

A imensa maioria dos clubes transformou-se em sociedades comerciais, e cada dia são menos os que funcionam de modo sustentável.
Em muitos casos os clubes sobrevivem graças a investimentos milionários de multinacionais, patrocinadores ou magnatas. MAS NADA DISTO É GRATUITO.

Nestes casos a tomada de decisão só responde a critérios empresariais, quando a realidade do futebol deve ser diametralmente oposta.
Em qualquer empresa o objectivo final dos accionistas passa por ganhar dinheiro,enquanto que para um clube de futebol o que deve importar é a conquista de títulos.

Perante a evidência de que a transformação dos clubes em sociedades comerciais não conseguiu, pelo menos na maioria dos casos, rentabilidade económica, há muitas vozes que reclamam a devolução da propriedade dos clubes aos seus associados. É o caso do governo britânico que estuda reformar a estrutura financeira dos clubes da Premier League.
A força social de um grande clube é a sua base, a sua razão de existir.

Para que um clube possa competir em igualdade de condições com clubes que beneficiam de investimentos económicos extraordinários, a via a seguir é reforçar a sua massa social e ao mesmo tempo explorar novas fontes de receita, provavelmente inspiradas nas possibilidades que são oferecidas por um mundo global.

Ser sócio de um clube deve significar uma senha de identidade. É a afirmação de algo muito próprio. Cada sócio deve poder desfrutar de benefícios e vantagens que só essa condição lhe poderá oferecer.


Deixo este excerto para reflexão sobre aquilo que realmente devemos querer para o nosso clube. Enquanto alguns no seio do Sporting, como é o caso de Dias Ferreira, ainda defendem a total abertura da maioria do capital da SAD a investidores à imagem de Abramovich ou dos Glazer, a maior parte dos clubes que optou por essa via começa já a arrepiar caminho, sobretudo depois de sentir os efeitos nefastos da gestão demasiado empresarial e um peso quase insuportável de dívidas brutais.

Um clube de futebol não é nem nunca poderá gerido como uma empresa, porque mexe com algo de especial, algo de único que é ser adepto de um clube e viver diariamente uma paixão e uma sucessão de emoções difíceis de traduzir em palavras. E uma paixão não se gere como um produto.

Ao beber uma Coca-Cola não me sinto parte da tribo que bebe Coca-Cola, ao comprar acções de determinada empresa não me sinto parte de um grupo. No entanto, ao ser sócio do Sporting sinto um orgulho singular por fazer parte de uma família que partilha valores idênticos aos meus e a idolatria por uma instituição centenária que me tem acompanhado ao longo da vida.

Abrir o capital a magnatas, transferir o poder de decisão para alguém que poderá nem sequer ser adepto das nossas cores, é abrir mão de um poder único: o poder de decidir o rumo do nosso emblema, ter voz em relação àquilo que queremos para o Sporting. Vender a 'alma ao diabo' pode trazer sucesso e êxitos imediatos, mas inexoravelmente trará também - a médio e longo prazo - um preço demasiado elevado e penoso a pagar.

Ao optar por transferir a sua base social para as mãos de um investidor, um clube arrisca-se a perder a sua identidade, ao perder a sua identidade arrisca-se a perder a sua razão de existir... a qual reside e residirá sempre nos seus sócios e adeptos.


Leonino
    Sangue LEONINO


60 comentários:

  • At 27/5/10 16:02, Anonymous Anónimo said…

    Por isso é que o Futebol Clube Barcelona é mais que um clube. É o maior clube do Mundo. Estes sim é que nós devemos tomar como exemplo.




    Davidinho

     
  • At 27/5/10 16:05, Blogger LMGM said…

    Excelente post Leonino! Parabéns.

    Os clubes não devem ser geridos como uma cultura empresarial, Devem ter sim um controlo de orçamentos e despesas empresarial, mas a sua cultura não é nem nunca será o lucro.

    A cultura de um clube é algo muito mais difícil de atingir do que o mero lucro operacional.

     
  • At 27/5/10 16:16, Anonymous Leonino said…

    Ora bem, caro LMGM. A arte e engenho está precisamente em conseguir conciliar alguns critérios e princípios de boa gestão económica e financeira com aquilo que é e deve ser um clube desportivo: paixão dos adeptos e procura de títulos e vitórias desportivas.

    O Barça é um fabuloso exemplo porque nunca se rendeu ao mercado, mantendo sempre o poder nas mãos dos seus sócios. E se repararem, a sua base social estava confinada a uma região de Espanha, num país onde o Real Madrid domina media, meios económicos e onde tenta secar tudo à sua volta. o Barça hoje em dia é um clube com implantação mundial, recheado de vitórias, porque conseguiu criar uma identidade própria e desportivamente exportá-la. Apostou na cantera, mas soube sempre mesclar esses jovens talentosos com grandes craques e bons treinadores.

