"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, maio 04, 2010

Falar de Futebol

Esta época horrível está a terminar. Mais que discutir o que aconteceu esta época, embora creio que deva ser uma referência futura do que não se deve fazer nunca mais, temos de começar a pensar a próxima. Da última vez que ficámos em 4º, fomos campeões na época seguinte ! É isso que quero acreditar. Que os esforços para reagir a esta situação serão de monta e que nos conseguirão catapultar para uma época de sucesso.

E nesta altura, creio que todos fazemos contas de cabeça ao nosso plantel e ao que deverá ser alterado para que possamos no próximo ano lutar pelo título de forma efectiva até ao último dia !

Cada um terá as suas opiniões, as suas soluções. A maioria despacharia quase todos, outros menos.

Neste exercício, logo um problema se nos depara a quem queira realizar um exercício teórico de composição do plantel, isto é, que táctica pensará Paulo Sérgio implementar no nosso clube ? Eu pessoalmente, acho que uma equipa deve estar preparada para todas as eventualidades e como tal prefiro ter um ou dois jogadores a mais no plantel, que depois faltarem. A alternativa a esta perspectiva era ter uma equipa B, como o PLF e bem, na minha opinião defende no seu Blog Bancada Nova. Esta equipa B permitia ter em backstage um conjunto de jogadores que permitiria à equipa principal estar resguardada e assim poder inclusive investir em menos, mas muito melhores jogadores.

JEB falou em ajustes de 3 ou 4 nomes, porque tem uma base muito boa. Apenas entendo esta frase num contexto de valorização de mercado, para não dar a ideia que estamos em saldo e que qualquer jogador sairá por tostões e naturalmente este número seria supondo que nenhum jogador sairia. Repito, apenas nesta contextualização entenderia esta ideia.

Acredito que a reformulação de plantel necessária é maior. Por diversas razões. Primeiro, porque precisamos de realizar mais valias, depois porque necessitamos de criar um grupo novo e finalmente porque alguns miúdos precisam de jogar sob pena de estagnar de vez.

A criação de um grupo novo é a meu ver essencial. Não apenas pelo facto de realmente existirem ali jogadores que não servem o interesse do Sporting, mas também porque um grupo junto demasiado tempo cria vícios e manhas difíceis de combater. Exigirá isto uma revolução total do plantel com uma mudança de plantel de 50% ou mais ? Não, até por não ser viável.

O meu objectivo neste post é dar a minha opinião do que mudaria na equipa, usando uma base de 26 jogadores, que sem uma equipa B para mim são necessários para ter equipa para lutar em todas as competições.

O plantel deveria ter : 3 GR, 2 Def Dtos, 2 Def Esqs, 4 centrais, 2 trincos, 2 Box2Box, 1(2) Médio polivalente, 2 Dez, 2 Alas/Extremos Dtos, 2 Alas/Extremos Esqs, 4(3) Pontas

A dúvida entre ter mais um médio polivalente e menos um ponta ou vice versa tem ver com a utilização de 1 ou 2 pontas de lança na estratégia de Paulo Sérgio.

E quanto a jogadores ... esta era minha selecção. Os que não estão escritos poderiam sair, uns por empréstimo, outros vendidos outros dados ... As sugestões são jogadores que gostaria de ver no Sporting, ou alguém com as mesmas características :

1 - Rui Patricio
2 - Stojkovic
3 - Vitor Golas

4 - João Pereira
5 - Abel

6 - Grimi ( ? )
7 - ??? ( Drenthe / Tello / Evaldo )

8 - Carriço
9 - Polga
10 - Tonel
11 - ???? ( Fernando Meira / entral alto, experiente e que tenha controlo de bola como é o caso )

12 - ??? ( Manuel Fernandes ? )
13 - Adrien (?)
Acho que o Sporting não tem nenhum trinco decente ! Pedro Mendes não o é e apenas a sua grande qualidade lhe permite desempenhar de forma bastante aceitável esta posição. Mas precisamos de alguém forte e que saiba jogar e suficientemente rápido. Vem-me à cabeça Manuel Fernandes, mas o melhor exemplo do que necessitamos é o Javi Garcia ... é mesmo aquilo ! E precisávamos de 2, mas n se pode mudar uma equipa toda ...

14 - Pedro Mendes
15 - André Santos ( Moutinho ? )
Aqui precisamos de outro Pedro Mendes. André Santos demonstrou uma capacidade muito interessante e pode ser a surpresa do próximo campeonato. nesta posição há que considerar a situação de João moutinho... ele é um típico 8 e quase nunca o foi no Sporting. Mas terá chegado o momento de sair ...

16 - Nuno Assis
Era aqui que encaixava o Nuno Assis ... um excelente suplente ! e ainda capaz de fazer uma equipa mexer. Mais que um 10, Nuno Assis é daqueles jogadores que no meio campo é muito capaz de fazer tudo, menos ser trinco. mesmo aos 32 anos era uma contratação muito interessante.

17 - Izmailov
18 - ???

19 - Vukcevic ( ou Duda ? )
20 - ??? ( Quaresma )

21 - ??? ( um grande 10 ou o Hugo Viana )
22 - Matias Fernandez
Era aqui que investiria um bom dinheiro. Luis Aguiar, por exemplo, é bom jogador mas acredito que necessitamos de algo mais profundo. Aqui Matias tb pode ser usado mais solto, seja a 10 seja a 2º avançado. O Hugo Viana é um excelente compromisso ! é um pivot atacante muito bom, que mesmo sem correr faz rodar a equipa à sua volta pela qualidade de passe e tem um excelente remate aplicado em jogo corrido e em livres. É um dos grandes responsáveis pela época do Braga.

