"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, agosto 08, 2008

Jogos Olímpicos



























Começam hoje os jogos olímpicos de Pequim que vão decorrer de 8 a 24 de Agosto.
Contudo o torneio olímpico de futebol já teve o seu início no dia 6 de Agosto.
De acordo com as tradições e superstições chinesas a cerimonia de abertura terá o seu inicio ás 20h e 08 m (13h e 08m em Portugal) do dia 8 do ano de 2008.
Irá realizar-se no estádio olímpico “ Ninho de Pássaro “ com capacidade para 91.000 espectadores e contará com mais de 10.000 participantes, devendo registar-se uma audiência televisiva de perto de 5 biliões de pessoas ao longo do evento.

Os jogos olímpicos são o maior evento a nível mundial onde se reúnem atletas de todos os continentes de raças e credos diversos para competirem, mas todos com um só objectivo, a conquista da consagração suprema.
Estes terão uma participação de mais 11.000 atletas espalhados por 28 desportos diferentes que vão englobar 302 eventos.
Com vem sendo habito também nestes jogos vão existir estreias de novas modalidades. Assim teremos a inclusão de provas de BMX no ciclismo, dos 3.000 metros obstáculos femininos no atletismo (participarão Clarisse Cruz e Jessica Augusto) e das maratonas aquáticas masculina e feminina em águas abertas na natação (participarão Daniela Inácio e o luso-ucraniano Arsenyi Lavrentyev).
A delegação portuguesa será composta por 77 atletas, depois da desistência de Sérgio Paulinho. Não é a maior de sempre, mas é a que suscita mais expectativas quanto á conquista de medalhas.
São várias as modalidades com aspirações: atletismo, vela, judo, triatlo, etc.

A primeira participação de Portugal foi em 1912 em Estocolmo onde esteve um atleta do Sporting de nome António Stromp que correu os 100 e 200 metros.
Ao longo de várias participações incluindo esta o nosso clube contribuiu com 109 atletas em mais de 10 modalidades.
O primeiro atleta a ganhar uma medalha de ouro foi Carlos Lopes na maratona de Los Angeles.
Em Pequim vão competir oito atletas do Sporting:
Naide Gomes – Salto em comprimento
Francis Obikwelu – 100 e 200 metros
Arnaldo Abrantes – 200 metros
Edivaldo Monteiro – 400 metros barreiras
Carmo Tavares – 800 metros (estreante)
Marco Fortes – Peso (estreante)
Sílvia Cruz – Dardo (estreante)
Clarisse Cruz – 3.000 metros obstáculos (estreante)


Num périplo pela Internet encontrei alguns sítios com informações úteis sobre os jogos: história dos jogos olímpicos, atletas portugueses presentes, calendário e horário das provas, etc.
A propósito de horário convém ter em atenção a diferença de fuso horário de 7 horas existente entre Lisboa e Pequim. Quando em Lisboa for meia-noite em Pequim serão 7 da manhã. Assim a maioria das provas desenrolar-se-ão entre a meia-noite e as três da tarde em Portugal.

WWW.pequim2008.com.pt
WWW.en.beijing2008.cn
WWW.infordesporto.sapo.pt
WWW.quadrodemedalhas.com


O lema dos jogos olímpicos é: “ Um mundo,um sonho “.
O que eu desejo é que os nossos atletas consigam concretizar os seus sonhos e conquistar o mundo. Muitas felicidades para todos em especial para os 8 atletas do Sporting.
Que mais uma vez consigam elevar bem alto o nome de Portugal e prestigiar o Sporting Clube de Portugal.


FORÇA PORTUGAL!!!



Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home