"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, maio 20, 2008

Tempo de balanço e de decisões

Primeiro deixem-me expressar a enorme alegria que senti anteontem no Estádio Nacional ao assistir a mais uma vitória do Sporting. Uma vitória justa a todos os títulos, contra uma grande equipa e um jogo decidido por um jogador que finalmente encontrou a veia goleadora.
Demonstrou neste final de época que talvez mereça uma oportunidade, pois não podemos esquecer que foram os seus golos que permitiram ao Sporting levantar a sua 15ª Taça de Portugal e também a entrada directa para a Champions.

Depois deste pequeno intróito vamos ao tema fulcral deste post.
Agora que a época terminou é tempo de balanço e decisões para o futuro.
Não posso deixar de considerar o balanço da época como positivo. Conquistamos a Supertaça e a Taça de Portugal contra a equipa que melhor futebol praticou ao longo da temporada; contudo em quatro confrontos ganhamos três vezes. Chegámos à Final da Taça da Liga e perdemos ingloriamente com a equipa sensação do campeonato.
Na Europa contra as melhores expectativas atingimos os quartos-de-final da Taça UEFA, depois de sermos afastados na fase de grupos da Champions pelo Manchester United; que vai disputar a fnal dessa competição e pela Roma.
No campeonato nacional foi onde estabelecemos a pior prestação, pois a diferença para o primeiro classificado foi abismal. Contudo conseguimos alcançar pela terceira vez consecutiva o 2º lugar que nos dá acesso directo à Champions e aos milhões que servirão para um maior investimento na nossa equipa.

Na minha modesta opinião; aliás sempre defendida aqui, este plantel foi bastante curto para tantas frentes. As lesões também fustigaram bastante a equipa e condicionaram muito as prestações desportivas. As ausências de Derlei e Yannic Djaló durante vários meses foram determinantes para o enfraquecimento a nível ofensivo.
A integração de todos os reforços não foi totalmente conseguida e alguns não se conseguiram impor.
Agora que vamos entrar no período do defeso vem a hora das decisões que podem ditar o sucesso ou insucesso da próxima época. Porque os campeonatos ganham-se sobretudo nas pré épocas.

Perspectivam-se algumas mexidas no plantel; talvez mais do que as que se deveriam fazer, mas são as contingências do mercado e dos jogadores “ apetecíveis “ do plantel leonino. Assim são várias as questões que se levantam.
Será possível segurar duas pérolas como Moutinho e Veloso, ainda mais se fizerem um grande europeu. Jogadores como Vukcevic e Stoijkovic terão margem de manobra junto do treinador. Izmailov e Grimi valem as altas cláusulas de rescisão. Jogadores como: Tiuí, Purovic, Celsinho, Pedro Silva e Gladstone merecerão uma segunda oportunidade.
Alguns dos jogadores emprestados poderão regressar ao clube, como serão os casos de: Saleiro, Celestino, Tiago Pinto, Daniel Carriço e Fábio Paim.
Serão acertadas as possíveis contratações de Caneira, Hugo Viana e Pauleta.
Estas são algumas das minhas dúvidas quanto ao próximo plantel e penso que serão as da maioria dos sportinguistas.

Para conseguir almejar a conquista do campeonato é fundamental ter uma equipa mais equilibrada, mais competitiva em suma uma equipa com mais maturidade. Talvez a contratação de Rochemback e as possíveis contratações de Caneira, Hugo Viana e Pauleta tragam esse cunho de maturidade que falta a este plantel.
Para o ano só nos interessa ganhar o campeonato, pois somente esse lugar dá acesso directo à Champions League. Também é fundamental que haja um maior leque de opções para uma equipa que vai estar em cinco frentes.
È imperioso que os segundos planos digam presente, pois irão ser muito solicitados, sobretudo se o Sporting passar à segunda fase da Champions.
Neste que é um período de transição a vários níveis: gestão, económico, desportivo, torna-se vital que o clube conquiste novamente o campeonato para consolidar todo este projecto. Sendo também muito importante a passagem à 2ª fase da Champions para projectar o clube a nível internacional e para garantir um significativo encaixe financeiro.

A par de todas estas decisões desportivas que são muito importantes, vão ter lugar outras decisões a nível de gestão económico-financeira que marcarão indelevelmente o futuro do clube. As propostas que vão ser colocadas pela direcção perante os sócios e que podem ou não ser aprovadas, ditarão a politica desportiva do clube nos anos vindouros. Estando muito do futuro do clube em jogo, o que se pede à direcção e aos sócios é que pensem sobretudo no Sporting Clube de Portugal e que coloquem sempre os interesses do clube acima dos seus próprios interesses e das suas “ guerras “.
Por serem decisões tão importantes era fundamental que tudo decorresse dentro da normalidade, sem intromissões de espécie alguma e que todos pudessem votar em consciência e sem constrangimentos de nenhuma ordem.
Por ser um momento tão decisivo era importante que quem não estiver de acordo com o rumo que esta direcção tem dado e pretende continuar a dar ao clube aparecesse sem medos e sem receios e se batesse por outro tipo de ideias e projectos.

Peço simplesmente que pensem em primeiro lugar no Sporting Clube de Portugal e que tudo o que façam seja em prol do clube.


VIVA O SPORTING DO PASSADO DO PRESENTE E DO FUTURO.



Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home