"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, março 30, 2009

O pós congresso

O Congresso terminou e pelo que se vai lendo foi um momento marcante na vida do clube e veio demonstrar que a vitalidade não está perdida.
Apesar de não haver unanimidade em relação a alguns pontos, parece que saíram dali recomendações muito importantes para o futuro do clube.
Ainda não são vinculativas e só se tornarão directrizes validas após serem aprovadas na Assembleia-Geral de 17 de Abril.

No pós congresso o que se assiste é a mais do mesmo e passo a explicar.
A reboque da expressão utilizada por Dias da Cunha vêm agora alguns opositores dizer cobras e lagartos deste evento. Que foram “manipulados”; que foi tudo uma “palhaçada” e outro tipo de acusações.
Se desconfiavam sequer que iria ser tudo isto porque motivo marcaram presença e legitimaram tais actos.
Se como dizem existe uma maioria manipulada e instrumentalizada e se sabiam de antemão o que se iria passar, nunca deveriam ter ido ao beija-mão real.
Para serem coerentes deveriam ter seguido o caminho traçado por Dias da Cunha.
Também existe outra leitura possível para a sua ida a este congresso. Foram lá para contar espingardas e auscultar o sentir dos sportinguistas.
O problema maior é que todos eles abominam esta direcção, mas não têm coragem e frontalidade para se assumirem como verdadeira opção.
Quando confrontados com a pergunta sacramental: Vai candidatar-se a Presidente do Sporting? Escudam-se nos nims e no vou pensar.
Estamos todos fartos desta lengalenga, primeiro esperavam pelo congresso para avançar, agora já protelaram para depois das AG’s e da próxima qual será a desculpa.
Talvez estejam à espera de saber qual o candidato da continuidade para depois avançar, contudo uma oposição forte e estável já deveria ter uma opção.
Assim tenho de concordar com aqueles que defendem que a oposição é minoritária e está espartilhada. Ao longo de meses não conseguiram lançar um nome credível, nem um projecto alternativo.

Se o pior dos cenários se colocar não duvidem que virei aqui pedir explicações aos que durante meses e meses foram criticando e injuriando a actual direcção, mas que na hora H se escondem. Devo dizer que temo mesmo que este cenário venha a acontecer.
Seria muito triste ter de adiar as eleições ou assistir ao recuo de Filipe Soares Franco.
Também seria humilhante para o universo sportinguista assistir a novo embate entre o homem da continuidade e o eterno candidato Abrantes Mendes.
Este senhor ainda não percebeu que ao longo destes anos tem servido como arma de arremesso. Numa linguagem nua e crua este homem é descartável e é sempre lançado como “carne para canhão”.
Subtil de Sousa outrora sempre solicito na crítica a esta direcção, absteve-se de aparecer ultimamente, talvez percebendo que não devia alinhar em certos jogos palacianos.
Muitos querem dirigir este grande navio, mas poucos têm qualificações mínimas para tal desiderato. Existem muitos icebergues capazes de afundar este navio e só um comandante experiente e sagaz pode indicar o melhor caminho.
Para que não restem grande duvidas, devo esclarecer que não gostaria de assistir à continuidade de Filipe Soares Franco, mas antes um Soares Franco que um Abrantes Mendes.

Tinha prometido que até ao período pré-eleitoral não me pronunciaria sobre qual o meu candidato favorito. Contudo a circunstâncias alteraram-se radicalmente e hoje posso assumir isso sem problemas.
O homem que gostaria de ver ao leme deste clube seria o sportinguista José Eduardo Bettencourt. Não vislumbro muitos sportinguistas que conseguissem ser tão carismáticos e aglutinadores como ele.
O seu anúncio foi para mim uma tremenda desilusão, pois apesar de ser um homem do aparelho tinha capacidades suficientes para fazer rupturas, dando uma nova alma e dinâmica a este clube.
Por mais estima e consideração que tenha por todos os consócios e pelas suas capacidades vou ouvindo nomes que me deixam arrepiado.
O Sporting estará porventura a atravessar um dos momentos mais delicados da sua centenária existência, assim faço um apelo aos putativos candidatos que não avance contra este ou contra aquele, mas sim a favor de um ideal maior que se chama Sporting Clube de Portugal.



Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home