23 - Sinama Pongolle
24 - Carlos Saleiro ? / postiga (?)
25 - Liedson ? / postiga (?)
26 - ???? ( Vagner Love | Obafemi martins)

Aqui vem a grande indecisão ... manter Liedson e ter de jogar com 2 avançados, ou finalmente apostar em jogar com um ponta de lança mais fixo. E Postiga ? Jogador de qualidade no toque de bola, mas com uma relação complicada com a baliza ! E deixar sair Liedson ? mas precisamos de um avançado a sério ... e caro consequentemente ...

Contratações

1 - Def Esq - ( Drenthe / Tello / Evaldo / Pocognoli )
2 - Central - ( Fernando Meira / Central alto, experiente e que tenha controlo de bola como é o caso )
3 - Trinco ( Manuel Fernandes / Axel Witsel )
4 - André Santos
5 - Nuno Assis
6 - Médio Ala /Extremo Dto ( ??? )
7 - Médio Ala /Extremo Esquerdo ( Quaresma + Duda)
8 - 10 ( ???/Hugo Viana )
9 - Ponta ( Vagner Love / Obafemi martins )


Ou seja ... ia buscar, sem contar com os GR’s que já são nossos e dando de barato que sairão Moutinho e Veloso, 9 jogadores ...

Por isso, caro JEB, 3/4 jogadores, parece claramente curto. E mesmo que em vez de 26 jogadores sejam demais e se opte por ter 24 jogadores, qualquer coisa abaixo dos 6 novos jogadores parece-me insuficiente.

Espero, que apesar de estar algo confuso o post, permita uma discussão interessante, acerca do plantel e contratações

Mário Rui Oliveira
    Sangue LEONINO


48 comentários:

  • At 4/5/10 02:02, Blogger Manuel Lima said…

    Concordo quase inteiramente. Acho que devem também sair o Grimi e o Polga. O Adrian deveria ser emprestado, bem como o Pereirinha.
    Tenho também algumas reservas em relação ao Matias Fernandez. Teve poucas oportunidades este ano, mas teve muitos jogos em que passou ao lado.

     
  • At 4/5/10 02:49, Blogger JPDB said…

    Caro Mário Rui Oliveira,

    Nalguns pontos concordo consigo e felicito-o pelo exercício que colocou neste post.
    Apesar disso, há alguns jogadores que não concordo que estejam no plantel da próxima época. Uns pela falta de qualidade, outros porque se calhar é hora de partirem...
    Começando pelo GR, Stojkovic, parece ter relações complicadas com as equipas em geral, não sei, mas acho que esse aí já está completamente incompatibilizado com o Sporting, ou o Sporting com ele...
    O Grimi, quanto a mim, não pode ficar no Sporting, a menos que contratem um excelente lateral esquerdo e, depois um dos centrais consiga fazer uma "perninha" à esquerda, tipo Caneira.
    Para defesa central, eu não manteria o Polga. Contratando alguém mais jovem e com melhor capacidade, não se justifica manter o Polga que recebe muito. Penso que nessa situação Carriço+Tonel+DefCentral contratado, seria mais adequado promover uma subida dos juniores para quarto central.
    Manter o Vukcevic no plantel, acho que não justifica os 2M€ que o Sporting teria de pagar. Pelo menos pelo que se tem visto, jogador pouco inteligente e, não se pode queixar da falta de oportunidades...
    Apesar de tudo (bom e mau) o que o Liedson tem dado ao Sporting, se alguém oferecesse uns 4 a 5M€ por ele, penso que era uma excelente negociata para o Sporting. Especialmente, pela idade que já tem (e também pelo ordenado que recebe).
    A sugestão do Vagner Love é muito boa. Em 2005 no CSKA, jogava outro enorme jogador, o Daniel Carvalho...
    Têm-me falado muito no Diego Angelo da Naval, mas não sei se é um bom defesa central, aqui pedia a opinião de algum leitor mais sabedor que eu...

     
  • At 4/5/10 03:00, Anonymous Anónimo said…

    Este raciocinio é mesmo ao jeito do que o JEB vai avisando o pessoal. 3 ou 4 ajustes e tá feito. Mais uma época negra que se avizinha com mais um treinador pra queimar.
    Não metam 7 ou 8 trutas das BOAS no plantel...
    Depois falamos.

     
  • At 4/5/10 03:31, Anonymous Anónimo said…

    anónimo ... n leste o que eu escrevi ... eu acho que menos de 6 ( sem contar com os GR ... ) é pouco !!!

    POLGA

    acho que é um jogador que deve ficar. é experiente, faz bom balneário, é bom profissional ( teve aquela cena da empregada e com o Peseiro mas já lá vão 5 anos ... ) e pode ser importante em termos de profundidade de balneário. Não podemos estar sempre a dispensar bons jogadores e com provas dadas por um ano mau, ou porque embicamos com ele. Mais depressa despachava o Tonel, que dá muitas casas, é incapaz de jogar em antecipação e só é mais bem visto, porque as expectativas sobre ele sempre foram baixas e vai marcando uns golitos...

    GRIMI

    sim, não está ainda ao nível de ser o lateral esquerdo que necessitamos, mas acho que não o devemos dispensar ! a menos que sirva de moeda de troca com um clube argentino. Este jogador foi o melhor jogador do Torneio Apertura antes de se mudar para o Milan em Janeiro ... por isso ele pode dar mais. Defensivamente melhorou muito e acredito que pode agora mais calmo e com menos pressão melhora ofensivamente. Mas tem uma margem de manobra junto dos adeptos muito curta ...

    VUKCEVIC

    não precisamos de pagar para ele ficar. Ficaremos é apenas com 50% do passe.

    LIEDSON

    se sair não vai ser um drama. Será útil se ficar, mas o Sporting precisa de um matador.


    _____________

    Há jogadores que com um novo treinador melhoram substancialmente ( vide caso do carnide com o JJ ! há ali jogadores que parecem que renasceram ... ). Vamos ter fé que Paulo Sérgio o poderá fazer com alguns elementos deste plantes que acabem por ficar

     
  • At 4/5/10 05:37, Anonymous Anónimo said…

    Começando pela base e partindo do pressuposto que o Veloso e o Moutinho são para vender, os que ficavam no onze garantidamente:

    João Pereira, Carriço, Pedro Mendes, Izmailov, Liedson...