     
  • At 27/5/10 16:18, Anonymous Leonino said…

    E não esquecer que mantém vivo o seu eclectismo no mítico Palau Blaugrana. Ainda há piucas semanas se sagraram campeões europeus de basquetebol.
    Onde estão as modalidades nditas amadoras no Chelsea, Man Utd e afins?

     
  • At 27/5/10 16:44, Anonymous Anónimo said…

    Bom texto. Mas a coca-cola não tem nenhuma tribo, isso é um fenómeno de nichos. Tem sim uma comunidade, com tem a Nike, etc...

     
  • At 27/5/10 16:46, Anonymous Anónimo said…

    Faz para ai uns 3 anos descobri este excelente blog.
    Talvez o melhor, é dificil classificar.

    Hoje acabei de ler o melhor post publicado aqui.

    Isto para mim é que faz sentido, o que querem e quiseram fazer falhou.

    Admitam!

    S.C.P. SEMPRE
    Gnitrops

     
  • At 27/5/10 16:58, Anonymous Anónimo said…

    Amor à camisola.....
    Sentir um clube......
    Jogar no Clube de coração a qq custo.....

    São situações q já n acontecem.....mas pq os tempos mudam...e nós tb temos que mudar!

    O futebol é cada vez mais um negócio....mas já o era....nós é q temos que pereceber que hj em dia, tudo é negócio.

    Temos que acompanhar a mudança...temos que perceber a mudança!

    Deixemo-nos de ironias....

    O futebol é e vai ser sempre um negócio!
    Negócio esse que é sustentado pelos adeptos.....

     
  • At 27/5/10 17:03, Anonymous Leonino said…

    "Bom texto. Mas a coca-cola não tem nenhuma tribo, isso é um fenómeno de nichos. Tem sim uma comunidade, com tem a Nike, etc..."

    Concordo, mas é precisamente essa a diferença: é que eu bebo coca-cola, visto nike mas não choro nem me emociono por causa dessas comunidades.
    O Marketing apela a sensações, a estilos de vida, a valores aspiracionais, mas no caso de um amor por um clube tudo isso já lá está. Faz parte da condição de ser adepto. Tem é que ser constantemente alimentado.

     
  • At 27/5/10 17:06, Anonymous Leonino said…

    "O futebol é cada vez mais um negócio....mas já o era....nós é q temos que pereceber que hj em dia, tudo é negócio."

    Aceito, mas discordo. Afectividades, sentido de pertença a um grupo, amor, paixão, não são nem nunca serão um negócio.
    O orgulhpo de ter feito os meus dois filhos sócios, de lhes estar a incutir o sportinguismo, de ter feito o mesmo com os meus sobrinhos, não faz parte de um negócio ou de uma lógica meramente racional. Eu quero que o Sporting ganhe no campo, eu não quero que os accionistas da Sporting SAD ganhem na bolsa.

     
  • At 27/5/10 17:07, Anonymous Leonino said…

    ... não quero... ou antes: estou-me nas tintas para isso. Se assim fosse tornava-me adepto do BPI, da Sonae, da PT.

     
  • At 27/5/10 17:12, Blogger Unknown said…

    È preciso apoiar o andebol pois estamos a 60 minutos de fazermos história De sermos dos poucos clubes no mundo onde ganhamos em quatro modalidades troféus europeus.Já estou a contar com o de sabado.Vamos encher o pavilhão de almada pois ainda falat vender mais de metade dos bilhetes..È importante termos modalidades fortes para que o nosso clube seja amor e paixão.Metam os olhos no post do leonino e vejam onde param as modalidades do Chelsea e manches...etc...

     
  • At 27/5/10 17:36, Blogger Unknown said…

    Lembrem-se que no mundo só há dois clubes que em têm troféus em quatro modalidades. O BARÇA E O CSKA. O nosso está a 60 minutos de entrar nesse grupo.Por isso façam e divulgam para no sabado não haver cadeiras vazias. Ainda falta vender mais de metade dos bilhetes e não temos a máquina vermelha a informar mas também é obrigação nossa sabermos que há um jogo importante para se ver.FORÇA ANDEBOL façam história..Precisamos muito dessa taça europeia..

     
  • At 27/5/10 17:54, Anonymous Anónimo said…

    O clube tem que ser fiel à sua identidade, à sua História, à sua dimensão, viver simplesmente: à Sporting...


    Lion King

     
  • At 27/5/10 19:13, Blogger King Lion said…

    A Coca-Cola,a Nike,Adidas e outras marcas vendem produtos com o objectivo único do lucro enquanto o Sporting é um clube desportivo que tem por objectivos as vitórias desportivas e não um objectivo material.

    O que se passa hoje em dia é que clubes como o Sporting para triunfarem desportivamente necessitam de serem bem geridos de forma a arrecadarem receitas para conseguirem obter as vitórias desportivas.

