"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, junho 05, 2008

O Sporting e a Selecção Nacional

O futuro próximo do SCP está, de certa forma, directamente ligado à campanha que a Selecção Nacional venha a fazer no Euro. Muito se fala do interesse de inúmeros clubes por 2 dos nossos melhores jogadores. Mas a verdade é que, até agora, não parece ser mais do que fumo da fogueira das audiências dos média.

Tanto Veloso como Moutinho são referências obrigatórias nos relatórios de “scouting” dos grandes clubes europeus. Mas as cláusulas de rescisão de ambos são um refrigerante para o interesse dos potenciais interessados, obrigando-os a ponderar. Faça a Selecção Nacional um Euro à altura do potencial individual dos 23 convocados e dificilmente voltaremos a ver os nomes de ambos nas camisolas 24 e 28, como estávamos habituados. E bem sabemos que a ausência de ambos ou de apenas um deles em muito condicionará o nosso desempenho futuro. Não acredito em grandes destaques individuais – nem o de Ronaldo sequer – caso o trajecto seja inferior ao que muito se espera. E isso sendo mau, poderá até ser bom para nós.

Falando em expectativas, mais concretamente da sua gestão, é obrigatório dizer que é a primeira grande falha deste estágio, como, por certo, o desenrolar dos acontecimentos se encarregará de evidenciar. Para mim, esta selecção, bem orientada, não é mais que um bom e credível “outsider”, a seguir aos habituais papões de títulos: Alemanha, Itália, França e Holanda e com as mesmas hipóteses que a Rep. Checa, Espanha, Grécia. A Turquia, Rússia e Croácia são os potenciais “jokers”. Uma boa dose de realismo, sobretudo para os média, era mais que necessário.

Uma última palavra para os emigrantes. Só quem desconhece a realidade em que se movimentam diariamente estes portugueses é que não compreende o porquê de tanta alegria e entusiasmo. Habituados a ser olhados de lado pelos “donos da terra”, como uma espécie de “magrebinos europeus”, vêm na presença de uma equipa nacional cotada, e onde pontua o mais mediático dos jogadores do torneio, o estimulante certo para a sua auto-estima.

Nota: Talvez não tenham notado mas, com a contratação de Postiga, passamos a ser a equipa mais representada na Selecção Nacional.

P.S.- Desculpem a nota individual mas faz hoje 2 anos que escrevi aqui isto. Hoje, olhando para trás, posso-vos garantir que a paixão não esmoreceu. Obrigado Leonino!

verdão

    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home