    Lista de compras, portanto, urgente: guarda-redes, lateral esquerdo, central, médio criativo x2, avançado!

    Fora do onze acho de conservar: Patricio, Tonel, Abel, Matias, Saleiro.

    Vender: Djálo, Vukcevic, Pongolle, Pereirinha, Polga, Caneira, Grimi, Pedro Silva, Ricardo Baptista e emprestar Adrien...

    Estão aqui até agora 16 jogadores para ficar... Faltaria um guarda-redes, outro central, um defesa esquerdo, um médio defensivo, 2 médios box-to-box, um médio atacante, 1 avançado...

    Portanto a lista final de aquisições tem que abranger: 2 guarda-redes, 2 laterais esquerdos, 2 centrais, 1 médio defensivo, 2 box-to-box, 3 médios criativos, dois avançados... e aqui e só aqui se juntavam uns putos(Rosado,etc)!

    Alguns nomes nacionais: Desmarets, Targino, Alan...

    Juntava a estes as supostas trutas do Jorge Mendes mais uns nomes desconhecidos de clubes de meio da tabela de Itália, França, etc, mas bons que também os há como cá!! e pronto! Como o JEB diz, vai ser um Verão quente!

    Mário Conceição

     
  • At 4/5/10 06:44, Anonymous PauloLionheart said…

    Neste momento ha 2 jogadores que precisam de ser vendidos para financiar tudo isto... Moutinho e Veloso!!!
    Preocupante porque nao vejo grande facilidade em vender estes gajos por um montante suficiente para cobrir estas mudancas.
    Ha jogadores que nao tem o minimo exigivel para vestir a nossa camisola...
    Pedro Silva e Caneira eram oferecidos!!!
    Adrien e pereirinha emprestados a equipas da 1 divisao.
    Djalo Postiga e Vuk vendidos.

     
  • At 4/5/10 10:20, Anonymous Anónimo said…

    Na minha opiniao as indefeniçoes na nossa equipa sao mais que muitas mas vou dizer a minha opiniao se fosse diretor desportivo do nosso clube.

    PLANTEL PARA 2010/2011

    GUARDA-REDES

    Rui Patricio
    Eduardo(comprar ao braga no maximo 3 milhoes de euros)
    Vitor Golas

    DEFESAS-DIREITOS
    joao Pereira
    Caneira(considero importante a sua permanencia pois acho que pode ser uma alternativa experiente ao Joao Pereira que sera um titular indiscutivel alem de Caneira ser mais polivalente do que Abel e derivado ao seu sportinguismo acho que deveria acabar a sua carreira no seu clube do coraçao.)

    DEFESAS-CENTRAIS
    Tonel
    Daniel Carriço
    Geromel(bom jogador mas acho que no maximo devemos dar 3 milhoes de euros)
    Felipe Lopes(central do nacional maximo 3 milhoes de euros)

    DEFESAS-ESQUERDOS
    Leandro Grimi
    Desmarets(esta em final de contrato portanto acessivel)

    TRINCOS
    Pedro Mendes
    Vandinho(comprar ao braga no maximo 2,5 milhoes de euros)

    MÉDIOS
    Diego Sousa(comprar no maximo por 3,5 milhoes de euros)
    Hugo Viana(esta em final de contrato com o valencia portanto acessivel)
    Matias Fernandez(embora nao tenha correspondido ao que se esperava podera mais adaptado ao nosso futebol render aquilo que esperamos)
    Luis Aguiar(comprar no maximo 2,5 milhoes de euros)

    MEDIOS-EXTREMO DIREITO
    Ricardo Quaresma(troca com veloso sera negocio possive)
    Alan(comprar ao braga maximo 2,5 milhoes de euros)

    MEDIOS-EXTREMO ESQUERDO
    Mateus(comprar ao braga maximo 2,5 milhoes de euros)
    Duda(comprar ao malaga maximo 3 milhoes de euros)

    AVANÇADOS
    Liedson
    Pongole(temos de o manter derivado ao investimento feito)
    Lima(jogador do belenenses maximo 1,5 milhoes de euros)
    Saleiro

    GASTARIAMOS 27,5 MILHOES DE EUROS

    DISPENSAS OU EMPRESTIMOS

    Tiago-Dispensado
    Ricardo Batista-Emprestado
    Abel-envolver em algum negocio valera sempre 500 mil euros.
    Polga-valera sempre 500 mil euros.
    Pedro silva-podera valer 500 mil euros.
    Adrien-emprestar ou venda nunca menos de 2,5 milhoes de euros.
    Pereirina-vender nunca menos de 2,5 milhoes de euros.
    Izmailov-venda nunca menos de 6 milhoes de euros.
    Joao Moutinho-vender nunca menos de 12 milhoes de euros.
    Miguel veloso-vender nunca menos de 15 milhoes de euros.
    Vucevic-vender recuperando os 2 milhoes que investimos.
    Djalo-vender nunca menos de 3 milhoes de euros.
    Helder Postiga-vender valera sempre pelo menos 1,5 milhoes de euros.

    FARIAMOS 46 MILHOES DE EUROS.

    TERIAMOS UMA MAIS VALIA DE 18,5 MILHOES DE EUROS.

    A este plantel de 25 jogadores acrescentava o Pedro Mendes,o Andre Santos,Diogo Rosado,Wilson Eduardo.

    Considero que devemos ter 29 jogadores para iniciar a epoca porque temos de estar preparados para todas as situaçoes que possam acontecer.
    Depois em dezembro-janeiro logo veriamos se manteriamos os 29.

    Isto era o que faria se fosse o responsavel do futebol do nosso clube.