    O Barcelona é més que um clube pois representa uma região.O Barcelona conseguiu o sucesso desportivo sem abdicar da sua identidade.Conseguirá o Sporting o mesmo ou os sócios estarão um dia na disposição de abdicarem do seu poder se aparecer um messias tipo o Abramovich no Chelsea ?.

    Essa é que é uma questão difícil de colocar mas quantos de nós nas horas mais difíceis não se lembrou de um magnata para comprar os melhores jogadores do mundo e desta forma transformar o Sporting num clube melhor.

     
  • At 27/5/10 21:05, Anonymous Anónimo said…

    Sabado em almada as 17 horas há um Sporting bimbos em juniores andebol.Para apuramento de campeão nacional.O pavilhão é ao lado do outro.È preciso apoiarmos para ganharmos titulos nacionais..FORÇA SPORTING

     
  • At 27/5/10 21:10, Anonymous simpatizante said…

    Bom post, Leonino. São precisas pessoas com ideias novas para o Sporting. Há poucas. O que é uma tristeza. Acho que hoje em dia há poucas pessoas que queiram investir no Sporting.

    Será que estão à espera que o Sporting tenha êxito para se chegarem à frente??

     
  • At 27/5/10 21:11, Anonymous simpatizante said…

    Onde posso comprar 2 bilhetes para ir ao andebol?, Sábado?

    Socorro.

     
  • At 27/5/10 21:13, Anonymous PaiDaLeoa said…

    Li aqui uma cena interessantíssima, sobre clubes com vitórias europeias em várias modalidades...
    ...assumo a ignorância: o CSKA moscovita, além de futebol e basket, quais são as outras duas modalidades onde triunfou??

    Atenção, que se os carnidenses quiserem chamar o tema à colação, podem tb dizer que já ganharam títulos europeus em 4 modalidades: futebol (a preto e branco), hóquei (a CERS em 91), futsal (há semanas) e... atletismo!!! Pois é, foram penta campeões europeus de estrada, entre 88 2 92, ou entre 89 e 93, mais coisa, menos coisa! Agora, o que podemos e deveremos dizer, é que tal especialidade (entenda-se tal competição: Taça dos Campeões Europeus de Estrada), não é homologada de Federação europeia da modalidade... é prova oficiosa, digamos.

    Pelo contrário, o Grande Sporting CP, no atletismo, consegue a façanha de ter títulos europeus em duas especialidades: cross/corta mato e Pista.

    Temática interessante, esta. Agrada-me muitíssimo!!!

     
  • At 27/5/10 21:16, Anonymous PaiDaLeoa said…

    Bilhetes para o andebol; bilheteiras de Alvalade, até amanhã... e Sábado, lá no local!!!

     
  • At 27/5/10 21:21, Anonymous simpatizante said…

    PaiDaLeoa, Grande mas mesmo Grande o teu desafio.

    O Atletismo incluí diversas disciplinas...

    Se dissermos que o Sporting ganhou os 100 metros, a maratona, etc... o resultado final é: O Sporting ganhou em Atletismo.

    É a minha humilde opinião...

     
  • At 27/5/10 21:22, Anonymous simpatizante said…

    Bilhetes para o andebol: Online? nada?

     
  • At 27/5/10 21:23, Anonymous PaiDaLeoa said…

    Amigo;

    não falei em "disciplinas"... falei em "especialidades".

    Só pra clarificar...

    Peço desculpa.

     
  • At 27/5/10 21:30, Anonymous simpatizante said…

    Em "especialidades", ho ho, se contarem as medalhas... Isso é uma ganda molhada, isso é um exagero, ho PaiDaLeoa.

    :-)

     
  • At 27/5/10 21:38, Anonymous simpatizante said…

    Medalhas europeias, no atletismo, todas somadas, sabes quantas são?

    Desafio.

    :)

     
  • At 27/5/10 21:46, Anonymous PaiDaLeoa said…

    Bem, não estamos a falar no mesmo "patamar", seguramente.

    Deixem pra lá...

    Abraço.

     
  • At 27/5/10 21:56, Anonymous simpatizante said…

    Ok, se calhar não percebi.

    :(

    Sábado vou ver o Sporting, se arranjar bilhetes...

    Boa noite a todos


    zzzzzzzzzzzzzz

     
  • At 27/5/10 22:13, Anonymous Francisco fernandes said…

    Mas quem é que diz que nós só temos 3 modalidades com titulos europeus!?!Que eu saiba e assim de repente tenho a certeza do Atletismo,Futebol,Hoquei em patins e ainda na ginastica( Rita Vilas Boas e ainda mini tranpolins).Isto com certeza absoluta.Penso ,e aí já nao afirmo com tanta certeza,que temos tambem campeões europeus em Kick-Boxing e ainda no tiro! Por isso se ganharmos em Andebol será mais uma modalidade a acrescentar aos vencedores europeus.Aí sim podemos afirmar que teremos campeões europeus em 6-seis-modalidades diferentes!Abençoado ecletismo que tanto tem sido astrocizado!E sem falar no automobilismo...

