"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, outubro 02, 2008

A cultura do assobio

Esta é uma cultura que está enraizada em Portugal e nos povos latinos. Somos emotivos, impacientes e aproveitamos os jogos de futebol para descarregar as frustrações acumuladas.
Em contraponto com os britânicos temos uma maneira totalmente oposta de ver e sentir o futebol. Os povos britânicos fazem do futebol uma festa e são incansáveis no apoio ás suas equipas. Depois de erradicarem o hooliganismo conseguiram aliar ao futebol jogado o espectáculo vindo das bancadas. Agora produzem o maior espectáculo futebolístico do mundo.
Se em termos de futebol estamos muito distantes, já em termos de apoio poderíamos caminhar nesse sentido, visto que a nossa paixão é tão ou mais exacerbada que a deles.

Não sou favorável ao assobio, mas não posso negar que faz parte do espectáculo e que todo o espectador pagante tem o direito de vaiar quando se sente defraudado.
Já não me parece muito correcto que o faça durante a actuação dos artistas.
Normalmente esperasse pelo final para avaliar a prestação global dos intervenientes e depois cada qual faz o seu juízo e diz de sua justiça.
Alguns pensam que o assobio vai colocar os artistas em sentido e que os vai despertar para a realidade. Pensam que aplicados no momento certo serão um estímulo para melhores prestações.
Por norma sucede exactamente o posto, a força anímica diminui a ansiedade aumenta e a predisposição para o erro dispara. Em suma temos uma acção/reacção que vai estimular reflexos cada vez mais condicionados.

Alguns pegam no argumento da exigência ou seja querem estimular uma cultura de exigência á força de assobios.
Todos queremos uma cultura de exigência no nosso clube, porque todos gostamos do clube e queremos um clube ganhador sempre.
Não, não nos contentamos somente com as taças e outros troféus, ainda que não sejam menores como alguns querem fazer crer.
Agora não podemos é exigir mundos e fundos quando não temos os meios necessários para alcançar tais desideratos.
O que já não parece nada normal é que a equipa seja assobiada aos 20 minutos de jogo. Não deixando porém de reconhecer que a exibição estava a ser muito fraca. Contudo não será á lei de assobio que a equipa vai mudar radicalmente e passar a jogar bom futebol num ápice.
O que já não me parece normal é a intolerância que existe para com esta equipa, já não falando para com Paulo Bento, porque dessa já se encarregou a nossa imprensa desportiva.
Mesmo não praticando o futebol mais espectacular do mundo será aceitável que se assobie tanto uma equipa que segue em primeiro no campeonato e que tem boas perspectivas de passar á próxima fase da Champions.

Vou fazer um pedido a todos os que forem ao estádio no próximo domingo. Sei que não será fácil de cumprir, porque o futebol é paixão e emoção, contudo vou faze-lo na mesma.
Apoiem a equipa durante os 90 minutos e se tiverem a tentação de assobiar que o façam somente no final.



Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home