     
  • At 4/5/10 10:23, Blogger Leão de Alvalade said…

    Caro MRO:
    Antes de ir ao post propriamente dito gostava de perceber porque afirmas que o Polga faz bom balneário.

    Não creio que haja dinheiro para grandes investimentos, até porque este está cada vez mais caro e difícil no actual quadro macro-económico. E não vejo como possa o Sporting incorporar de uma assentada jogadores como Drenthe, Obafemi, Meira, Quaresma, etc, que estão bem acima do nosso tecto salarial, sem o aumento de receitas. É que estamos a falar de 200 mil mês para inicio de conversa, sem falar nos prémios de assinatura, passes etc. Este choque com a realidade é bem necessário que os adeptos o tenham para adequarem a expectativas à realidade.

    E, descontando as questões do dinheiro, o Sporting tem de ser criterioso na escolha. Jogadores como Evaldo, Meira passaram já a barreira dos 26 anos pelo que a sua rentabilização futura afigura-se dificil. A virem só em condições excepcionalmente favoráveis, o que não me parece que seja possível. Do Duda não gosto, por razões que estão para lá do seu valor.
    SL

     
  • At 4/5/10 10:47, Anonymous Anónimo said…

    Também concordo que o Sporting deveria ter a equipa B, seria útil ao clube que ela se tivesse mantido.

    Sugestões para o plantel da próxima época de jogadores que se encontram emprestados e que têm valor:

    Stojkovic (Wigan)
    Vítor Golas (Real Massamá)

    João Gonçalves (Olhanense)
    Ronny (Leiria)

    Diogo Rosado (Real Massamá)

    Purovic (Olimpia Ljubljana)


    Continuo a achar que com o regresso destes jogadores se encontrariam soluções novas para reforço do plantel, juntando à maioria dos jogadores que compõe o actual plantel e que têm qualidade!

    Lion King

     
  • At 4/5/10 10:54, Anonymous Felizberto said…

    O pessoal gosta é de FM, e contra isso não há nada a fazer :-)

    Até dá para encontrar pessoal que consegue "vender" Veloso duas vezes, assim é de facto fácil ser director desportivo!!

     
  • At 4/5/10 11:01, Blogger Relva said…

    Concordo com o post, excepto com o polga e postiga. Para avançado que marca 1 golo, é preferivel ter o osuwo ou o wilson, são nossos e mito mais baratos, eassim como para ter o polga a 90 mil por mês, o do naval diego é mais barato e melhor.

     
  • At 4/5/10 11:15, Anonymous Anónimo said…

    Felizberto e Leão de Alvalade

    eu disse que estes jogadores têm as características dos jogadores que considero interessantes. Eu n tenho centenas de sugestões de jogadores feitas por empresários ... se encontrarem um jogador semelhante a por exemplo Obafemi Martins por 2 milhões ... pois muito bem ! comprem !

    Ainda assim Drenthe poderia sair por empréstimo com opçãocomportável, porque n calça no Real, Hugo Viana vinha quase de borla ...etc

     
  • At 4/5/10 11:50, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    basicamente a ideia que o mro tem é fazer algo a semelhança do que os nosso vizinhos fizeram o ano passado com o saviola e o javi, jogadoes que nao calçavam e que podiam dar muito jeito cá, o drethe é um desses casos, mas acho que uma das razoes dele nao calçar é de gostar muito da boa vida e tal como o van der vaart so nao foi na razia feita aos holandeses porque ninguem o quis.

     
  • At 4/5/10 12:08, Anonymous Anónimo said…

    Concordo com o companheiro Mário Conceição! Integralmente! É uma visão assertiva e lúcida daquilo quue é o nosso plantel e do que necessitamos para fazer frente aos directos adversários! Muito bem!

     
  • At 4/5/10 12:44, Anonymous Felizberto said…

    MRO,

    Não ligue que a minha participação anterior era na brincadeira. É óbvio que se há actividade que um fanático da bola gosta de fazer é construir o plantel da sua equipa.

    Já o fiz no passado várias vezes, e só não o faço agora porque:

    - A renovação deveria ter sido feita a época passada, todos os indicadores o sustentavam (mas o homem a quem a maioria esmagadora dos sportinguistas entregou a liderança defendeu o absoluto oposto)

    - Como isso não aconteceu, actualmente e se for o caso, o processo será 100 vezes mais complicado, e por via disso, apesar de já várias vezes me ter abalançado ao trabalho, acabo por desistir, porque muito sinceramente, entre factores internos e externos, ataca-me logo uma dor de cabeça tal que acabo por ter pena de JEB (ou no caso de Jorge Mendes)... quer dizer, pena verdadeiramente não tenho, porque é ele o responsável, pela sua falta de preparação, visão e liderança, para que estejamos no ponto em que estamos e tenhamos perdido um ano inteiro a marcar passo.

    Digo-lhe no entanto que também a mim me parece haver na sua análise demasiado optimismo, e, apesar de não ser uma opinião amadurecida, acho que JEB estaria muito mais próximo da verdadeira intenção quando fez as últimas declarações ("a base é boa e são só uns acertos").

    E muito honestamente, tendo em conta a realidade do mercado com Mundial à porta e sobretudo a fragilidade financeira presente e futura do clube, não sei se não será mesmo o rumo, infeliz é certo, que melhor servirá o Sporting, pelo menos na próxima época.

    Servirá esse rumo as "intenções" de JEB, procurando a todo o transe distanciar-se da catástrofe deste ano? Duvido.

    Não será a opção extremamente negativa na recuperação da militância? Seguramente.

    Conseguirá o Sporting, desportivamente, aguentar mais um ano sem nada ganhar (ou ganhando as migalhas)? Dificilmente.

    E então? Olhe, quem tem defendido os parâmetros de gestão das ultimas direcções do clube que arranje respostas para o problema, porque são eles (e não "a malta do assobio", como ainda hoje li noutro blog) os verdadeiros responsáveis pela situação.

