"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, junho 10, 2009

Espirito de grupo

As eleições já acabaram mas continua a haver de parte a parte acalorados debates sobre o que se fez , vai fazer ou pode ser feito. Quem me conhece , sabe que sou de convicções fortes e de ideias ou opiniões muito minhas. Julgo que todos sabem que não votei JE Bentencourt e que não gosto de Paulo Bento. Não importa aqui referir os porquês de um e de outro. São temas demasiado debatidos e que infelizmente vão ser num futuro proximo arma de arremesso tanto a um como a outro.

Não quero com isto dizer que passei a ver tudo com bons olhos mas num sentido justo principalmente a JE Benttencourt é caso para dizer " deixem o homem trabalhar".
É cedo para tirar ilações e as primeiras impressoões , honra lhe seja feita têm sido positivas.
Julgo que o proprio Paulo Bento terá que arrepiar caminho porque já se entendeu nas entrelinhas que com JEB não há choradinhos nem desculpas a torto e a direito como com FSF e os seus administradores.

Passando acima disto , que achei por bem frisar , quero-vos falar de um email que recebi no principio da semana do nosso amigo Pai da Leoa em que ele denotava grande preocupação na maneira como as nossas equipas fraquejam ou tremem contra toda e qualquer adversidade ou desafio. Achei uma certa piada pois é um assunto que tenho debatido variadissimas vezes com o Felizberto e com o Green Ghost. Os bloqueios mentais das nossas equipas e a falta de espírito de grupo evidenciado varias vezes pela equipa principal.

Sem querer criticar um trabalho fabuloso feito na academia , é notorio que ás nossas equipas falta muitas vezes garra , ratice , capacidade de sofrimento e espirito de grupo.
Dá ideia que se priviligia muito a tecnica e o jogador fantasista mas e vendo varios casos da equipa principal e da equipa junior . alimentam-se egos em detrimento do espirito colectivo.

Passo a explicar para não ser mal interpretado. Faz muita confusão que em situação de conflito , picardias ou entradas duras sobre nossos atletas , normalmente são jogadores que tiveram escola noutro clube que saem em defesa do colega. Quantas vezes não vemos Liedson a ser provocado ou injuriado quando está no chão sem haver qq colega a fazer a sua defesa? Com Moutinho aconteceu varias vezes essa situação. E quem sai em seu socorro são invarialvemente os mesmos. Tonel , Postiga (quando joga) , Abel , etc..... Salvo a excepção Caneira tudo jogadores sem formação na nossa casa.

Outro exemplo e que aconteceu nos juniores. A incapacidade para aprendermos com os erros e estarmos precavidos para qualquer situação. Mesmo depois do final de jogo vergonhoso que nos deu o titulo o ano passado , fomos capazes de ser anjinhos e sofrer um golo depois da hora porque ficamos á espera do fair play do adversario....Ainda por cima a mesma situação ia acontecendo num jogo de juvenis ou iniciados contra o Benfas. Ora onde está a nossa capacidade de introspecção? A capacidade de analisar as coisas e transmitir ensinamentos para que não caimos nos mesmos errros?

O certo é que tanto a critica como o elogio facil nos tiram descernimento mas teremos que dentro da nossa casa lidar e crescer com isso , ganhando anti-corpos e força para lutar sempre pela vitoria em todo o lado. Conhecermos as nossas fraquezas torna-nos mais fortes. Tenho a convicção que no Sporting se chora demasiado sem se dar atenção ao porquê de se ter falhado.
Nunca haverá ambição necessaria para vencer se nos desculpar-nos de tudo.

É porque as arbitragens são contra , ou porque são demasiado violentos ou agressivos ou até a falta de experiencia. Tudo isso pode ser contornado com capacidade de analise introspectiva.
Que nos serve esta onda toda de euforia e de apoio ao presidente e ao treinador se dentro do campo os nossos jogadores não se apoiarem uns aos outros? Se o colectivo não se impor aos egos e tiques de vedeta. Se não lutarmos por cada palmo de terreno? Se não meter-mos o pé mais alto que o adversario cada vez que ele nos intimidar? Se não cerrarmos os dentes e fizermos das tripas coração quando sabemos ( e sabemos tantas vezes) que a arbitragem nos vai ser prejudicial?

Julgo que o discurso de JEB vêm um pouco nesse sentido e não tendo votado nele , agrada-me o sentido de exigencia que ele emana e a paixão com que fala do Sporting. Porque meus amigos apesar de todas as nossas opiniões sobre isto ou aquilo ,as nossas divergencias ou concordancia sobre assuntos varios , tudo isto é relativo quando acima disso está o Sporting.
Esse meu amor prevalece sobre tudo embora não me retire o sentido critico das coisas.
O meu maior medo é que aqueles que mais exultam com as eleições sejam os primeiros a mandar pedras ao treinador. Seria mais logico ter-se deixado cair esse elo sempre mais fraco. Mas sendo ele , treinador , uma aposta pessoal de JEB , creio que se deve dar todas as condições para que no final do ano possamos festejar.

Julgo que , se formos unos dentro e fora do campo , com 2-3 reforços de qualidade e com mais espirito leonino , poderemos festejar todos no final do ano mesmo sem grandes retoques no plantel.

SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home