"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, outubro 07, 2008

"A culpa, Brutus, não está nas estrelas, mas em cada um de nós!”

Quando, após a vitória na Supertaça, aqui deixei esta reflexão, tinha absoluta consciência de que eram as nossas eternas fragilidades que mais poderiam obstaculizar o nosso percurso do que a categoria dos nossos adversários. A forma como vimos perdendo pontos e ânimo com adversários ao nosso alcance, e também eles à procura do seu melhor, confirma os meus piores receios. A nossa equipa cria mais problemas a si própria do que aos adversários. Estamos longe de ser a equipa personalizada que fomos na final da Supertaça, que, afinal, não foi assim há tanto tempo. Era suposto evoluirmos, mas encontramo-nos a discutir mais ao menos as mesmas coisas que há um ano atrás e os fantasmas de então parecem regressar. Afinal a pretensa vantagem de termos o grupo formado já se esboroou.

Paulo Bento, cujas qualidades pessoais são admiradas por todos, tem sofrido um intenso desgaste por erros próprios e por não ter uma estrutura que o proteja. Será ele o primeiro a reconhecer que não é com este futebol que chegaremos ao título. Da nossa parte continua a crença de que nada está perdido, mesmo que não gostemos de ver esta equipa jogar e não gostemos constatar que o aumento do orçamento não tem tido a devida correspondência na qualidade do futebol apresentado. O fcp, por exemplo, não é por ter muito dinheiro que tem 2 guarda-redes que lhe dão garantias. Urge explicar no jogo praticado o porquê das aquisições onerosas de Rochemback e Grimi, por exemplo. Eu não me convenço de que não é possível compatibilizar a qualidade do brasileiro com Veloso, Moutinho, Izmailov Pereirinha, Adrien e Vuk. A falta de qualidade é mais difícil de conciliar.

Julgo não estar enganado ao afirmar que é ao grupo de trabalho que compete dar um sinal de que são dignos da confiança que nele depositamos no inicio da época. Mais do que as opiniões de quem está fora, mesmo que a de muitos sportinguistas que dão tudo pelo seu clube, interessam os diagnósticos e a escolha das melhores soluções de quem conhece por dentro o grupo de trabalho. A paragem no campeonato, ao contrário da 1ª, pode-nos ser favorável, se for aproveitada para fazer uma reflexão séria, inteligente e com a abertura suficiente, (humildade se preferirem), que não permita esconder os problemas debaixo do tapete ou atrás da porta. São necessárias convicções firmes mas dispensáveis os caprichos e insistências no erro. Urge simplificar. Urge demonstrar competência.

Neste quadro não consigo compreender o sportinguismo dos que só falam na hora da derrota. Parecem viver num eterno esforço de nos provar a todos que, na hora de escolher quem nos representa, pelo menos soubemos escolher o mal menor. Como também dificilmente aceito a falta de estratégia do Dep. Futebol, que mais uma vez diz apenas o óbvio. Pelo menos assim o esperamos, sr. Pedro Barbosa, que estejam de facto insatisfeitos com o rumo dos acontecimentos. Já agora pergunto: se fosse o fcp a sofrer um golo como nós sofremos o 1º, quem teriam eles imolado: o jogador ou o árbitro e juiz-de-linha? É que foi mesmo falta!

verdão(sl)

    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home