"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, julho 27, 2008

Sarilhos. Pequenos, grandes e nenhuns.

A palavra sarilhos parece querer ficar umbilicalmente ligada à braçadeira de capitão do Sporting. É de Sarilhos Pequenos o nosso último grande capitão. E foram nenhuns os sarilhos que Manuel Fernandes nos arranjou: postura humana e profissional exemplares ao ponto de deixar o seu nome gravado na história do clube e no coração de todos nós. Foram no entanto grandes os sarilhos para os guarda-redes adversários das equipas que nos defrontaram. Sim, porque Manuel Fernandes juntou às qualidades acima referidas uma enorme qualidade técnica e aptidão para a dificil função de goleador, apesar da sua estatura não ser propriamente uma referência.

Não quero com isto ser ingrato para os seus sucessores que corporizaram também uma forte ligação com o espirito leonino, tais como Venâncio, Oceano, Carlos Xavier, Beto e Sá Pinto. Mas a referência para a nação sportinguista continua a ser Manuel Fernandes.

Nos últimos tempos a braçadeira de capitão parece carregar uma espécie de maldição. Beto, um dos homens que poderiam constituir uma referência, pela sua ligação de sempre ao clube, saíu quase de empurrão e por uma porta das traseiras. Custódio, que nada fez para conquistar esse estatuto, para lá de ser bom profissional, viu-lhe oferecida a braçadeira e, quase no mesmo instante, saíu para a ignota Rússia, atrás dos petro-rublos. E são 2 exemplos apenas.

Hoje, depois de rumores pouco abonatórios para a sua condição de capitão e ainda não desmentidos, leio as palavras ofensivas de Moutinho estampadas nos jornais. Moutinho rescindiu com o Sporting. Não o contrato laboral. Rescindiu a ligação afectiva e o respeito que, vistos agora, eram maiores que o seu merecimento. João afinal é mesmo moutinho.

Está na hora de repensar a forma como um simbolo do clube é atribuído, que, para nós adeptos, tem um valor inestimavel. Não gostamos de o ver no braço de quem não sabe estar ao seu nível. A SAD tem uma palavra a dizer, porque, como sportinguistas como nós, têm a obrigação de perceber a relevância do assunto. "Peseteros" não obrigado.

verdão(sl)
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home