"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, maio 29, 2009

Uma outra Visão das Eleições

Tenho-me coibido de postar neste espaço relativamente às eleições porque assumidamente não sou uma pessoa neutra neste assunto. E também porque tenho assistido aqui a momentos de violencia verbal por vezes para lá de todos os limites aceitaveis. Por isso mesmo não tenho sequer comentado os posts que têm sido colocados.

De qualquer modo, acho que há assuntos que merecem reflexão. E por isso mesmo, não podia deixar de escrever este post.

Neste momento, há duas listas em compita para os orgãos sociais do clube (excepção feita ao Conselho Leonino em que a disputa é alargada). Duas listas com visões total e radicalmente diferentes do Clube. Se uma das visões é melhor que a outra será algo que cada um deve analisar antes de fazer a sua opção e não me vou alongar a esse respeito. O que me preocupa é outra coisa.

Uma das listas tem um programa, ideias sobre o que quer fazer e tem apresentado as acções a que se propõe para levar a cabo essas ideias, bem como as pessoas encarregues de as implementar. Pessoas jovens nalguns casos, mas que gostaria que todos conhecessem como eu conheço. Porque vale a pena conhecer o Nuno Paiva, tanto do ponto de vista humano, como do ponto de vista da visão e ideias que ele tem sobre o Sporting e sobre o desporto portugues em geral. Relativamente ao João Mineiro já nem vou dizer mais nada, porque já o conheço há algum tempo e a confiança que me desperta é total. O José Pedro, do património é uma pessoa extremamente solida e muito haveria para dizer sobre todos os outros... Duma coisa tenho a certeza. Vão fazer tudo o que estiver e não estiver ao seu alcance para não drefraudar as expectativas de quem neles confiou, se forem eleitos. A lista é sólida e o papão do gonçalvismo e afins só pode ser arvorado por nítida má fé e falta de argumentos.

Do outro lado, bem...do outro lado, pouco de sabe. O programa é extremente pobre e minimalista, ninguém sabe bem quais são as ideias, sabe-se que o Plano das VMOCs é para continuar, mas não se sabe bem como, não se percebe qual a ideia para a SAD, as ideias relativamente ás amadoras são quase nulas e os socios são verbo para encher porque parece que são importantes, mas não se sabe o que vai mudar relativamente aos ultimos anos. A unica coisa que parece certa e aí tiro o chapéu a JEB é que a estrutura do clube vai emagrecer (uma ideia comum ás 2 listas). Mas mais uma vez não se sabe de todo como. E não me parece que quem esteve no clube nos ultimos anos tenha agora a coragem de fazer o que nunca fez antes! Porque para dizer a verdade, a lista é...da continuidade! E para agravar as coisas, as jogadas de ultima hora, como a do Dias Ferreira, não abonam nada a favor da intenção de mudar alguma coisa no Clube. Antes pelo contrário...

O que me assusta e mais que isso, revolta, é que alguém possa ser eleito sem apresentar uma ideia concreta do que vai fazer se isso acontecer! Em qualquer eleição, seja ela para o Sporting, para o governo, para a junta de freguesia, ou para a associação recreativa da aldeia de atras do sol posto de baixo, o que se exige a quem se propõe a uma eleição é que explique quais são as suas ideias, como as vai por em pratica e quem são os rostos encarregues do quê! Parece que JEB prefere antes falar da historia do Sporting, da bifana e do courato. Até o passivo é uma chatice e não se deve incomodar os Sportinguistas com isso! Pois não, provavelmente é assunto para accionistas!

O debate também será uma chatice...o problema é que um debate nunca é uma chatice. Mesmo quando corre num clima tenso e pouco civilizado como acontecu no famoso derby DC-SF. Eu fiquei a saber muita coisa que antes não sabia e isso para mim foi muito mais importante que o civismo ou não civismo do debate. De qualquer modo, não acredito de todo que um debate PPC-JEB decorresse no mesmo registo e penso que até seria bem civilizado! O problema é que uma das partes não tem nada para apresentar e ainda ia ter de explicar muita coisa sobre os ultimos anos. JEB tem tudo a perder com o debate e nada a ganhar. Essa é a realidade. E pelos vistos no Sporting, como na politica, os calculismos sobrepõem-se á etica!

Falando depressa e em bom portugues: pode ser que JEB se lixe. Porque esta estrategia pode resultar num tiro a saír pela culatra!

Competirá a cada um avaliar tudo isto, pensar bem que Sporting quer e que garantias lhe dá cada uma das equipas que vão a jogo. E depois decidir. A visão que aqui espelho é a minha. É pessoal. Cada um deve fazer a sua que em muitos casos será certamente diferente da minha. Mas isso é o jogo democrático e ninguem aqui é dono da verdade.

Saudações Leoninas para todos vós,

José Gomes (JG)

P.S. Resolvi editar esta mensagem, só para acrecentar um ponto de que esqueci e que me parece importante. Hoje, Sexta Feira, ás 19 Horas, realizar-se-à no auditorio do Estádio, a ultima das 3 sessões de esclarecimento aos socios da Lista "Ser Sporting", desta vez subordinada ao tema "Futebol"!
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home