"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, agosto 07, 2009

O SMS




















Nem um minuto havia passado do fim do jogo frente ao Twente e já o meu móvel emitia um som irritante a anunciar uma qualquer investida lampiã. Nem mais nem menos, acabava de receber um SMS que descrevia a abreviatura de Short Message Service como poucos, um singelo "GRANDE VACA" iluminava o meu pequeno ecrã luminoso. Olhei-o, li-o e por alguns instantes não pensei muito naquilo, o momento era de alívio, felicidade e também de alguma... vá lá, muita preocupação. Os 90 minutos que acabara de ver não me permitiam entender verdadeiramente o que acabara de acontecer.
Não sei como é possível analisar ou quantificar a sorte, o melhor que encontro é tentar fazer uma simples análise estatística cujos pressupostos poderão e deverão ser sempre postos em causa. Fazendo um esforço para não adormecer os leitores cujo conhecimento e interesse estatístico poderá ainda ser inferior ao meu, façamos a seguinte análise:
Qual a probabilidade de marcar no último minuto? O jogo teve 95 pelo que seria 1/95 = 0,0105263158, aproximadamente 1%. Objectivamente, até aqui tudo bem.
Agora qual a probabilidade de para além de ser no último minuto, ser marcado pelo GR? Sendo o GR um dos 14 utilizados, temos 1/14 = 0,0714285714 que deve ser multiplicado pelo resultado anterior e já temos qualquer coisa como 0,0007518797 ou aproximadamente 0,08 %(!).
Alcançamos já um resultado incrível, quase impossível de acontecer e ainda estaríamos no início da nossa caminhada. De considerar que não tivemos em conta factores mais subjectivos como a dificuldade específica do posto de GR em marcar golos ou outros mais quantificáveis como a probabilidade de passarmos duas vezes da mesma forma, no mesmo país e na sequência da mesma jogada (canto). Digamos que daria um número com tantos zeros que nem me atrevo a calculá-lo.
A análise até podia ser verdadeira para qualquer jogador que marcasse golo e de tão resumida que a fiz que seria igual à probabilidade do Abel marcar golo no específico minuto 23 por ex., mas é o momento que é interessante, não só é o último do desafio como nos dá a passagem da eliminatória. É, de facto, um momento especial de uma probabilidade ínfima. Como corroborou também o meu pai, foi uma senhora vaca.
PS-Diz o nosso Presidente que a sorte protege os audazes, oxalá tenha razão. Só por isso vou pedir que nos saia o Atlético de Madrid ou a Fiorentina para a sorte nos proteger e quem sabe nos presenteie com um Timissoara. Pode ser que a vaca, seja ela quem for, ainda paste por aqui.
Abraço de Leão,
Verdão
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home