    Da minha parte farei aquilo que está ao meu alcance, estando presente nos actos da vida do clube a que me for possível deslocar, e procurando discutir todos estes temas sempre tendo presente o melhor para o Sporting, mas sem aceitar revisionismos de nenhum estilo!

     
  • At 4/5/10 14:24, Anonymous PTM said…

    já agora mudávamos o nome do clube para Sporting Clube de Portugal e Braga...

    a 1º coisa a fazer para o plantel de 2010/11 é baixar 5% a 10% o ordenado a todos os jogadores devido ao nojo de resultados que tiveram este ano.

    o pessoal devia ir ver os valores reais dos jogadores antes de dizer no maximo 3 milhoes...

    1º que tudo temos, antes de partir para um shopping spree, ver que posiçõe são necessarias reforçar e que os planteis de formação não serão capazes de colmatar.

    o sector que acho necessario reforçar será a defesa e o meio campo atraves de extremos desequilibradores. o resto poderemos encontrar as soluções dentro do clube.

    Por mim o Polga saíria uma vez que tem cartel no Brasil e serviria de moeda de troca. Tal como o Pedro Silva e Grimi.
    Teriamos de ir buscar um grande defesa lateral (grande em qualidade)e um central experiente que seja uma mais valia no processo de aprendisagem do Carriço, do Nuno Reis e do Pedro.

    Meio Campo, devido ao sr PB ficámos sem extremos no plantel, ou pelo menos extremos que desequilibrem e aí seria o outrosector a reforçar.

    Postiga por mim continuava mas com corte salarial tal como caneira.

    Plantel 2010/11
    GR:
    RP
    Golas
    GR internacional em fim de carreira (dudek chimenti ricardo?)
    Ricardo Batista B ou emprestimo

    DEf direito
    Abel
    J.Pereira (para vender nesta epoca)
    Cedric Plantel B

    Centrais
    TOnel (Capitão)
    Carriço
    Central experiente (nomes?Gosto do Miranda do São Paulo mas é bastante caro)
    Pedro Plantel B
    Nuno Reis Plantel B
    Sebastian Coates (450.000€)Nacional de Montevideo http://www.transfermarkt.de/en/sebastian-coates/profil/spieler_102427.html 19 anos 1 metro e 96 titular possivelmente irá ao mundial

    DEf Esquerdo
    OPÇÕES
    Luciano Mónzon do Boca se Grimi servir de moeda de troca 2.500.00€ valor do passe
    TOROSIDIS do Olympiacos joga a defesa direito mas na selecção joga à esquerda, seria a contratação mais cara da epoca. o passe está avaliado em 7 Milhoes de Euros
    Drenthe: passe avaliado em 5 milhões
    Pocognoli 5 milhões
    Por mim:
    Torosidis
    Caneira
    Greg Garza Pantel B

    Trincos:
    Pedro Mendes
    Renato Neto Plantel B
    William Carvalho Plantel B
    Radosav Petrovic Partizan Belgrado 21 anos 4 vezes internacional da Servia 1,93 cm http://www.transfermarkt.de/en/radosav-petrovic/profil/spieler_75296.html 2.500.000€

    Medios 8
    Izmaiilov (?)
    André Santos
    Adrien
    Tiago (emprestimo?)
    Milan Badelj http://www.transfermarkt.de/en/milan-badelj/profil/spieler_40633.html 3.000.000€
    Hugo Viana a custo 0

    10
    Nuno Assis
    Matias (ultima oportunidade)

    Extremos: terá que ser um sector bastante reforçado
    Quaresma(negocio Veloso?)
    Pablo Barrera UNAM 2.000.000 €
    Sylvain Marveaux vai entrar no ultimo ano de contrato poderá ser negociado 4.000.000€ 24 anos 11 inter pla frança sub 21
    Rosado
    Zahavi Plantel B
    Matias Plantel B
    Djalo

    Avançados:
    Postiga se aceitar redução de salario
    Saleiro
    Liedson...
    Pongolle
    Wilson Eduardo Plantel B
    Owuso Plantel B

     
  • At 4/5/10 15:36, Anonymous Anónimo said…

    http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=4a2336d5-037e-4379-9a95-b6e6863cf311&idCanal=a3404338-7138-42a1-9349-8b57097de160&h=7

    não há hipoteses

     
  • At 4/5/10 15:41, Blogger RFM said…

    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2010/05/04/moreira_pode_trocar_benfica_por_.html


    Mais uma novela à vista

     
  • At 4/5/10 17:09, Anonymous Anónimo said…

    independentemente de achar que a próxima época vai conseguir ser tão má como esta, acho que o Sporting precisa de:

    1 guarda redes experiente: jaaskelainen, do bolton, ou algum italiano experiente serião boas opções (toldo, amelia, pelizzoli....).

    1 lateral esquerdo: grimi não é grande coisa mas é o que temos. ficaria como segundo lateral, sendo ansaldi ou drenthe boas opções (caras, mas sem guito é muito difícil aumentarmos a qualidade deste plantel, ainda para mais com estes visionários a atacar o mercado). à falta de melhor, evaldo desenrasca.

    2 centrais: parece claro que o polga tem que sair. um suplente não pode ganhar o que ele ganha. o tonel é esforçado e merece ficar. gosto bastante do carriço mas é muito baixo. quando um central tem 1,75 de altura, ou tem a qualidade dum cannavaro ou não vai longe. se dessem boa guita pelo carriço, vendia. assim era urgente buscar dois centrais altos e fortes: geromel era grande contratação (então se metessemos o yanick no pacote melhor ainda, era 2 em 1), fernando meira era igualmente óptimo, breno uma excelente hipótese. cá dentro, do que vo do diego ângelo não achei mau, mas muito inferior a estes.

