"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, junho 09, 2009

Estatística

Visto ser um dos "desportos" aqui no blog rebater qualquer critica ou observação com comentários estatisticos resolvi pesquisar e encontrei no site da liga uma serie delas bem interessantes.
Em primeiro lugar quero aqui endereçar ao LeãoConselheiro os meus parabéns porque realmente ele tinha razão no facto dos 45 minutos. Só não percebo o porque do próprio treinador ter dito varias vezes que tínhamos dado a 1 parte de avanço.

De qualquer modo e apenas para factuar o campeonato que findou e escalpelizando em numeros o nosso segundo lugar , este exercicio não deixa de ser interessante.

Ficamos a saber que o Sporting teve 6 vitorias seguidas como a sua melhor série contra as 9 vitorias seguidas do FCP. Em empates e derrotas igual ao FCP , 2 derrotas e 2 empates seguidos foram as piores series a desperdiçar pontos.

No campeonato das primeiras partes ficamos a saber ( tal como o conselheiro disse) que o SCP é ao intervalo quem teria mais pontos num campeonato virtual. 57 pontos contra 56 do FCP Espante-se agora que se fosse nos primeiros 15 minutos , e nós que reclamamos tantas vezes de entrarmos a passo , a vantagem seria enorme! 47 pontos contra 38 do FCP ! Realmente é supreendente quando em conversas entre sportinguistas o factor "entrada lenta"é sempre apontado a nossa equipa.

Ficamos a saber então que é na segunda parte que o SCP perde mais pontos. A fase critica é até aos 75 minutos , em que a diferença para com o FCP chega a fixar-se nos 9 pontos para ser compensada no minuto 90 com a recuperação para 4 pontos de desvantagem em relação ao campeão. 70 pontos contra 66 .

Outra das supresas que constatamos é que o Sporting foi o clube com melhor aproveitamento em casa , isto mesmo com 3 derrotas na condição de visitado. 34 pontos contra os 32 do FCP. Ficamos tambem a saber que o nosso ataque em casa é o melhor com 29 gm contra 24 do Nacional. Pior é a nivel defensivo. Enquanto o FCP apenas sofreu 7 golos em casa , o SCP sofre quase o dobro , 13 golos ! Ficando atras do Braga (10) e com os mesmos sofridos que a Academica.

No reverso , ou seja , como visitante o SCP fica muito aquém do actual campeão. O SCP faz 32 pontos contra os 38 do FCP. Se apenas perdemos 1 vez tal e qual o FCP , verifica-se que foram os empates (demasiados) que nos fizeram cavar a diferença. 5 empates contra apenas 2 do Porto.
A nivel de golos verifica-se o inverso em relação aos jogos em casa. O FCP marca muito mais fora de casa. 38 golos marcados contra apenas 16 marcados pelo Sporting. Sendo que nesse aspecto equipas como o Benfas com 31 , Nacional com 23 ou Braga com 20 , isto apenas para dar algusn exemplos , foram mais certeiros que nós fora de portas. A diferença está então na maneira como defendemos fora de casa. Apenas 7 golos sofridos , uma performance igual ao do FCP em casa.
Apenas FCP e Braga se aproximam a esta segurança defensiva. Por exemplo o nosso vizinho de carnide sofre 18 golos na condição de visitante.

Sabem quantas vezes o SCP virou um resultado? Pois é , por 3 vezes p SCP virou um resultado este ano , talvez o mais espectacular tenha sido em Guimarães. No oposto não há como o SCP , alias é uma caracteristica que identifico em Paulo Bento e que pode ser observada quando se está no estadio e o SCP chega a vantagem. É notorio que passamos a jogar muito mais cautelosos e arriscando menos , tentamos sair rapido no contra-ataque. O Sporting em jogo de campeonato que tenha estado a vencer , nunca se deixou supreender , mantendo sempre a vantagem adquirida , embora FCP e SLB tb nunca se tenham deixado supreender após terem a vantagem.

Apesar de jogarmos com 2 pontas de lança o nosso peculio ofensivo não foi por ai além este ano. O nosso ataque sentiu demasiado a falta de Liedson no inicio do campeonato e talvez tenha sido uma das explicações para a fraca concretização apresentada. O nosso ataque é 4 na geral com 45 gm contra 47 gm do Nacional , 54 gm do benfas e 61 gm do FCP.
Tivemos uma média de 1,5 golos por jogo contra os 2,1 dos azuis e brancos. É uma gritante diferença e manifestamente pouco para quem joga para o titulo. Terá que ser um aspecto a rever. Provalvemente o pouco aproveitamento das bolas paradas é uma das explicações para este factor.

Acabamos como 2 melhor defesa e atendendo aos problemas de logistica que aconteceram no final do campeonato com demasiadas lesões e castigos não deixa de ser meritorio sofremos 20 golos á media de 0,67 contra os 18 do FCP que tiveram media de 0,60. Este foi um sector que teve sempre demasiadas mexidas ao longo do ano. Foram os laterais , foi a lesão de Tonel e a entrada de Carriço. Enfim , são situações de futebol , que , julgo eu , condicionaram um setor que normalmente em equipas de alta competição é o que menos se mexe.

Por ultimo 3 coisas que podem ou não explicar as vezes o menos rendimento ou maior dificuldade em certos jogos. O Sporting juntamente com o Nacional são as equipas com media de altura mais baixa da primeira liga, 1.78 cm contra os 1,83 do FCP. A media de idade mais baixa da 1 liga (plantel) é a do FCP com 22 anos contra os 25 anos do SCP. Cai um pouco pela base a teoria que temos uma equipa muito jovem. Falta talvez um pouco mais de experiencia para ajudar os mais novos.

Por ultimo a nivel disciplinar ficamos a meio da tabela mas convem analisar isto. O Belem de Coroado foi a equipa mais indisciplinada na primeira liga com 97 amarelos , 3 duplos amarelos e 1 vermelho para um total de 101 cartões!!! O Sporting teve 69 amarelos , 5 duplos amarelos e 2 vermelhos. Agora compare-se com o FCP. É realmente curioso verificar que se a nivel de amarelos a coisa é mais ou menos equilibrada (64 amarelos do FCP) os anjinhos do dragão apenas viram 1 duplo amarelo e pasme-se ZERO vermelhos.... É anedotico , ainda para mais com as imagens que foram dando o ano todo com entradas assassinas de certos jogadores do FCP.

Em analise e visto assim a frio os numeros estatisticos parece que a distancia que nos separa do FCP não é assim muita. Mas infelizmente e ao vivo as coisas não se passam assim. Teremos que ser mais aguerridos e lutar por cada centimetro do campo se quisermos ser Campeões no final de 2010. Teremos que ser 11 irmãos dentro de campo em que se baterem num estão a bater em todos. É esse espirito que falta ao nosso 11 seja ele qual for. Uma maior capacidade nas bolas paradas poderam resolver certos jogos dificeis e pender a balança para o nosso lado. Um discurso mais apaixonante e um futebol mais atractivo será chamariz aqueles que já se aborreceram no passado e sequencia de vitórias criará um élan que acompanhará a onda verde que temos verificado nos ultimos dias. Em suma....está na hora de Paulo Bento e sus muchachos contribuirem para a continuação dessa onda.
VENÇAM POR NÓS!!!
SL
Miguel Damas
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home