"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, junho 12, 2009

Os golos sofridos....

Depois de muita discussão e debate , resolvi fazer uma pequena pesquisa e escalpelizar a maneira como sofremos golos esta época na primeira liga. Sendo que alguns dos golos foram por desconcentração , outros por mérito do adversário e outros por ajudas daqueles senhores que de amarelo , preto ou grená têm um "amor" tão grande ao Sporting , que invariavelmente os seus maiores erros de carreira acontecem com o clube do nosso coração.

Não quero com isto me refugiar nos erros das arbitragens para explicar o insucesso desta época que findou. Sou contra isso e prefiro sempre muito mais fazer uma introspecção para ver o que nos falhou que acusar outros pelas nossas falhas.

Sou apologista que conhecendo e detectando as nossas fraquezas e erros e ter capacidade para os corrigir é meio caminho para o sucesso num futuro próximo.
Sendo assim depois de visionar os lances capitais dos 30 jogos disputados pelo Sporting na competição rainha nacional , cheguei as seguintes conclusões.

Muitos dos golos que sofremos deveram-se a erros de marcação e faltas de concentração. Ao contrario do que têm sido dito , Rui Patrício ainda têm demasiadas responsabilidades em alguns golos. Embora não seja por ai que critico o guarda redes mas sim na sua fraqueza nas bolas aéreas e no jogo de pés (embora estranhe que os colegas tantas vezes lhe dêem a bola para o pé errado...) , de alguma incapacidade da defesa por vezes em afastar a bola de qualquer maneira. É certo que este exercicio não pretende denegrir uma defesa que apesar das lesões durante a época e do aparecimento de um jogador jovem a titular conseguiu a nível nacional manter uma bitola bastante elevada. Pretende-se unicamente detectar as falhas passiveis de serem corrigidas.

Passamos então aos golos sofridos.

1 golo - Jornada 1 - Trofense - minuto 59 - Pinheiro - Grande penalidade- Este é um dos golos que é "batoteiro" . Polga têm uma desatenção e deixa o seu adversário isolar-se , faz o carrinho bem fora da área e supreendentemente ou talvez não o arbitro por indicação do seu fiscal dá penalty.

2 golo - Jornada 4 - Benfas - minuto 66 - Reyes - Lancamento lateral , com Rochemback que discutia com o arbitro a esquecer-se do seu jogador directo que livre de marcação remata cruzado fazendo golo.

3 golo - Jornada 4 - Benfas - minuto 71 - Sidnei - Livre lateral com cruzamento para area onde Sidnei cabeceia com Polga a encolher-se.

4 golo - Jornada 5 - Porto - minuto 17 - Lisandro - Falha grosseira de Grimi na abordagem á bola cruzamento para area onde após varias carambolas e uma incapacidade para tirar a bola , Lisandro faz golo.

5 golo - Jornada 5 - Porto - minuto 31 - B.Alves - Livre directo frontal com Rui Patricio a ficar muito mal na fotografia não fazendo tudo que podia para evitar o golo.

6 golo - Jornada 8 - Leixões - minuto 63 - Roberto Souza - Remate de longe com Rui Patricio a ser incapaz de impedir a bola de entrar apesar de ainda tocar nela.

7 golo - Jornada 11 - E. Amadora - minuto 5 - Anselmo - Remate de longe com Rui Patricio a defender para a frente onde aparece Anselmo a empurrar.

8 golo - Jornada 15 - Nacional - minuto 8 - Néné - Chapeu a Rui Patricio que parece demasiado adiantado e falha de Polga ao não atacar a bola.

9 golo - Jornada 17 - Braga - minuto 58 - Meyong - Na sequencia de um canto e resultante da incapacidade da defesa em tirar a bola.

10 golo - Jornada 17 - Braga - minuto 81 - Renteria - Passividade de Rochemback e Abel com o Colombiano a rematar sem oposição já bem dentro da area.

11 golo - Jornada 17 - Braga - minuto 84 - Moissoró - Golo de chapeu após mais uma jogada em que a defesa foi incapaz de afastar a bola.

12 golo - Jornada 18 - Belenenses - minuto 51 - Marcelo - Lentidão de Miguel Veloso em recuperar , saida de Polga ao jogador que tinha a bola com este a centrar e com o avançado azul em fora de jogo a cabecear para a baliza.

13 golo - Jornada 19 - Benfas - minuto 36 - Reyes - Penalty que foi cometido por Polga após uma desantenção do proprio na abordagem á bola.

14 golo - Jornada 19 - Benfas - minuto 89 - Cardozo - Cruzamento desde a esquerda da nossa defesa com o paraguaio a cabecear no meio dos centrais.

15 golo - Jornada 24 - Naval - minuto 15 - Marcelinho - Mau passe de Veloso provoca um contra ataque que dá em golo do adversario.

16 golo - Jornada 25 - Vit. Guimaraes - minuto 55 - Roberto - Cruzamento para a area desde a esquerda da nossa defesa onde o avançado Vimarenense cabeceia sozinho com P.Silva a marcar com os olhos.

17 golo - Jornada 26- E. Amadora - minuto 45 - Goianira - Golaço do brasileiro com um remate indefensavel a uns bons 35 metros da baliza.

18 golo - Jornada 28 - V. Setubal - minuto 37 - B. Gama - Perda de bola de Romagnoli que resulta num contra ataque mortifero do Vitoria Sadino.

19 golo - Jornada 29 - Maritimo - minuto 89 - Olberdan - Bom golo num remate colocado á entrada da area. Sem hipoteses .

20 golo - Jornada 30 - Nacional - minuto 11 - Néné - Excelente golo de livre directo a uns bons 30 metros

Em resumo pode-se dizer que Rui Patricio e Anderson Polga , curiosamente dois jogadores a quem já foi apontado como falha a falta de dialogo entre eles , são sem duvida quem mais falhas têm. Talvez seja importante a rever na proxima época um maior entrosamento entre os dois. Que a ala esquerda permitiu dois cruzamentos vitoriosos contra zero do lado direito. Que a falta de concentração ou de eficacia defensiva do nosso trinco está relacionada com alguns golos.
Que seis dos vinte golos sofridos foram nas ultimas seis jornadas em que a equipa estava claramente "espremidinha" ao maximo atingida com castigos e lesões.

Como curiosidade , apenas Reyes e Néné e ambos de bola parada e no nosso estadio conseguiram marcar tanto em casa como fora. Que o benfas bisou tanto em casa como fora e que juntamente com Braga (este por 3 vezes) e Porto foram as unicas equipas que nos marcaram mais que um golo. Fica claro que a nossa prestação defensiva é estragada com as condicionantes que nos atingiram na parte final do campeonato.

SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home