    1 trinco: tenho a mania de dizer que os melhores trincos são pretos. de vieira a makelele, de essien a lass diarra, passando pelo touré, etc.... basta ver que os melhores trincos que têm passado por portugal (por acaso quase todos pelo porto) são pretos: emerson, paulo assunção, costinha, agora o fernando. precisamos dum trinco forte, estilo vidigal, que varra a zona toda do meio campo, se imponha pela e força e domine o jogo aéreo. ao mesmo tempo solta os outros médios para funções mais ofensivas. não conheço muitos jogadores deste tipo, mas acho que no mercado francês os há bons e não muito caros.

    1 extremo esquerdo: é essencial. mesmo ficando com o inconstante vukcevic, precisamos dum extremo puro. quaresma era o sonho mas pelo que me dizem está no benfica.

    1 número 10: matías não me convenceu totalmente mas acho que deve ter nova oportunidade, a não ser que se valorize no mundial e possamos rentabilizar os 3,6 milhões que gastámos. luis aguiar era boa opção.

    isto claro, dando como certas as saidas do veloso e do moutinho

     
  • At 4/5/10 17:28, Anonymous Anónimo said…

    ou então metiamos o Adrien no solario... depois passava a ser um bom trinco

     
  • At 4/5/10 17:42, Blogger Sporting até morrer said…

    Boas,

    Este post do MRO aparece no momento chave para o clube, e merece o seguinte comentário da minha parte:


    Temos um novo treinador que vai querer mostrar o seu valor.
    Temos um director desportivo que vai querer impor a sua política
    E nas mãos de ambos está o futuro do nosso clube pois vão ter de ser muito mais ambiciosos que aquilo que o JEB quer para que 2010/11 nada tenha a ver com 2009/10.


    Não podem existir vacas sagradas no Sporting.
    Se há propostas com valores razoáveis, vendam-se aqueles que há muito querem sair (e neste grupo inlcui-se o Liedson).


    Vender, se possível e preferencialmente, durante ou depois do Mundial pois muitos dos nossos jogadores podem vir a ter bons desempenhos


    Comprar jogadores de grande nível.
    Lembremo-nos daqueles que vieram em 99/00 para acabar com o jejum (Schmeichel, Duscher, André Cruz, Mpenza, César Prates e Ayew).
    Foi preciso investir para colher frutos.


    Deixar de comprar jogadores de segunda linha, jogadores incógnita, gente que nada provou por onde passou, etc, etc.
    É verdade que não há clube nenhum que acerte em todas as contratações, mas...o Sporting falha em demasiado nos últimos anos!!!

    Isso está provado nas últimas épocas.
    Basta olha para a lista abaixo

    - 09/10

    Falhados:
    Pongolle, Caicedo, Mexer, Angulo

    Boas contratações:
    Pedro Mendes, João Pereira e talvez Matias Fernandez (?)

    - 08/09

    Falhados:
    Postiga, Caneira, Rochembach e Ricardo Batista

    Zero contratações de jeito...

    - 07/08

    Falhados:
    Celsinho, Galdstone, Had, Paez, Grimi, Purovic, Pedro Silva, Tiuí e Stojkovic

    Boas contratações:
    Derlei, Vukcevic e Izmailov

    - 06/07

    Falhados:
    Alecsandro, Bueno, Paredes e Farnerud

    Zero contratações de jeito nesta época...

    - 05/06

    Falhados:
    Deivid, João Alves, Luís Loureiro, Manoel, Koke e Wender

    Contratações razoáveis:
    Abel, Romagnoli, Caneira e Tonel

    Resumo:
    - Contratações flop = 27
    - Boas ou razoáveis contratações = 10
    - Aproveitamento = Abaixo dos 30% de jogadores com valor

    SL

     
  • At 4/5/10 18:28, Anonymous Anónimo said…

    GR - Rui Patricio
    GR - Moreira (livre)
    GR- Um experiente

    DR- Joao perreira
    DR- Abel

    DE- Evaldo ( 2,5 milhoes)
    DE- Grimi

    DC Bruno lazareti (1 milhao)
    DC D. Carriço
    DC Tonel
    DC Sereno ( 3 milhoes)

    M.D. - Pedro Mendes
    M.D. - Andre Santos

    M.c - Manuel fernandes ( por emprestimo)
    M.C - Joao Moutinho
    M.c - Diego Sousa ( 3 milhoes 50% )

    M.O Matias Fernandez
    M.O- Nuno Assis (livre)

    M.Ext. Duda (2 milhoes)
    M.Ext. Quaresma ( negocio incluido com veloso)
    M.Ext. Izmailov
    M.Ext. Rosado

    Av. Liedson
    Av. Pongole
    Av. Lima ( 1 milhao)
    Av. Saleiro

    26 jogadores! Rumo ao Titulo Nacional Taça Portugal, Liga Europa!

    12, 5 milhoes euros dava para um exlente plantel

    veloso ( 15 milhoes + quaresma)

    ainda sobrava 2,5 milhoes para um Gr experiente!

     
  • At 4/5/10 18:41, Blogger RFM said…

    Não queria opinar nesta matéria porque com estes SADs não vamos a lado nenhum. Mas pronto, querem sonhar..que sonhem.É legitimo.
    Falar de GR..deixem estar o Rui Patricio.É o melhor.. e se manda-se era o da Seleção Nacional no Mundial.Precisa é de uma defesa capaz, que lhe dê confiança, mas, com um Grande Patrão. isso sim.
    Pensem a sério é mandar embora o Moutinho (se alguém o quiser...?!) pois não sabe fazer jogadas de rotura, rematar, livres nem cantos. Uma miséria. Rua.sff.
    Outra coisa..falar de TRINCO..olhem gostava de ver o Carriço nessa posição. É rápido e ajudava muito a defesa nas dobras.Dá sempre o litro.Acho-o polivalente.
    Precisa-se é de médios criativos para fazer jogadas-roturas e passes para golos, mas com bom porte fisico. Estou farto de Anões.
    SL

     
  • At 4/5/10 18:45, Blogger RFM said…

    Quaresma para mim é um BARRETE de todo o tamanho.Nem pensar.
    Nunca se afirmou em lado nenhum. Apenas em Portugal e no F.C.Porto com muita imprensa até ser vendido. Jogava bem contra os fracotes cá do burgo. Depois...é o que se tem visto.ZERO.

