"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, junho 25, 2009

Há coisas fantasticas não há?





O futebol é sem duvida o desporto-rei do planeta e com situações sui generis bastante curiosas.
Resolvi pegar em duas delas para poder demonstrar que neste jogo qualquer um pode ser um heroi ocasional e passar ao lado da historia do clube mas deixar a sua marca na historia do mesmo. "Como assim?" Perguntará o leitor.

Há dois jogadores que deixaram marca na historia do Sporting mas futebolisticamente falando passaram completamente ao lado do clube. Miguel Garcia e Luis Filipe.
O primeiro fez o percurso das camadas jovens desde os iniciados aos juniores como central. Ao subir aos seniores foi adaptado a lateral direito , função que desempenhava razoavelmente. Não era nem foi um jogador fulcral no Sporting , alternando entre a titulariedade e o banco. Era um lateral defensivo e devido ao seu passado de central com grandes dificuldades em atacar. Está neste momento desempregado após uma mal sucedida aventura em Itália ao serviço do Reginna.

Mas que fez Miguel Garcia para ficar para sempre na historia leonina? É ele o heroi de Alkmaar. Ao ultimo minuto do prolongamento da meia final AZ Alkmaar- Sporting CP e com a eliminatória perdida foi ele que reduziu de cabeça para 3-2 permitindo o Sporting empatar a eliminatoria e passar devido ao factor golos marcado fora. Foi ele com o seu golo que nos colocou na final mais desejada da nossa historia.
Este alentejano de gema , agora sem clube , estará sempre ligado a essa final , independentemente de vir ou não a voltar a jogar ao mais alto nivel. Esse seu golo está tambem ligado ao ultimo golo gritado em plenos pulmões por Jorge Perestrelo um dos mais famosos locutores desportivos da nossa praça. Este "ripa na rapaqueca" faleceu no dia seguinte a esta jornada de gloria.

Luis Filipe foi um jogador que em Alvalade foi marcado pelo Amor-Odio ..... mais odio que amor... ;-). Era um jogador que veio rotulado como extremo direito e acabou a jogar (pouco) a lateral direito. Sendo claramente um jogador sem apoio nem carinho por parte da massa associativa. Mas Luis Filipe está ligado para sempre à historia do Sporting e do seu estadio Alvalade XXI pois foi dele o primeiro golo marcado naquele recinto. Foi no jogo Sporting CP-Man Utd (3-1) na inauguração. O primeiro golo oficial foi da autoria de Fabio Rochemback de penalty ao minuto 14 do Sporting 4 Belenenses 2. Com passagens por Braga , Guimarães e Benfas , Luis Filipe nunca será um jogador de topo mas estará sempre ligado a este episodio da nossa historia.

É pois assim o futebol. Nem só os grandes têm possibilidade de deixarem a sua marca na historia. É sem duvida um desporto que possibilita momentos de gloria a um qualquer desconhecido.

ps-Até hoje não percebia o porque de tanta agressividade do jogador Tarik Sektioui em relação ao Sporting. Ao rever o video do golo em Alkmaar percebi logo. O homem jogava lá na altura e já fazia a festa no banco....Azias....

SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home