     
  • At 27/5/10 22:33, Blogger J_Cris said…

    Saudações Leoninas.

    Sem dinheiro não se faz nada.

    Sem recursos não se faz dinheiro.

    Isso dos ideais é muito bonito mas a era da utopia já passou. O Sportinguista já está caracterizado à muito, é diferente porque vence na adversidade, NÓS gostamos de complicar e ainda por cima somos o PATINHO FEIO cá do sítio. Se nós fizermos um pequeno exercicio de memoria deparamonos com episódios que só mesmo a NÓS. Sei lá, o jogo em chaves que faltou a luz, o golo (salvo erro) nas antas que um apanha bolas la meteu dentro, estivemos uma epoca sem poder inscrever jogadores porque não pagamos um jogador ao ovarense, Pacheco e Paulo Sousa tivemos que pagar aos Lamparinas, o jogo por exemplo que expulsaram o Canigia tivemos que o repetir............ Estao a ver o que eu quero dizer, istos são factos!!

    Esperamos pacientemente pelo sucesso,para nós Sportinguistas a vida não é só Bola desde pequenos que primamos pela diferença, e todo aquele que assim não seja esta a enriquecer o Sporting.

    É triste ver tanta gente a falar mas não dizem aquilo que é importante, no SPORTING falta punho!! Falta aquilo que a meu ver o Costinha quer fazer, mas se NÓS não lhe dermos crédito não podemos ver se "ele" realmente é competente, e mais uma vez somos NÓS que damos tiros no pé, e quando tanta gente nos quer ver no fundo se NÓS próprios nos degladiamos, o resultados só poderá ser um.

    Saudações Leoninas.

    J_Cris

     
  • At 27/5/10 22:51, Anonymous Leonino said…

    • "Isso dos ideais é muito bonito mas a era da utopia já passou"

    Parece-me que aquilo que o Barça conseguiu não foi uma utopia. Repito:
    O Barça é um fabuloso exemplo porque nunca se rendeu ao mercado, mantendo sempre o poder nas mãos dos seus sócios. E se repararem, a sua base social estava confinada a uma região de Espanha, num país onde o Real Madrid domina media, meios económicos e onde tenta secar tudo à sua volta. o Barça hoje em dia é um clube com implantação mundial, recheado de vitórias, porque conseguiu criar uma identidade própria e desportivamente exportá-la. Apostou na cantera, mas soube sempre mesclar esses jovens talentosos com grandes craques e bons treinadores.
    E não esquecer que mantém vivo o seu eclectismo no mítico Palau Blaugrana. Ainda há poucas semanas se sagraram campeões europeus de basquetebol.

    Vejo Chelsea, Man Utd, com dívidas brutais, vejo americanos desesperados para vender o Liverpool, vejo clubes ingleses a falir...
    Para mim conseguir uma via intermédia entre a carolice de antigamente e a via empresarial não é uma utopia: é preciso é muito trabalho, engenho e criatividade para lá chegar.

     
  • At 27/5/10 23:02, Anonymous Anónimo said…

    Nem de propósito:

    Laporta ha diferenciado los modelos deportivos de los dos clubes, destacando la apuesta del Barça por la cantera como piedra angular del proyecto: "El modelo del Barça y el de Mourinho son diferentes así como los de los dos clubes. El FC Barcelona ha avanzado mucho respecto de sus competidores en el ámbito del fútbol base y que es la piedra angular del club. Mourinho tendrá que implantar su modelo, hacer un equipo nuevo y conjuntarlo. En este sentido, el Barça tiene una cierta ventaja "

     
  • At 27/5/10 23:32, Blogger J_Cris said…

    Volto a repetir o que disse, isso para mim é utopia, estamos a comparar coisa diferentes, o Barcelona nasceu e cresceu à revelia de uma ditadura em que os seus estavam contra tudo o restos.

    E isso de mesclar a cantera é coisa que o Sporting tem feito já à muito, o problema e que NÓS não temos GUITO para ficar com eles.

    Queres saber porque Figo se foi embora?? Dinero!! Não foi porque o Barcelona tem os ideais que tem! Achas mesmo que podes comparar uma zona que é Barcelona, com Lisboa?? O dinheiro da Industria de Barcelona e canalizado para o CLUBE da região. A diferença e que eles dão-se ao lucho de abdicar até do patrocinio nas Camisolas, achas isso possivel no Sporting Clube de Portugal, eu é isso que sonho, mas acordo logo, SONHO porque a nossa camisola fica horrivel com as coisas que lhe metem à frente, posso sonhar, mas eu acima de tudo sou realista, e no PAIS REAL sem dinheiro não se faz nada, e infelizmente e com essa realidade que temos que viver.

    Saudações Leoninas

     
  • At 27/5/10 23:37, Blogger JuvenalCarvalho said…

    ..."temos tambem campeões europeus em Kick-Boxing"...