     
  • At 4/5/10 18:53, Anonymous Anónimo said…

    Precisas de uns oculos? QUARESMA É UM CAMPEÃO QUARESMA RESOLVE!

     
  • At 4/5/10 19:00, Anonymous Anónimo said…

    Na minha opinião, o Sporting necessita de investir em jogadores jovens, no máximo 25 anos, e de qualidade de forma a rentabilizar o investimento no futuro!

    Contratar jogadores como o Nuno Assis é um investimento sem retorno (financeiro)!

    Eu contratava:
    2 defesas centrais
    1 defesa Esquerdo (Evaldo)
    1 ou 2 Médios Centro
    2 ou 3 Extremos (Dir e Esq) dependendo da permanencia do Vuck e do Izma;
    1 nº 10/ 2º Avançado
    1 PT Lança (Fixo)

    Vendas: Polga, Caneira, Tonel,P. Silva, Vuck, Postiga, Yanick, Liedson (faz o que quer no balneario), J. Moutinho, Veloso.

    Para alguns destes jogadores pode ser a ultima oportunidade para vender (devido à idade)

     
  • At 4/5/10 19:31, Anonymous Anónimo said…

    Reparem bem que o Sporting só investe em jogadores com 1.60 de altura. Depois acontece que nas bolas paradas ou sofremos golos ou não conseguímos marcar pois todas as equipas têm guardafatos na defesa. A nossa equipa é muito baixinha e sem técnica..Por isso se tens menos de 1.60 de altura és um sério candidato a seres jogador do Sporting.Falam na altura dos jogadores do barça mas são todos acima da média na questão da técnica..Agora comparar djaló que nem sequer sabe parar uma bola com qualquer jogador do barça é de quem não percebe nada de futebol

     
  • At 4/5/10 20:17, Anonymous Anónimo said…

    Quaresma campeão?..deixai-me rir, mas com força.
    Vai ao Mundial?..deixai-me rir, mas com força.
    Barcelona,Inter Chelsea equipa A e B e agora Inter devem de ser cegos ou tolos.

     
  • At 4/5/10 21:20, Anonymous Nuno Santos said…

    Deivid era o parceiro ideal de Liedson, só um idiota não viu isso!

     
  • At 4/5/10 21:21, Anonymous simpatizante said…

    Eu contratava um plantel inteiro... mais um um Presidente, um Treinador... isso é que era, podia ser um amudança para melhor...

     
  • At 4/5/10 21:23, Anonymous simpatizante said…

    amudança - mudança.

    :)

     
  • At 4/5/10 21:26, Anonymous Nuno Santos said…

    http://en.wikipedia.org/wiki/Deivid_de_Souza
    o seu curriculum é impressionante foi a pior venda que vi no Sporting, cambada de incompetentes e inúteis que raiva...anti-sportinguistas são os senhores que venderam um jogador desta qualidade! Desta qualidade não vêm cá parar muitos!

     
  • At 4/5/10 21:27, Anonymous simpatizante said…

    O Sporting precisa é de jogadores conhecidos mundialmente, sem isso vai ser mais um ou uns anos a gozarem conosco...
    E já agora um treinador conhecido, SINCERAMENTE neste momento não me lembro do nome do futuro treinador do Sporting...

    QUEM É?

     
  • At 4/5/10 21:30, Anonymous simpatizante said…

    Já tivemos jogadores no Sporting conhecidos mundialmente, e até fomos campeões...

    Não invistam que não é preciso.

    AMADORES.

     
  • At 4/5/10 21:33, Anonymous Nuno Santos said…

    http://www.youtube.com/watch?v=MmRSUJGL3VA
    Toma lá no bucho Chelsea

     
  • At 4/5/10 21:35, Anonymous Nuno Santos said…

    http://www.youtube.com/watch?v=dOtKd5OHbZk&feature=related
    Toma lá no bucho Inter
    o homem joga que se farta, se soubesse quem o mandou embora fazia-lhe a folha!

     
  • At 4/5/10 21:40, Anonymous Anónimo said…

    Vejam bem a equipa do Santos no Brasil, aquilo é show de bola!

     
  • At 4/5/10 21:50, Anonymous Nuno Santos Sócio 40020 said…

    http://www.youtube.com/watch?v=dOtKd5OHbZk&feature=related
    JEAN CHERA o Nº10 que o Sporting precisa comprar, vejam a classe deste futuro génio...melhor que káka´s
    vejam as bolas em profundidade deste jogador, quero já este miudo na Academia

     
  • At 5/5/10 07:35, Anonymous Anónimo said…

    Que é feito daquele miúdo africano (não me recordo o nome) que veio bastanta novo para a academia após boas exibiçõs num torneio em àfrica?

     
  • At 5/5/10 14:46, Anonymous Andre Correia said…

    O meu plantel...por muiito uopico que pareça, temos de investir a serio para os grandes jogadores valorizarem os menos bons...veja-se o caso de jogadores do clube das galinhas como o paraguaio Cardozo (nao vale nada) mas a jogar com saviolas, ramirez, e jogadores como Di maria...
    aqui vai

    guarda Redes:
    Patricio
    Toldo ( negocio Mveloso)
    Tiago ou Ricardo Batista

    D. Direitos
    Jpereira
    Abel

    Centrais
    2 centrais daqui
    Meira
    Geromel
    Miranda ( o brasileiro)
    Tonel

    Diego Angelo

    Def. esquerdo
    Drenthe
    Evaldo

    Medios centro

    Pedro Mendes
    Manuel Fernandes
    Andre Santos
    Hernanes
    Diogo Rosado
    Diego Sousa
    Renato Neto
    Rabiu
    Deco

    Estremo esquerdos
    Vuck
    um a pensar...



