"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, abril 23, 2008

Dualidade de Critérios

Poderia começar este meu post por vários temas, mas conforme o título indica vou começar por abordar a dualidade de critérios com que os atletas, treinadores e dirigentes do Sporting têm sido brindados ao longo dos anos.
Derlei foi punido pela Comissão Disciplinar da Liga com três jogos de castigo, por ter feito um gesto ameaçador e dirigido injúrias ao árbitro. Eu acho o castigo um exagero, mas para mim nem é isso que está em causa.
O que ressalta deste castigo é a dualidade de critérios aplicada ao Sporting e aos seus profissionais.
Será que não existiram já alguns casos iguais ou piores e que eu saiba nunca foram punidos tão severamente. Terá Derlei ameaçado o arbitro Carlos Xistra de “ morte “.
Não sei qual a moldura penal para estes casos, mas deve ter sido aplicada a pena máxima, pois se pudessem ser aplicados quatro jogos, para não jogar mais esta época e quiçá acabar a carreira antecipadamente, deveria ter sido essa a pena aplicada.
Este caso vem na esteira de outros casos que foram julgados com critério completamente diferenciado. Basta atentar nos castigos aplicados a Paulo Bento e Miguel Salema Garção, enquanto outros dizem alarvidades sobre os mesmos temas e nem á razão são chamados.
O Sporting vai recorrer deste castigo, e digo que muito bem, contudo acho que a postura bastante correcta dos dirigentes do Sporting, leva a que seja mais fácil “ perseguir “ o nosso clube. Não quero um “ bando de arruaceiros “ a dirigir o meu clube, mas por vezes pedem-se tomadas de decisão mais enérgicas e não somente nos lugares próprios, mas na praça publica onde fique bem patente o nosso desagrado por todas estas injustiças.


Um dos ídolos da massa associativa do Sporting está de regresso ao clube do seu coração. Já era esperado que Sá Pinto voltasse a integrar o Sporting mas no âmbito de funções directivas.
É um regresso saudado por todos os sportinguistas, pois o clube necessita de recuperar a mística que só poderá ser transmitida por antigos jogadores e capitães que sabem como ninguém passar essa mesma mística aos mais novos e aos que chegam a esta casa.
Como já tinha prognosticado antigos ídolos como Sá Pinto, Manuel Fernandes e outros que estão muito bem quistos junto dos adeptos poderiam levar o nome do Sporting aos quatro cantos do mundo e fazer a ponte entre Portugal e as comunidades estrangeiras.
Assim Sá Pinto vai desempenhar papel importante nas relações externas e internacionais do clube e também na área de relações públicas, vai ainda ser o elo de ligação entre o clube e os Núcleos aproveitando o capital de simpatia de que goza entre todos os sportinguistas.
Aproveitou estes anos para se qualificar profissionalmente, para agora colocar todo o seu saber e querer ao serviço do clube.
È destes símbolos que precisamos para catalisar o clube. Estes são os sportinguistas que regressam e que colocam o seu coração acima de qualquer valor monetário e que estão disponíveis em qualquer momento.
Uma palavra de apresso para a direcção que começa a perceber que é necessário fazer regressar estes símbolos, espero que atrás deste capitão venham mais capitães que sintam verdadeiramente o Sporting.
Que esta tenha sido a pedra de toque para uma mudança radical neste projecto em que muitos sportinguistas não se revêem e não somente um golpe de charme.


Em contra ponto com esta grande noticia destaco a não lembrança por parte do site do clube do aniversário de Iordanov.
O grande capitão Iordanov que foi e será sempre recordado como um dos símbolos deste clube, fez ontem 40 anos e não vi nenhuma referência a este facto no site do clube (procurei, mas não encontrei).Aqui também se vê uma dualidade de critérios por parte da direcção e do director de comunicação (penso que seja o responsável pelo site na internet), porque mesmo havendo um conflito entre clube e atleta seria de inteira justiça uma nota neste espaço.
Como já aqui escrevi penso que já seria tempo de sanar este conflito, pois neste processo ninguém ficará a ganhar. Em nome do clube e de um grande símbolo do Sporting que sempre honrou a camisola cheguem a um acordo.


Paulo Bento concedeu ontem uma entrevista á Sportv onde abordou diversos temas.
Veja aqui algumas das frases mais significativas proferidas por Paulo Bento.
Eu continuo a reconhecer-lhe competência e acho que sempre teve um discurso coerente, como mais uma vez infiro das suas palavras.
Continuo a achar que é mais vitima que réu desta situação em que vive o Sporting. Por ser um homem honesto e de palavra não abandona um projecto com o qual se comprometeu desde início, mesmo sabendo das dificuldades crescentes que se lhe deparariam.


Por fim vou falar de um tema que me é muito caro e que passa muito despercebido na comunicação social e para a maior parte dos adeptos.
É verdade amigo Verdão, para mim o Sporting Clube de Portugal nunca foi só um clube de futebol e muita da sua grandeza também se deve ás modalidades amadoras e aos seus atletas, basta recordar as medalhas olímpicas conquistadas por atletas deste clube.
Também quanto a este tema parece que o Presidente FSF é um pouco bipolar, ora faz um discurso onde quer acabar com o Ecletismo, ora faz um discurso a exaltar o Ecletismo.
Temos de ser coerentes sempre e não de fazer certo tipo de discursos em certas alturas da vida do clube.
Pode não ser verdade o que vou afirmar, mas parece que as modalidades só servem e são importantes como bandeira em determinados momentos e situações.
Mas fico feliz que FSF tenha mudado de opinião quanto ao Ecletismo e que diga que o Sporting eclético é que é o seu Sporting e que quem representa o Sporting por amor á camisola e que passa incógnito é que representa o espírito do que é ser Sportinguista de alma e coração e por fim afirma que se existem êxitos por parte destas modalidades é porque os atletas têm amor ao Sporting.Nada mais verdadeiro e louve-se o reconhecimento por parte de FSF desta realidade, agora será que este discurso era para os sócios ou seria para algum balneário em concreto.
Alguns destes atletas pagam para representar o clube e dão tudo pelo ideal sportinguista. Para terminar digo simplesmente a FSF que conceba sempre um projecto onde o Ecletismo seja um elemento chave.
Aos nossos profissionais de futebol, muito bem pagos, peço simplesmente que reflictam e coloquem os olhos nestes atletas que dão tudo pelo ideal sportinguista por vezes com enormes sacrifícios.
Vocês que são uns privilegiados metam a mão na consciência de cada vez que envergarem a camisola do Sporting.



Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home