"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, novembro 09, 2008

Sporting na TV






O Grande Sporting joga logo à noite contra o tripas às 20h45, a miséria do costume!
Jogos grandes ao Domingo às 20h45 quando há muita gente que tem de se levantar cedo no dia a seguir para ir trabalhar?!

Vejo o presidente do Sporting e os demais comentadores desportivos criticar o facto de pouca gente ir ao estádio, mas para alèm do preço dos bilhetes, há o horário dos jogos!

Embora seja sócio correspondente do Grande Sporting, o facto de morar no Luxemburgo só me permite assistir esporadicamente 'in loco' a jogos do Grande Sporting.

Mas quando venho de férias a Portugal (sendo natural da Cidade de Matosinhos) faço +/- 600 km para ir ver um jogo a Alvalade e de certeza que, como eu, há inúmeros adeptos leoninos que estão dispostos a percorrer uma grande distancia para vir apoiar o Sporting...só que o horário dos jogos não ajuda!

Um adepto que viaja de Matosinhos ou da aldeia dos tripeiros para Alvalade para assistir a um jogo, que terá inicio às 20h45, dificilmente estará em casa antes das 5 da manhã e isto num dia de trabalho!

O mesmo se passa com as nossas claques, pois fazem inúmeros kilometros para irem apoiar o Sporting, voltem a casa de madrugade e há que se levantar cedo e ir trabalhar!

A última vez que vi o Sporting ao vivo foi para a final da taça de Portugal e aí a coisa foi diferente! O jogo foi às 17h00, houve um saudavél convivio até à hora do jogo e até mesmo depois!

Porque não olhamos para a Inglaterra aonde os jogos decorrem geralmente ao fim de semana e à tarde?

Se os jogos do Sporting fossem ao domingo às 16h00 de certeza que haveria muito mais adeptos no estádio!

''Os clubes precisam de dinheiro e logo têm de se adaptar às necessidades do mercado''...mas será mesmo?

O Joaquim ''The Sistema'' Oliveira pagou 50 mio de € para ter os direitos televisivos dos encontros da primeira Liga.
Desses 50 mio, mais ou menos 9 vão para cada um dos 3 grandes. O Oliveira vende depois os mesmos direitos à operadores TV por 250 mio! Quer dizer que ele tem um retorno de 500% sobre o investimento, ao mesmo tempo que vários clubes lutam para sobreviver!

Esta situação levou um certo clube, obrigado a criar novos meios de financiamento já a maior parte dos existentes estão cedidos ou hypotecados, a criar o seu canal televisivo, à imagem de aquilo que fizeram vários clubes na Europa (Manchester, Arsenal, Lyon, Marselha, Inter; Milan, Real Madrid etc).

Embora não acredite que a difusão em exclusivo de um jogo no canal do clube seja uma solução económica viavél, a situação tem pelo menos o mérito de levantar a questão dos direitos televisivos.

Quem negoceia os contratos com o Oliveira deveria fazer valer as verdadeiras condições do mercado, já que sem clubes de futebol, não há jogos e quem sem jogos não há mercado! Os clubes precisam de dinheiro e de estádios cheios!

Eu penso que o Oliveirinha deveria abdicar de uma grande fatia do bolo em prol dos clubes e penso que um retorno de 200% e mais do que ajustado!
Por outro lado os jogos devem ser a uma hora razoavél e jogos às 19h45 deveriam ser a excepção para permitir ao adepto de ir ao estádio em familia.

Se os clubes recebessem 125 mio de direitos televisivos e os Grandes 20 mio, isto daria uma outra capacidade financeira aos clubes, e daria mais poder e qualidade (?) à nossa Liga!

Saudações leoninas
Mindo

P.S: Tenho andado afastado deste blog que muito prezo, mas a crise financeira têm-me dado bastante trabalho! Um abraço do tamanho do mundo.
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home