"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, setembro 28, 2009

Minimizar os estragos

Ignoramos os sinais que emanaram na pré-época. Achou-se que era normal. Primeiro pela preparação. Depois pelo entrosamento. Por fim porque começámos a época muito cedo.

Ao fim de 4 anos , há erros que não se deviam repetir. Ao fim de 4 anos é crível que quem dirige tenha capacidade de introspecção e seja capaz de analisar onde falha.

Mais uma vez e parecendo que é sempre a primeira vez , entramos muito mal na temporada. Ao fim de 6 jornadas estamos a 8 pontos de um supreendente líder, a 6 do SLB e a 3 do FCP. De permeio está o Rio Ave mas não creio que fique por ali muito tempo. Em 6 jornadas desbaratamos 8 pontos o que convenhamos é muita fruta para quem almeja ser campeão.

Como sempre ou talvez não , quem dirige simplesmente ignorou os sinais evidentes de desgaste e fraqueza. Sejamos francos , Paulo Bento foi um ótimo treinador para entrar da maneira que entrou. O SCP vinha de uma época em que podia ter atingido o Olimpo e perdeu tudo desgraçadamente. Um começo de época terrível e uma eliminação europeia aos pés do Halmstad criaram um ambiente impossível a Peseiro. A entrada de PB numa altura que a época parecia perdida deixou-o sem qualquer tipo de pressão. Não tendo entrado da melhor maneira , foi no entanto capaz de dar a volta ao texto e colocar a equipa na rota do titulo e fazendo um campeonato muito aceitável.

Na 2 epoca , a mais bem conseguida de todas , a equipa praticava um futebol alegre e objectivo e resolvendo normalmente os jogos com entradas verdadeiramente de leão. Não foi campeão por uma unha negra. O tal golo com a mão de Ronny mas como corolário de uma época bem conseguida , conquista a taça de Portugal frente ao Belenenses.

A partir dai Paulo Bento não mais conseguiu por a equipa a jogar futebol e no rumo do titulo. Se nessa 3 época ainda disfarçou com uma meia final de sonho frente ao SLB e a conquista da taça frente ao FCP , a incapacidade para analisar os jogos e os adversários tornou-se recorrente. Perdeu uma taça da liga por penalties com o Vitoria de Setubal num ano em que não consegui vencer nenhuma vez essa equipa.

A época passada fica marcada pelos mesmos erros e a tal final da taça da liga com o SLB. Creio que todos pensamos que devido ao as eleições e o pouco tempo que havia para preparar a época seria talvez mais crível de dar mais um ano a Paulo Bento. Ao olharmos para o que se nos depara verificamos que foi um logro. Por muita discussão que haja sobre melhoras esquece-se do essencial. Paulo Bento não chegou esta época ao clube. Tem 4 anos de ligação e por incrível que pareça de ano para ano ficamos pior quando devia ser completamente o contrario.

Confesso que me faz confusão certo tipo de analise e elogio. É certo que também é injusto “cascar” tanto em alguém que nos deu 2 taças e 2 supertaças. Mas o futebol não pode viver de passados mas sim de presente e futuro. Neste momento é evidente que por mais que se fale dos ovos e omoletes , Paulo Bento nem com o pouco que têm consegue potenciar e demonstrar um trabalho de fundo. Porque as coisas têm que ser analisadas a luz de 4 anos e não desde o começo desta temporada. A rábula das bolas paradas é sintomática dessa falta de trabalho que falo.

Depois acresce-se de um departamento de futebol que é parco de horizontes e apenas é capaz de navegar a vista. Sejamos francos qual é a politica do Sporting? Afinal apostamos nas camadas jovens por convicção ou por necessidade? É que faz me confusão ( e nada contra o jogador) que seja aposta um Angulo que não joga faz 8 meses e tem 32 anos e não se aposte num Diogo Rosado. Ou será que Diogo Rosado não encaixava neste plantel? Pelo menos no imediato? É que Angulo para alem do tempo de adaptação tem o óbice do interregno de competição…..

Somos demasiado reactivos. Não planeamos com tempo nem com visão de futuro. Há quanto tempo não compramos um jogador de 19-20 anos em que possamos apostar e obter retorno? Que dizer a miúdos das academias espalhadas por esse país fora que se for extremo não tem futuro no clube? Será que realmente potenciamos os miúdos que temos ? Será mesmo? Será que Paulo Bento é assim tão único nesse aspecto? Porque tirando Carriço e Veloso que valem pela qualidade que têm e mesmo este ultimo não é jogador para a posição que ocupa , o resto “ali anda” a fazer numero. A teimosia Rui Patricio que é um bom guarda redes mas não é um guarda redes de excelência e que nos custa vários pontos por ano. É o custo da aprendizagem? É um custo demasiado grande digo eu! Pereirinha e Adrien definham e perdem tempo de evolução. André Marques é uma aposta de recurso. Saleiro uma incógnita com uns bons 15 minutos em Coimbra.

Faz-se muita comparação mas por exemplo em Amesterdão não há o medo de lançar seja qual for a idade. O Sporting devia jogar de maneira a poder potenciar todo e qualquer jogador vindo das camadas jovens. Sejamos honestos , criamos dos melhores 5-6 extremos mundiais nos últimos 20 anos. 3 deles foram referencias mundiais! Futre , Figo e Ronaldo. De um momento para o outro fechamos a porta a esse tipo de jogador?

Acresce-se a isso a quantidade de jogadores dispensados sem qualquer retorno. Não vale a pena vir dizer que fariam jeito ou não. Há uma incapacidade gritante de potenciar os nossos jogadores seja em venda ou empréstimos para os podermos valorizar. Num clube que não vive desafogadamente ignorar isto é dar tiros no pé!

Temos que remediar todos estes erros e arregaçar as mangas até Dezembro. É bom que JEB perceba que não basta apenas mais treino. Faltam jogadores. Falta treinador. Mas se o treinador é forever convem dar-lhe mais opções e de preferência de qualidade. Se o problema é dinheiro vendam um jogador e re-invistam em 2 ou 3. O futebol é negocio. Haja engenho e inteligência. E capacidade de analisar os erros. É certo que nem tudo está mal. Mas é mais do que está bem.

Enquanto os sócios se degladiam em opiniões a favor ou contra são incapazes de olhar para o lado no estádio e perceberem que cada vez mais há menos caras conhecidas e mais lugares vagos…….

SL

Miguel Damas

PS-Pode seguir este texto tambem no site SportingApoio

    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home