"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, agosto 26, 2009

Desculpem lá re-postar isto de novo....

Neste momento há demasiado ruido de fundo. Há pessoas que se metem em bicos de pés e outras com tempo de antena que em vez de serem verdadeiras e analisarem isentamente o momento do Sporting clube de Portugal preferem acusar os adeptos de fazerem pressão sobre a equipa por exigirem mais e melhor. Depois há os adeptos em que eu me incluo que pedem a cabeça do treinador e equipa tecnica. Sempre a malhar como outros adeptos dizem. Depois há aqueles que se esqueçem que o Sporting não é Paulo Bento e que Paulo Bento não é maior que o Sporting. Ainda temos que levar com jogadores a dizer que querem sair porque não jogam e outros que querem sair se o treinador sair. (ainda por cima um jogador de categoria inegavel mas que passa a maior parte do tempo no ginasio a recuperar de lesões) Noutro clube profissional , digo eu , estes ruidos seriam abafados por um alguem com voz de comando. Mas neste momento as referencias foram-se. Umas porque já faleceram outras por estarem longe do clube. Mas toda a gente se quer meter em bicos de pés e fazer valer a sua opinião (mea culpa). Por isso talvez seja necessario recuperar um texto de alguem que para muitos é uma das bandeiras maximas do nosso clube. Porque é isso que importa frisar. O Sporting clube de Portugal é muito mais que o Paulo Bento , o Dias Ferreira , o Roca , Ismailov , o Miguel Damas , o Hugo Malcato , a Ana ou o Leo. O Sporting clube de Portugal é uma instituição com 103 anos que já existia antes e vai continuar a existir (espero eu) depois de todos estes nomes partirem. Para que ninguem tenha duvidas quem realmente defendemos deixo singelamente e mais uma vez este texto.


Simbolismo Bacoco

Sempre senti algum desconforto quando era apontado como simbolo do S.C.P.

Basicamente porque, na minha ligação ao clube com cerca de quarenta anos, começei aos cinco a fazer ginástica, aos onze a jogar futebol e aos 40 como técnico (mesmo nos oito anos que estive fora não deixei de estar em contacto com ele) . Bem cedo memorizei o inicio da mais célebre marcha do clube “ o Sporting nasceu um dia com o simbolo do leão”, leão esse que me habituei a ver à entrada da sede na rua do Passadiço, quando fazia ginástica e mais tarde na porta 10-A quando começei a frequentar a escola de futebol do saudoso Mário Inbelony.

Este meu contacto com o clube aproximou-me precocemente dos grandes atletas da época e por inerência a adoptá-los como referências. Eram só… Carlos Gomes, Travassos, Juca, Fernando Mendes, Hilário, Manuel de Oliveira, Manuel Faria, José Rocha, Alberto Matos, Pedro de Almeida, João Roque, Joaquim Agostinho, Bessone Basto, Marques, Brito, Carlos Rua, Vitor Ferreira, Rendeiro e tantos outros…

Grandes campeões dos quais guardo uma imagem de grande dedicação ao clube, muita humildade e também o reconhecimento de que foi graças ao S.C.P., aos seus técnicos e às boas condições de trabalho que se tornaram referências para os jovens da época. Jovens esses que necessitavam de naturalmente ser motivados para as diferentes modalidades quer como atletas quer como adeptos.

É esta a grande recompensa dos atletas com êxito, que se dedicam anos a fio a qualquer modalidade.

Quem serve um clube arrisca-se a ser prestigiado, seja ele atleta, técnico ou dirigente.

No caso do Sporting, passamos todos à História como referências através de um único simbolo – o leão.

É absolutamente bacoco desejar mais do que isso….

Vitor Damas
(1947/2003)

Vamos deixar de parte as nossas opiniões válidas ou não e remarmos hoje todos para o mesmo lado seja A ou seja B ao leme e seja X ou seja Y a marcar o golo.
Mais cedo ou mais tarde decisões terão que ser tomadas. Sejam com contratações seja com despedimentos. Exigo apenas dignidade da parte de quem entrar hoje lá para dentro e sagacidade da parte do homem do leme. Se reunirem essas condições podem ter a certeza que meio caminho será percorrido e que a vitoria estará ali ao nosso alcançe. Sejam a extenção de milhoes de corações durantes os 90 minutos ou eventualmente nos 120 mas livrem-nos dos penaltys e vençam por nós!

SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home