    Estremo dir
    izma
    Quaresma

    Avançados

    Liedson
    Saleiro
    Huntelaar
    Neymar


    a minha equipa:

    Toldo/ patricio

    J pereira Geromel Meira/ miranda drenthe

    pedro mendes/ manuel fernandes

    Hernanes Deco

    Quaresma Izmailov/ vuck

    Liedson/ neymar

    s

     
  • At 5/5/10 15:15, Anonymous Anónimo said…

    andre correia, esqueceste-te do messi, cr9, rooney, gerrard, terry, robben e ribery. agora sim está completo o teu devaneio

     
  • At 5/5/10 17:39, Anonymous nelson_cunha said…

    porke nao saber kuanto custa o neymar do santos??? gasta-se tanto dinheiro em porcarias nao se pode gastar dinheiro e tem retorno..... e um exmp!! porke gastar dinheiro em jogadores velhos??? esses sim nao ha retorno!!!! por amor de deus nao gastem dinheiro mal gasto!!! pra isso vao buscar nas camadas jovens... por vezes tem mais valor k esses.... kerem ir buscar

     
  • At 5/5/10 17:52, Anonymous nelson_cunha said…

    so custa isto!!!!!! http://www.transfermarkt.de/en/sebastian-coates/profil/spieler_102427.html
    se nao tem dinheiro dao uotros jogadores em troca... ou senao comprem 50% do passe!!!

     
  • At 5/5/10 18:27, Anonymous Andre Correia said…

    desculpem mas...
    Com a venda de Moutinho, Veloso, Polga, grimi,Carriço, yanick e se quiserem izmailov( o gajo anda tolo) nao acham que se cnsegue 70 milhoes??? ou perto disso???

    Academia pode ser rentabilizada de duas formas:

    -"criar" jogadores para a equipa principal...
    e/ou
    - Ganhar somas avultadas de dinheiro para reinvestir em jogadores de Top ( vejam o "Case study" Olympic de Lyon)

    Façam as contas:0
    - M veloso e Moutinho 40 milhoes
    - Carriço 15M
    - Yannick Djalo- 7M
    - Adrien, Grimi, postiga, Caneira - 8 milhoes

    para a defesa:
    -Drenthe, Evaldo 6 M
    -2 deste lote ( Geromel,F. Meira, Miranda) 12.5 M para dois jogadores

    Medios

    -Manuel Fernandes ( emprestado) ou 5 M
    - Deco - 2 milhoes
    - Hernanes - 15 M
    -Diego sousa- 4 M
    -Quaresma - 10 M

    Avançados
    - Huntelaar Emprestado
    - Neymar 15 M

    Ou seja as contas devem andar ela por ela...
    e Preferia investir mais 10 milhoes no orçamento para ordenados...
    As galinhas investiram 40 milhoes sem vender nenhum jogador sem previamente vender qualquer jogador...so com a venda do Argentino Di maria vao pagar a totalidade do investimento e ja compraram outros dois argentinos, gastando 30 milhoes...

    O sporting nao pode???? pois...

     
  • At 5/5/10 23:23, Anonymous Anónimo said…

    SE o Cardozo jogasse no SCp quantos golos teria? Ele que em média factura 1 em cada 5/6 oportunidades? E se o Liedson fosse servido por Aimar, Di Maria, Saviola, Amorim....? E se tb. facturasse os penalties quantos golos teria? Não se esqueçam que até hoje Liedson ainda não teve companheiros à altura no SCP!!!!!!!!!

     
  • At 5/5/10 23:31, Anonymous Anónimo said…

    O companheiro "Sporting até morrer" consegue dizer quando é que o Liedson disse que queria sair do SCP? Diga-o por favor! Não invente! Ao contrário de outros, esse jogador inigualável nunca o referiu!!! Volto a dizer que é vergonhoso haver gente que se diz do SCP e que abominam esse grande jogador que nos deu TANTO!!!!!! Ouçam o Manuel Fernandes!!!!! Duvidam do seu amor ao SCP????? Ouçam a sua opinião sobre o Liedson!!!!!! Assumam-se como adeptos melancias! Andam travestidos de verde.....

     
  • At 6/5/10 12:12, Anonymous nelson_cunha said…

    nao entendo!!! o k fez o aimar do ano passado??? nao fez nada !! e porque??? porke nao tinha um treinador.... e o k se passa no sporting!!!! com estes treinadores nunca vamos saber as qualidades do matias por exemp!!! o sporting tem bons jogadores o k nao tem e treinadores.....

     
  • At 9/5/10 21:57, Anonymous Anónimo said…

    GR: MARCO AMELIA
    MOREIRA
    TIAGO
    DD: ABEL
    J.PEREIRA
    DC: CARRIÇO
    RODRIGUEZ OU ALEX SILVA
    TONEL OU JOSE CASTRO (CASO VENDAM TONEL)
    DIEGO ANGELO
    DE: RIISE (EU SEI É CARO)OU DUDA
    EVALDO
    MD: PEDRO MENDES
    MANUEL FERNANDES (PRIORITARIO)
    ANDRE SANTOS
    MATIAS FERNANDEZ
    DECO
    HUGO VIANA
    AV:QUARESMA(GRANDE PRIORIDADE)
    LIEDSON
    PONGOLE
    THIERY HENRY (DE SAIDA DO BARÇA ACABAVA CARREIRA NO SCP)

    HAVIA AINDA LUGAR PARA 1 OU 2 REFORÇOS (TREZEGUET SE HENRY FOSSE IMPOSSIVEL)E 2 OU 3 JOVENS (RABIU, ROSADO,WILSON EDUARDO,OWUSO,VITOR GOMES(RIO AVE)

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home