    Caro amigo Francisco Fernandes, nesta modalidade temos um campeão mundial.
    Contudo, os 21 títulos europeus referem-se a modalidades colectivas, porque individualmente nem a soma de todos os outros se comparam a nós. Aí só admitimos que os adeptos do Barça falem connosco, porque o resto é paisagem
    Só que para branquear isto, temos as visitas a Timor e ao Haiti, etc...

     
  • At 27/5/10 23:40, Blogger J_Cris said…

    Agora acho que em parte tens razão, tentar descobrir uma alternativa ao estado das coisas, isso concordo, mas o grande erro que NÓS sportinguistas estamos sempre a cometer é arranjar um exemplo, arranjar um clube para copiar o sistema de gestão, o lema, o metodo, POIS, voltamos a cometer o ERRO comum do PORTUGA.

    Isto ou lá vai com as nossa ideias ou não saímos da cepa torta, isto é para tudo.

    Saudações Leoninas.

     
  • At 27/5/10 23:44, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Afinal equivoquei-me (Henrique tens direito a três chicotadas ;)), o Fernando Fernandes no Kick Boxing foi "só" Campeão Europeu três vezes e Intercontinental uma vez. Coisa pouca portanto.

    Onde somos incomensuravelmente mais "pequenos" que uma outra agremiação de Lisboa é nos casos de doping. Aí perdemos de goleada

     
  • At 27/5/10 23:54, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Taça do Mundo de Triatlo – 1988
    Jorge Theriaga – Medalha de Ouro

    Acrescentemos às modalidades vitoriosas além fronteiras, entre outras medalhas europeias do Dr. Theriaga, ainda em competição, mais esta para o nosso bilhar. E a nível de clubes fomos vice-campeões europeus em 2002. Tenho um amigo da Figueira da Foz com a mania de se meter em "alhadas" ;) que tem a tese que para o ano passam a seis as modalidades colectivas a ganhar títulos europeus

    PS - E fico por aqui, senão ainda dizem que vou buscar os matraquilhos :)

     
  • At 28/5/10 00:04, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Ao amigo Marco Verdão, nosso companheiro do "Sangue Leonino" hoje investido no cargo de conselheiro leonino, uma saudação especial e um Abraço de Leão

     
  • At 28/5/10 00:14, Anonymous Anónimo said…

    Oh Juvenal... podes anotar... se para o ano, até houver mais uma modalidade, aquando da stuas idas a Espinho, bem que páras na Figueira e... comes à grande e à francesa, mariscada no teimoso, no cabo Mondego!!!

    Bem... se fossem a tais duas modalidades mais, olha, era uma refeição no Teimoso... e outra em Ribamar (freguesia de Sto Isidoro, Concelho de Mafra)... marisco + marisco!!!

    Está dito, está dito!!!

    PaiDaLeoa

     
  • At 28/5/10 00:17, Anonymous Anónimo said…

    Ah, o JC deu-me a ajuda que precisava... sabia de duas datas dos vice títulos europeus de Bilhar... o JC falou na outra:

    1996 (a tal que acabou empatada, com a "derrota" a surgir pela diferneça de 1 set...)
    2002
    2005 (perdemos na final, depois de na semi final, termos derrotado o FCP... curiosamente, o teleTexto da SIC, na eferência à competição, exultou com a vitória azul no jogo do 3º/4º lugar... e "esqueceu-se" de referir, que a final teve um participante luso... mas isso, os jornais não falam!!!)

    PaiDaLeoa

     
  • At 28/5/10 00:18, Anonymous Anónimo said…

    "...Achas mesmo que podes comparar uma zona que é Barcelona, com Lisboa??
    ..."

    Enfim

    Continuar neste caminho regionalista, egocentrico e elitista vai trazer um bom futuro a este clube que tanto amo.

    Fazer o quê?

    S.C.P. SEMPRE
    Gnitrops

     
  • At 28/5/10 00:28, Blogger J_Cris said…

    ".....regionalista, egocentrico e elitista....."

    ??? onde foi que eu disse isso ???

    E se descontextualizares podes ir buscar mais coisas, pois assim fica dificil haver linha de raciocinio para uma troca de ideias construtiva.

    Mas se estavas a falar da Região de Barcelona, é um facto é uma região à parte de toda a Espanha, e não é à toa que têm seu Parlamento.

    Saudações Leoninas.

