"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sábado, maio 30, 2009

Porque é futebol que nos faz mexer.....


Sinto-me taciturno. O futebol quase não se discute e tirando as fases finais dos campeonatos juniores , juvenis e iniciados pouco mais há a discutir. Hoje ganhou-se ao Boavista no bessa em juvenis. (0-1) O atletismo masculino lidera no primeiro dia a taça dos Campeões europeus enquanto a equipa feminina ocupa o 3 lugar. É portanto fora da órbita das eleições tudo aquilo que podemos falar....

Mas enquanto se discute quem ganha e quem treina para a próxima época já se vai sabendo como está alinhavada a pré época do nosso clube.
Apresentação a 26 de junho
-4 de julho jogo na academia com o Atl.Cacem.
-11 de julho jogo em Albufeira contra o Nottingham Forest.
-18 de julho jogo em Alvalade contra o Feyenoord.
-22 de julho jogo em Guimarães contra o Vitoria local.
-28/29 de julho jogo da pré eliminatoria da CL.

É ao contrario de outros anos um arranque a todo o gás. Com vários jogos de diferente grau de dificuldade que visam a preparação para o 1 jogo oficial. Sobre isso e nem abordando quem será o treinador , há 2 aspectos a considerar. A preparação fisica terá que ser melhor e mais planeada que esta ano. Não querendo acusar ninguem acho que o numero de lesões musculares foi completamente anormal. Se foi da preparação ou se for má recuperação por parte do departamento medico não sei. Mas terá que ser bem analisado porque com um plantel de 24 e sem grande banco , qualquer lesão toma proporções catastroficas. Depois porque sendo uma época iniciada mais cedo vai se tornar mais longa e os piques de forma muito bem geridos correndo-se o risco de acabar a época de rastos.

Relacionado com as lesões e o plantel ser curto julgo que para tantas competições o plantel devia ser "engordado para 26 contra os 24 deste ano. Para alem das 4 competições oficiais teremos ainda a liga intercalar para fazer rodar os menos utilizados.

Não entrando de novo na silly season julgo que se o Sporting quiser ser campeão não pode ter apenas jogadores de formação a acarretar o peso de lutar pelo titulo. Este ano tivemos muito pouco de Vuk e de Izmailov que eram os medios mais ofensivos e acutilantes do plantel. Julgo que é imperativo contratar um jogador dentro destas caracteristicas que saiba rematar de longe.

Outro reforço que gostaria que fosse adquirido era um bom cabeceador , sendo ele defesa central ou avançado. As bolas paradas são hoje em dia uma arma a utilizar contra equipas do "autocarro" e não temos sido aproveitadores dos muitos cantos que beneficiamos. Não entrando apenas nesse campo julgo ser pertinente por em causa o treino dos mesmos. Sei que temos defice de altura mas tenho a sensação que são marcados muitas vezes sem aquele feeling que pode ser golo. São marcados por ser marcados. O Sporting foi de longe a equipa com mais cantos da superliga. Não pode apenas ter 2 golos nessa vertente.

Penso que terá que ser um ano com muito trabalho e tudo bem planificado. Não vale a pena falar de quem vai orientar. Os dados estão lancados e toda gente sabe que o treinador será aquele que é preferencia do presidente que ganhar. Se de um lado está um treinador que já cá está há 4 anos e têm alguma obra mas com a imagem já bastante desgastada. Do outro poderá ser uma raposa velha que sabe muito mas que há muito tambem está arredado dos festejos do vencedor.

Que seja um ano leonino.

SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home