"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, setembro 05, 2008

Será que temos treinador?

Muitos não gostam do seu estilo e postura. Não gostam do tipo de futebol que implementou no Sporting, onde privilegia o resultado em detrimento do futebol espectáculo, como se verificou em Braga.
Será que alguém desdenharia ganhar a maioria dos jogos assim e sagrar-se campeão no final. Hoje em dia a maioria das equipas adopta esta postura. Existindo raras excepções alicerçadas em orçamentos milionários que contudo não são garante de sucesso.
Primeiro a solidez defensiva e depois o espectáculo. A par desta solidez o Sporting tem jogadores que lhe garantem a obtenção de um ou dois golos por jogo, aumentando assim a probabilidade de ganhar.

Existe até quem argumente que este ano se venderam menos gameboxs porque o futebol espectáculo anda afastado de Alvalade.
Para mim este é um argumento falacioso; pois não é o futebol espectáculo que chama publico para os estádios. São as vitórias que chamam o público e criam sinergias entre a massa adepta e o clube.

Dizem que é muito teimoso e intransigente, que não abdica dos seus princípios e que para os defender passa por cima dos jogadores prejudicando o clube.
Para mim tenta simplesmente consolidar o grupo e não permite certas atitudes que ferem a coesão e união do mesmo.
Basta ver, aqui e aqui que também sabe reconhecer a importância dos atletas, o seu empenho e acima de tudo respeita a sua dignidade.

Quando todos os argumentos críticos como sejam: limitação táctica, postura, teimosia, intransigência, se esgotam aparece aquele que mais me custa a perceber.
Falo do argumento da inacção do treinador no banco. Juro que não compreendo este tipo de argumentação.
Pois não me parece que um treinador que berre e corra na linha lateral durante 90 minutos consiga ser melhor ou mais competente que outro que intervém esporadicamente para corrigir pequenos erros ou incentivar um atleta.
Mas parece que o treinador escutou este apelo, basta atentar nesta crónica do jogo de Braga.

Acredito que é uma pessoa com bons princípios e postura adequada para o cargo que ocupa. Fez uma transição prematura de jogador para treinador.
Vai aprendendo e corrigindo os próprios erros, o que lhe permite assegurar uma evolução continuada e segura.
Tem tudo para figurar entre os melhores e dentro em breve poderá atingir esse patamar.


Duas notas finais:

- Afinal o que ontem era verdade é hoje desmentido aqui e aqui.

- São estas notícias que nos enchem de orgulho.



Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home