     
  • At 28/5/10 01:03, Anonymous Açoriano said…

    Grande declaraçoes do Liedson: "sporting significa td para mim"

    SL

     
  • At 28/5/10 02:05, Blogger Unknown said…

    Excelente post .Futebol nunca poderá ser um negócio.Negócio implica razão, ponderação , interesses económicos.Tudo aquilo que é o contrário do futebol. Futebol é amor , paixão e entrega. Costumo dizer que preciso da irracionalidade do futebol para poder continuar a ser normal.
    Vou mais longe.Futebol nunca poderá ser comparado a qualquer outro espectáculo.Não tem nada a ver .Gosto muito de cinema e teatro , tenho alguns actores e actrizes de culto, porém quero lá saber se a Meril Streep tem um mau desempenho, quando muito lamento o dinheiro do bilhete. Com o futebol é diferente , quando o meu clube ganha sou eu que ganho quando o meu clube perde sou eu que perco e isso faz toda a diferença.
    Revejo-me completamente nas declarações de um antigo e conhecido actor de cinema já falecido quando entrevistado á entrada do estádio numa quarta feira europeia - Então espera ver um bom espectáculo ? Bom espectáculo uma merda eu quero é que o benfica ganhe , quando quero ver um bom espectáculo vou á opera. Lamento ter de citar um lampião mas para mim futebol, é isto mesmo.
    Sporting Amo-te!

     
  • At 28/5/10 02:58, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Caro Leonino o teu post está excelente e vem ao encontro daquilo que mais tenho acusado esta linhagem Roquette. É completamente um mata paixão. Sou infelizmente apenas socio desde os 18 anos. O meu pai sempre delegou esse acto para o meu avô que queria que eu fosse socio correspondente. Ora só o nome deixava me de pé a trás. Eu nao queria ser correspondente. Eu queria ser um socio efectivo. Depois de anos e anos de combate lá consegui aquilo que hoje muito prezo e que me dá um orgulho tremendo. Ser socio há 21 anos deste grande enorme clube. O meu amor e paixão não se apaga facilmente mesmo perante as adversidades. Sou Leão por convicção mas tambem por razões familiares de um idolo que cresci a admirar como homem antes do jogador (brilhante) que foi. Bebi nele muito do meu Sportinguismo e foi sempre "instigado" a lutar pelos ideias leoninos pelo mesmo. Sei que nem sempre sou bem interpretado por uma larga franja que aqui vem todos os dias. Mas podes crer que nenhum tem mais nem menos fervor que eu. Por carregar o apelido Damas não faz me mais nem menos adepto que todos vós. O Sporting é aquilo que quisermos e cada um tem e terá a sua opinião. Aquando a eleição de Jeb senti-me derrotado mas achei que poderia ser eu o enganado. Não me afastei e continuei a viver (como sempre) com fervor a vida do clube. Comprei a gamebox andebol e passei a acompanhar regularmente essa modalidade. Hoje em dia sou muito mais adepto do andebol leonino que no principio da época. Mas é o futebol que mexe comigo. Sou levado a extremos com o futebol leonino. É o futebol que move larga maioria do adepto leonino. Temos um ADN ecletico mas julgo ser o Futebol que nos leva as acções mais irracionais. Choro e vibro com o nosso Sporting mesmo quando as coisas não correm bem. Todo este clima e esta massa dirigente pouco faz para alimentar a paixão do adepto mais devoto do mundo. Creio que o adepto leonino é o mais fiel. Não ganhamos tanto (infelizmente) como os nossos rivais mas temos o condão de nos reciclarmos e de nos alimentarmos a nós propios este amor a um clube que no fundo tem uma mistica tão sua. É um clube de fatalismos e de guerras no entanto consegue no meio do caos meter 5 mil adeptos num jogo fora de Portugal. Creio que nesse dia e ainda bem que o vivi , viu se bem que o Sportinguismo está bem vivo e apenas precisa de um click para ser revitalizado. Um bem haja a todos os leões e leoas deste mundo.

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 28/5/10 09:07, Anonymous Anónimo said…

    O Sporting é de Portugal, não é de Lisboa como muitos na realidade o pensam.
    Só o tratam como de Portugal quando convém numa qualquer discussão com um rival.

    De resto admito que fui exagerado, desculpe pois se calhar pagou o justo...
    Mas que é um pensamento que não raras vezes me acompanha,é.
    Não sou o único a pensar assim principalmente aqui longe e bem longe de Alvalade.

    S.C.P. SEMPRE
    Gnitrops

     
  • At 28/5/10 10:34, Blogger Sporting até morrer said…

    Bom sportinguistas!

    Este fim-de-semana o Sporting tem a possibilidade de ampliar o enorme palmarés de conquistas internacionais.

    Será assim no andebol com a final da Taça Challenge, mas também teremos a Taça dos Campeões Europeus em Atletismo, no Algarve.

    E aproveitando esta onda, saquei do site do Sporting uma notícia com os 10 factos indesmentíveis sobre a nossa grandeza.

    Porque o SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR, convém relembrar o lugar que ocupamos entre o desporto mundial!

    1.º O Sporting é o único clube no Mundo que neste momento tem dois Museus oficiais, um em Lisboa, outro em Leiria. Em Portugal, actualmente, mais nenhum clube tem Museu e alguns nem sala de troféus têm.

    2.º O primeiro futebolista português a jogar numa selecção da Europa foi José Travassos (o saudoso José da Europa) em 13 de Agosto de 1955, quando a selecção da Europa ganhou à Inglaterra por 4-1.

