"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, março 29, 2009

Congresso Leonino - Primeiras Impressões

Chegado do Congresso há algumas horas, deixo aqui as minhas primeiras impressões.

Antes de mais, há que realçar o clima pacífico e de entendimento em que decorreram os trabalhos e o modo como, pelo menos na secção "Socios e Adeptos", em que participei, as pessoas falaram, discordaram, mas souberam sempre manter o civismo e clima construtivo.

O dia de sabado foi passado na discussão das recomendações nas várias Secções. A manhã de hoje foi dedicada à votação, alargada a todos os delegados, das recomendações que resultaram dos trabalhos efetuados no sabado.

No que se refere ao dia de hoje, penso que muito há a melhorar num futuro Congresso. Foram aprovadas diversas recomendações contraditórias (por exemplo a da venda de participações do clube na SAD vs. recomendação 9 saída da Secção "Socios e Adeptos") e em muitos casos deu-me a impressão que as pessoas não estavam minimamente cientes daquilo que estavam a votar (só por isso compreendo o chumbo da recomendação do João Pedro Silva e do Frederico Abreu, no sentido de a gestão do Clube dever estar focada no Sócio). O modo como é feita a votação das recomendações é certamente aspecto a melhorar num futuro Congresso...De qualquer modo, isso não é necessariamente negativo, porque perfeição é coisa que não existe!

Outro facto que destaco é o de muitas das recomendações aprovadas terem mais caracter operacional do que estratégico, ao contrario do que se esperaria deste Congresso!

No que se refere à discussão das recomendações no sábado, na Secção em que participei, "Socios e Adeptos", realço a excelente condução dos trabalhos pelo João Pedro Varandas e as intervenções brilhantes do João Pedro Silva, nomeadamente quando aos 2 pontos mais polemicos: a questão das Assembleias Gerais Delegadas e a das referendárias.

Basicamente, a serem consagradas as recomendações aprovadas, isso significará que os socios passarão a ter participação directa nas AG eleitorais e nas referendarias e indirecta nas restantes, em que estariam representados por socios a eleger pelo metodo de Hondt (200 a 250), socios esses que seriam eleitos a partir das listas apresentadas na eleições. Deixaria de haver debate em AG com esta metodologia!

As AG referendarias seriam efectuadas para temas fracturantes como alienações de património e participações sociais ou alterações de estatutos. Seriam precedidas de debate previo e de divulgação das varias posições no jornal do clube!

Concordo com a questão das AG referendarias, mas...a experiencia diz-me que a ser consagrada, deve ficar claramente definido nos novos estatutos o timing e metodologia dos esclarecimentos a efectuar e a garantia e de que quem é a favor e contra tem espaço para publicar e discutir as suas ideias. Se o modus operandi que for adoptado nos estatutos garantir estas questões, votarei a favor, na AG que for marcada para o efeito. Caso contrario, votarei contra!

Quanto ás AG Delegadas, sou absolutamente contra. Representam o afastar dos socios da vida clube e não trazem qualquer valor acrescentado. Alias, nem sequer simplificam a realização das Assembleias, dado que hoje já são normalmente muito pouco concorridas. Alem disso, a adoptar-se esta metodologia, então os socios deveriam poder autonomamente apresentar candidaturas á AG delegada em vez de serem eleitos em listas ligadas ao acto eleitoral, já que quem hoje tem o poder executivo vai também ficar na mão com o poder de controlo sob si proprio. Votarei contra alterações estatutárias que prevejam esta disposição, como já votei contra ela no Congresso!

Quanto ao resto, temos o reforço do poder dos Nucleos e dos direitos dos socios correpondentes (com pequenas nuances, estou de acordo), o fim dos Socios atletas (não me parece bem), recomendação que os jogos de futebol se joguem á tarde (acham mesmo que Olivedesportos vai deixar?), fim implicito do Conselho Leonino (não há nenhum recomendação nesse sentido, mas com as AGs referendarias e Delegadas, qual será o papel do CL?), entre varias outras recomendações aprovadas de teores diversos.

Pelo que ouvi, nas secções relacionadas com o modelo do futebol e com o ecletismo, as coisas terão também genericamente corrido bastante bem!

No que refere à Secção "Sustentabilidade Financeira", lamento o modo como o João Mineiro terá sido tratado, por ter uma opinião diferente do "politicamente correcto", a acreditar em vários testemunhos que fui ouvindo... Ter uma opinião diferente não é facil, principalmente quando se lida com massas instrumentalizadas que não querem sequer ouvir...

Realço ainda o forte papel que o Congresso achou que as Modalidades Amadoras devem ter no Sporting do futuro. Lamento o ar de enfado e gozo com que o Presidente esteve aquando da aprovação de recomendações deste teor (também o fez para algumas recomendações da secção "Socios e Adeptos"). Deploravel!

Também me pareceu que seria mais ético a Direcção apresentar as suas próprias propostas em ver de usar os "proponentes" Oliveira e Costa e Dias Ferreira, como fez nalgumas situações!

Em breve, deixarei aqui outros testemunhas da minha passagem pelo congresso! De qualquer modo foi bastante positivo, apesar de achar que esteve longe de atingir os objectivos que eu pessoalmente esperava da sua realização.

JG
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home