"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, maio 29, 2008

Quem fala verdade...

Os posts do nosso amigo editor VerdeCDV servem uma vez mais como barómetro da alma leonina e merecem por isso nova citação no jornal "O Jogo". Sem se por em bicos de pés e sem hostilizar ninguém, segue seguro por aquele que lhe parece ser o melhor caminho para defender os interesses do nosso SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Os meus parabéns.

--------------------------

Aprender com os erros

A AG terminou. É ainda demasiado cedo para perceber as consequências práticas das decisões ontem tomadas. Mas já não o é para olhar para a forma como todo o processo foi conduzido e os danos que pode ter causado.

Depois da venda de património imobiliário ter gerado uma encarniçada disputa e ter deixado feridas ainda por sarar, o que era menos aconselhado para unidade do clube era mais uma querela fracturante.

Podia o projecto de reestruturação ser adiado? Não creio. Até me parece quase esquizofrénico termos andando a exigir o fim do estrangulamento que os acordos com os bancos nos causavam na tesouraria e agora evitar olhar de frente para uma possível solução.

Já não me parece que a marcação em cima do joelho de uma AG fosse um serviço bem prestado. Antes me parece que foi uma grande contribuição para o engrossar o lote dos que votaram não. Já a minha avó dizia que não se apanham moscas com vinagre. Mesmo aceitando a urgência da apreciação e votação do projecto, nunca se devia ter dado a impressão de que se queria “despachar isto rápido”. Os sócios sentem-se pressionados e este sentimento gera desconfiança, cria resistências e antipatias desnecessárias. Esta administração não poderia ou não deveria ter ignorado o meio em que se move.

Uma alteração profunda como a preconizada merecia uma apresentação prévia e a marcação de variadas sessões de esclarecimento. Estas não tinham que ser apenas presenciais. Ignorar a blogosfera leonina e as suas potencialidades como meio de comunicação parece-me falta de visão.

A metodologia empregue contribuiu também para que não houvesse tempo para apreciar com justiça os méritos nem as imperfeições do projecto. Assim, ao invés de ser inclusivo e aglutinante como se pretendia, acabou por suscitar sentimentos opostos. Com isso perdeu-se também a oportunidade de, com o contributo de muitos, aperfeiçoar o que me pareceu ser um bom plano de trabalho.

E isto sim é que me preocupa. Podemos alienar o património imobiliário mas não podemos dar ao luxo de prescindir do nosso maior pecúlio: os adeptos. Podemos nem precisar de controlar a maioria da SAD, mas não podemos transmitir a ideia aos sportinguistas que eles são impecilhos, meros pagadores de cotas ou compradores de "gameboxes".

A actual direcção tem de por os pés ao caminho, porque muito há a fazer. Há que tratar de provar na prática as virtudes das decisões tomadas ontem. E agora com maior responsabilidade, pois o Project Finance a vigorar é da sua autoria, mesmo sem a passagem da S.C.S.

Mas também tem de olhar com atenção para outros números: menos de 2 mil associados numa AG de tamanha importância. Um estádio que nunca encheu na época que terminou. Que tal todos avaliarmos os nossos erros e aprender com eles?

P.S.: "Aprender com os erros" é uma actualização do post inicialmente colocado aqui de manhã. Porque o tema AG é incontornável e para que não se perdesse o justo destaque que merece o nosso amigo VerdeCDV.

P.P.S.: Por vir a propósito, acrescentei o artigo de hoje de Daniel Reis, na Bola.

verdão
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home