"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, janeiro 06, 2009

Boas notícias na casa leonina



Coincidência, ou não, pelo facto de estarmos em ano de eleições na nossa casa leonina, Filipe Soares Franco deu-nos a boa notícia que se exigia de que a sustentação e o equilíbrio económicos-financeiros do clube estão assegurados, sem prejuízo de uma política desportiva ambiciosa, através de um novo desenho de reestruturação financeira.

Não há segredos, pelo que há muito se apontava que a única forma de conciliar um controlo do deficit e do passivo com uma maior ambição a nível da equipa profissional de futebol, passava por esbater o estrangulamento que a banca (BES e BCP) nos impunha, coarctando a possibilidade de ombrearmos com os orçamentos dos directos rivais, levando-nos a alienar talentos e a adoptar políticas de contratações modestas.

Notas de destaque do anúncio feito por Soares Franco:

«O Sporting terminou com todos os seus financiamentos, passando a ter um único contrato – agrupado – que irá alargar o prazo de financiamento até 2025, conseguindo também uma redução de 25% nos spreads dos juros aplicados (de uma média de 2,3%, passa-se para 1,5%) e ficando com a liberdade de adequar as responsabilidades financeiras de cada empresa do grupo Sporting à sua capacidade de gerar recursos necessários para o pagamento do respectivo financiamento.
Com isto, o grupo Sporting fica sustentável em despesas e receitas correntes, sem necessitar de vender jogadores (como estava previsto no Project Finance)».

Quer isso dizer que a redução do actual passivo - avaliado em 245 milhões de euros (238 bancário + 7 a fornecedores) - poderia ser reduzido em seis meses para 141 milhões de euros.

Soares Franco referiu ainda que o contrato com a MDC, relativo à venda dos terrenos do antigo Estádio, renderá mais 25 milhões de euros, enquanto que o contrato com a autarquia lisboeta, em resultado da recente resolução do Tribunal Arbitral, representarão mais 24 milhões (provavelmente em activos que poderão ser convertidos em liquidez).

Também a emissão de VMOC'S (valores imobiliários obrigatoriamente convertidos) no valor 55 milhões - os quais serão utilizados para adquirir os direitos televisivos dos jogos à Sporting Comércio e Serviços - terá impacto na redução do passivo para os tais 141 milhões.

As medidas propostas vão também permitir rever os pressupostos do Banking Case e rever os custos salariais para 25 milhões de euro/ano.

Soares Franco terminou assumindo que estas medidas impõem que as assembleias gerais da SAD e do Clube aprovem a emissão das VMOC'S e que os direitos televisivos passem para a SAD. Ainda segundo ele, se estas condições não forem cumpridas até final do próximo mês de Junho, os contratos feitos com a MDC e com os bancos serão dados como vencidos.

Se dúvidas havia sobre a intenção de Soares Franco em se recandidatar, creio que as mesmas estão esclarecidas. No que a mim diz respeito, terá o meu apoio no plebiscito destas medidas propostas porque não vejo outra alternativa e porque as mesmas vão de encontro àquilo que há muito defendo.

A somar a tudo isto, ainda a boa notícia de que o Sporting continua a dar passos seguros rumo à sua globalização, dado que vai criar uma joint venture para construir e implementar uma Academia de futebol na África do Sul.

Leonino
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home