"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, julho 28, 2008

Depois da tempestade...

Primeiro foi a tempestade criada em torno da derrota contra o Sunderland em que alguns já vaticinavam o descalabro. Claro que não foi uma derrota agradável, como aliás nunca o são.
Mas também não era motivo para criar um tal alarido, como se constatou neste ultimo fim-de-semana. Como tudo na vida há que saber tirar as ilações consoante os momentos.
As vitórias e as derrotas averbadas nas pré temporadas têm de ser vistas sempre num plano de preparação para conquistas futuras. São sobretudo tempos de experimentação e consolidação de processos.

Já em pleno torneio do Guadiana veio o maior abalo sentido durante toda esta pré temporada e que provocou um abanão terrível em todos os sportinguistas.
João Moutinho veio verbalizar para todos o desejo de sair do Sporting alegando razões pessoais.
Assim como condenei Miguel Veloso também condeno Moutinho pelo mesmo tipo de atitudes. Mas o que mais lamento é a forma encontrada para exprimir esse desejo legítimo.
Não é razoável o aproveitamento da comunicação social para pressionar o clube. Não sei se a ideia partiu dele ou de outrem, mas já é suficientemente maduro para perceber que não é com este tipo de atitudes que leva a melhor.
Até porque o clube tem direitos adquiridos por um contracto celebrado pelas duas partes de comum acordo. Logo existem certas prorrogativas que têm de ser cumpridas para a sua pretensão ser viável.

Não censuro a sua pretensão em melhorar a sua vida a nível financeiro, nem coloco em causa o seu profissionalismo dentro de campo, sempre acima de qualquer suspeita.
Já não compreendo que queira sair por motivos pessoais; que se diz serem graves, mas que nada têm que ver com o clube.
Não havendo conflito com o clube não se percebe porque razão quer sair ou será que a versão recente da verba reclamada pelo jogador afectou as relações.
Sinceramente não quero acreditar nesta ultima versão, por tudo o que o jogador representa para este clube e pelo seu carácter.
Deixo um conselho a João Moutinho: “ Encara os problemas de frente e tenta resolve-los porque não é fugindo que eles deixam de existir. Por norma os problemas perseguem-nos e tornam-se cada vez maiores”.

Apraz-me registar a tomada de posição da SAD do Sporting. No comunicado que saiu para a imprensa veio reiterar que o contrato tem uma cláusula de rescisão que tem de ser paga para haver transferência e disponibilizou-se para ajudar a resolver os problemas do jogador, que nada têm que ver com o clube.
Para mim este comunicado traduz tudo o que Filipe Soares Franco tem afirmado desde o princípio. A transferência só será possível mediante um cheque de 25 milhões de Euros. É assim que se colocam na linha certos empresários e se avisam os potenciais interessados.
Muito bem também esteve Paulo Bento ao afirmar categoricamente que conta com o jogador. Não pode abrir mão de um símbolo maior deste Sporting renovado.
É um jogador carismático e influente na manobra da equipa e ele sabe-o melhor que ninguém. Contudo não deixou de castigar o jogador ao não o convocar para o derradeiro jogo do torneio.
Paulo Bento sabe ser disciplinador mas é ao mesmo tempo um treinador justo, sabendo perdoar e compreender os atletas e os seus deslizes. Como tal foi o primeiro a punir e será o primeiro a aceitar as explicações do jogador.
As magoas não se esquecem e certas atitudes também não mas quem nunca errou que atire a primeira pedra.
Portanto João vais para dentro do campo comandas a equipa, jogas como sempre nos habituaste e no final festejaremos juntos.


Depois veio a bonança com a vitória no Torneio do Guadiana, onde o Sporting realizou dois bons jogos e em ambos foi um justo vencedor.
Congratulo-me com este triunfo no torneio, não porque tenha vencido o eterno rival; porque isso já se tornou um bom hábito, mas porque vi jogar uma equipa capaz de discutir todas as provas em que está inserida É de salientar a consolidação de outros modelos de jogo alternativos.
Como já disse atrás não podemos entrar em euforias excessivas, mas fiquei muito agradado com a equipa.
Algumas notas sobre o Torneio do Guadiana:
- É obvio que o Sporting tem a sua estrutura mais definida mas isso não retira nenhum mérito ao triunfo alcançado.
- Parabéns ao Fábio Rochemback por ter sido eleito o melhor jogador do torneio, um prémio inteiramente justo.
- Destacar pela negativa o péssimo trabalho efectuado pelas equipas de arbitragem. Veio reforçar a minha tese de que temos uma arbitragem medíocre.
- Ainda pela negativa o comportamento lamentável e recorrente das claques antes e durante o jogo.
- Por fim uma palavra para a estação que transmitiu o torneio. Como de costume realizou um péssimo trabalho e não me refiro somente ao jogo de ontem.
É para mim inadmissível comentar um jogo de futebol como se de uma peladinha de rua se tratasse. Já nem me refiro há parcialidade ou falta dela.
Falo das piadas e graçolas de mau gosto, do alheamento em relação a lances de perigo para comentar coisas laterais. Falo do tom assertivo nos comentários e nas perguntas.
Que dizer da falta de respeito para com os telespectadores ao não permitir a visualização da entrega do troféu ao vencedor.
Agora percebem todos porque preferimos o futebol na RTP.




Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home