"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, dezembro 16, 2008

Optimismo vs Pessimismo

Caros comentadores e leitores deste blogue peço-vos desde já desculpa mas vou ter de desabafar convosco. Como a maioria de vós costumo ler vários blogues de cariz sportinguista e ultimamente tenho notado que começa a alastrar um grande sentimento negativo sobre tudo o que diga respeito ao nosso clube.
Não considero que seja uma onda de bota abaixo mas uma onda de pessimismo. Houve momentos em que se colocava em causa o treinador ou a direcção, actualmente noto que quase tudo é colocado em causa.
São dias e dias de artigos carregados de acusações e insinuações mais ou menos veladas que começam a minar cada vez mais a já de si depauperada onda verde de esperança.
Podem pensar que estou a fazer todo este discurso contra alguém ou algum blogue em particular, mas podem ficar cientes que não é isso que pretendo com este post.

O que me fez escrever num blogue sobre o Sporting foi a minha enorme paixão pelo clube e a possibilidade de a poder exprimir todos os dias. Contudo esta paixão não me cega a vista nem me tolda o raciocínio. Prezo-me de pensar pela minha cabeça e saber fazer analises minimamente coerentes. Assim também sei ver e reconhecer que existem muitas coisas que não correm bem no reino do leão.
Ao nível da direcção podem-se apontar várias falhas que têm prejudicado o clube gravemente. A começar pela deficiente politica de aproximação do clube aos sócios e adeptos, que culminou na célebre falta de militância reconhecida pelo próprio presidente. Outra falha bastante grave consiste no abandono a que foram votados os Núcleos Sportinguista que deverão ser sempre a maior força do sportinguismo. Graves deficiências ao nível do Marketing e Expansão. A falta de um homem forte para dirigir o futebol profissional do Sporting a quem se possam assacar culpas ou os louros e que possa fazer a defesa intransigente do clube perante terceiros. Permitindo ao treinador assumir unicamente o papel de líder de uma equipa.
As lacunas são várias e permitem-nos questionar se esta será a equipa ideal para comandar o nosso clube. O projecto tinha algumas virtudes, sobretudo económicas, mas ao longo deste mandato foram-se detectando graves deficiências.

Também ao nível do futebol se podem apontar algumas falhas. Apesar de se ter conseguido alguns êxitos a qualidade do futebol praticado ao longo desta época tem sido fraco e pouco atractivo. Quando seria de esperar exactamente o contrario.
O treinador tem cometido alguns erros ao longo da sua curta carreira. Alguns desculpáveis outros nem tanto. O seu estilo bastante disciplinador tem causado alguma perturbação junto de alguns jogadores. A sua frontalidade e sinceridade têm causado algum incómodo aos adeptos e têm custado algumas “guerras” com vários agentes desportivos que podem vir a prejudicar o clube. Alguns jogadores têm falado demais e nas horas mais inconvenientes.

Assim sendo não me custa nada reconhecer que existem muitas coisas más e que foram cometidos muitos erros. Compreendo que os nossos erros sejam sobrevalorizados perante outros de igual dimensão por todos aqueles que querem deliberadamente prejudicar e causticar o Sporting. Que do exterior se queira fomentar este tipo de politica tentando criar um mar de dúvidas e incertezas quanto ao futuro do clube será espectável. O que não considero curial é os da casa andarem todos os dias a repisar os defeitos tentando menosprezar sempre o que de positivo é alcançado.
Espero estar redondamente enganado sobre esta minha visão dos acontecimentos. Mas se a minha análise estiver correcta só me resta desejar que esta onda de negativismo e pessimismo não alastre para dentro do clube e para a respectiva equipa de futebol.
Pela minha parte haverá sempre optimismo, esperança e uma palavra de incentivo sem nunca perder a capacidade de criticar.



Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home