    3.º O Sporting é neste momento o clube da Europa com mais troféus no seu ecletismo. Tem 20 mil troféus, todos catalogados, arrumados e devidamente estruturados.

    4.º O jornal do Sporting, denominado nos primeiros anos de Boletim do Sporting (primeiro número datado de 31 de Março de 1922) e que na altura saía quinzenalmente, é o jornal mais antigo de todos os clubes do Mundo.

    5.º O Sporting é actualmente o único clube do Mundo que se pode orgulhar de ter dois futebolistas formados em Alvalade e eleitos melhores do Mundo pela FIFA: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

    6.º O Sporting, o Real Madrid e o Barcelona são os clubes na Europa com mais participações nas Taças Europeias de futebol. Os «leões» apenas por uma vez falharam a presença nas competições internacionais.

    7.º O Barcelona tem actualmente 41 títulos europeus em todas as modalidades, o Real Madrid tem 23 e o Sporting tem 21. O Sporting tem 15 títulos em atletismo, 5 em hóquei em patins e um em futebol.

    8.º Em qualquer dos títulos europeus conquistados, o Sporting ainda hoje tem recordes vigentes. No atletismo, o Sporting tem três feitos notáveis: é o único clube europeu que até ao momento ganhou a Taça dos Campeões Europeus de Pista e a Taça dos Campeões Europeus de Crosse. O Sporting ganhou por duas vezes, seis Taças dos Campeões de Crosse (Corta-Mato) consecutivas; É o Clube com mais títulos europeus na modalidade de atletismo: 14 de crosse e 1 de pista.
    No hóquei em patins, tem dois feitos ainda vigentes: o Sporting é neste momento único o clube na Europa que ganhou as três competições europeias: uma Taça dos Campeões Europeus, três Taças das Taças e uma Taça CERS.
    O Sporting possui ainda o recorde de goleadas nas taças europeias: 33-1 ao H. Gujan, de França, nos quartos-de-final da Taça CERS de 1983/84, que os «leões» haveriam de conquistar frente ao Voltregá.
    No futebol o Sporting tem ainda dois recordes vigentes: a maior goleada de sempre nas competições europeias (16-1 ao Apoel); o recorde de golos num só jogo - seis - de Mascarenhas, também no encontro da Taça das Taças de 1963/64 frente ao Apoel de Chipre.

    9.º O Sporting é o clube da Europa que tem mais atletas com títulos de campeão europeu, campeão mundial e medalhados em Jogos Olímpicos.
    A seguir ao Barcelona, o Sporting é o clube europeu com mais atletas olímpicos: 109 atletas.

    10.º A Academia Sporting é a melhor Academia de futebol do Mundo, seguindo-se a Academia do Ol. Lyon e a do Ajax de Amesterdão.

    Saudações leoninas!

     
  • At 28/5/10 11:01, Anonymous renato said…

    Amanhã todos a ALMADA para mais uma vitória.Mas antes há um jogo dos juniores para apuramento do campeão nacional ás 17 horas também em almada junto ao campo do pragal.Não custa nada alguns passarem por lá para darem um apoiozinho a nossa equipa dos juniores.FORÇA ANDEBOL para o ano com mais três aquisições jovens o rui silva o sequeira do belém e o jovem do tavira mais outro grande reforço o bruno nogueira seremos a maior potência nacional de andebol.

     
  • At 28/5/10 11:13, Anonymous renato said…

    Queria dizer bruno moreira aquele pivot que foi operado aos ligamentos. Vamos ter uma equipa muito muito forte capaz de ombrear com os bimbos..

     
  • At 28/5/10 11:21, Blogger J_Cris said…

    Gnitrops, Assino por baixo, se há coisa que me irrita é o Sporting Lisbon, neste momento também estou longe de Alvalade, mas no NOSSO sporting há mais coisas que teimam em estar enquinadas, por exemplo o nome do Nosso estádio, ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE.... custa assim tanto??, e não tão poucas vezes teimam em chamar-lhe estadio jose de alvalade. O José não é de Alvalade é ALVALADE são estas pequenas grandes coisas que a meu ver têm de ser combatidas.

    Saudações Leoninas.

    Saudações Leoninas.

     
  • At 28/5/10 13:13, Anonymous Anónimo said…

    Estando a bancada A esgotada, os restantes bilhetes da bancada B estão à venda para sócios a 6 euros e para adeptos a 10 euros, até às 19h30 de sexta-feira, dia 28 de Maio de 2010, no Ticket Office do Estádio José Alvalade.

    Sábado, dia da final, se os bilhetes não esgotarem, os sócios e adeptos do Sporting poderão adquirir ingressos nas bilheteiras do Pavilhão Municipal de Desportos -Cidade de Almada, a partir das 16 horas.

