"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, julho 21, 2008

Água na fervura

Perdemos o 1º jogo “ a sério” da época, tendo em conta que havia um troféu em disputa. Mas mesmo não gostando de perder, são estes os jogos em que, se tal acontecer, nada de importante se perde. Tal como nada de importante teríamos ganho, mesmo que tivéssemos dado uma goleada. Os jogos de pré-época servem essencialmente para recriar mecanismos colectivos, integrar os novos jogadores e apurar a forma individual.

O que me foi dado ontem observar, via tv, apenas reforçou as minhas impressões quer sobre as individualidades quer sobre o colectivo. Isto é:

- O nosso calcanhar de Aquiles continuará ser as laterais, a não ser que Caneira venha a fazer a direita e Grimmi a esquerda. Ronny e Abel a defender dão poucas garantias. Carriço é um miúdo com pinta e não é uma carta fora do baralho. Ter que andar a apagar os fogos do Abel tira-lhe disponibilidade para fazer melhor.

- As bolas cruzadas na área, em particular as que resultam de bolas altas e ou de bolas paradas continuarão a causar calafrios.

- Rochemback com Veloso e Moutinho e provavelmente Vukcevic na esquerda farão um meio-campo de respeito, caso PBento consiga tirar deles o melhor rendimento. O que não é fácil nem óbvio. Na resolução ou não da articulação deste sector dependerá muito do sucesso desta época. Adrien pode render mais, tem categoria para tal. Izmailov tem que ser mais constante.

- Derlei melhor acompanhado – por Postiga ou Liedson – é um jogador a ter em conta. E todos os avançados dependerão muito do que atrás deles acontecer. Os lançamentos longos não poderão ser a única forma de se chegar à frente.

- O regresso ao losango na segunda-parte foi o regresso ao passado. O meio-campo desapareceu, deixando a equipa de defender ou de atacar. Rochemback provou as mesmas dificuldades que Veloso, jogando sozinho à frente da defesa. O que por certo deverá fazer reflectir PBento e muitos autores de comentários depreciativos sobre Veloso. O problema não será exclusivo do nosso 24, mas sim da forma como a equipa actua neste esquema. As evidentes dificuldades da defesa também foram causadas pela desarticulação colectiva, além da falta de entrosamento sectorial.

Seja como for, nada é definitivo a não ser que ainda há muito trabalho pela frente. Nesta fase embrionária da época, mesmo com um resultado adverso com uma das piores equipas da Premier League, não vejo nenhuma razão para não acreditar numa boa época. O resultado servirá apenas para tirar um pouco de vento aos que já embandeiravam em arco. Água na fervura, pois.

verdão(sl)

    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home