"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Não há falta de militância!

Algum tempo atrás Filipe Soares Franco falou que havia "falta de militância" no Sporting e a partir daí o tema tem sido citado, glosado e discutido das mais diversas maneiras e feitios.


Ora a "militância" é uma das facetas (mais) visíveis dum problema mais profundo, mais importante. É esse problema que tem de ser descoberto, assumido, enfrentado e, por fim, resolvido.


E qual é o problema, então? O problema é a falta de entusiasmo, a falta de Alma, a falta de Sportinguismo em "intensidade e quantidade".

E o que é que levou a esta falta de entusiasmo que tornou muitos Sportinguistas distantes ou ( quase) abúlicos? Quanto a mim existem factores internos, ao Sporting, que serão os mais importantes; e existem factores exógenos parcialmente comuns a outras agremiações. Sobre estes factores externos ao Sporting citarei rapidamente: custo de vida e crise económica, outras actividades de entretenimento, descrédito e corrupção no jogo e na arbitragem, horário de jogos, excesso de informação e jogos nas TVs, etc..


Mas sobre os factores internos e inerentes ao Sporting, e que conduziram à desmotivação do Mundo Sportinguista, destacarei:



a) Criação duma SAD após o que os Dirigentes se ufanam de ser "Administradores" em vez dos antigos Dirigentes que trabalhavam apenas por "carolice".


b) Desprezo pelos valores Sportinguistas. Tendência para ver o "Sporting" como outra empresa qualquer.


c) Ataque ( ou tentativa ) a instituições que chegam ao Sporting profundo como o Jornal "Sporting". Esteve quase a ser encerrado.


d) Tratamento dos sócios e dos Sportinguistas em geral como Clientes ou "centros de proveitos", e não como "sócios".


f) Ataque às modalidades. Cada dois meses as modalidades são questionadas. Qualquer "clubezeco" tem Pavilhão; nós não temos!! Nem terreno temos. Pior, vendemos os terrenos à volta do Estádio, o nosso espaço vital.


g) Implementação de Politicas fracturantes como a venda do Património. Isto criou uma divisão da massa associativa cujas feridas custarão muito a sarar. Quanto ao Património foi perdido.... Só esta venda fez perder os bens para sempre, e as parcas receitas não compensarão nunca esta cisão na massa associativa.


h) Desconhecimento dos Núcleos. Daqui ao seu afastamento, desprezo e definhamento foi um passo.


i) Criação de "games box" por vezes mais vantajosas para adeptos que para sócios, já para não falar da ingratidão para com os sócios "correspondentes".


j) Atitude muito "intelectual" e distante. Sobranceria perante o "povo", afinal a grande maioria da população.

Isto junto com um "low profile"tira o Sporting dos títulos dos jornais e da ribalta. É necessário manter a "chama acesa".

Há um convencimento que tudo pode ser tratado pela Internet; quem tem acesso, e quem sabe se movimentar e navegar? E comprar pela Internet? 15% das pessoas?


k) Esquecimento que o Sporting Clube de Portugal é um "Clube de Portugal" e não de Lisboa, de Cascais, de Braga ou de Évora. Daqui resultou um sistema de "bilhética" ( que raio de nome) que prejudicou as excursões de autocarro para o José Alvalade. Pessoas que iam com os filhos quatro vezes por ano ao José Alvalade, agora estão a perder o hábito de ir.


l) Exílio do futebol e dos treinos para Alcochete, melhor a 12 km da Vila de Alcochete.


m) Equipa de futebol cujas exibições são, em regra, muito fracas embora, felizmente, os resultados sejam melhores.


n) As côres do equipamento tanto podem ser verdes, como fosfurescentes, como doutra côr.

O que importa é que se receba X pela assinatura do Contrato.

Só se pensa no imediato.


n) Convencimento que é igual o Sporting ser o dono de 90% da SAD, ou 60%, ou 51% ou 30%.

Se o SCP não for o dono da equipa, porque não, então, ser adepto antes do MU, do Barcelona ou de nenhum Clube?


o) O "site" do Sporting parece um "caça niquéis".

Ao contrário deveria esplanar o Sportinguismo, a História do Sporting, a cultura dos seus atletas imortais. Deveria mostrar os feitos Gloriosos.

Para encontrar estes temas temos de cirandar por blogues Sportinguistas.

Mas se o site seguisse o outro caminho, podem estar certos que haveria mais receitas de "merchandising". Criar-se-ia a tal onda de entusiasmo que seria reprodutiva pelo orgulho de ser "Sporting".



E por pouco escapamos de ter um Estádio a meias com o Benfica....


Todos estes factores conjugados levaram à perda de "ENTUSIASMO", levaram ao desgosto de muitos Sportinguistas, atacaram o âmago da Alma Sportinguista.


Logo a seguir veio a fraca " MILITÂNCIA": perda de sócios, Núcleos desactivados, jornal com apenas 14 000 exemplares de tiragem, queda enorme na venda das "game boxes", vendas diminutas de "merchandising", poucos bilhetes vendidos ( 22 000 pessoas contra o Braga!), etc., etc..

Caros amigos falta muita coisa que leva a haver pouca militância. Resolvidas as causas, cessam os efeitos.


Daquelas causas que acima mencionei - de a) até o)- quais acham que mais contribuiram para a situação actual? Em percentagem.


Ou estarei errado, e há outros motivos?


Gabriel Almeida
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home