     
  • At 28/5/10 14:13, Anonymous Mário Gouveia said…

    Sporting até morrer,
    "No hóquei em patins, tem dois feitos ainda vigentes: o Sporting é neste momento único o clube na Europa que ganhou as três competições europeias: uma Taça dos Campeões Europeus, três Taças das Taças e uma Taça CERS."

    Permita-me a correcção:
    O Sporting foi o PRIMEIRO a conseguir conquistar as 3 competições europeias no ano de 1984.
    Mais tarde, conseguiram atingir as 3 competições ganhas as seguintes equipas: Em 1990, Liceo da Corunha, 94 - fcporto, 95 - OC Barcelos, 2003 - Reus e por último, em 2006, o ... FC Barcelona! Ao competir e vencer nesse ano a Taça CERS, mesmo sendo o campeão espanhol e europeu no ano anterior!!! Talvez se tenham cansado de vencer Taças/Ligas dos campeões (são já 18! no total)...lol!

     
  • At 28/5/10 15:01, Anonymous Mário Gouveia said…

    PaiDaLeoa:
    "...assumo a ignorância: o CSKA moscovita, além de futebol e basket, quais são as outras duas modalidades onde triunfou??"

    No Voléi:
    13 Taças dos Campeões + 2 Supertaças (Homens);
    3 Taças dos Campeões + 4 Taças CEV (Mulheres)

    A 4ª modalidade, vou averigurar...um grande abraço!

    Já agora, o Barcelona não tem 41 títulos europeus, tem muitos mais...são 77 (europeus e mundiais)!!! O seu palmarés é brutal!
    Só na principal competição - Taça/Liga dos Campeões - tem 30 Títulos!!! (Futebol-3, Hóquei-18, Andebol-7 e Basquetebol-2)

     
  • At 28/5/10 15:07, Anonymous Mário Gouveia said…

    PDL,
    Estou estupefacto! Desconhecia por completo...O CSKA de Moscovo tem 20(!) Taças dos Campeões em...Hóquei no Gelo!
    Ora aqui está a 4ª modalidade.

     
  • At 28/5/10 15:13, Anonymous Mário Gouveia said…

    Sendo assim, temos...
    Taças dos Campeões:

    FC Barcelona - 30 (4 modalidades)
    CSKA Moscovo - 29 (Hóquei no Gelo-20, Voleibol-13, basquetebol-3; + 3 (Voleibol Feminino)= 32 !

    Estou totalmente surpreendido, cai o mito do FC Barcelona!

     
  • At 28/5/10 15:35, Anonymous Mário Gouveia said…

    CORRECÇÃO:

    CSKA Moscovo - 29 (Hóquei no Gelo-20, Voleibol-13, basquetebol-3; + 3 (Voleibol Feminino)= 39 !!!

     
  • At 28/5/10 18:53, Blogger Sporting até morrer said…

    Mário Gouveia,

    Temos que pedir ao site do Sporting para corrigir a informação.
    Já não se pode acreditar em nada do que se lê...

    E este fim-de-semana temos de pedir aos nossos atletas que se esforcem ao máximo para trazerem pelo menos duas taças para o nosso MUNDO SPORTING!

    Vamos lá reduzir a diferença para quem é de facto grande!

    SL

     
  • At 28/5/10 19:13, Anonymous PaiDaLeoa said…

    Hóquei no Gelo... olha, eu tenho recebido a Info que a 4ª modalidade até seria o andebol... mas o HG tem toda a lógica...

    Quantos aos clubes que têm, agora, as 3 taças europeias de hóquei, são as 3 lusas (SCP, andrades e "galo")...

    ...e olha que o Barça foi a 4ª a juntar-se ao lote, nas espanholas... foiam os italianos que em 2005/6, os tiraram na pré-eliminatória da Liga Europeia, dando-lhes a chance de irem ganhar a CERS... mas antes do Barça, foram 3... e Mário, parece-me que apenas indicaste 2 antes dos culés.

     
  • At 28/5/10 19:30, Anonymous PaiDaLeoa said…

    ´Já sei quem esqueceste; foi o Noia... concluiu o "triplete" europeu, com a Taça CERS em 1998.

    A Taça das Taças, ganhou-a em 1988...
    ...Taça dos Campeões, uma lembro-me eu: 1989, contra nós... estive na Nave, na 1ª mão.

     
  • At 28/5/10 19:56, Anonymous PaiDaLeoa said…

    Acompanhem na FapTv, a televisão da Feder.Portug.Andebol, a Final4 do Next21, o Campeonato Nacional de Juniores...
    ...de hoje a Domingo, em Almada... começou às 7 da tarde, o 1º jogo, SCP vs Belenenses...

     
  • At 28/5/10 20:34, Anonymous Anónimo said…

    30-28

    1ª vitória no Next21!!!

    PaiDaLeoa

     
  • At 28/5/10 22:48, Blogger Sporting até morrer said…

    PdL,

    Quem ganhar esta final4 torna-se campeão nacional?

    Quem achas que é o principal adversário?

    SL

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home